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484 Tópicos
Tiago C.Moderador
O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?
O que é o Código de Validação da Portabilidade? A partir de 11 de maio o processo de Portabilidade vai ter algumas alterações, com a criação do CVP, Código de Validação de Portabilidade. Neste tópico dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tema. O que é o Código de Validação da Portabilidade? O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um mecanismo implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018. É constituído por 12 dígitos alfa numéricos. Identifica o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade. Simplifica a validação do pedido da Portabilidade e tem como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade. É obrigatório usar o Código de Validação da Portabilidade no pedido de portabilidade? Sim, a partir de 11 de maio o Código de Validação da Portabilidade passa a ser um dado obrigatório em todos os pedidos de portabilidade. Quais as vantagens desta medida? Otimiza recursos e simplifica a relação entre o novo e o antigo operador Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, diminuindo as rejeições e atrasos na portabilidade Onde posso ver o meu Código de Validação Portabilidade? Depende do serviço que tem e quer portar. Pode ver este código das seguintes formas: SMS Enviando um SMS para o número 1242 com o texto “CVP [Número de identificação fiscal]” Exemplo: CVP [123456789] Linha de Atendimento Automático Através do 1242, onde tem acesso às seguintes opções: App e área de cliente my NOS Para consultar o código de validação de portabilidade na app my NOS, siga a explicação abaixo: Aceda à app my NOS e em “Menu” selecione “Gestão de Conta”; Escolha “Ver serviços contratados”; Em “Os seus serviços” selecione “Telemóvel”; Alternativamente, escolha “Telemóvel” no topo da página. Por fim, escolha o número que pretende e consulta e, em CVP, selecione o ícone para deixar expor o código de validação de portabilidade. Saiba mais em: Saiba aqui tudo sobre a Portabilidade. Ficou com dúvidas sobre o CVP? Partilhe connosco as suas perguntas. 🙂
Mário P.Gestor da comunidade
Internet Fixa – IPv6 na NOS
Com o número crescente de dispositivos ligados à internet, o tradicional IPv4 tornou-se insuficiente. Para responder a esta necessidade, surgiu o IPv6 – a nova geração do protocolo de internet, que garante muito mais endereços e um melhor desempenho.🌐 O IPv6 representa um passo importante para o futuro da internet, e a NOS está na vanguarda dessa transição, garantindo que tenha acesso às melhores tecnologias disponíveis. 😎 O que é o IPv6 O IPv6 (Internet Protocol version 6), ou Protocolo de Internet versão 6, é a versão mais recente do protocolo que permite a comunicação entre dispositivos ligados à internet. Foi criado para substituir o IPv4 e para resolver a limitação do número de endereços disponíveis no IPv4, que se tornou insuficiente devido ao crescimento exponencial da internet e do número de dispositivos conectados.Conheça as principais vantagens e desafios: Vantagens do IPv6 Saiba quais as principais vantagens do IPv6: Maior quantidade de endereços disponíveis: 128 bits em vez de 32, permitindo um número praticamente ilimitado de endereços, garantindo que cada dispositivo possa ter um endereço único. Autoconfiguração: Permite a facilidade de configuração dos dispositivos na rede de forma automática, simplificando a gestão nas resdes. Mais segurança: Integração com IPsec, que fornece autenticação e criptografia, para comunicações mais seguras. Desafios da transição Conheça os principais desafios pela implementação do IPV6: Adoção gradual e conectividade, uma vez que, ainda, nem todos os dispositivos e redes suportam IPv6. Requer adaptações, e a mudança do IPv4 para o IPv6 pode ser mais complexa, com atualizações de hardware e software. Como a NOS está a implementar o IPv6? Na NOS, já utilizamos IPv6 em conjunto com IPv4 na grande maioria das ligações de internet fixa. Esta abordagem garante a (retro)compatibilidade com aplicações e equipamentos mais antigos e, ao mesmo tempo, prepara a rede para o futuro da conectividade.Continuamos a trabalhar para expandir o acesso a esta tecnologia à medida que mais equipamentos se tornam compatíveis, e para melhorar a experiência de utilização dos nossos clientes de cada vez mais rápida, segura e estável. O compromisso em oferecer a melhor experiência de conectividade, serviços mais robustos e escaláveis, alinhados com as tendências globais de digitalização e conectividade, é o presente e futuro. 🤗 Como posso saber se tenho IPv6? Para saber se já tem o IPv6 no equipamento, aceda à App NOS NET: Aceda à App NOS Net e selecione "Mais". Escolha "Router". Selecione "Informações do Router". Veja se estão disponíveis as ligações IPv4 e IPv6. 📎 Saiba como o fazer ou em nosnet.pt em: Descubra também a técnica que possibilita que múltiplos dispositivos partilhem um único endereço de IP público, o CGNAT: Saiba tudo sobre o serviço de Internet NOS em: Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store. Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:
