Header
Destaque F.A.Q.

Giga Router Wi-Fi 6 – Perguntas mais frequentes


Reputação 7
Crachá +2

A chegada do novo Giga Router Wi-Fi 6 da NOS, o primeiro router Wi-Fi 6 de operador do mercado, é uma grande novidade. É normal que queira saber mais sobre a nova geração Wi-Fi. :wink:

 

Neste tópico esclarecemos-lhe algumas das questões que pode ter sobre a tecnologia e equipamento Wi-Fi 6:

  1. O que é o Wi-Fi 6?

    O Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax, é o standard de tecnologia Wi-Fi da próxima geração.


     
  2. Quais são as vantagens do Wi-Fi 6?

    São muitas as mais valias da tecnologia Wi-Fi 6.


    Conheça melhor as principais vantagens abaixo:
     

    • Velocidade ultrarrápida
      O Wi-Fi 6 permite velocidades 1.5 vezes superiores quando comparado com a tecnologia anterior (Wi-Fi 5);
       
    • Melhor performance em ambientes congestionados
      O Wi-Fi 6 permite aceder a ambas as bandas 5GHz e 2.4GHz (rede que não tinha evolução tecnológica desde 2009).
      O acesso a ambas as bandas é uma mais valia, especialmente em ambientes congestionados.
       
    • Eficiência
      A tecnologia OFDMA aumenta a eficiência, tanto em uploads como em downloads. Além do mais, o Wi-Fi 6 permite larguras de banda de 5GHz até 160MHz, permitindo com esta configuração o dobro das velocidades às verificadas na configuração pré-definida (80MHz);
       
    • Mais equipamentos ligados em simultâneo
      As tecnologias presentes no Wi-Fi 6 permitem um ganho na eficiência e na estabilidade dos equipamentos ligados, quando a rede está congestionada.
      O Wi-Fi 6, para além da tecnologia OFDMA, introduz também uma otimização na funcionalidade UM-MIMO, já disponível anteriormente. Desta forma o router comunica com múltiplos equipamentos em simultâneo, aumentando a eficácia e o desempenho da rede.
       
    • Menor consumo energético
      A tecnologia Target Wake Time (TWT) permite que os dispositivos ligados à rede façam a gestão da frequência com a qual estão conectados, para envio e receção de dados, reduzindo assim o consumo de energia e consequentemente o aumento da duração da bateria dos equipamentos.
      ​​​​

    ​​​​


     
  3. Como posso trocar o meu router pelo Giga Router Wi-Fi 6?

    O Giga Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos e atuais clientes com velocidades contratadas de 1 Gbps.


     
  4. Que equipamentos suportam a tecnologia Wi-Fi 6 e como sei se o meu equipamento é compatível?

    Grande parte dos novos equipamentos lançados no mercado contam já com a tecnologia Wi-Fi 6.

    Desde 2020 que tem vindo a crescer o número de equipamentos que suportam esta tecnologia, alguns dos quais estão disponíveis na nossa loja online.


    Consulte alguns exemplos de equipamentos compatíveis:

    Smartphones

    Samsung Galaxy S10, S10E, S20, Note 10 e Fold
    Iphone SE 2020, 11, 11 Pro, 11 Pro Max, 12, 12 Mini, 12 Pro

    LG V60 ThinQ
    Huawei P40 Pro
    Motorola Edge Plus
    OnePlus 8 e 8 Pro
     

    PC’s
    Microsoft Surface Pro, Asus Chromebook Flip c436, Dell XPS 13 (2020), HP Spectre x360, Lenovo Yoga c940, LG Gram 17, MSI Prestige 14, Acer Aspire 5

     

    Consolas

    Playstation 5

    Para saber se o seu equipamento é compatível, verifique na embalagem se consta a informação ou logotipo “Wi-Fi 6” ou “Certificado Wi-Fi 6”.
     

     

     

  5. Como sei se o meu equipamento está ligado por Wi-Fi 6?

    O seu equipamento ao estar ligado por Wi-Fi6 tem identificada a rede Wi-Fi 6 junto ao habitual símbolo do Wi-Fi.
     

     


     
  6. Quais são as principais diferenças em relação ao router anterior, Wi-Fi 5?

    As melhorias relativamente ao Wi-Fi 5 são evidentes, mas o que mais se destaca é a rapidez e a eficiência.
    O Wi-Fi 6:

    • Permite ligações 1,5 vezes mais rápidas;
    • Suporta mais dispositivos ligados em simultâneo sem que a velocidade seja prejudicada de forma substancial (até 100 equipamentos ao mesmo tempo);
    • A latência é menor;
    • Existe uma redução de até 7 vezes do consumo de energia;

     

    Consulte o nosso tópico com o comparativo das duas gerações de Wi-Fi. Conheça as principais diferenças entre as tecnologias Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6, aqui.


     
  7. Porque preciso de um router com Wi-Fi 6 em minha casa?

    Numa altura em que o teletrabalho e as aulas online estão presentes na nossa vida, muitas vezes existe a necessidade ter vários equipamentos ligados em simultâneo à rede Wi-Fi, em diferentes divisões da casa.

