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484 Tópicos
O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?
O que é o Código de Validação da Portabilidade? A partir de 11 de maio o processo de Portabilidade vai ter algumas alterações, com a criação do CVP, Código de Validação de Portabilidade. Neste tópico dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tema. O que é o Código de Validação da Portabilidade? O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um mecanismo implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018. É constituído por 12 dígitos alfa numéricos. Identifica o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade. Simplifica a validação do pedido da Portabilidade e tem como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade. É obrigatório usar o Código de Validação da Portabilidade no pedido de portabilidade? Sim, a partir de 11 de maio o Código de Validação da Portabilidade passa a ser um dado obrigatório em todos os pedidos de portabilidade. Quais as vantagens desta medida? Otimiza recursos e simplifica a relação entre o novo e o antigo operador Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, diminuindo as rejeições e atrasos na portabilidade Onde posso ver o meu Código de Validação Portabilidade? Depende do serviço que tem e quer portar. Pode ver este código das seguintes formas: SMS Enviando um SMS para o número 1242 com o texto “CVP [Número de identificação fiscal]” Exemplo: CVP [123456789] Linha de Atendimento Automático Através do 1242, onde tem acesso às seguintes opções: App e área de cliente my NOS Para consultar o código de validação de portabilidade na app my NOS, siga a explicação abaixo: Aceda à app my NOS e em “Menu” selecione “Gestão de Conta”; Escolha “Ver serviços contratados”; Em “Os seus serviços” selecione “Telemóvel”; Alternativamente, escolha “Telemóvel” no topo da página. Por fim, escolha o número que pretende e consulta e, em CVP, selecione o ícone para deixar expor o código de validação de portabilidade. Saiba mais em: Saiba aqui tudo sobre a Portabilidade. Ficou com dúvidas sobre o CVP? Partilhe connosco as suas perguntas. 🙂
Direito de arrependimento
Bom dia, Se possivel, gostaria que me explicassem porque tenho que pagar aproximadamente 400 euros (instalação do serviço), pelo cancelamento do serviço que contratei á NOS dentro dos 14 dias de inicio de contrato, passo a explicar como decorreu o processo: No dia 12/13 de fevereiro (2025) entrei em contacto com a parte comercial da NOS para uma eventual adesão ao serviço de TV+net+voz movel, entre as varias conversas e questão que coloquei aos comerciais uma delas foi a seguinte: Caso eu pretenda cancelar o serviço nos primeiros 14 dias tenho custos associados? A resposta do Comercial foi que não teria qualquer custo associado caso não pretendesse continuar com o serviço. Aceitei no dia 13/02 avançar para adesão á NOS e que a NOS iria tratar da protabilidade nos numeros e cancelamento com a operadora anterior. No dia seguinte (14/02) já estavam em minha casa a fazer a instalação do serviço, DESATIVARAM FISICAMENTE O SERVIÇO DA MINHAN OUTRA OPERADORA SEM O CONSENTIMENTO DA MESMA, colocaram o serviço NOS ativo e efeturaram a portabilidade dos numeros, no entanto nunca procederam ao cancelamento com a minha operadora antiga. Passado 2 dias da portabilidade no meu numero de telemovel que utilizo para fins profissionais deixei de conseguir fazer comunicações demoraram aproximadamente 8 dias para resolver a questão, o que na minha opinião é muito tempo visto que nos dias de hoje ficar sem conseguir comunicar é bastante problematico essencialmente em situações de urgencias. Verifiquei que onde vivo a cobertura da rede movel é muito pouco, no exterior da casa tenho entre 1 traço de rede a 2 traços de rede, dentro de casa tenho 0 traços de rede a 1 traço