Skip to main content
Header

Bem-vindo

Como usar o Fórum NOS

523 Tópicos
Mário P.
Cinemas NOS – Um programa especial para qualquer idade
Os Cinemas NOS lançam um programa exclusivo para maiores de 65 anos! 🎟 ️ 🎬 Por um preço especial, pode assistir às melhores estreias e reposições em sessões dedicadas, disponíveis nos 30 complexos de cinema NOS, de norte a sul do país e ilhas. Porque o Cinema é especial dedicamos também a quem é especial. 😊Aproveite e organize um momento de convívio inesquecível no cinema com um programa especial para qualquer idade. 😎 Conheça melhor todas as condições de acesso ao programa especial: Para grupos a partir de 20 pessoas. Oferta de 1 bilhete grátis por cada 20 bilhetes adquiridos. Menu especial com 1 água e 1 café/descafeinado por apenas 1,5€. Válido para uma sala 2D standard, exclui formatos especiais e lugares VIP/ Premium. Sessões exclusivas de manhã ou até às 16h, em dias úteis, sujeito a disponibilidade. Para reservar ou mais informações enviar e-mail para cinemas@nos.pt indicando o cinema para o qual pretende reservar, data e hora. Destaques Descubra os principais filmes em destaque 🎥: Bem Bom 1979, Portugal. Quatro jovens são contratadas para formar uma girls band. Elas sabem cantar, brilham a dançar e escandalizam o país...Elas tornam-se um fenómeno de popularidade. Elas são as... DOCE. "Bem Bom" é um filme de sucesso de Patrícia Sequeira, depois de "Snu". Salgueiro Maia - O Implicado Salgueiro Maia – O Implicado, constitui o primeiro retrato, a projetar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Maia, o anti-herói não ocasional, produto de uma formação académica e militar, foi um homem que soube pensar o futuro, seguir as ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre e fértil, solidária e sofrida. Se não tem morrido prematuramente aos 47 anos, teria agora 75. A Vingança do Professor Poutifard O professor reformado Robert Poutifard (Christian Clavier) só tem uma coisa em mente: vingar-se dos antigos alunos que lhe arruinaram a vida! Para o ajudar a pôr em prática o seu plano diabólico, tem a melhor cúmplice de todas... a sua mãe (Isabelle Nanty). Juntos, vão mostrar-lhes do que são feitos! A vingança é um prato que se serve frio, e Robert Poutifard preparou uma verdadeira surpresa de chef. Um Sonho em Paris Ada é uma mulher a dias, que vive em Londres nos anos 50, cujo maior sonho é ter um vestido Dior. Após trabalhar dia e noite consegue dinheiro para comprá-lo e ruma até Paris onde irá mudar para sempre a sua vida, mas também o futuro da casa Dior. Revolução (sem) Sangue Em 1974, um grupo de homens perdeu a sua vida na que ainda é chamada hoje Revolução Sem Sangue de Portugal. Sessões exclusivas de manhã ou até às 16h, em dias úteis, sujeito a disponibilidade. Para reservar ou mais informações enviar e-mail para cinemas@nos.pt indicando o cinema para o qual pretende reservar, data e hora. Os Cinemas NOS são a maior rede de cinemas nacional com 30 complexos e mais de 200 salas espalhadas por todo o país. Saiba mais em: Quem já teve a oportunidade de participar neste programa ou está a pensar aproveitar? Partilhem as vossas opiniões! 🎞️🍿
Mário P.
NOS Alive' 25 - O melhor cartaz sempre
O NOS Alive está de volta para a sua 17.ª edição.😎 O Passeio Marítimo de Algés recebe de 11 a 13 de julho de 2025 grandes artistas como Olivia Rodrigo, Kings Of Leon e Nine Inch Nails.🎸🎶 Cartaz Conheça as confirmações para o cartaz NOS Alive 2025: Destaques do Cartaz Saiba mais sobre os destaques do Cartaz NOS Alive: 10 de julho: Palco NOS: Olivia Rodrigo, Noah Kahan, Benson Boone e Mark Ambor. Palco Heineken: Glass Animals, Parov Stelar, Bad Nerves, Barry Can't Swim e Artemas. 11 de julho: Palco NOS: Justice, Sam Fender e Girl in Red.​ Palco Heineken: Finneas, Sammy Virji, Mother Mother, The Teskey Brothers, St. Vicent e The Baclseat Lovers . Palco WTF Clubbing: Von Di, Logic1000, DJ Boring, Mike11, Máximo, Macacos do Chinês, Klin Klop e Capicua 12 de julho: Palco NOS: Nine Inch Nails, Kings of Leon, CMAT.​ Palco Heineken: Franc Moody, Bright Eyes, Dead Poet Society, Foster the People, Amy and the Sniffers e Future Islands.​ Palco WTF Clubbing: The Bloody Beetroots (DJ Set), A-Trak, NTO (Live), Erol Alkan, Chloé Robinson, Riordan, Papa Nugs. Já sabe o local e os dias. De que está à espera para desfrutar dos melhores três dias de música, alegria e convivência? Reserve o seu tempo para este reencontro que lhe traz o melhor da música internacional. O Acesso Especial consiste em providenciar uma entrada mais cómoda e facilitadora no recinto do NOS Alive, para todos os que precisam. O recinto do NOS Alive dispões de acessos de mobilidade condicionada e um espaço para acolher futuras mães, para que possam assistir aos concertos em maior comodidade e segurança. Conheça, também, a iniciativa da NOS que aposta na música portuguesa.🎶Saiba mais em: As inscrições para o Acesso Especial estarão disponíveis mais perto da data do festival.Saiba mais sobre o Acesso Especial. Vamos viver o melhor cartaz juntos? 🤗 🎶Partilhe connosco o que achou do cartaz deste ano.
João H.
O que aconteceu em Março no Fórum NOS
Em março trouxemos muitas novidades. 🤗 Desde novas formas em como o 5G da NOS ajuda no combate ao isolamento social, a novidades na box favorita dos portugueses, a artigos de ajuda sobre como gerir os seus produtos e serviços NOS de forma autónoma, na my NOS. E tudo isto sem esquecer novas campanhas, passatempos exclusivos e muito mais. Descubra mais sobre estas novidades e muitas outras que apresentámos neste mês. 😉 Descubra todas as novidades que trouxemos: Como adicionar número alternativo à conta na my NOS A app e área de cliente my NOS têm disponíveis diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços, como adicionar até 3 número alternativos à conta NOS, para receber comunicações importantes. Novidades UMA TV – Tops de Streaming As novidades e melhorias da UMA TV continuam, para que usufrua do melhor entretenimento, com a box preferida dos portugueses. 😊 Para tornar a sua experiência de TV da NOS cada vez mais simples e intuitiva tornámos mais rápido o acesso aos melhores conteúdos do streaming. Como alterar contacto telefónico do titular na my NOS A app e área de cliente my NOS têm disponíveis diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços, como alterar o número do titular para receber comunicações importantes. Divulgação de campanhas Cinemas NOS Se é fã da sétima arte, não pode perder as campanhas promocionais que os Cinemas NOS têm para si! 📽 Acompanhe todas as campanhas especiais a decorrer nos Cinemas NOS, ao aderir ao Grupo 7.ª Arte e seguir o tópico de divulgação de campanhas Cinemas NOS. Internet Fixa – CGNAT O CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation), é uma técnica que possibilita que múltiplos dispositivos partilhem um único endereço de IP público. 🌐 Conheça o que é o CGNAT, benefícios, limitações e como funciona na NOS. Como alterar o número de telemóvel ou de telefone fixo atribuído Ao aderir a um tarifário de comunicações, fixo ou móvel, é automaticamente atribuído um número para que possa fazer e receber comunicações. Saiba como pode alterar o seu número de telemóvel ou de telefone fixo que tem ou lhe foi atribuído, para um outro aleatório ou preferencial. E as novidades de março não ficaram por aqui. Conheça as restantes novidades: 😎 Conhecer o Fórum Hall of Fame - Fevereiro 2025 O que aconteceu em Fevereiro no Fórum NOS Grupos Fórum NOS Estreias nos cinemas em 2025 my NOS Como alterar o nome da conta na my NOS Como adicionar contacto telefónico do titular na my NOS Como adicionar o email do titular na my NOS Como alterar email do titular na my NOS Como alterar ou remover o número alternativo da conta na my NOS Como consultar a informação do Alarme Inteligente NOS na my NOS Como consultar a informação dos Seguros na my NOS 5G na NOS 5G - Combate o isolamento social Internet NOS Internet da NOS – Internet fixa e Internet móvel ilimitada Televisão NOS BTV em sinal aberto – Galardões Cosme Damião: 121.º aniversário Casa e Cozinha – Estreia Temporada 2 de Aqui Há Mão Passatempos e Benefícios Passatempo de Cinema – Antestreia ‘O Amador’ Passatempo de Cinema – Antestreia Branca de Neve Equipamentos Lançamento Samsung Galaxy A Series – A26, A36 e A56 Foram ainda publicados 414 tópicos e 3953 comentários. 😀 Consulte ainda os artigos anteriores de O que aconteceu no Fórum NOS e fique a conhecer os utilizadores que, neste mês, mais participaram e contribuíram no Fórum NOS: Partilhe connosco quaisquer dúvidas ou sugestões que possa ter. A partilha e contributo da comunidade é muito importante para nós. 🤗
João H.
