Skip to main content
Header
Destaque

⚠️Depressão Kristin – O que precisa saber

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1

As condições excecionais de mau tempo associadas à Depressão Kristin, decorrentes no dia 28 de janeiro, causaram um nível de destruição sem precedentes em Portugal e tiveram impacto nas telecomunicações fixas e móveis, com maior relevância no centro e norte do País, nomeadamente nas regiões de LeiriaSantarém Coimbra, incluindo a quebra do fornecimento de energia e a destruição de cabos e infraestruturas de telecomunicações. 😟 

Os planos de contingência foram imediatamente ativados e as equipas responsáveis continuam no terreno para repor a normalidade, tão breve quanto possível, em plena articulação com a Proteção Civil e forças de Segurança.

Acompanhe as novidades neste artigo.

Atualizações

4 de fevereiro 2026

As nossas equipas técnicas continuam mobilizadas no terreno para repor, com a maior brevidade possível, os serviços fixos e móveis afetados pela Depressão Kristin. Já foi possível reativar a rede móvel em todas as sedes de concelhos, ainda que em algumas zonas de forma parcial e sujeita a instabilidade. Nos concelhos afetados, atribuímos aos clientes móveis dados ilimitados durante 30 dias. A NOS, de acordo com a legislação em vigor, vai creditar os dias sem serviço automaticamente na fatura seguinte no final do período de indisponibilidade, sem ser necessário qualquer ação da sua parte.

2 de fevereiro de 2026
Neste momento, a cobertura móvel já foi reposta em todas as sedes de concelho, exceto numa, onde será reposta durante o dia de hoje. Isto cobre as comunicações das populações no centro das provocações e dos operacionais da proteção civil. A maioria dos serviços fixos foi já recuperada, pelo que muitos dos clientes já terão acesso a comunicações fixas, caso tenham energia nas suas casas. Os restantes serviços estão gradualmente a ser normalizados, tanto no fixo como no móvel.
Neste dia disponibilizámos dados móveis ilimitados para tráfego nacional durante 30 dias aos nossos clientes residentes nos concelhos onde foi decretado estado de calamidade.

Nos concelhos afetados, atribuímos aos clientes móveis dados ilimitados durante 30 dias.
A NOS, de acordo com a legislação em vigor, vai creditar os dias sem serviço automaticamente na fatura seguinte no final do período de indisponibilidade.

Oferta de dados móveis ilimitados

De forma a minimizar os impactos provocados nos serviços fixo, disponibilizámos dados móveis ilimitados para tráfego nacional durante 30 diasentre 2 de fevereiro 2 de março de 2026aos nossos clientes residentes nos concelhos onde foi decretado estado de calamidade. Esta medida pretende assegurar que todos possam manter-se informados e em contacto com familiares no momento particularmente exigente para estas populações. 🤗

A partir do dia 2 de fevereiro, os clientes elegíveis recebem um SMS a indicar a atribuição desta oferta em todos os cartões móveis associados ao serviço, que ocorre de forma automática, podendo manter a utilização do serviço de internet e televisão, através da App NOS TV, de forma despreocupada e sem custos adicionais.

SMS:

Na sequência da calamidade causada pela depressão Kristin, disponibilizamos dados ilimitados grátis para que possa utilizar sem preocupações (válido durante 30 dias).

A quem se destina

A oferta de dados móveis ilimitados destina-se a todos os clientes móveis, nos concelhos em que foi decretado estado de calamidade, na sequência da depressão Kristin.

Conheça todos os concelhos e distritos:

Distrito de Aveiro

• Mealhada
  • Vagos
  • Águeda
  • Albergaria-a-Velha
  • Estarreja
  • Ílhavo
  • Murtosa
  • Ovar
  • Sever do Vouga

Distrito de Castelo Branco

• Castelo Branco
  • Covilhã
  • Fundão
  • Idanha-a-Nova
  • Oleiros
  • Penamacor
  • Proença-a-Nova
  • Sertã
  • Vila de Rei
  • Vila Velha de Ródão

Distrito de Coimbra

• Cantanhede
  • Coimbra
  • Condeixa-a-Nova
  • Figueira da Foz
  • Góis
  • Lousã
  • Mira
  • Miranda do Corvo
  • Montemor-o-Velho
  • Pampilhosa da Serra
  • Penacova
  • Penela
  • Soure
  • Vila Nova de Poiares