de rede, em que muitas das vezes n consigo comunicar ou quando consigo tenho dificuldades em ouvir ou que me entendam ao telefone. Perante estas situções, em que o que pretendo é um serviço de qualidade, estando eu no periodo dos 14 dias optei por entrar em contacto com a NOS (27-02-2025) para fazer o cancelamento do serviço em que me foi indicado que teria que pagar aproximadamente 400 euros pela instalação. Considero que a NOS gere a parte comercial de uma forma enganosa, não sendo completamente explicita, existindo sempre algo “entre linhas”. Expliquem-me para que serve a seguinte lei, se os primeiros 14 dias de direito de arrependimento servem para que possamos analisar o serviço e verificar se vai ao encontro do que pretendemos/foi contratado e para que possamos livremente cancelá-lo sem custos e sem terem de alegar um motivo. Para isto obviamente necessito do serviço instalado e apartir do momento que instalam atribuem um valor á instalação, no meu caso o intalador esteve no maximo 1h em minha casa, a instalação já existia e só teve que mudar o ponto de ligação da fibra no poste da rua da antiga operadora para a NOS, e vão me cobrar 400 euros para efetuar o cancelamento dentro dos 14 dias. Pergunta: Este decorrer do processo é ético? é profissional? é legal? Devo ficar transtornado por pagar 400 euros pela instalação (valor atribuido após a intalação e contrato feito) ? ou devo ficar feliz visto que não me cobraram 4000 euros por ± uma hora de instalação? Para que serve o “Direito de arrependimento” “podem livremente cancelá-lo sem custos e sem terem de alegar um motivo” se agem de forma para que exista custos associados para evitar o cancelamento. Da mesma forma como a NOS agiu para comigo, vou garantir que nunca colocarei o serviço NOS tanto a nivel profissional como a nivel particular e sempre que possivel irei partilhar a minha breve experiencia para com amigos e familiares para que não cometam este erro ou para que estejam conscientes do processo. Obrigado, (desculpem o longo texto)
Novo contrato NOS sem resolução com a anterior operadora MEO.
Bom dia. Venho por este meio refirmar a informação que facultei ao meu gestor Miguel Campos na passada segunda-feira dia 7 de julho. Fiz novo contrato convosco no final do ano passado, aquando da celebração do contrato com a NOS e, recebi a vossa informação que a renovação do contrato que eu tinha efectuado há menos de 15 dias com a MEO podia ser cancelado sem qual prejuízo, sendo que, seria a NOS a tratar do processo com a MEO. A MEO não aceitou o cancelamento por vós efectuado. Quando contatei por telefone o meu gestor Miguel Campos, recebi a informação que a NOS tinha feito dois pedidos para resolução deste problema não tendo havido resposta da parte da MEO. Esta situação manteve-se e prolongou-se sem resolução, tendo a MEO imposto o pagamento de uma factura de cancelamento. Voltei a contactar a NOS através do número de telefone de apoio ao cliente, a resposta que obtive foi, tinha de ser eu a resolver este problema com a MEO. Contactei a MEO, conforme podem comprovar através do meu extracto telefónico, facilmente é visível que nos meses que contactei a MEO as minhas mensalidades tiveram o valor superior ao valor residual que pago no valor de 52,99€. Para evitar o recurso judicial tive de pagar a divida imposta pela MEO no valor de 421,36€. A minha satisfação com a vossa empresa é nula, tornou-se uma situação demasiado desagradável e desgastante, para além de dispendioso, a comprovar a minha insatisfação encontra-se em anexo o comprovativo de pagamento no valor de 421,36€. A minha pergunta é, que vai a NOS fazer face a esta situação? carece informar que visto faltar bastante para a minha fidelização terminar pedi a alteração do pacote que disponho neste momento e me é informado que o que eu pretendo é apenas para novos clientes.