Lançamento do canal Cartoonito
O canal Cartoonito, direcionado para crianças em idade pré-escolar, chega à NOS no dia 15 de abril de 2025 na posição #45 da grelha e está disponível para todos os clientes de Fibra com box. 😊 Com séries adoradas como “Tom e Jerry” e “Mr. Bean”, bem como as séries originais “Batwheels”, “Silly Sundays” e “Bugs Bunny: Mãos à Obra!”, o Cartoonito é o lugar certo para as crianças e respetivas famílias se divertirem e rirem muito com personagens de confiança. O Cartoonito sublinha a compaixão, empatia e inclusão e celebra a individualidade das crianças em idade pré-escolar. É um canal que procura inspirar os mais pequenos com conteúdo animado, positivo e divertido, ao mesmo tempo que os encoraja a dar asas à sua imaginação. O Cartoonito tem uma programação moderna baseada em produtos icónicos Kids & Family da Warner Bros. Discovery, levada a cabo pela Warner Bros. Animation e Cartoon Network Studios. Destaques de Programação Conheça os destaques de programação do Cartoonito: Batwheels Sabes qual é a última tendência motorizada da estação? Uma frota de veículos com carroçaria desportiva, volante multifunções com superpoderes, pneus adaptados a todo o tipo de aventuras e sensores especiais para neutralizar vilões. São os Batwheels! E estão de volta ao Cartoonito com novos episódios carregados de adrenalina, ação e aventuras. Aperta o cinto de segurança porque Bam, Redbird, Bibi, Buff e Batwing saem novamente às ruas de Gotham para defender a cidade dos vilões e contornar os múltiplos obstáculos que lhes surgem no caminho em cada uma das missões. O segredo é recorrer aos superpoderes com inteligência e manterem-se sempre unidos, trabalhando em equipa! Mundo de Barney Barney, o dinossauro roxo que canta e dança comuns passos bastante divertidos e que espalha amor em abundância, volta com novas aventuras ao Cartoonito. Esta série animada passa-se no parque infantil, onde Barney convive diariamente com os dinossauros Billy e Baby Bop e os seus três melhores amigos. Através de divertidas e imaginativas aventuras, Barney ajuda as crianças a explorarem todas as emoções da idade pré-escolar mostrando-lhes como se amarem a si mesmos, aos outros e à comunidade. Mr. Bean Agarra o teu Teddy, veste o teu melhor fato cinzento e prepara-te para muitas risadas com o Mr. Bean! Este herói desastrado embarca em aventuras onde cada dia é uma nova surpresa. Conhece personagens coloridas como a eternamente zangada senhoria Wicket e o seu gato de um olho, Scrapper, além de Irma Gobb, o grande amor de Mr. Bean. Acompanha-o enquanto descobre o lado hilariante da vida – desde aprender a surfar na banheira até construir um empregado robô ou conduzir uma carrinha de gelados! Com Mr. Bean, o inesperado está sempre à espreita, por isso não percas toda a diversão no Cartoonito Silly Sundays Sónia, Hugo e Mel são três miúdos com muita curiosidade e muita vontade de se divertirem e conhecerem o mundo que os rodeia. Excursões pelo parque, um dia de praia, um piquenique ou até passar o tempo a fazer bolachas ou a saltar como rãs, são os momentos favoritos destas duas irmãs e do seu primo mais velho. Quer sejam planos organizados ou improvisados, as três crianças encontram sempre uma aventura inesperada para se divertirem juntos, e quem sabe um ou outro problema para resolverem. Mas, com a ajuda da família, eles aprendem a superar qualquer obstáculo de uma maneira imaginativa e divertida. Junta-te aos planos de fim de semana e aprende a brincar com "Silly Sundays", no Cartoonito. Grizzy e os Lemingues Numa vasta reserva natural perdida no meio da indomada natureza selvagem, há um pequeno reduto de civilização humana - a casa do guarda-florestal. O urso Grizzy resolve fazer da cabana do guarda-florestal o seu território assim que o dono se ausenta e nenhum outro animal se atreve a contestar este "privilégio do urso", exceto a família de mamíferos mais inofensiva, estúpida e ridícula que existe: os Lemingues. Grizzy e os Lemingues travam uma impiedosa batalha pela cabana, num ambiente de loucura total em que os dois adversários tentam constantemente passar a perna um ao outro! Quando a reserva natural se torna demasiado pequena, eles iniciam uma viagem por diferentes lugares do mundo. Grizzy e os Lemingues continuam a viajar e, desta vez, visitam as bonitas ilhas da Polinésia. Conseguirá o Grizzy estar tranquilo? Desfrutará de um dia de sol na praia? Para descobrir isso e muito mais, não percas os novos episódios, no Cartoonito. Conheça todas as atualizações da grelha de canais NOS em: O Cartoonito é um canal para crianças em idade pré-escolar que oferece conteúdos originais e divertidos como “Tom e Jerry”, “Mr. Bean” e outros clássicos da Warner Bros. Discovery que vão garantir muitas gargalhadas em familia." Assista a todos os conteúdos do Cartoonito na App NOS TV dentro ou fora de casa, no seu smartphone, tablet ou PC, com as funcionalidades de Gravações Manuais, Automáticas e Restart TV. Partilhe com a comunidade a sua opinião deste canal.Caso tenha questões fale connosco, aqui, no Fórum NOS.😉
Passatempo de Cinema – Antestreia ‘Thunderbolts’
A NOS tem sempre passatempos e benefícios exclusivos para os clientes NOS. 🤗 Assista à antestreia de ‘Thunderbolts’, dia 29 de abril de 2025 nos Cinemas NOS. #EuVejoPrimeiro 📽 Participe no passatempo e habilite-se a ganhar 1 dos 30 convites duplos que temos para oferecer para Lisboa e Porto. Como funciona Participe no passatempo e habilite-se a ganhar convites duplos para a sessão de antestreia do filme. São 30 convites duplos que temos para oferecer, distribuídos por: 15 convites duplos para a antestreia em Lisboa, no dia 29 de abril às 21h30, nos Cinemas NOS Colombo 15 convites duplos para a antestreia no Porto, no dia 29 de abril às 21h30, nos Cinemas NOS Mar Shopping A seleção dos vencedores é feita de forma independente para cada local. ❗Atenção❗ Participe até 26 de abril de 2025, às 13h00. Boa sorte 🍀Consulte o regulamento para mais informações. Como participar É muito simples, para se habilitar a ganhar um dos convites duplos siga os passos abaixo: Aceda ao formulário de participação ; Preencha o formulário e responda a uma pergunta; Escolha a sessão pretendida e selecione “Enviar” para concluir o processo; Saiba como participar em passatempos na my NOS: Ficou com alguma dúvida sobre o passatempo? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes: Quem pode participar? Todos os clientes NOS com um serviço NOS ativo, idade igual ou superior a 18 anos e residentes em Portugal. Como sei se ganhei? Os vencedores serão contactados através de um SMS da NOS (para o telemóvel inserido no formulário), onde serão dadas todas as indicações de como usufruir do prémio. É também divulgada a lista de vencedores na página do Fórum NOS dedicada aos Passatempos, disponível em https://forum.nos.pt/p/vencedorespassatempos . Quantas vezes posso participar? E ganhar? Pode participar e ganhar apenas uma vez. Que prémios posso ganhar? Um convite duplo para assistir a uma das 2 sessões de antestreia exclusivas para clientes NOS do filme “Thunderbolts’, no dia 29 de abril de 2025 às 21h30, em Lisboa ou no Porto. Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na my.nos.pt , ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store. Descubra ainda mais vantagens e tudo o que pode fazer na my NOS: Participe no passatempo e boa sorte 🍀
Passatempos my NOS - Passatempo Futebol
Viva as emoções do futebol! Mostre o seu amor à camisola e ganhe convites para apoiar a sua equipa favorita. Depois da apresentação do primeiro estádio 5G em Portugal , trazemos-lhe mais oportunidades incríveis para viver todas as emoções do futebol ao vivo da nova época 2024/25. A my NOS tem sempre novidades e benefícios exclusivos para os clientes NOS e, desta vez, trazemos um passatempo para que viva todas as emoções no estádio com público nas bancadas. Participe no passatempo periódico e habilite-se a ganhar bilhetes para ver jogos ao vivo. 💢Passatempo em curso💢 SL Benfica x AVS Futebol SAD Estamos a oferecer 15 bilhetes duplos para o jogo SL Benfica x AVS Futebol SAD no dia 27 de abril. ⚽Participe na my NOS, através do formulário de participação , até às 13h00 de 23 de abril, e venha mostrar o seu amor à camisola.⚽ ❗ Atualizámos o artigo e regulamento sobre o passatempo “Vive o futebol com a NOS”. ❗ Boa sorte 🍀 Passatempo futebol - Sporting CP x Moreirense FC Estamos a oferecer 15 bilhetes duplos para o jogo Sporting CP x Moreirense FC no dia 17 de abril. ⚽Participe na my NOS, através do formulário de participação , até às 13h00 de 15 de abril, e venha mostrar o seu amor à camisola.⚽ ❗ Atualizámos o artigo e regulamento sobre o passatempo “Vive o futebol com a NOS”. ❗ Boa sorte 🍀 Como funciona o passatempo Participe no passatempo periódico em exclusivo na my NOS e habilite-se a ganhar bilhetes para assistir a jogos ao vivo. Esteja atento aos destaques da my NOS e aos jogos que são disponibilizados para participação. Pode participar 1 vez por passatempo. Como participar É muito simples, para se habilitar a ganhar um dos convites, siga os passos abaixo: Aceda à sua my NOS e selecione o banner do passatempo “Passatempo Futebol”; Alternativamente, aceda diretamente ao formulário de participação . Escolha a sua resposta à pergunta de participação no passatempo e preencha o formulário com os seus dados, inserindo o seu nome e email da conta NOS ID que utiliza para aceder à my NOS; Se for um dos vencedores da semana é contactado por email com indicações de como receber o prémio. Encontre todos os benefícios por ser um cliente NOS em Vantagens da my NOS. Saiba melhor como participar em: Ficou com alguma dúvida sobre o passatempo? Consulte as perguntas mais frequentes: Quem pode participar? Todos os clientes NOS com conta digital (NOS ID) e my NOS instalada. Saiba como pode criar um registo na my NOS. A NOS vai oferecer bilhetes dos jogos de todos os clubes? Porque não oferece para os do meu clube? A NOS irá sortear convites todas as jornadas (salvo motivo de força maior) para os jogos de vários clubes dos quais é patrocinador e/ou com os quais possui relações comerciais. Como sei se ganhei? Se for um dos contemplados receberá uma chamada, seguida dos bilhetes através de email ou SMS com as instruções de acess o ao estádio , até à véspera do dia do jogo. O convite é para quantas pessoas? O bilhete é duplo, como tal dá acesso a 2 pessoas O que acontece se não utilizar o mail com que me registei na my NOS? De acordo com o regulamento, a sua participação não será considerada. Quantas vezes posso participar? E ganhar? Apenas uma vez para cada jogo. E se eu não puder levantar o convite? Perderá o direito ao prémio, não havendo lugar a qualquer tipo de troca ou compensação. Ansioso por este passatempo repleto de prémios? Não deixe a oportunidade passar, participe no passatempo e boa sorte! Viva o Futebol com a NOS Se precisar da nossa ajuda, estamos sempre disponíveis.
Mário P.