    É também uma mais valia para quem faz videochamadas, partilha ficheiros de grandes dimensões ou até para entretenimento, como jogos online ou ver séries e filmes em streaming.

    É necessário termos uma solução de topo e o Giga Router Wi-Fi 6 permite que todas estas tarefas sejam mais rápidas e mais eficientes, devido à velocidade ultrarrápida, maior cobertura em toda a casa e a possibilidade de ter toda a família ligada em simultâneo.

 

Partilhe connosco outras questões que tenha sobre o novo GiGA Router Wi-Fi 6 ou a tecnologia Wi-Fi 6, estamos disponíveis para ajudar a esclarecer. 😊

 

Ligue-se ao novo Giga Router Wi-Fi 6 da NOS, o primeiro router de operador com Wi-Fi 6 do mercado!

Descubra também as principais diferenças entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6, num artigo comparativo das duas gerações de Wi-Fi.


71 Comentários

Para quando FTTH na zona de Rua do Sobreiro, Matosinhos Senhora da hora? Sabe dizer?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Hugo Filipe Sousa Pimentel

Pedimos que nos indique o código-postal da zona em questão, por favor. Vamos verificar a cobertura. 

Obrigada 

Olá Ana, 

 

Boa tarde, o meu código postal é 4460-429. Consegue ajudar por favor.

 

Cumprimentos,

Reputação 6
Crachá

Olá, já experimentou ver a cobertura aqui: https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx

Obrigada 

Olá, já experimentou ver a cobertura aqui: https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx

Obrigada 

Obrigado, desta forma já sei o que fazer.. 

Reputação 7
Crachá +5

@Hugo Filipe Sousa Pimentel Boa noite, em qualquer caso, parece ser aconselhável que seja a moderação a efectuar o teste e a dizer-lhe qual o serviço tem na sua morada, já que quando eu faço o teste, indica que tenho fibra na minha morada, no entanto a NOS diz que não, que tenho cabo.

o giga router WiFi 6 também é para clientes fidelizado à vários anos?

Reputação 7
Crachá +5

o giga router WiFi 6 também é para clientes fidelizado à vários anos?

Bom dia, no caso, não é importante que seja fidelizado à anos, é sim importante que tenha serviço por fibra. 

sim, o meu serviço é fibra nos 4

Reputação 7
Crachá +5

sim, o meu serviço é fibra nos 4

Certo, em qualquer dos casos é conveniente que seja verificado e validado pela moderação do @Fórum, para onde deverá enviar o seu numero de cliente ou NIF acompanhado do seu código postal correto.  Ao mesmo tempo, os moderadores apurarão se é possível fazer a troca.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Hugo Filipe Sousa Pimentel, @oTonyStark, @Jose Rodrigues e @jose oliveira

@Hugo Filipe Sousa Pimentel e @jose oliveira, a comunidade deu uma ótima ajuda!

Caso tenham mais alguma dúvida ou sugestão, partilhem connosco. 

Obrigada 

Agradecia ser contactado com vista a actualização para o novo router visto ser cliente Fibra 500Mb 

obrigado 

cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +5

Agradecia ser contactado com vista a actualização para o novo router visto ser cliente Fibra 500Mb 

obrigado 

cumprimentos 

Boa tarde, envie através do perfil @Fórum o seu numero de cliente ou NIF para que os moderadores possam analisar o seu pedido e ajudar.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Ricardo Areias,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Ficaremos a aguardar o seu testemunho.

Obrigado

Pretendo ser contactado com vista a atualização para o novo router sou cliente Fibra 500Mb /100Mb

obrigado 

cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @GILBERTO PIRES AFONSO

Pedimos que nos envie o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Pretendo ser contactado com vista a atualização para o novo router sou cliente Fibra 500Mb /100Mb

obrigado 

cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +5

Pretendo ser contactado com vista a atualização para o novo router sou cliente Fibra 500Mb /100Mb

obrigado 

cumprimentos 

Bom dia, para que a moderação do Fórum possa providenciar o contacto que deseja, é necessário que remeta por mensagem privada o seu numero de cliente ou NIF para o perfil @Fórum.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Vlad,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda. 

Envie-nos por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum . 

Obrigado

Boas ,eu acho que vou de cavalo para burro desde que me trocaram o router deixei de ter net por Wi-Fi  onde sempre tive , agora não alcança 11 metros , o Bluetooth do meu smartphone apanha 20 metros a vontade , eu tenho o carro na rua e deixo o Bluetooth ligado , e fica emparelhado na mesma , ,ja a net só a tenho no escritório e  porque é por cabo 

,Vou para a cozinha o Wi-Fi ja era 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @pls14302,

Qual é o modelo do seu router NOS?

https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/gigarouter-wifi-6.aspx

Reputação 7
Crachá +1

@pls14302,

Experimentou reiniciar o router ou repor os parâmetros? 

Sim claro , ja fiz tudo , só me apetece é ir buscar o o velhinho , mas tenho de ir a loja e alem de ser deficiente motor a loja mais próxima fica a 14km 

estranho , o router que aparece na minha aria de cliente ainda é a figura do velhino 

https://cliente.nos.pt/WebSelfcare/Homepage

Comentário