Denúncia de contrato de comunicações eletrónicas – fidelização superior a 24 meses aplicada ilegalmente
À atenção de NOS Comunicações, S.A. A/C Departamento de Apoio ao Cliente / Jurídico Apartado 52001 EC Campo Grande 1721‑501 Lisboa Exmos. Senhores Procurámos contactar-vos por mail ontem, mas este veio devolvido por já não se encontrar ativo, e foi impossível encontrar qualquer contacto de correio eletrónico vosso, o que é muito estranho numa firma de telecomunicações e já mostra a vossa maneira de proceder com os vossos clientes. Assim, na impossibilidade de vos contactar de outra maneira, servir-nos-á este forum como único meio disponível de vos comunicarmos pela internet a nossa decisão de procedermos à rescisão por justa causa do nosso contrato com a vossa empresa no que se refere a todos os serviços que a NOS se propôs facultar-nos, os quais aliás deixam muito a desejar (o buscador de TV é deplorável, os novos serviços de telefone são piores do que os anteriores e contrariamente ao anunciado agravaram as vossas faturas, a internet falha inúmeras vezes, etc.). A gota de água, porém, foi ao nível da formulação do contrato em si. Deste modo, a Clínica Médica de Serralves – Sociedade Unipessoal, Lda, contribuinte n.º *********, vem por este meio comunicar a sua decisão de denunciar, com efeitos a partir de 15 de Outubro de 2025, o contrato de prestação de serviços de comunicações eletrónicas celebrado com V. Exas., associado ao número de conta de cliente 1.81449202, respeitante à instalação de serviços na morada da sede (******************************************** 4050-276 Porto), bem como em morada adicional também utilizada para fins profissionais (******************************************, 4150-314 Porto), bem assim como todos os serviços conexos. Este contrato foi celebrado / renovado em Novembro de 2024 e impôs uma cláusula de fidelização com duração de 36 meses, prevendo como data de termo o mês de Novembro de 2027. A nossa empresa é uma microempresa, com estrutura unipessoal e reduzido número de colaboradores, não podendo ser enquadrada como “grande empresa” nos termos legais. Por isso, beneficia do regime previsto na Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto, nomeadamente o seu artigo 133.º, que limita o período máximo de fidelização a 24 meses. A cláusula de fidelização de 36 meses é, deste modo, nula, por contrariar diretamente a lei em vigor à data da celebração do contrato. Adicionalmente, e desde 1 de julho de 2025, é obrigatória, para todos os operadores, a disponibilização de modalidades de contrato sem fidelização, ou com fidelização de 6 e 12 meses, também para microempresas, sem prejuízo da sua escolha livre e informada. Tal alternativa nunca foi disponibilizada por V. Exas., e a fatura enviada em 06/07/2025 continua a indicar uma fidelização com termo em Novembro de 2027, o que representa uma violação grave e continuada da lei. Assim, e com base em justa causa, vimos por este meio denunciar o contrato com efeitos a partir de 15 de Outubro de 2025, recusando qualquer penalização por cessação antecipada, por se tratar de cláusula nula e aplicação abusiva de um prazo ilegal de fidelização. Solicitamos a confirmação da data de cessação contratual e a emissão de uma fatura final relativa apenas aos consumos até à data acima indicada. Reservamo-nos ainda o direito de apresentar queixa formal junto da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, caso se verifique qualquer tentativa de cobrança indevida, ou omissão de resposta. Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos, Alexandre Almeida Alexandre Frey Pinto de Almeida Sócio-gerente, diretor clínico e médico Clínica Médica de Serralves – Sociedade Unipessoal, Lda
Mário P.
Internet Fixa – IPv6 na NOS
Com o número crescente de dispositivos ligados à internet, o tradicional IPv4 tornou-se insuficiente. Para responder a esta necessidade, surgiu o IPv6 – a nova geração do protocolo de internet, que garante muito mais endereços e um melhor desempenho.🌐 O IPv6 representa um passo importante para o futuro da internet, e a NOS está na vanguarda dessa transição, garantindo que tenha acesso às melhores tecnologias disponíveis. 