Tarifários NOS – Pré-Pagos
Os tarifários de telemóvel pré-pagos ou com carregamentos são tarifários sem compromissos, sem contratos, sem fidelizações que carrega o saldo antecipadamente e utiliza os serviços consoante o valor carregado. 🙂 Estes tarifários são ideais para os clientes que pretendem ter um tarifário com controlo de custos e sem um compromisso fixo, tipicamente jovens, estrangeiros/turistas para um uso mais esporádico, manutenção de um 2.º número ou comunicações esporádicas. 😎 Neste artigo fique a conhecer as principais características, vantagens, serviços e tarifários pré-pagos da NOS. 😊 Características do tarifário Pré-Pago Os tarifários pré-pagos ou tarifários com carregamento a sensação de controlo dos custos, aliada à diversidade de opções e à qualidade do serviço apresenta bastante importância. Além de quem procura um pré-pago sem carregamentos mensais obrigatórios ou sem compromisso para as suas necessidades mais esporádicas de comunicação. Com este tarifário pode carregar o saldo de forma simples e rápida, através do serviço de recargas l.nos.pt/recarga , por MBWay, multibanco, homebanking, entre outros. Conheça melhor o serviço de recargas: Incluem um plafond de dados móveis e minunos/SMS durante um mês, sendo que tem de garantir que tem saldo equivalente ao valor da mensalidade praticada para renovar os benefícios por mais um mês.🙂 Vantagens Conheça as principais vantagens dos tarifários pós-pagos: Qualidade - Só com a NOS o cliente tem acesso à rede móvel mais rápida, mais premiada e com a melhor experiência móvel em Portugal. Confiança - A NOS é o operador com mais antenas rede 5G instaladas, em Portugal, cobrindo mais de 96% da população, do litoral ao interior e ilhas. Quanto mais estações, mais cobertura e melhor qualidade. Flexibilidade - Oferecemos várias opções de tarifários para diferentes perfis de utilização, garantindo que todos os tipos de utilizadores encontram a oferta adequada às suas necessidades e que permitem que cheguem ao final do mês ainda com dados móveis. Inovação - Destacamos o compromisso da NOS em ter a tecnologia e experiência mais inovadoras para os seus clientes, inovando e procurando continuamente as melhores soluções. O 5G+ é uma prova desse compromisso, com a NOS a ser o único operador em Portugal com esta tecnologia. Tarifários Pré-Pagos Conheça alguns dos tarifários de telemóvel pré--pagos ou por carregamento à medida atendendo às suas necessidades: Like – destinado a quem valoriza a qualidade de rede e dados móveis para a navegação na internet, tipicamente com um perfil mais digital e não quer ter compromisso, ou clientes que esgotaram os seus dados e precisam de dados adicionais. Like internacional – destinado a adaptar a tecnologia às primeiras necessidades dos estrangeiros e turistas ou novos residentes instalados no país. Ideal também para clientes mais digitais que valorizam chamadas internacionais para comunicar com o pais de origem mantendo a qualidade de rede e dados móveis. Mundo – opção sem compromisso pensadas para clientes que efetuam chamadas de Portugal para o estrangeiro. Um tarifário de telemóvel que permite efetuar/receber comunicações para o país de origem a um preço adequado. Livres – ideal para cliente que efetuam poucas comunicações ou para quem procura um segundo número para comunicações pontuais ou até mesmo para apenas estar contactável Kids – destinado a adaptar a tecnologia a crianças e pré-adolescentes que recebem o seu primeiro telemóvel e procuram um tarifário móvel seguro, divertido e adequado às suas necessidades e preocupações dos progenitores. Apresenta controlo de contactos autorizados, garantindo segurança nas comunicações dos mais novos. Conheça mais sobre o tarifário NOS Kids: A quem se destina OS tarifários pré-pagos são ideais para qualquer clientes e utilizadores que pretendem ter um tarifário com controlo de custos e sem um compromisso fixo. Ainda assim são tipicamente adequados a jovens, estrangeiros/turistas para um uso mais esporádico, manutenção de um 2.º número ou comunicações esporádicas Descubra também os tarifários pós-pagos ou por fatura em: Ligue-se a quem mais gosta, de norte a sul do país com a rede móvel mais avançada, a melhor experiência de net móvel e com a rede móvel 5G mais rápida de Portugal. Saiba mais sobre a rede NOS em: Partilhe connosco as suas opiniões e dúvidas. Estamos sempre disponíveis para ajudar. Obrigado pela sua confiança.
Mário P.
Tarifários NOS – Pós-Pagos
Os tarifários de telemóvel pós-pagos ou tarifários por fatura são aqueles em que usa o tarifário durante o mês e recebe a fatura no início do mês seguinte para poder pagar a sua mensalidade, sem preocupações com carregamentos ou saldo. São tarifários que permitem que navegue na internet e utilize os minutos/SMS sem estar preocupado com o saldo disponível. Incluem todos os meses o plafond de dados, minutos e SMS contratados e no inicio do mês seguinte renova a mensalidade. A fatura pode ser paga através de multibanco, homebanking, via débito direto ou numa loja NOS. 😎 Neste artigo fique a conhecer as principais características, vantagens, serviços e tarifários pós-pagos da NOS. 😊 Características do tarifário Pós-Pago Tarifários pensados para quem usa a tecnologia no dia-a-dia, desde aplicações (APPs) para comunicar, compras online, mobilidade e delivery ou streaming, valorizando a qualidade, conveniência e inovação: Tarifário por fatura, sem surpresas O cliente recebe a fatura para pagamento do seu tarifário no início do mês seguinte, como acontece com a conta da eletricidade ou água. A mensalidade inclui os minutos/SMS e dados escolhidos, aparecendo os consumos extra que eventualmente tiver realizado (roaming, comunicações internacionais, serviços de valor acrescentado, etc.). Para estes consumos extra, o cliente recebe alertas de consumo ao longo do mês para garantir que não tem surpresas na fatura. Altas dotações de dados Muitos dados na rede móvel mais rápida e com cobertura em todos os concelhos, de norte a sul e ilhas. Pensadas para as gerações atuais que querem navegar sem preocupações, estes tarifários oferecem grandes quantidades de dados a valores credíveis, garantindo que os clientes possam usufruir de streaming, redes sociais e outras atividades online sem preocupações e na rede móvel com melhor experiência em Portugal. Acesso ao 5G+ Liberdade é poder ter o melhor serviço, sem preocupações com a rede móvel e em qualquer lugar. A NOS tem o 5G mais rápido pelo 5º semestre consecutivo? e é também a operadora com mais estações 5G instaladas, cobrindo já mais de 96% da população em Portugal. O 5G+ (5G standalone) utiliza unicamente infraestrutura 5G, sem depender das redes 4G, existindo por isso a verdadeira quebra vs a rede 4G anterior. Traz vantagens como: 2 vezes débito upload/uplink: relevante em upload de fotos nas redes sociais, live streaming nas redes sociais ou outros diretos, mesmo em situações com mais congestionamento da rede em eventos como, por exemplo, festivais e estádios; Metade da latência: relevante para aplicações em tempo real, como por exemplo, no dia a dia em vídeo chamadas via whatsapp em que há geralmente lag ou jogos online; Mais segurança: ao aderir a novos tarifários, o cartão SIM está preparado para o 5G+ e utiliza tecnologia de segurança avançada com medidas de autenticação reforçadas para garantir que as informações dos clientes são protegidas durante as transacções, como a encriptação do número do cliente; Menos consumo de energia por MB e melhor gestão de bateria: uma rede mais sustentável com melhor gestão do consumo de energia na rede 5G e que permite que os clientes possam utilizar durante mais tempo o seu smartphone sem necessidade de estar sempre a carregar Tecnologia experiência de rede móvel mais avançada A NOS tem a rede móvel com o investimento mais elevado em Portugal e a tecnologia mais avançada com o 5G+ a par das funcionalidades mais inovadoras: VoLTE: para os multitaskers do dia-a-dia poderem navegar na net e fazerem chamadas em simultâneo, com a melhor qualidade nas duas e sem cortes.​​​​​​ Wi-Fi Calling: permite fazer e receber chamadas através de qualquer rede Wi-Fi, ideal para quando estamos no elevador ou noutros sítios com menor sinal de rede, mas com Wi-Fi disponível. Voz HD: maior definição à voz para máxima qualidade de som e menor ruído de fundo, mesmo em lugares com mais pessoas. Navegação segura Navegar em total segurança é cada vez mais fundamental nos dias de hoje, em especial para quem faz tudo no telemóvel, desde compras a pagamentos. Estes tarifários garantem que os clientes não têm sequer de se preocupar, já que incluem a Navegação Segura, que bloqueia o acesso a sites perigosos, protegendo contra vírus, phishing e roubo de dados pessoais. Neste formato, está sempre protegido e navega sempre com tranquilidade na rede móvel, onde quer que esteja. Gestão do serviço na my NOS Através da app e área de cliente my NOS facilmente pode ver o plafond que usou e o plafond que ainda tem, quer de dados móveis como minutos/sms para ter um controlo e conhecimento a 100% dos seus consumos e garantir que usa o tarifário mais adequado para si É também avisado automaticamente sempre que atinge 80% e 100% consumo de dados móveis, bem como plafonds de chamadas internacionais ou off-bundle. Vantagens Conheça as principais vantagens dos tarifários pós-pagos: Qualidade e tranquilidade – Só com a NOS tem acesso à rede móvel mais rápida, mais premiada e com a melhor experiência móvel em Portugal. Confiança – A NOS é o operador com mais antenas rede 5G instaladas, em Portugal, cobrindo mais de 96% da população, do litoral ao interior e ilhas. Quanto mais estações, mais cobertura e melhor qualidade. Flexibilidade – Oferecemos várias opções de tarifários para diferentes perfis de utilização, garantindo que todos os tipos de utilizadores encontram a oferta adequada às suas necessidades e que permitem que cheguem ao final do mês ainda com dados móveis. Inovação – Destacamos o compromisso da NOS em ter a tecnologia e experiência mais inovadoras para os seus clientes, inovando e procurando continuamente as melhores soluções. O 5G+ é uma prova desse compromisso, com a NOS a ser o único operador em Portugal com esta tecnologia. Tudo incluído – a NOS oferece um tarifário com internet, minutos e SMS incluídas, além de poder usar o seu número em vários equipamentos (como smartwatches) e navegar na net em total segurança, para não ter de se preocupar. Se for para o estrangeiro, tem pacotes de dados roaming para poder continuar a navegar, sem preocupações. Rede fiável – o telemóvel é central no dia-a-dia e usado para tudo, por isso trabalhamos continuamente para oferecer as características de rede móvel mais avançadas e que fazem a diferença na experiência e utilização. Mais que um tarifário – Pensados para os mais digitais e gerações atuais, a NOS oferece dados que chegam até ao final do mês e a tranquilidade de poder comunicar em segurança e através de vários equipamentos, numa rede que nunca falha, onde quer que esteja. Fique a par também dos serviços de Smart Number e de Navegação Segura, para que esteja contactável em qualquer equipamento e seguro: Tarifários Pós-Pagos Conheça alguns dos tarifários de telemóvel pós-pagos ou por fatura à medida atendendo às suas necessidades: Mais Gigas 10GB + 1000 min/sms Mais Gigas 10GB + 3500 min/sms Mais Gigas 20GB + 1000 min/sms Mais Gigas 20GB + 3500 min/sms Mais Gigas 50GB + 1000 min/sms Mais Gigas 50GB + 3500 min/sms M ais Gigas 100GB + 1000 min/sms Mais Gigas 100GB + 3500 min/sms Mais Gigas 250GB + 3500 min/sms M ais Gigas Ilimitados Minutos/SMS disponíveis em território nacional e em roaming EEE (Espaço Económico Europeu – União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein). Conheça ainda o tarifário Gigas 5G+ da NOS para telemóvel: A quem se destina Os tarifários pós-pagos da NOS destinam a todos os clientes e utilizadores que pretendam adquirir um plafond e pagar por fatura.São também especialmente desenhados para quem utiliza o telemóvel para várias atividades no seu dia-a-dia, desde redes sociais (instagram, facebook, etc), whatsapp, delivery (como a uber), compras online, homebanking (banco, corretoras ou mbway) ou assistir a streaming (como Netflixou HBO), com foco em oferecer uma rede móvel fiável, com uma navegação segura e contactável por um telemóvel ou smart watch.Desde os mais jovens aos mais graúdos, passando pelos “independentes”, a estrangeiros e novos residentes, aos “techies” sempre curiosos pelos ultimos avanços tecnológicos, aos que só pretendem um tarifário móvel isolado. 😉 Descubra também os tarifários pré-pagos ou por carregamentos em: Ligue-se a quem mais gosta, de norte a sul do país com a rede móvel mais avançada, a melhor experiência de net móvel e com a rede móvel 5G mais rápida de Portugal. Saiba mais sobre a rede NOS em: Partilhe connosco as suas opiniões e dúvidas. Estamos sempre disponíveis para ajudar. Obrigado pela sua confiança.