Distrito de Leiria

• Alcobaça
  • Alvaiázere
  • Ansião
  • Batalha
  • Bombarral
  • Caldas da Rainha
  • Castanheira de Pera
  • Figueiró dos Vinhos
  • Leiria
  • Marinha Grande
  • Nazaré
  • Óbidos
  • Pedrógão Grande
  • Peniche
  • Pombal
  • Porto de Mós

Distrito de Santarém

• Abrantes
  • Alcanena
  • Constância
  • Entroncamento
  • Ferreira do Zêzere
  • Golegã
  • Mação
  • Ourém
  • Rio Maior
  • Santarém
  • Sardoal
  • Tomar
  • Torres Novas
  • Vila Nova da Barquinha

Distrito de Lisboa

• Cadaval
  • Lourinhã
  • Torres Vedras

Distrito de Setúbal

• Alcácer do Sal

Se surgir mais alguma questão, por favor, partilhe connosco.
Estamos sempre disponíveis para ajudar, aqui, no Fórum NOS.

20 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • February 2, 2026

Olá todos, 😊

As condições excecionais de mau tempo associadas à Depressão Kristin causaram um nível de destruição sem precedentes em Portugal e tiveram impacto nas telecomunicações fixas e móveis, com maior relevância no centro e norte do País, nomeadamente nas regiões de LeiriaSantarém Coimbra, incluindo a quebra do fornecimento de energia e a destruição de cabos e infraestruturas de telecomunicações. 😟

Os planos de contingência foram imediatamente ativados e as equipas responsáveis continuam no terreno para repor a normalidade, tão breve quanto possível, em plena articulação com a Proteção Civil e forças de Segurança.

Neste momento, a cobertura móvel já foi reposta em todas as sedes de concelho, exceto numa, onde será reposta durante o dia de hoje. Isto cobre as comunicações das populações no centro das provocações e dos operacionais da proteção civil. A maioria dos serviços fixos foi já recuperada, pelo que muitos dos clientes já terão acesso a comunicações fixas, caso tenham energia nas suas casas. Os restantes serviços estão gradualmente a ser normalizados, tanto no fixo como no móvel.

Na sequência da calamidade causada pela Depressão Kristin, e de forma a minimizar os impactos provocados nos serviços fixo, disponibilizámos dados móveis ilimitados para tráfego nacional durante 30 diasentre 2 de fevereiro 2 de março de 2026aos nossos clientes residentes nos concelhos onde foi decretado estado de calamidade. Esta medida pretende assegurar que todos possam manter-se informados e em contacto com familiares no momento particularmente exigente para estas populações. 🤗

Lamentamos todos os inconvenientes causados por esta situação.
Qualquer questão que tenham, partilhem connosco. Estamos sempre aqui para ajudar. 

Obrigada pela vossa compreensão

Não tenho internet móvel nem fixa. Não tenho televisão, telefone fixo desde quarta feira dia 28 de janeiro 2026.

Quando da emissão da fatura relativa a estes dias irão fazer o acerto no valor?

Assim evitavam que tivesse que reclamar.

Por favor informem os clientes.

Bem hajam.

Vaz
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • February 2, 2026

Permito-me contradizer a informação pois tenho energia eléctrica na instalação reposta em pouco mais de 24 horas (desde o dia 28 as 5:00 quando o problema começou), mas continuo sem ter o acesso HFC/DOCSIS no local apesar de ser em meio urbano ( o que até é quase um “pleonasmo” desnecessário pois a NOS parece só manter com afinco e determinação o HFC nos locais onde foram implementados: as zonas urbanas com alguma dimensão… 

Só registo esta informação - que se calhar é comum a outros - para não se menorizar a destruição e os efeitos da depressão, apesar de imaginar que outros tenham limitações ainda mais severas no acesso quer ao fixo quer até ao móvel  

De qualquer modo obrigado por pensarem nalguma ajuda pelo menos aos clientes móveis

Desde o dia 28/01 que não tenho qualquer serviço do meu pacote NOS4. Apesar de já ter eletricidade há 3 dias. Nas ruas só vi técnicos da DIGI, e é através da rede desta operadora que escrevo esta mensagem onde praticamente não houve interrupção de comunicações (para refletir).

