Skip to main content
Header

Com o número crescente de dispositivos ligados à internet, o tradicional IPv4 tornou-se insuficiente. Para responder a esta necessidade, surgiu o IPv6 – a nova geração do protocolo de internet, que garante muito mais endereços e um melhor desempenho.🌐

O IPv6 representa um passo importante para o futuro da internet, e a NOS está na vanguarda dessa transição, garantindo que tenha acesso às melhores tecnologias disponíveis. 😎

O que é o IPv6

O IPv6 (Internet Protocol version 6), ou Protocolo de Internet versão 6, é a versão mais recente do protocolo que permite a comunicação entre dispositivos ligados à internet. Foi criado para substituir o IPv4 e para resolver a limitação do número de endereços disponíveis no IPv4, que se tornou insuficiente devido ao crescimento exponencial da internet e do número de dispositivos conectados.
Conheça as principais vantagens e desafios:

Vantagens do IPv6

Saiba quais as principais vantagens do IPv6:

• Maior quantidade de endereços disponíveis: 128 bits em vez de 32, permitindo um número praticamente ilimitado de endereços, garantindo que cada dispositivo possa ter um endereço único.

• Autoconfiguração: Permite a facilidade de configuração dos dispositivos na rede de forma automática, simplificando a gestão nas resdes.

• Mais segurança: Integração com IPsec, que fornece autenticação e criptografia, para comunicações mais seguras.

Desafios da transição

Conheça os principais desafios pela implementação do IPV6:

• Adoção gradual e conectividade, uma vez que, ainda, nem todos os dispositivos e redes suportam IPv6.

• Requer adaptações, e a mudança do IPv4 para o IPv6 pode ser mais complexa, com atualizações de hardware e software.

Como a NOS está a implementar o IPv6?

Na NOS, já utilizamos IPv6 em conjunto com IPv4 na grande maioria das ligações de internet fixa. Esta abordagem garante a (retro)compatibilidade com aplicações e equipamentos mais antigos e, ao mesmo tempo, prepara a rede para o futuro da conectividade.
Continuamos a trabalhar para expandir o acesso a esta tecnologia à medida que mais equipamentos se tornam compatíveis, e para melhorar a experiência de utilização dos nossos clientes de cada vez mais rápida, segura e estável.

O compromisso em oferecer a melhor experiência de conectividade, serviços mais robustos e escaláveis, alinhados com as tendências globais de digitalização e conectividade, é o presente e futuro. 🤗

Como posso saber se tenho IPv6?

Para saber se já tem o IPv6 no equipamento, aceda à App NOS NET:

1. Aceda à App NOS Net e selecione "Mais".

2. Escolha "Router".

3. Selecione "Informações do Router".

4. Veja se estão disponíveis as ligações IPv4 e IPv6.

📎 Saiba como o fazer ou em nosnet.pt em: 

Descubra também a técnica que possibilita que múltiplos dispositivos partilhem um único endereço de IP público, o CGNAT:

Saiba tudo sobre o serviço de Internet NOS em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Boa noite a todos, 

Com o número crescente de dispositivos ligados à internet, o tradicional IPv4 tornou-se insuficiente. Para responder a esta necessidade, surgiu o IPv6 – a nova geração do protocolo de internet, que garante muito mais endereços e um melhor desempenho.🌐

Obrigado, 

Boa noite a todos,

Agradeço finalmente a partilha de informação sobre a presença de IPv6 na rede fixa da NOS.

Seria desejável que este tipo de atualizações fosse comunicado atempadamente nos tópicos relevantes, como o que permaneceu cerca de 4 anos sem um esclarecimento oficial. 

No entanto, importa referir que esta informação não representa propriamente uma novidade, dado que a funcionalidade já estava ativa há algum tempo, conforme vários testemunhos.

Obrigado.

Ide ver o tópico que indica, há um comentário há 1h 

@Jorge C, boa noite. 
Partilhámos a publicação deste artigo nos locais que achámos convenientes.

Diga-nos, por favor, na sua opinião, qual a informação que falta no nosso artigo? Todas as sugestões são bem-vindas. 

Obrigado,

@Mário P., boa noite.

Agradeço a atenção dedicada à minha intervenção anterior.

Gostaria apenas de clarificar que, ao referir o tópico anterior sobre IPv6, a minha intenção foi destacar que, embora tenha existido algum acompanhamento por parte dos gestores da comunidade ao longo do tempo, nunca chegou a ser prestada uma informação clara quanto à efetiva disponibilização do IPv6 na rede fixa, apesar dos vários relatos deixados por utilizadores que indicavam já ter acesso ao protocolo.

Nesse sentido, pareceu-me relevante estabelecer uma ligação entre os dois tópicos, não só para manter um registo completo da evolução do tema no Fórum, como também para valorizar os contributos partilhados pela comunidade ao longo de cerca de quatro anos.

É naturalmente positivo ver este tema agora abordado de forma mais desenvolvida, e saúdo a abertura para acolher sugestões. Este tipo de interação reforça o valor do Fórum NOS enquanto espaço de partilha entre clientes e a marca.

Obrigado. 

Aqui nao tem informação nenhuma no router o IPV6

Boa tarde,

Agradecemos os vossos testemunhos ​@Jorge C e ​@dxnog.

@dxnog indica que na página NOS NET do seu serviço não surge qualquer informação sobre os protocolos usados em “Informações do Router”?

Obrigado

Boa tarde,

@dxnog indica que na página NOS NET do seu serviço não surge qualquer informação sobre os protocolos usados em “Informações do Router”?

Obrigado

Sim, no IPV4 aparecem as informações dos endereços, mas onde diz IPV6 não aparece nada, refere que está indisponível por isso deduzo que não esteja ainda disponível na minha zona.

Boa tarde,

Obrigado

Sim, no IPV4 aparecem as informações dos endereços, mas onde diz IPV6 não aparece nada, refere que está indisponível por isso deduzo que não esteja ainda disponível na minha zona.

Não significa nada, reitero o que acontece no meu caso. 

Obrigado.

IPv6 Modo Bridge
IPv6 Modo Bridge

Comentário