😎 O que é o IPv6 O IPv6 (Internet Protocol version 6), ou Protocolo de Internet versão 6, é a versão mais recente do protocolo que permite a comunicação entre dispositivos ligados à internet. Foi criado para substituir o IPv4 e para resolver a limitação do número de endereços disponíveis no IPv4, que se tornou insuficiente devido ao crescimento exponencial da internet e do número de dispositivos conectados.Conheça as principais vantagens e desafios: Vantagens do IPv6 Saiba quais as principais vantagens do IPv6: Maior quantidade de endereços disponíveis: 128 bits em vez de 32, permitindo um número praticamente ilimitado de endereços, garantindo que cada dispositivo possa ter um endereço único. Autoconfiguração: Permite a facilidade de configuração dos dispositivos na rede de forma automática, simplificando a gestão nas resdes. Mais segurança: Integração com IPsec, que fornece autenticação e criptografia, para comunicações mais seguras. Desafios da transição Conheça os principais desafios pela implementação do IPV6: Adoção gradual e conectividade, uma vez que, ainda, nem todos os dispositivos e redes suportam IPv6. Requer adaptações, e a mudança do IPv4 para o IPv6 pode ser mais complexa, com atualizações de hardware e software. Como a NOS está a implementar o IPv6? Na NOS, já utilizamos IPv6 em conjunto com IPv4 na grande maioria das ligações de internet fixa. Esta abordagem garante a (retro)compatibilidade com aplicações e equipamentos mais antigos e, ao mesmo tempo, prepara a rede para o futuro da conectividade.Continuamos a trabalhar para expandir o acesso a esta tecnologia à medida que mais equipamentos se tornam compatíveis, e para melhorar a experiência de utilização dos nossos clientes de cada vez mais rápida, segura e estável. O compromisso em oferecer a melhor experiência de conectividade, serviços mais robustos e escaláveis, alinhados com as tendências globais de digitalização e conectividade, é o presente e futuro. 🤗 Como posso saber se tenho IPv6? Para saber se já tem o IPv6 no equipamento, aceda à App NOS NET: Aceda à App NOS Net e selecione "Mais". Escolha "Router". Selecione "Informações do Router". Veja se estão disponíveis as ligações IPv4 e IPv6. 📎 Saiba como o fazer ou em nosnet.pt em: Descubra também a técnica que possibilita que múltiplos dispositivos partilhem um único endereço de IP público, o CGNAT: Saiba tudo sobre o serviço de Internet NOS em: Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store. Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:
Serviço
No passado dia 16 de junho, foi-me proposto um upgrade e uma reformulação de um plano de pagamento, com reintegração da última fatura, da minha conta NOS, com a qual concordei. Aguardei que me chegasse o valor a pagar, estipulado para o dia 23. No dia 20 de junho, sem aviso prévio, cortaram o serviço. Quando liguei para o apoio ao cliente, foi sido que não havia qualquer contrato acordado e que havia a ultima fatura em atraso. Paguei a fatura de imediato e pedi a anulação de qualquer acordo futuro porque já não confiava no que me diziam e a reposição do serviço que tinha antes (de referir que no dia anterior tinha recebido em casa o novo router de um contrato que “não existia”). Disseram que não era possível repor o serviço de internet porque a equipa só voltava ao trabalho na segunda feira, dia 23!!! Eu trabalho ao fim de semana e perdi dinheiro por não ter internet!! O serviço foi reposto no dia 23 com deficiências que se mantêm até hoje: televisão com problemas, exceto na que tem box e falhas na internet, tendo inclusive sido desconfigurado o MEU repetidor, deixado a funcionar pelo técnico da NOS que fez a instalação por se adequar e não ser necessário adquirir um novo. No dia 23, após mais uma ligação foi-me dito que iria ser mandada uma equipa técnica ao local. Dois dias depois logo novamente e dizem que o colega não deixou nenhum apontamento sobre a deslocação de uma equipa técnica a minha casa. Quero o serviço reposto tal como estava, sem falha nenhuma. Até hoje, vão passando a batata quente de um lado para o outro. Vou pedir as gravações das chamadas efetuadas e cuja gravação autorizei. Tenho os SMS recebidos onde referem o upgrade do contrato e o dia 23-06 como data de pagamento para a entrada inicial. Se não houver uma resposta, e desta vez eficaz, vou informar-me dos meus direitos e agir em conformidade. Não pactuo com esta falta de respeito comigo.Cumprimentos. Cristina Silva
Descontinuação serviço de email – Importar email para conta Gmail ou Hotmail/Outlook