Como não existe email para reclamar (mais uma grande falha), como vão proceder na faturação da interrupção do serviço? Não vou pagar por um serviço inexistente.

Cliente  NOS C*********

Vaz
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • February 2, 2026

Acredito que a NOS será exemplar na dedução dos dias sem serviço - sem culpa do cliente - como até está previsto na legislação. Mesmo sem reclamação que agora até se tornaria difícil mesmo com meios.

Que promovam uma rápida reposição dos serviços, sejam eles quais forem.

Mas prevejo mais difículdade na parte do HFC como referi pois a devastação foi tão grande que não nos podemos admirar muito da dificuldade. Não é agradável, mas quando há quem não tenha eletricidade e quem além disso (ou mesmo com luz) nem sequer tenha teto ou outras condições essenciais nas habitações.

Apesar de também usar serviços doutras operadoras, compreendo que os obstáculos de cada uma serão diferentes e nalguns casos a menor disseminação da DIGI poderá ajudar a facilitar a distribuição dos técnicos de forma mais eficaz.

Devo ressalvar que embora não haja serviço cabo, no mesmo local tenho tido sinal móvel NOS que só uso para outros efeitos mas foi retomado - pelo menos que me apercebesse - com o regresso da eletricidade.  

Acredito que a NOS será exemplar na dedução dos dias sem serviço - sem culpa do cliente - como até está previsto na legislação. Mesmo sem reclamação que agora até se tornaria difícil mesmo com meios.

Que promovam uma rápida reposição dos serviços, sejam eles quais forem.

Mas prevejo mais difículdade na parte do HFC como referi pois a devastação foi tão grande que não nos podemos admirar muito da dificuldade. Não é agradável, mas quando há quem não tenha eletricidade e quem além disso (ou mesmo com luz) nem sequer tenha teto ou outras condições essenciais nas habitações.

Apesar de também usar serviços doutras operadoras, compreendo que os obstáculos de cada uma serão diferentes e nalguns casos a menor disseminação da DIGI poderá ajudar a facilitar a distribuição dos técnicos de forma mais eficaz.

Devo ressalvar que embora não haja serviço cabo, no mesmo local tenho tido sinal móvel NOS que só uso para outros efeitos mas foi retomado - pelo menos que me apercebesse - com o regresso da eletricidade.  

Obviamente que passámos por uma catástrofe sem precedentes e até parece egoísmo da nossa parte vir reclamar por serviços não básicos, mas é de lamentar a total ausência de esclarecimentos da NOS. Por acaso lembrei-me de vir consultar o fórum e dei com este tópico, onde alguém da NOS aparece… O único contacto que tive foi de um email automático a informar que vão debitar a totalidade da fatura no próximo dia 04/02, não creio que serão assim tão exemplares a creditar os dias sem serviço.

Vaz
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • February 3, 2026

O crédito/desconto só terá efeito numa próxima fatura pois os dias abrangidos não foram contabilizados na que notificam. Esse desfasamento é normal, tem a ver com o momento da emissão do documento. O timing da notificação - automática - é que acaba por ser dos piores mas temos de desvalorizar por não ser intencional.

Sobre reações já vi algumas até do CEO há uns dias e suponho que neste momento de crise - porque também acaba por ser para as empresas que lutam por repor as infraestruturas danificadas - o foco será utilizar da melhor forma os recursos humanos e materiais disponíveis e só depois lidar com a tempestade digital...

• Kilobyte
  • February 3, 2026

Olá 

Este comentário é para a NOS.

Gostaria de saber o porquê de a Internet móvel só estar a funcionar de noite e de dia não funciona na zona de Leiria praticamente na Barosa !??

Podem explicar.

Em lisboa ,zona de santa iria de azoia estao sem servico  de tv desde da madrugada de dia 2 e ainda esta hora dia 3 fev , 7h30 nao ha servico de tv e Internet, gostaria de saber qual a previsao desta avaria ?