Mário P.
Dia Green “1 compra = 1 árvore” – Outubro 2024
Quem faz, faz a diferença 🍃 Fazer é onde tudo acontece. De 2 a 9 de outubro de 2024, por cada compra feita, a NOS vai plantar uma árvore. 🌱🌍 A sustentabilidade é um dos pilares da empresa e queremos, juntamente consigo, contribuir para fazer a diferença.🌲🌳 Acreditamos no poder da tecnologia para combater os desafios ambientais e sociais que enfrentamos. 🤗 A iniciativa 1 compra = 1 árvore decorre em qualquer Loja NOS e na Loja Online, e abrange a aquisição dos seguintes produtos e serviços: Pacotes NOS Tarifários Voz Móvel Tarifários Net Móvel Alarme Inteligente Acessório reciclados - Descontos até 30% em acessórios reciclados Videoclube - compra ou aluguer em títulos selecionados no Especial Green Day Acompanhe o número de árvores que contamos plantar A plantação das árvores vai acontecer entre outubro e março, numa época mais favorável ao seu crescimento. Na primeira edição deste ano, conseguimos angariar mais de 9.135 árvores para plantação.Conheça-as as edições anteriores em maior detalhe O projeto de arborização de zonas florestais decorrerá no centro e norte do País, em zonas onde a NOS está a desenvolver um projeto de reflorestação num modelo de plantação misto de pinheiro bravo, carvalho roble, castanheiro e outras espécies adequadas a cada localização. Este projeto de reflorestação alia a captação de carbono, proteção da biodiversidade e resistência natural a incêndios florestais, através da plantação de diversas espécies nativas mais resistentes ao fogo, recuperando também linhas de água e corredores ecológicos. O que pode fazer para fazer a diferença Recondicionados NOS Invista num telemóvel recondicionado, com certificado de qualidade e garantia. Ao escolher um smartphone recondicionado, contribui para uma economia circular e reduz o desperdício. Encontre telemóveis como novos ou com marcas mínimas de utilização em Garantidos NOS . Sustentabilidade Preserve a vida de bateria do seu telemóvel, desligando da tomada quando está 100% carregado para não danificar a longevidade. O que a NOS está a fazer Conheça em detalhe as soluções e projetos que visam a minorar o impacto ambiental: Contratos 100% digitais Ao digitalizar todos os processos que eram realizados em papel é possível poupar mais de 6 milhões de folhas de papel por ano. Saiba como pode ajudar, ativando a fatura eletróncia: Comando UMA O comando 5.0 da Box UMA TV 4k é mais sustentável. Fabricado com plástico 100% reciclado e com uma embalagem sem plástico, com papel 100% reciclado.Esta solução possibilita uma redução de 14 toneladas de plástico virgem por ano. Conheça o comando 5.0: Embalagens ecológicas Todos os kits de autoinstalação são de cartão 100% reciclado e com tintas ecológicas à base de água. Numa produção de 65 mil kits por ano, evitando matérias tradicionais como plástico. Kits de autoinstalação A NOS está a rever a estratégia de packaging para os produtos de autoinstalação, permitindo reduzir a quantidade de material utilizado. Foram assim evitados mais de 4 toneladas de cartão por ano. Conheça tudo sobre a autoinstalação de equipamentos: Eficiência energética Giga Router produzido com 100% plástico reciclado e com uma eficiência energética superior, comparativamente às versões anteriores, e box UMA com modo de poupança de energia possibilitam uma redução de 614 545 kWh por ano (-10x energia). Saiba mais sobre o Giga Router Wi-Fi 6: Frota eletrificada A NOS está a descarbonizar o seu parque de viaturas, reduzindo as emissões associadas ao consumo de combustíveis fósseis. Desta forma foi possível evitar 417 toneladas de emissões de CO2 desde 2021. Logística mais verde A NOS procedeu à instalação de painéis solares nos seus armazéns, permitindo a redução de 36% de consumo face a 2021. Expedição sustentável A NOS redefiniu os processos de operação do armazém para que fosse possível reduzir a quantidade de material utilizado na expedição dos nossos produtos. Desta forma existiu uma redução em 51% e 35% no consumo de papel e plástico, respetivamente, face a 2021. Redução de papel As lojas NOS reduziram o consumo de papel, em 65% na produção de folhetos e 21% de consumo de papel em loja em 2023 A Nos juntou-se à iniciativa Eco Rating , que avalia o impacto ambiental de todo o ciclo de vida dos telemóveis, desde a sua produção ao transporte, utilização e fim de vida. ❔Sabia que uma árvore compensa as emissões resultantes do uso de um telemóvel durante um ano❔ Através da plantação, tencionamos remover da atmosfera uma quantidade de CO2 equivalente às emissões associadas à utilização dos respetivos equipamentos. 😉 Saiba mais sobre a iniciativa 1 compra = 1 árvore . Fazer é onde tudo começa. Ajude-nos a fazer a diferença. Quem faz, faz a diferença🌱
João H.
Dia Green “1 compra = 1 árvore” – Abril 2025
Quem faz, faz a diferença 🍃 Fazer é onde tudo acontece. De 7 a 13 de abril de 2025, por cada compra feita, a NOS vai plantar uma árvore. 🌱🌍 A sustentabilidade é um dos pilares da empresa e queremos, juntamente consigo, contribuir para fazer a diferença.🌲🌳 Acreditamos no poder da tecnologia para combater os desafios ambientais e sociais que enfrentamos. 🤗 A iniciativa 1 compra = 1 árvore decorre em qualquer Loja NOS e na Loja Online, e abrange a aquisição dos seguintes produtos e serviços: Pacotes NOS Tarifários Voz Móvel Tarifários Net Móvel Alarme Inteligente Acessórios Reciclados Descontos até 30% em acessórios reciclados iPhones Recondicionados Desconto de 10% em iPhones recondicionados Acompanhe o número de árvores que contamos plantar A plantação das árvores vai acontecer entre outubro e março, numa época mais favorável ao seu crescimento. Nas duas edições de 2024, conseguimos angariar 25 000 árvores para plantação. Conheça as edições anteriores em maior detalhe: O projeto de arborização de zonas florestais decorrerá no centro e norte do País, em zonas onde a NOS está a desenvolver um projeto de reflorestação num modelo de plantação misto de pinheiro bravo, carvalho roble, castanheiro e outras espécies adequadas a cada localização. Este projeto de reflorestação alia a captação de carbono, proteção da biodiversidade e resistência natural a incêndios florestais, através da plantação de diversas espécies nativas mais resistentes ao fogo, recuperando também linhas de água e corredores ecológicos. O que pode fazer para fazer a diferença Retomas NOS Entregue o smartphone que já não usa e ganhe dinheiro com o seu telemóvel antigo.Com as Retomas NOS , ao entregar o seu telemóvel antigo, numa loja NOS, recebe um voucher para comprar um novo e assim contribui para sustentabilidade ambiental. Descubra mais sobre as Retomas NOS: Recondicionados NOS Invista num telemóvel recondicionado, com certificado de qualidade e garantia. Ao escolher um smartphone recondicionado, contribui para uma economia circular e reduz o desperdício. Encontre telemóveis como novos ou com marcas mínimas de utilização em Garantidos NOS . Sustentabilidade Preserve a vida de bateria do seu telemóvel, desligando da tomada quando está 100% carregado para não danificar a longevidade. O que a NOS está a fazer Conheça em detalhe as soluções e projetos que visam a minorar o impacto ambiental: Contratos 100% digitais Ao digitalizar todos os processos que eram realizados em papel é possível poupar mais de 6 milhões de folhas de papel por ano. Saiba como pode ajudar, ativando a fatura eletróncia: Comando UMA O comando 5.0 da Box UMA TV 4k é mais sustentável. Fabricado com plástico 100% reciclado e com uma embalagem sem plástico, com papel 100% reciclado.Esta solução possibilita uma redução de 14 toneladas de plástico virgem por ano. Conheça o comando 5.0: Embalagens ecológicas Todos os kits de autoinstalação são de cartão 100% reciclado e com tintas ecológicas à base de água. Numa produção de 65 mil kits por ano, evitando matérias tradicionais como plástico. Kits de autoinstalação A NOS está a rever a estratégia de packaging para os produtos de autoinstalação, permitindo reduzir a quantidade de material utilizado. Foram assim evitados mais de 4 toneladas de cartão por ano. Conheça tudo sobre a autoinstalação de equipamentos: Eficiência energética Giga Router produzido com 100% plástico reciclado e com uma eficiência energética superior, comparativamente às versões anteriores, e box UMA com modo de poupança de energia possibilitam uma redução de 614 545 kWh por ano (-10x energia). Saiba mais sobre o Giga Router Wi-Fi 6: Frota eletrificada A NOS está a descarbonizar o seu parque de viaturas, reduzindo as emissões associadas ao consumo de combustíveis fósseis. Desta forma foi possível evitar 417 toneladas de emissões de CO2 desde 2021. Logística mais verde A NOS procedeu à instalação de painéis solares nos seus armazéns, permitindo a redução de 36% de consumo face a 2021. Expedição sustentável A NOS redefiniu os processos de operação do armazém para que fosse possível reduzir a quantidade de material utilizado na expedição dos nossos produtos. Desta forma existiu uma redução em 51% e 35% no consumo de papel e plástico, respetivamente, face a 2021. Redução de papel As lojas NOS reduziram o consumo de papel, em 65% na produção de folhetos e 21% de consumo de papel em loja em 2023 A Nos juntou-se à iniciativa Eco Rating , que avalia o impacto ambiental de todo o ciclo de vida dos telemóveis, desde a sua produção ao transporte, utilização e fim de vida. ❔Sabia que uma árvore compensa as emissões resultantes do uso de um telemóvel durante um ano❔ Através da plantação, tencionamos remover da atmosfera uma quantidade de CO2 equivalente às emissões associadas à utilização dos respetivos equipamentos. 😉 Saiba mais sobre a iniciativa 1 compra = 1 árvore . Fazer é onde tudo começa. Ajude-nos a fazer a diferença. Quem faz, faz a diferença🌱
João H.