Ana P.Moderador
Descontinuação serviço de email – Importar email para conta Gmail ou Hotmail/Outlook
A 16 de julho de 2025 vamos migrar os seguintes endereços de email para um parceiro de gestão de emails, a Sooma. Conheça os endereços que são migrados: clix.pt kanguru.pt mail.pt oniduo.pt optimus.clix.pt, oninetspeed.pt oninet.pt mail.optimus.pt Caso não subscreva a um plano da Sooma, deixa de conseguir receber e enviar e-mails a partir de 16 de julho de 2025. Descubra, neste artigo, em maior detalhe: Como exportar o seu email para uma conta Gmail ou Outlook Como exportar o seu email para uma conta Gmail Criar uma conta Gmail Exportar o seu email para Gmail Exportar o seu email para uma conta Hotmail/Outlook Como exportar o seu email para uma conta Gmail ou Outlook Caso não queira subscrever um plano da Sooma para continuar com o histórico do seu email, deixamos a sugestão de exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail. Neste tópico explicamos como pode fazê-lo. Para exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail/Outlook é necessário: Ter uma conta Gmail/Hotmail Confirmar que todos os emails que quer guardar no seu email estão na pasta "Recebidas" antes de os exportar Como exportar o seu email para uma conta Gmail Saiba como criar uma conta Gmail e exportar todos os seus emails para a nova conta. Criar uma conta Gmail Antes de começar, garanta que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas", já que só esta pasta será importada. Faça login no seu email, em webmail.clix.pt Confirme que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas"; Crie uma conta Gmail, para isso aceda a accounts.google.com. Caso já tenha uma conta Gmail, siga os passos em “Exportar o seu email para Gmail”, abaixo, neste artigo; De seguida, preencha os seus dados, introduza o nome e uma senha. Para continuar, selecione "Seguinte"; Associe um número de telemóvel à sua conta e escolha “Próxima”; Insira o código de verificação que recebeu por SMS e selecione "Verificar"; Preencha a sua data de nascimento e género, escolha “Próxima”. Caso necessite insira um endereço de e-mail de recuperação (opcional); Por fim, tem a sua conta Gmail criada. Exportar o seu email para Gmail Após a criação da conta Gmail saiba como pode exportar o seu email para a conta Gmail: Aceda à sua conta Gmail, selecione a “roda dentada”, que fica no canto superior direito, e escolha "Configurações" (também pode aparecer como "Definições" ou "Settings"); Selecione "Contas e importação"; De seguida, escolha "Importar correio e contactos"; Preencha o seu email, a palavra-passe da conta, e servidor POP. Selecione “Continuar”; Os servidores POP são: clix.pt - pop.clix.pt - porta 110 optimus.clix.pt - pop.clix.pt - porta 110 mail.pt - pop.mail.pt - porta 110 oniduo.pt - pop.oniduo.pt - porta 110 oninetspeed.pt - pop.oninetspeed.pt - porta 110 oninet.pt - pop.oninet.pt - porta 110 mail.optimus.pt - pop.kanguru.pt - porta 110 kanguru.pt - pop.kanguru.pt - porta 110 Também é possível utilizar em alternativa a porta 995 para acesso POP sobre SSL. Na página seguinte, escolha "Importar email" e selecione "Iniciar Importação"; pós o Gmail ter terminado a importação, os emails que estavam na pasta "Recebidas" são migrados para o Gmail; Exportar o seu email para uma conta Hotmail/Outlook A importação para o Outlook replica o seu email na sua conta Hotmail, pelo que qualquer alteração feita no email é replicada no Hotmail.Para não perder os seus emails, no final da importação mova-os para a sua caixa de entrada do Hotmail ou para pastas novas, criadas na sua conta Hotmail. Saiba, passo-a-passo. como fazer a importação para a conta Hotmail: Aceda ao seu email Hotmail/Outlook e selecione a “roda dentada”, que fica no canto superior direito. De seguida, escolha "Ver todas as definições do Outlook"; No menu do lado esquerdo, selecione "Sincronizar e-mail" e de seguida em "Outras contas de e-mail"; Preencha o nome a apresentar, email e palavra-passe, de seguida escolha "Criar uma nova pasta para os e-mails importados, com subpastas como as que existem na conta à qual se está a ligar", caso queira que o Hotmail replique as suas pastas. Para continuar selecione "OK"; Após a importação pode confirmar que os seus emails já aparecem no Hotmail, assim como as pastas que tinha criadas na sua conta. Nota: Recordamos que qualquer alteração que faça no email será replicada no Hotmail. Para se salvaguardar, mova os emails para outras pastas Saiba ainda como exportar os seus contactos no Outlook e como importá-los através do Gmail: Teve alguma dificuldade neste processo? Partilhe com a comunidade.
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