A 16 de julho de 2025 vamos migrar os seguintes endereços de email para um parceiro de gestão de emails, a Sooma. Conheça os endereços que são migrados: clix.pt kanguru.pt mail.pt oniduo.pt optimus.clix.pt, oninetspeed.pt oninet.pt mail.optimus.pt Caso não subscreva a um plano da Sooma, deixa de conseguir receber e enviar e-mails a partir de 16 de julho de 2025. Descubra, neste artigo, em maior detalhe: Como exportar o seu email para uma conta Gmail ou Outlook Como exportar o seu email para uma conta Gmail Criar uma conta Gmail Exportar o seu email para Gmail Exportar o seu email para uma conta Hotmail/Outlook Como exportar o seu email para uma conta Gmail ou Outlook Caso não queira subscrever um plano da Sooma para continuar com o histórico do seu email, deixamos a sugestão de exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail. Neste tópico explicamos como pode fazê-lo. Para exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail/Outlook é necessário: Ter uma conta Gmail/Hotmail Confirmar que todos os emails que quer guardar no seu email estão na pasta "Recebidas" antes de os exportar Como exportar o seu email para uma conta Gmail Saiba como criar uma conta Gmail e exportar todos os seus emails para a nova conta. Criar uma conta Gmail Antes de começar, garanta que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas", já que só esta pasta será importada. Faça login no seu email, em webmail.clix.pt Confirme que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas"; Crie uma conta Gmail, para isso aceda a accounts.google.com. Caso já tenha uma conta Gmail, siga os passos em “Exportar o seu email para Gmail”, abaixo, neste artigo; De seguida, preencha os seus dados, introduza o nome e uma senha. Para continuar, selecione "Seguinte"; Associe um número de telemóvel à sua conta e escolha “Próxima”; Insira o código de verificação que recebeu por SMS e selecione "Verificar"; Preencha a sua data de nascimento e género, escolha “Próxima”. Caso necessite insira um endereço de e-mail de recuperação (opcional); Por fim, tem a sua conta Gmail criada. Exportar o seu email para Gmail Após a criação da conta Gmail saiba como pode exportar o seu email para a conta Gmail: Aceda à sua conta Gmail, selecione a “roda dentada”, que fica no canto superior direito, e escolha "Configurações" (também pode aparecer como "Definições" ou "Settings"); Selecione "Contas e importação"; De seguida, escolha "Importar correio e contactos"; Preencha o seu email, a palavra-passe da conta, e servidor POP. Selecione “Continuar”; Os servidores POP são: clix.pt - pop.clix.pt - porta 110 optimus.clix.pt - pop.clix.pt - porta 110 mail.pt - pop.mail.pt - porta 110 oniduo.pt - pop.oniduo.pt - porta 110 oninetspeed.pt - pop.oninetspeed.pt - porta 110 oninet.pt - pop.oninet.pt - porta 110 mail.optimus.pt - pop.kanguru.pt - porta 110 kanguru.pt - pop.kanguru.pt - porta 110 Também é possível utilizar em alternativa a porta 995 para acesso POP sobre SSL. Na página seguinte, escolha "Importar email" e selecione "Iniciar Importação"; pós o Gmail ter terminado a importação, os emails que estavam na pasta "Recebidas" são migrados para o Gmail; Exportar o seu email para uma conta Hotmail/Outlook A importação para o Outlook replica o seu email na sua conta Hotmail, pelo que qualquer alteração feita no email é replicada no Hotmail.Para não perder os seus emails, no final da importação mova-os para a sua caixa de entrada do Hotmail ou para pastas novas, criadas na sua conta Hotmail. Saiba, passo-a-passo. como fazer a importação para a conta Hotmail: Aceda ao seu email Hotmail/Outlook e selecione a “roda dentada”, que fica no canto superior direito. De seguida, escolha "Ver todas as definições do Outlook"; No menu do lado esquerdo, selecione "Sincronizar e-mail" e de seguida em "Outras contas de e-mail"; Preencha o nome a apresentar, email e palavra-passe, de seguida escolha "Criar uma nova pasta para os e-mails importados, com subpastas como as que existem na conta à qual se está a ligar", caso queira que o Hotmail replique as suas pastas. Para continuar selecione "OK"; Após a importação pode confirmar que os seus emails já aparecem no Hotmail, assim como as pastas que tinha criadas na sua conta. Nota: Recordamos que qualquer alteração que faça no email será replicada no Hotmail. Para se salvaguardar, mova os emails para outras pastas Saiba ainda como exportar os seus contactos no Outlook e como importá-los através do Gmail: Teve alguma dificuldade neste processo? Partilhe com a comunidade.
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