Novidades UMA TV – Tops de Streaming
As novidades e melhorias da UMA TV continuam, para que usufrua do melhor entretenimento, com a box preferida dos portugueses. 😊 Para tornar a sua experiência de TV da NOS cada vez mais simples e intuitiva tornámos mais rápido o acesso aos melhores conteúdos do streaming. Na nova área Tops de Streaming pode encontrar os conteúdos em destaque das plataformas de streaming: TV Cine+ NOS Studios+ Disney+ Prime Vídeo Aceder à área Tops de Streaming Para aceder à área Tops de Streaming, aceda à área de “Inicio” no menu principal da UMA TV e escolha “Tops de Streaming.”. Nesta área pode escolher a plataforma de streaming que pretende e consultar os seus conteúdos em destaque. Ficou com duvidas sobre esta atualização? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes: Quem vai ter acesso à área Tops de Streaming? Todos os clientes NOS com boxes UMA TV e UMA TV 4K (UMA v1 e v2) terão acesso à novidade. Sou cliente UMA mas não tenho subscritos estes serviços de streaming. Consigo ver os conteúdos? Não, apesar dos conteúdos aparecem disponíveis na pesquisa e na área “Início”, para todos os clientes, apenas os clientes com subscrição das respetivas plataformas de streaming conseguirão visualizar os mesmos. Se um conteúdo estiver disponível na Disney+ e em outro local (ex.: Canal Videoclube ou SVOD) consigo ver? Se se tratar de um conteúdo não exclusivo da Disney+ e o mesmo estiver disponível noutro local, irá aparecer a opção de visualização na página de detalhe do conteúdo. Que conteúdos aparecem nos Tops de Streaming? Os conteúdos disponíveis nos Tops de Streaming na área “Início” são os conteúdos em destaque de cada uma das plataformas de streaming, atualmente TVCine+, NOS Studios, Disney+ e Primei Vídeo. Tenho uma conta Disney+ e Prime Vídeo fora da NOS, posso usar para ver os conteúdos na UMA? Sim, pode fazer login nas apps Disney+ e Prime Video na UMA com uma conta que já tenha. Não encontro conteúdos Netflix na nova área. Os conteúdos Netflix, neste momento, não estão disponíveis na nova área, mas é possível aceder à aplicação Netflix na box UMA através de: Menu > Apps > Entretenimento. Os conteúdos que vi em destaque ontem na área são diferentes dos que vi hoje. Porquê? Os conteúdos em destaque vão alterando de forma a mostrar os principais destaques do momento, para cada uma das plataformas. A ordem pela qual aparecem também se vai alterando. Conheça melhores os serviços de streaming que a NOS disponibiliza: Desfrute do que a UMA tem para si e partilhe connosco a sua experiência. O que achou das novidades? O seu feedback é importante para que possamos continuar a melhorar. Continue a ajudar-nos a melhorar a UMA TV.
Bem-vindo à área Ajude-nos a Melhorar
Bem-vindo à área Ajude-nos a Melhorar. Olá comunidade Criámos esta área porque a vossa opinião é muito importante para a NOS! Sempre que tiverem sugestões nos serviços e apps da NOS, podem partilhar connosco nesta secção 😀. É fácil, basta procurar o tópico onde estamos a recolher feedback sobre o tema e comentar 😀. Esta área é para si. Partilhe connosco as suas sugestões e participe nas conversas sobre as ideias de outros utilizadores. Aqui pode acompanhar todas as sugestões para os serviços, equipamentos e funcionalidades NOS. Regras de ouro na área Ajude-nos a Melhorar: Simplifique: torne as suas sugestões claras e objetivas para que sejam fáceis de compreender. Sempre que possível utilize imagens para exemplificar. Mantenha o foco em cada tópico: não desvie o conteúdo de um tópico para outros temas. Para facilitar a navegação e encontrar rapidamente a informação é fundamental que respeite a organização desta categoria. Utilize a pesquisa: antes de tentar criar um novo tópico, utilize a pesquisa. Caso não exista nenhum tópico sobre o tema, envie uma mensagem privada a um moderador, para que seja considerada a hipótese de criar uma publicação sobre esse assunto. Evite SPAM e conteúdo indevido: esta área é destinada a sugestões sobre os produtos e serviços oferecidos pela NOS. Para outros temas, pedimos que utilize as outras categorias do fórum. Contribua: as melhores sugestões que venham a ser implementadas serão anunciadas no Fórum NOS. Para participar, entre num dos tópicos disponíveis e deixe-nos a sua sugestão. 😀 Já criámos o primeiro artigo, participe no Questionário Funcionalidade de Download App NOS TV . 😀 Caso tenha alguma dúvida, partilhe connosco.
Mário P.
Como alterar o número de telemóvel ou de telefone fixo atribuído
Ao aderir a um tarifário de comunicações, fixo ou móvel, é automaticamente atribuído um número para que possa fazer e receber comunicações. ☎ Saiba , neste artigo, como pode alterar o número de telemóvel ou de telefone fixo que tem ou lhe foi atribuído, para um outro número aleatório ou preferencial. Se está a pensar em alterar o seu número, há algumas informações importantes a ter em conta. Aqui ficam os detalhes: Tarifário pré-pago: o valor é debitado do saldo, por isso, certifique-se de que tem saldo suficiente no momento da alteração. Tarifário pós-pago: o custo será incluído na sua fatura após a alteração. Telefone fixo: o valor é debitado na fatura subsequente à alteração. Opções de numeração Conheça as opções de tipo de numeração possíveis para alterar o número que foi atribuído: Aleatório: número atribuído aleatoriamente. Preferencial: número preferencial indicado pelo cliente, com um significado próprio e para o desenvolvimento da atividade. 📌 Nota: os números móveis podem ser alterados para um número aleatório ou um número preferencial. Já os números fixos só podem ser alterados para um número aleatório. Particularidades número fixo: Saiba quais as condições especificas para a alteração do número fixo: Os números da Gama 2 dependem da localização da morada de instalação: Lisboa 21, Porto 22, Setúbal 265, entre outros Os números da Gama 3: tratam-se de numeração nómada que não depende da morada de instalação não é possível atribuir números desta gama, exceto quando o cliente está a recuperar um número em quarentena. Alterar o número Saiba tudo o que precisa antes de prosseguir com a alteração, tenha em conta os seguintes pontos: Se tiver um pedido de portabilidade em curso, terá de aguardar a sua conclusão antes de poder alterar o número. Não pode haver faturas em atraso. Consulte os valores a pagamento na app my NOS ou na área de cliente my NOS. A alteração pode ser feita ligando para a linha de atendimento e apenas pode ser solicitada a cada 30 dias. 📌 Importante: Sempre que altera o número, o voice mail é reiniciado e todas as mensagens existentes são apagadas. Será necessário configurar novamente as suas opções. Saiba tudo sobre telemóvel e telefone fixo em: Se tiver dúvidas, partilhe connosco! 👇😊
João H.
Canal História - Estreia "Maravilhas Sagradas com Dennis Quaid"
Assista à estreia de Maravilhas Sagradas com Dennis Quaid, dia 7 de abril 2025 às 22h15, no Canal HISTÓRIA. Os mistérios da fé e relíquias sagradas são o tema central da nova série documental que chega ao Canal HISTÓRIA. Acompanhe-nos numa jornada fascinante através de locais e objetos emblemáticos que marcaram a história religiosa e espiritual da humanidade. Uma viagem aos grandes mistérios da fé Apresentada pelo reconhecido ator Dennis Quaid (A Substância, O Dia Depois de Amanhã, Longe do Paraíso), a série mergulha em histórias, mistérios e artefactos que intrigam crentes e estudiosos há séculos. Desde a Arca da Aliança, a Arca de Noé, o Santo Graal, a Fonte da Juventude, o Calendário Maia, a Pedra Filosofal, a Coroa de Espinhos, entre outras, até relíquias veneradas em diferentes culturas, prepare-se para uma aventura épica que promete desvendar os segredos mais profundos da história sagrada Não perca esta oportunidade de explorar os mistérios da fé através dos olhos de um dos atores mais respeitados de Hollywood. 💢Segundas-feiras às 22h15 no Canal HISTÓRIA, na posição 112. 💢 O Canal HISTÓRIA é o único canal de documentários com produção própria em Portugal, que procura despertar a curiosidade do espectador, levando-o à profundidade das histórias que definem o esforço humano. Disponível na posição 112 (HD) e 612 (SD).
