Header
Destaque

Internet NOS – O que precisa saber?

Internet NOS – O que precisa saber?
Reputação 7
Crachá +6

Internet NOS


Índice de conteúdos

Olá a todos,

Para facilitar a consulta de tópicos criados pela equipa de moderadores, decidimos criar este índice. Assim, pode facilmente consultar todos os tópicos relacionados com o serviço de Internet, separados por categorias.

Internet Fixa


Equipamentos

 

 

Wi-Fi 


Segurança

 

Serviços e Funcionalidades


 

Internet Móvel

 

Equipamentos 

 

IoT

    

Serviços e Funcionalidades

 

 

Tem alguma sugestão para novos tópicos? Partilhe connosco. 😀


687 Comentários

Para que testar por cabo se nos dias de hoje pouco se usa? 

É só uma opinião.

Fico na mesma.

Os 120Mb será sempre uma ilusão ao cliente.

Reputação 7
Crachá +2

COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)

Antes de mais, certifique-se que a sua velocidade CONTRATADA é aquele que PENSA que é!!!
a) Aceda à sua área de CLIENTE NOS: https://cliente.nos.pt (se ainda não tiver acesso, faça o registo e adicione o seu serviço)
b) Aceda a RESUMO -> OS MEUS SERVIÇOS -> INTERNET FIXA, e verifique as velocidades (ex: 120 Mbps / 10 Mbps)
NOTA: Caso as velocidades apresentadas não estejam de acordo com o que foi "contratado", aceda à opção INFORMAÇÃO de CONTA -> DOCUMENTOS, e verifique o COMPROVATIVO de VENDA mais recente.
Pode ter uma surpresa! (principalmente nas velocidades de UPLOAD, uma vez que a NOS publicita 100Mbits nos pacotes com o ROUTER 5 - REDE CABO HFC - mas apenas suporta 20Mbits de UPLOAD no máximo! Se lhe foram garantidos 100Mbits de UPLOAD, reclame!)

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!

1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e ou superior!
NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!

2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade:
a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net
b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt
c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação WiFi (802.11ac) 5 GHz! https://www.duckware.com/tech/wifi-in-the-us.html

1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER!
a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!!
b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado)
NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!

Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz?
a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa e wifi_casa_5)
b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.

3) Efectue o DOWNLOAD da aplicação SPEEDTEST e execute o teste de velocidade:
a) ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest
b) IOS: https://apps.apple.com/us/app/speedtest-by-ookla/id300704847

A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada?
a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para velocidades contratadas até 100Mbits) e reclame!
b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
Para saber mais sobre como se comportam as redes WiFi, pode ler este artigo: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/60428-tecmundo-explica-wifi-diferenca-entre-2-4-ghz-5-ghz-video.htm

Reputação 7
Crachá +2

Para que testar por cabo se nos dias de hoje pouco se usa? 

É só uma opinião.

Fico na mesma.

Os 120Mb será sempre uma ilusão ao cliente.

 

Por isso é que eu acho hilariante os pacotes 200, 400, 500, e nem vou comentar o pacote de 1000 Mbits!!! (então com 20 de UPLOAD é quase um CRIME!). Quase ninguém sabe o que está a fazer ao contratar estes pacotes… 200 Mbits de DOWNLOAD chegam para ter uma familia de 4 elementos a fazer STREAMING da NETFLIX em 4k!!!!!! E quem é que o faz?? Enfim… Infelizmente, depois querem fazer uma videochamada e entopem a rede, porque os 10 ou 20 Mbits de UPLOAD não dão para “nada”…

 

NOTA: os 120 mega de DOWNLOAD (atenção a isto!!! DOWNLOAD! A Velocidade da NET não se mede em DOWNLOAD! Mede-se em download / UPLOAD!) não são uma ilusão desde que tenha um ROUTER ou um PONTO DE ACESSO que suporte NORMAS WiFi com velocidades “decentes” (ou seja… WiFi 5ghz). Contratar um serviço net superior a 100 / 100 (ou 100 / 10 na NOS!!!!), sem que ninguém use LIGAÇÕES FÍSICAS ao ROUTER (cabo de rede), e apenas com um ponto de acesso WiFi 2.4 (embutido no router ou não) é deitar $$$ fora...