João H.
Descontinuação do NOS Proteção Net 360º - O que fazer?News
Na NOS, trabalhamos continuamente para oferecer as melhores soluções e garantir a sua segurança digital. Como parte desta evolução, o serviço NOS Proteção Net 360º é descontinuado a partir de 31 de março de 2025, deixando de fazer parte da oferta dos produtos e serviços NOS. Queremos que continue protegido! Por isso, sugerimos as seguintes alternativas para manter a sua defesa contra ciberataques: 🔒 Navegação Segura O serviço que bloqueia o acesso a sites sinalizados como perigosos, protegendo-o, em tempo de real, de ameaças online como phishing, usurpação de dados pessoais, vírus e malware. 🛡️️️️️️️️️⚔️. Saiba mais sobre o serviço em: 👉 Para ativar fale connosco, aqui, no Fórum NOS ou aceda a NOS Navegação Segura 🛡️ F-Secure Total Um serviço completo que combina antivírus, VPN e proteção avançada contra ataques online, garantindo segurança e privacidade em todas as atividades digitais, agora disponível diretamente através da F-Secure. 🔗 Subscreva em F-Secure Total O que precisa de fazer? Até 31 de março de 2025: Pode continuar a usar a aplicação NOS Proteção Net 360º normalmente. Após esta data: A aplicação deixará de estar disponível. Recomendamos desinstalá-la. Se optar pelo F-Secure Total, deverá instalar a aplicação diretamente através do site da F-Secure. Tem uma subscrição anual ativa? Caso tenha uma subscrição com meses remanescentes, contacte-nos para tratar do reembolso, ou caso tenha alguma questão adicional. Contamos ter novidades em breve para que possamos partilhar. Obrigado,
Ajude-nos a melhorar a App NOS TV
A App NOS TV permite ver TV em todo o lado, onde e quando quiser. Já ganhou por várias vezes o prémio Escolha do Consumidor e foi também eleito Produto do ano . Para que continue a ver os melhores conteúdos e seguir as suas séries e filmes preferidos a qualquer hora e em qualquer lugar, a sua app preferida pretende continuar a melhorar. Para isso, precisamos que entre em cena . A sua opinião é muito importante para nós! Só com o feedback e opinião de quem a utiliza diariamente poderemos continua a melhorar a App NOS TV. Queremos garantir que tem a melhorar experiência de navegação e visualização, para que não perca nada! Partilhe connosco as suas opiniões ou sugestões sobre a App NOS TV! O que achou das mais recentes funcionalidades disponíveis na App NOS TV? Picture-in-Picture (PiP) Pode ver o jogo de futebol enquanto navega nas suas redes sociais ou comenta o jogo com os seus amigos por mensagem; NOS Play integrado na App NOS TV Aceda ao catalogo NOS Play diretamente na App NOS TV, navegue mais facilmente e veja uma maior variedade de filmes e séries; Visualizar app através de Chromecast e Airplay Veja os seus programas preferidos da NOS TV para o grande ecrã através do Chromecast ou Airplay; ​​​ Gostou das funcionalidades implementadas, mas quer mais? Deite cá para fora ! Não queremos ficar por aqui. Ficamos a aguardar as suas sugestões .
Mário P.
Como alterar ou remover o número alternativo da conta na my NOS
A app e área de cliente my NOS têm disponíveis diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços, de forma rápida, dinâmica e cómoda, da sua conta NOS a qualquer momento. Na área “Pesquisa”, de forma rápida, através do campo de pesquisa ou pelas sugestões dos resultados mais pesquisados, procure e encontre a funcionalidade de Alterar número alternativo. Neste artigo explicamos, passo-a passo, como alterar ou remover números alternativos da conta NOS, de forma rápida e cómoda na my NOS. O número alternativo serve como alternativa para comunicações, sendo que pode ter no máximo até 3 número alternativos (telemóvel ou fixo). Para adicionar ou alterar novos números tem de ter o contacto principal telefónico preenchido com um número de telemóvel. Alterar número alternativo na app my NOS Saiba como alterar o número alternativo da sua conta na app my NOS ao seguir os passos abaixo: Aceda à app my NOS e, em “Menu”, selecione “Gestão de Conta”; Escolha “Dados de conta”; Veja os dados da sua conta e selecione o ícone do lápis. Insira o código que recebeu no número preferencial da conta NOS e escolha “Validar” Indique o novo número que pretende que seja o alternativo e, de seguida, selecione “Continuar” Por fim, recebe a informação de que o número foi alterado com sucesso. Alterar número alternativo em my.nos.pt Saiba como alterar o número alternativo da sua conta em my.nos.pt ao seguir os passos abaixo: Veja os dados da sua conta e selecione o ícone do lápis. Insira o código que recebeu no número preferencial da conta NOS e escolha “Validar” Indique o novo número que pretende que seja o alternativo e, de seguida, selecione “Continuar” Por fim, recebe a informação de que o número foi alterado com sucesso. Remover número alternativo na app my NOS Saiba como remover o número alternativo na App my NOS ao seguir os passos abaixo: Aceda à app my NOS e, em “Menu”, selecione “Gestão de Conta”; Escolha “Dados de conta”; Veja os dados da sua conta e selecione o ícone de eliminar; Confirme o número que pretende eliminar e selecione “Sim, apagar” Insira o código que recebeu no número preferencial da conta NOS e escolha “Validar” Por fim, recebe a informação de que o número foi removido com sucesso. Remover número alternativo em my.nos.pt Saiba como remover o número alternativo em my.nos.pt ao seguir os passos abaixo: Aceda a my.nos.pt e, em “Visão Geral”, selecione “Gerir conta”. De seguida, escolha “Dados de conta”; Veja os dados da sua conta e selecione o ícone de eliminar; Confirme o número que pretende eliminar e selecione “Sim, apagar” Insira o código que recebeu no número preferencial da conta NOS e escolha “Validar” Por fim, recebe a informação de que o número foi removido com sucesso. Saiba ainda como alterar o email do titular na my NOS em: Consulte ainda os serviços contratados, de forma rápida e cómoda na my NOS. Saiba como em: Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na my.nos.pt e app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store. Descubra as vantagens e tudo o que pode fazer na my NOS:
Mário P.
Lançamento Samsung Galaxy A Series – A26, A36 e A56
Os novos Samsung Galaxy A Series chegaram à NOS. 😎 Os grandes lançamentos estão na NOS e com eles os novos Samsung Galaxy Séries A. Descubra mais sobre os novos modelos Samsung Galaxy A26, Galaxy A36 e Galaxy A56, disponíveis na NOS e as suas características, neste artigo: 💢Os modelos Samsung Galaxy A Series estão disponíveis para pré-compra na Loja Online NOS.💢 Caso faça pré-compra de algum dos equipamento a data de entrega é a data de comercialização do mesmo. O pagamento de pré-compras é feito no momento da encomenda. Características dos modelos Samsung Galaxy Séries A Conheça as principais características dos novos modelos Samsung Galaxy A26, A36 e A56: Galaxy A26 5G Processador Velocidade: 2.4 GHz, 2 GHz Tipo: Octa-Core Ecrã Tamanho: 6.7" (retângulo completo) / 6.5" (cantos arredondados) Resolução: 1080 x 2340 (FHD+) Câmara Traseira: Resolução: 50 MP + 8 MP + 2 MP Abertura: F1.8, F2.2, F2.4 Auto Focus: Sim OIS: Sim Zoom Digital: Até 10x Flash: Sim Frontal: Resolução: 13 MP Abertura: F2.2 Auto Focus: Não OIS: Não Flash: Não Vídeo: Gravação: UHD 4K (3840 x 2160) @30fps Câmara lenta: 480fps @HD, 240fps @HD Armazenamento/Memória RAM: 6 GB Interno: 128 GB (106.5 GB disponíveis) Expansível: MicroSD até 2TB Rede Dual-SIM Tipo SIM: Nano-SIM Entrada SIM: SIM 1 + Híbrido (SIM ou MicroSD) Suporte: 2G, 3G, 4G LTE, 5G Sub6 Conectividade USB: Tipo-C, versão 2.0 Localização: GPS, Glonass, Beidou, Galileo, QZSS Auricular: USB Tipo-C Wi-Fi: 802.11a/b/g/n/ac 2.4GHz + 5GHz, VHT80 Wi-Fi Direct: Sim Bluetooth: v5.3 Sincronização com PC: Smart Switch Bateria Capacidade: 5000 mAh Tempo de reprodução de vídeo: Até 17 horas Removível: Não Galaxy A36 5G Processador Velocidade: 2.4 GHz, 1.8 GHz Tipo: Octa-Core Ecrã Tamanho: 6.7" (retângulo completo) / 6.5" (cantos arredondados) Resolução: 1080 x 2340 (FHD+) Câmara Traseira: Resolução: 50 MP + 8 MP + 5 MP Abertura: F1.8, F2.2, F2.4 Auto Focus: Sim OIS: Sim Zoom Digital: Até 10x Flash: Sim Frontal: Resolução: 12 MP Abertura: F2.2 Auto Focus: Não OIS: Não Flash: Não Vídeo: Gravação: UHD 4K (3840 x 2160) @30fps Câmara lenta: 240fps @HD Armazenamento/Memória RAM: 8 GB Interno: 256 GB (233.2 GB disponíveis) Rede Dual-SIM Tipo SIM: Nano-SIM (4FF), SIM-Incorporado Entrada SIM: SIM 1 + SIM 2 / SIM 1 + eSIM / Dual eSIM Suporte: 2G, 3G, 4G LTE, 5G Sub6 Conectividade USB: Tipo-C, versão 2.0 Localização: GPS, Glonass, Beidou, Galileo, QZSS Auricular: USB Tipo-C Wi-Fi: 802.11a/b/g/n/ac/ax 2.4GHz+5GHz, HE80, MIMO, 1024-QAM Wi-Fi Direct: Sim Bluetooth: v5.4 Sincronização com PC: Smart Switch Bateria Capacidade: 5000 mAh Tempo de reprodução de vídeo: Até 29 horas Removível: Não Galaxy A56 5G Processador Velocidade: 2.9 GHz, 2.6 GHz, 1.9 GHz Tipo: Octa-Core Ecrã Tamanho: 6.7" (retângulo completo) / 6.5" (cantos arredondados) Resolução: 1080 x 2340 (FHD+) Câmara Traseira: Resolução: 50 MP + 12 MP + 5 MP Abertura: F1.8, F2.2, F2.4 Auto Focus: Sim OIS: Sim Zoom Digital: Até 10x Flash: Sim Frontal: Resolução: 12 MP Abertura: F2.2 Auto Focus: Não OIS: Não Flash: Não Vídeo: Gravação: UHD 4K (3840 x 2160) @30fps Câmara lenta: 240fps @HD Armazenamento/Memória RAM: 8 GB Interno: 256 GB (234.4 GB disponíveis) Rede Dual-SIM Tipo SIM: Nano-SIM (4FF), SIM-Incorporado Entrada SIM: SIM 1 + SIM 2 / SIM 1 + eSIM / Dual eSIM Suporte: 2G, 3G, 4G LTE, 5G Sub6 Conectividade USB: Tipo-C, versão 2.0 Localização: GPS, Glonass, Beidou, Galileo, QZSS Auricular: USB Tipo-C Wi-Fi: 802.11a/b/g/n/ac/ax 2.4GHz+5GHz, HE80, MIMO, 1024-QAM Wi-Fi Direct: Sim Bluetooth: v5.3 Sincronização com PC: Smart Switch Bateria Capacidade: 5000 mAh Tempo de reprodução de vídeo: Até 29 horas Removível: Não Campanhas Pré-Venda Durante a fase de pré-compra, de 21 de março a 13 de abril de 2025, todos os modelos têm as seguintes ofertas associadas: Dobro do Armazenamento Modelo de memória superior disponível ao preço da memória inferior Em pré-vendas, memórias mais baixas de cada modelo indisponíveis, sendo que ficam disponíveis na fase de lançamento, a partir de 13 de abril Adaptador de Carregamento Oferta de adaptador de carregamento, de 25W ou 45W dependendo do modelo, disponível apenas na fase de pré-compras. Em compras na loja física, a oferta é redimível através do preenchimento do formulário em nos.pt/ofertas. Em compras online, oferta automaticamente associada à compra. Saiba como fazer a pré-compra dos equipamentos na Loja Online: O 5G da NOS traz uma rede mais robusta, que permite transportar uma enorme quantidade de dados para diferentes dispositivos. Saiba mais em: Decubra como consultar a disponibilidade do equipamento numa Loja NOS e acompanhar o estado de encomendas: Partilhe connosco o que achou deste lançamento e quaisquer questões que possam surgir. 🤗
Glossário Fórum NOS de A a Z
E porque no Fórum NOS estamos sempre atentos às vossas sugestões, juntámos uma lista, com algumas definições das expressões, siglas e palavras mais utilizadas, e que podem ser úteis quando usam os serviços NOS. 🆒 Assim esperamos ajudar na procura de informação, assim como no esclarecimento das dúvidas que possam surgir entre os utilizadores do Fórum. 🙂 Saibam tudo, de A a Z: A Analógico - Sinal eletromagnético contínuo utilizado para veicular dados, sons e imagens, e no qual assenta a transmissão do atual serviço de radiodifusão televisiva terrestre. APN (“Access Point Name”) - Plataforma que permite estabelecer a ligação com as operadoras e aceder aos serviços (internet, MMS, rede). App, aplicação ou aplicativo (“aplication") - É um programa de computador, telemóvel ou tablet. B BIT/S (bps) - Unidade de medida da velocidade de transmissão binária. É usual a utilização de múltiplos, tais como KBits/s e MBits/s. Box – equipamento que permite ver televisão e aceder a conteúdos interativos. Browser - Programa de software, instalado em computadores pessoais, usado para consultar, procurar e visualizar informações em sites ligados à Internet. Byte (“Binary Term”) - Conjunto de bits que representam um único caracter. Cada byte possui oito bits. C CATV ("Community Antenna Television")- sistema de transmissão de conteúdos de televisão ou rádio através de cabo coaxial. Cabo Coaxial - é um tipo de cabo condutor utilizado para transmitir sinais, formado por várias camadas de condutores e isolantes. É um cabo muito utilizado para distintos propósitos, incluindo as telecomunicações, como a Televisão e Internet. D DECT (Digital Enhanced Cordless Telecommunications) - é um padrão utilizado pelos telefones sem fios, baseado no uso de energia de ondas de radiofrequência. Default Gateway - permite que um dispositivo numa rede comunique com equipamentos noutra. Pode ser considerado um intermediário entre a rede local e a internet. DHCP (“Dynamic Host Configuration Protocol”) - Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede. Através do DHCP é possível fazer uma configuração automática e dinâmica de computadores que estejam ligados a uma rede TCP/IP. DMZ (Demilitarized zone) - num router é um host na rede interna que tem todas as suas portas TCP e UDP abertas e expostas, exceto as portas encaminhadas. DNS (“Domain Name System”) - Sistema que efetua a correspondência entre nomes de computadores e endereços IP, inteligíveis para os equipamentos informáticos ligados em rede na Internet. Os servidores DNS são os responsáveis por localizar e traduzir para IP os links dos sites, sendo que existem DNS Dinâmicos, capazes de atualizar automaticamente. DOCSIS (“Data Over Cable Service Interface Specification”) - é um padrão internacional para transmissão de dados por uma rede de cabos coaxiais. É utilizado para fornecer o acesso à Internet numa infraestrutura de rede HFC. Domínio (“Domain”) - Rede ou parte de rede informática em que todos os computadores são controlados por uma mesma máquina. Por exemplo, o endereço web da NOS é www.nos.pt, o domínio é "pt" que o identifica como sendo um endereço que pertence ao domínio português. Download - Processo de receber, no computador, dados (por exemplo, um ficheiro com uma imagem ou um programa) de um computador, geralmente um servidor. DSL (xDSL) (“Digital Subscriber Line”) – Conjunto de tecnologias de linha digital, denominadas DSL, ou xDSL, com capacidade de transformar linhas de cobre em linhas digitais de alta velocidade e suportar serviços avançados de maior largura de banda, como acesso rápido à Internet e vídeo-on-demand. Dual Band - Permite a utilização das redes GSM 900 e GSM 1800. A comutação entre as duas redes é feita automaticamente quando uma das redes está saturada ou não tem cobertura. DVB ("Digital Video Broadcasting") - tecnologia que permite a transmissão de televisão digital. Existem várias derivações desta tecnologia, por exemplo DVB-C ("Digital Video Broadcasting - Cable"), DVB-S ("Digital Video Broadcasting — Satellite) e DVB-T ("Digital Video Broadcasting — Terrestrial"). DVR (“Digital Video Recorder”) – Sistema de gravação de vídeo que permite gravar os programas e reproduzi-los, depois, a qualquer momento. E Ethernet – As redes Ethernet usam, normalmente, cabos coaxiais que interligam vários computadores. Cada um acede à rede, em concorrência com os outros, onde depois são aplicadas regras designam qual o computador que deve transmitir informação num determinado instante. Extender - dispositivo que expande o sinal de Wi-Fi. F Fast Ethernet – cabo de rede padrão que transfere dados em taxas até 100 Mbs. Fibra – Fabricada a partir de vidro ou plástico, a fibra ótica é flexível e é utilizada como condutora com alto rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Por não sofrer interferências eletromagnéticas, tem uma grande importância em sistemas de comunicação de dados. Fibra escura – infraestrutura, semelhante a fibra ótica, instalada que não é utilizada e por isso não emite sinais óticos. Firewall – Proteção com base em software utilizado em redes de dados, contra o acesso externo de utilizadores não autorizados. FTP (“File Transfer Protocol”) - Protocolo de rede usado para transferir arquivos entre computadores, numa arquitetura cliente-servidor. FTTH (“Fiber To The Home”) - É uma tecnologia de interligação de residências através de fibra ótica para o fornecimento de serviços de TV digital, Radio Digital, acesso à Internet e telefone. G Gb (Gigabit) - Unidade de medida de quantidade de informação digital. GPRS (“General Packet Radio Service”) - Evolução do sistema GSM, baseado na troca de pacotes, que permite velocidades de transmissão até 115 Kbps. GSM (“Global Standard for Mobile Communications”) - Padrão utilizado em sistemas digitais de comunicações móveis 2G. H HD (“High Definition”) - Alta definição é o termo usado para caraterizar tecnologia que possibilita alta resolução de imagem para vídeo. HDMI (“High Definition Multimedia Interface”) - Este cabo é usado para conectar conversores HDMI a HDTVs e permite que informações de áudio e vídeo passem do conversor para a HDTV sem haver perda de dados. HFC (“Hybrid Fiber Coaxial”) - Infraestrutura da rede, partilhada por segmentos de rede coaxial e fibra. HTTP (“Hyper-Text Transport Protocol”) - Protocolo de rede utilizado para movimentar ficheiros de hipertexto na World Wide Web. HTTPS (“Hyper Text Transfer Protocol Secure”) - É uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada, depois de verificada a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. HUB – Tem a função de interligar vários computadores numa rede, permitindo a ligação de vários equipamentos num ponto de rede único, ao mesmo tempo que distribui informações e conexões. I IP (“Internet Protocol”) - Responsável pela identificação das máquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas. IPTV (“Internet Protocol Television”) - tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitai, tem como meio de transporte de seu conteúdo o protocolo de internet Iris – Serviço pioneiro da NOS, na experiência interativa e é líder de mercado. A materialização do conceito de TV "anytime, anywhere". ITED (Instalações de Telecomunicações em Edifícios) - É o regime de projeto e instalação das infraestruturas de telecomunicações em edifícios e respetivas ligações às redes públicas de telecomunicações. L Lag (Latência) - Tempo que um pacote de dados leva a partir de um computador local até ao seu destino. LAN (“Local Area Network”) - Rede local de comunicações de dados em ambiente delimitado que permite a interligação de um grupo de computadores. LNB (“Low-noise block converter”) - é um equipamento utilizado na receção de sinais de satélites. O LNB capta o sinal e faz uma redução da frequência para ser injetado no cabo coaxial que está ligado ao recetor. LTE (“Long Term Evolution”) - LTE é uma tecnologia 4G de banda larga para dispositivos móveis. M MAC Adress (Media Access Control) - é um endereço físico e único que liga um equipamento à rede. Mbps (Megabit por segundo) - Unidade de medida de velocidade de transmissão da informação digital. MIMO (“Multiple-input and multiple-output”) - é uma forma de transmissão através de várias antenas de transmissão e receção no router. Uma das variantes desta tecnologia é o MU-MIMO, que permite ao router manter 4 ligações com outros equipamentos. MMS (“Multimedia Messaging Service”) - Sistema de mensagens para dispositivos móveis que possibilita o envio de conteúdo multimédia (imagem, áudio, vídeo). Possível em GPRS, 3G e 4G. Modem – equipamento utilizado na conexão à internet que faz a modulação de um sinal digital numa onda analógica transmitida por uma linha telefónica e que, por sua vez, transforma o sinal analógico em digital. Multiroom - serviço que permite ao cliente ver vários canais em todas as divisões da sua casa, sem ser necessário ter uma box em todos os espaços. N