Reputação 7
Crachá +5

Para que testar por cabo se nos dias de hoje pouco se usa? 

É só uma opinião.

Fico na mesma.

Os 120Mb será sempre uma ilusão ao cliente.

A medição por WiFi não serve como teste, os 120 contratados são por cabo de rede.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Para que testar por cabo se nos dias de hoje pouco se usa? 

É só uma opinião.

Fico na mesma.

Os 120Mb será sempre uma ilusão ao cliente.

A medição por WiFi não serve como teste, os 120 contratados são por cabo de rede.

 

Permitam-me discordar! Serve de teste sim senhor, se for feita como deve ser e através de uma ligação WiFi de alta velocidade… É favor lerem o post que fiz.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Salavessatiago,

Já fez algum teste com cabo de rede? Qual foi o resultado do teste?

Bom dia.

Nao tive oportunidade.

Que procedimentos tenho de fazer para pedir troca de router do 3 para o 4.0?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Salavessatiago,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o Fórum.

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia.

Nao tive oportunidade.

Que procedimentos tenho de fazer para pedir troca de router do 3 para o 4.0?

 

Antes de mudar para o Router 4, leia este tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/o-power-router-4-0-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Temos dois novos tópicos disponíveis: 

Obrigada :blush:

Boa noite, 

Tópicos extremamente bonitos e organizados, mas falta um:

  • compensação por falta de serviço

Após 5 telefonemas e uma visita técnica continuo sem internet na minha residência, tendo em conta que perdi um dia de trabalho, na próxima fatura vou ter desconto desse mesmo dia? Se necessario envio recibo de vencimento para verificarem o valor equivalente.

Em relação ao serviço em si, visto que não querem e/ou não tem capacidade para ir de encontro às necessidades do cliente (especialmente em época de pandemia) já não estou muito preocupado, amanhã já irei receber contatos de outros operadores.

Um bem haja a todos

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Ana Cristina Macedo Santos

Desde já, lamentamos imenso todo o transtorno causado. :sweat:
Para que nos seja possível ajudar da melhor forma, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o número de contribuinte do titular para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Temos novos tópicos para a Comunidade! :blush:

Não perca as novidades sobre o Novo Power Wi-Fi Plume e as suas funcionalidades.

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +6

Boa Tarde Comunidade, 

Temos novos tópicos sobre o Power Wi-Fi Plume: :blush:

Obrigada 

Preciso saber o que fazer em relação a isto.

Velocidade contratada 200/100

 

Reputação 7
Crachá +5

@Paulo Valentim Bom dia, deve medir as velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

@Jose Rodrigues O que me interessa a velocidade medida por cabo com os aparelhos desligados do router (como se eu fosse desligar as televisões para usar a internet), eu quero é utilizar os aparelhos por wifi. Como se 0.7 mbs numa rede de ftth fosse aceitavel em wifi (mesmo 2.4 porque nem consigo usar 5g apesar do router ser dual band). 

Reputação 7
Crachá +5

@Paulo Valentim As velocidades medidas por WiFi não são fidedignas, não são garantidas.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Paulo Valentim
Estamos aqui para ajudar. 
O ​​@Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. No entanto, para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga se não consegue detectar a rede 5GHz ou não consegue, apenas, estabelecer ligação.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos :blush: ,

Adicionámos dois novos tópicos sobre:

Se tiver questões, partilhe-as connosco. 

Palavras bonitas comentários para que a muito que deixei de  me queixar só respeitam mesmo é o dia de pagamento nem o contrato respeitam pois o resto nada já há muito que a minha net que devia ser de 100megas no pc a 6 metros do ruter não abre ficheiros mas não precisam de se chatear e pois não devo nada Há nos 

Reputação 7
Crachá +5

Certamente refere-se à rede WiFi que não é garantida, faça uma medição das velocidades da sua internet através de um computador ligado ao router por cabo de rede aqui: Testes de Velocidades - NOS

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS @silvafe

Estamos aqui para ajudar. 
Deste modo, para o podermos fazer e melhor compreender o que se passa, sugerimos que efectue um teste de velocidade, conforme sugerido pelo @Jose Rodrigues, por favor. 
Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Temos novos tópicos sobre o IoT! :blush:
Podem verificar os mesmos no índice acima, na categoria “IoT”

Obrigada 

Comentário