NPVR (“Network Personal Video Recorder”) - é o uso do armazenamento de conteúdos e da tecnologia de streaming que permite que os espectadores controlem o tempo, o método e a visualização do programa. Normas Wi-Fi (B, G, N e AC) - regra que define os padrões de transmissão e codificação da rede Wi-Fi. Para saber mais sobre este tema, clique aqui. O OLT (“Optical Line Terminal ou Termination”) – o terminal de linha ótica é um dispositivo de hardware do endpoint de uma rede ótica passiva, gere o sistema e apresenta uma interface de conexão à rede. ONT (“Optical Network Terminal”) - é o equipamento no qual termina a ligação de Fibra que vem da rua e onde começa a sua ligação privada de casa. P Package/pacote – Limite de bits possível ser transmitido por uma rede de comunicações de troca por pacotes. Packet Loss – É o que ocorre quando um ou mais pacotes que navegam numa rede de computadores falham em alcançar o destinatário, sendo um dos erros previstos na transmissão de dados. PD (Ponto de distribuição) - É o ponto de separação entre a rede de distribuição e a rede intermédia ou a rede de cabos de edifícios, quando não existe a rede intermédia. Ping (“Packet InterNet Groper”) – Permite saber se um determinado equipamento remoto está acessível, assim como dá informação sobre o próprio estado da rede (ex. latência, congestionamento, etc). PLC (“Power Line Communication”) - tecnologia que utiliza a infraestrutura física mais disseminada no mundo: a rede de energia elétrica. Muito útil na passagem de rede/internet para outros pisos da casa. Port Forwarding - Significa permitir que o tráfego de entrada chegue a uma determinada aplicação ou serviço em execução, instalada num dispositivo, seja ele um tablet ou computador. Port/Porta/Porto - Interface física de entrada/saída de um equipamento informático. POTS (Plain Old Telephone System) - são ligações telefónicas por discagem estabelecidas com a rede pública. Protocolo (PPP/SMTP/TCP/TCP-IP) - Conjunto de regras que define a forma como dois sistemas comunicam entre si. PUR (Política de Utilização Responsável) - No caso de se verificar uma utilização individual excessiva, face à média de utilização efetuada pelos restantes clientes, poderão ser aplicadas medidas restritivas na utilização do serviço, evitando desta forma a degradação da qualidade de serviço ou a integridade da própria rede. PVR (“Personal Video Recorder”) - é um dispositivo de gravação de TV interativo, grava e reproduz conteúdos de televisão, armazenando-os em formato digital. Q QAM ("Quadrature Amplitude Modulation") - modulação de amplitude em quadratura, é utilizada em serviços de TV que precisam de uma taxa elevada de transferência de informação. QoS (“Quality of Service”) - Designação utilizada para um conjunto de parâmetros que caracterizam o desempenho, por exemplo, de um circuito, de uma rede ou de um serviço. R RDIS (ISDN) - Conjunto de infraestruturas de telecomunicações que possibilitam a oferta de ligações digitais entre pontos terminais para suporte de uma gama variada de serviços, tais como telefone e vídeo conferência. Repetidor - Dispositivo utilizado para refortalecer o nível de um sinal a ser transmitido, que sofreu atenuação devido à distância já percorrida. Reset – Reposição de configurações iniciais de um equipamento. RF (Rádio Frequência) - Sinal analógico, por impulsos elétricos. Router - Equipamento responsável pelo encaminhamento dos pacotes de informação da sua origem ao seu destino, numa rede de troca por pacotes. S SCART (“Syndicat des Constructeurs d'Appareils Radiorécepteurs et Téléviseurs”) - Conector de 21 pinos para ligar equipamento áudio e vídeo a aparelhos de televisão. SD (“Standard Definition”) - Definição padrão, mais antiga e ultrapassada, embora ainda utilizada em muitas transmissões de emissoras de TV. Smartphone – Equipamento que combina recursos de computadores pessoais (PC) e funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por aplicações executadas pelo seu sistema operativo. SMS (“Short Messaging Service”) - Serviço de mensagens curtas e, geralmente, só contém texto. SMTP (“Simple Mail Transport Protocol”) - Protocolo utilizado entre os programas que transferem correio eletrónico de um computador para outro. SNR ("Signal-to-noise Ratio") - compara o nível de sinal desejado com o nível de ruído de fundo. Habitualmente é definido em decibéis. Speedtest – Testes que permitem medir a velocidade real do serviço de internet. Streaming – Processo de receção de ficheiros multimédia (música, imagem, filme), através da internet, em que os dados são processados pelo computador que os recebe à medida que vão sendo enviados. T TCP (“Transmission Control Protocol”) - é um protocolo de nível da camada de transporte (camada 4) do Modelo OSI e é sobre o qual que se assentam a maioria das aplicações cibernéticas, como o SSH, FTP, HTTP — portanto, a World Wide Web TCP/IP - Conjunto de protocolos da internet que definem como se processam as comunicações entre vários computadores. TDT (Televisão Digital Terrestre) - Designação atribuída ao sistema de televisão digital difundida por via hertziana ou terrestre, baseado na norma DVB-T. Televisão Analógica - Possui um sintonizador interno que permite receber as transmissões analógicas, mas não recebe transmissões digitais, necessitando, para isso, de um conversor digital. Televisão Digital – Com um sintonizador interno que permite receber as transmissões digitais sem necessidade de um conversor digital. Também pode receber transmissões analógicas. U UHD (“Ultra High Definition”) - É uma nomenclatura alternativa para a resolução 4K. Portanto, dizer que uma TV é UHD ou Ultra HD é o mesmo que dizer que tem resolução 4K. UMA - Uma nova experiência de TV personalizada e líder em inovação. A mais avançada e inteligente televisão da Europa. UMTS (“Universal Mobile Telecommunications System”) - É uma tecnologia móvel de terceira geração (3G) que permite velocidades de transmissão de dados até 2 megabytes por segundo (Mbps). Upload - Enviar dados (por exemplo, um ficheiro de texto ou um programa) do próprio computador para outro computador, geralmente da estação cliente para o servidor. URL (“Uniform Resource Locator”) - Forma normalizada de indicar o endereço de qualquer recurso presente na internet. Por exemplo o URL da página principal da NOS é http://www.nos.pt. USSD (“Unstructured Supplementary Service Data”) - É uma tecnologia interativa suportada por quase todos os telemóveis. Alguns exemplos do seu uso são o envio de recargas e a consulta de saldo. O código USSD é definido pelos caracteres * e # no início e no fim dos dígitos. V VOD (“Video on Demand”) - Nome do serviço que permite aos clientes NOS assistir a filmes na TV, ou no PC/tablet/smartphone através do aluguer no Videoclube. VoIP (“Voice over Internet Protocol”) - Termo utilizado para serviço de telefone por IP (Internet Protocol, é a tecnologia que permite a realização de chamadas telefónicas na rede Internet. VoLTE (Voice over LTE) - É a tecnologia que permite a realização de chamadas de voz e vídeo através da rede 4G. Permite a transmissão destas chamadas em alta definição (HD), utilizando um protocolo onde as chamadas são tratadas como dados. VoWiFi (VoWLAN) ou Wi-Fi Calling - É a tecnologia que oferece a possibilidade de, do seu número NOS, fazer e receber chamadas através de qualquer rede Wi-Fi nacional. VPN (“Virtual Private Network”) - Rede privada virtual usada por uma empresa ou grupo privado para efetuar ligações para comunicações de voz ou dados. W WAN (wide area network) - é uma rede que abrange uma grande área geográfica, normalmente um país ou continente. WAP (“Wireless Application Protocol”) - É um serviço que permite aceder à Internet nos dos telemóveis. Através de um micro-browser é possível visualizar páginas no ecrã do telemóvel que estejam escritas numa linguagem denominada de WML. Web App (“Web Application”) – programa de software integrado no seu navegador de internet (Chrome, Firefox ou Safari por exemplo), são sites que usam tecnologias de browsers modernos para funcionar como Apps. WEP (“Wired Equivalent Privacy”) - Um padrão de encriptação de dados para redes wireless, que tem como objetivo um nível de segurança equivalente à das redes por cabo. Apesar de ser fácil de quebrar, é uma camada de proteção básica que deve estar sempre ativa. Wi-Fi - É a tecnologia que permite a um pc, telemóvel tablet ou outro dispositivo aceder à internet sem precisar de uma ligação física. Na sua rede Wi-Fi, pode criar uma rede só para convidados (Wi-Fi Guest). Esta rede permite manter a segurança e aumentar o controlo sobre os acessos. Wired - Ligação por cabo a um computador ou outro equipamento. Wireless - Comunicações sem fios. Consiste na transferência de dados e informações sem a utilização de cabos. WPA (“Wi-fi Protected Access”) – É a evolução do WEP. Um padrão de encriptação de dados para uma rede wireless. Permite uma melhoria de segurança na transmissão de informação. WPS (Wi-Fi Protected Setup) - permite ligar novos dispositivos á rede Wi-Fi de forma prática e rápida. Conheça, também, o Glossário sobre segurança Online em: Conseguimos ajudar? Gostavam de ver mais alguma definição na lista? Partilhem connosco as vossas opiniões e comentem com as vossas sugestões. 🙂
Chatbot FAB 6.5
Assistente Virtual do Fórum NOS
Logo NOS

Olá, eu sou o Assistente Virtual do Fórum NOS

As respostas obtidas na utilização desta ferramenta podem conter imprecisões ou estar incompletas, por isso não substituem aconselhamento através dos canais habituais da NOS. Recomendo que não partilhe dados pessoais durante a utilização.

Limpar histórico

Saiba mais sobre os Termos de Utilização do Assistente Virtual da NOS e partilhe a sua opinião

O que aconteceu no forum
Hall of Fame
Hall of Fame Picture

Hall of Fame de março

Vídeos de ajuda

Video iframe com botão

Utilizadores com mais Likes

Crachás

Mostrar mais