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

mas é só nessa zona? e só com internet movel? consegue usar o telemovel, por exemplo? dado aos últimos acontecimentos até diria que é normal

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • February 3, 2026

Bom dia a todos, 😊

Agradecemos as vossas mensagens e, sobretudo, a ajuda do ​@Vaz em esclarecer. 🤗

Infelizmente, não temos uma previsão que possamos partilhar. Apesar da maioria dos serviços fixos ter sido já recuperada, ainda existem serviços que estão a ser normalizados de forma gradual, tanto no fixo como no móvel. As equipas NOS continuam no terreno a trabalhar para que a reposição ocorra o mais rapidamente possível.

Partilhem connosco, se surgir alguma dúvida ou mais questões. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Venho por este meio apresentar reclamação e pedido de esclarecimento relativamente à interrupção prolongada dos serviços de comunicações e internet associados ao meu contrato com a NOS, na sequência do temporal ocorrido em 28/01/2026 (Tempestade Kristin).

Desde essa data, tenho estado total ou parcialmente privada dos serviços contratados, situação que se tem prolongado por vários dias, sem possibilidade de utilização normal dos mesmos.

Face ao exposto, venho questionar:

Se os dias em que o serviço não esteve disponível serão objeto de isenção ou crédito nas próximas faturas;

De que forma a NOS pretende proceder à compensação dos clientes afetados por esta interrupção prolongada de um serviço essencial.

Compreendo o caráter excecional da situação, contudo considero igualmente justo que não seja cobrado um serviço que não foi prestado, nos termos da legislação aplicável à defesa do consumidor e às comunicações eletrónicas.

Fico a aguardar o vosso esclarecimento por escrito!

• Kilobyte
  • February 3, 2026

Sim só nesta zona e rede também é fraca .

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • February 3, 2026

Bom dia ​@AnaRSGCarvalho, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Compreendemos a importância de ter os serviços sempre disponíveis e lamentamos a demora na resolução. As equipas NOS continuam no terreno a trabalhar para que a reposição ocorra o mais rapidamente possível.

Pedimos que, por favor, fale connosco no momento em que os serviços estiverem normalizados, para podermos ajudar.

Obrigada pela compreensão

• Megabyte
  • February 3, 2026

Bom dia ​@AnaRSGCarvalho, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Compreendemos a importância de ter os serviços sempre disponíveis e lamentamos a demora na resolução. As equipas NOS continuam no terreno a trabalhar para que a reposição ocorra o mais rapidamente possível.

Pedimos que, por favor, fale connosco no momento em que os serviços estiverem normalizados, para podermos ajudar.

Obrigada pela compreensão

A minha zona ficou com uma falha geral de serviço NOS desde dia 28/01, muito provavelmente por esta zona estar ligada ao “head-end” de Leiria.

O  serviço de TV voltou ontem dia 2 de Fevereiro, a internet e telefone fixo voltou hoje dia 3,

mas infelizmente alguns dos meus vizinhos continuam sem serviço, ao lado da minha casa tenho um poste com um armário NOS na base, o poste tem um cabo coaxial grosso que leva sinal a uns condomínios próximo da minha casa, esse cabo está no chão partido, e outro cabo coaxial normal do vizinho em frente à minha casa também partido pendurado ao lado do poste, esses clientes continuam sem serviço aguardando que alguém da NOS venha reparar os cabos.

É uma vergonha. Estou sem internet móvel ilimitada onde moro, TV, telefone, internet fixa de 1G

Tive de comprar um cartão de outro operador para servir de hotspot em casa.

A NOS deveria era permitir o acesso à aplicação NOS TV a todos os clientes.

• Megabyte
  • February 4, 2026

É uma vergonha. Estou sem internet móvel ilimitada onde moro, TV, telefone, internet fixa de 1G

Tive de comprar um cartão de outro operador para servir de hotspot em casa.

A NOS deveria era permitir o acesso à aplicação NOS TV a todos os clientes.

Nos dias que fiquei sem NOS fixa, utilizei  o CAST da app NOS TV móvel para ver na televisão,

ligando um tablet ao hotspot do smatphone, abrir a app NOS TV no tablet e fazer cast para uma box android TV. É necessário utilizar 2 equipamentos, no meu caso um smartphone e o tablet porque o CAST só está disponível na app NOS TV quando a App está ligada por WIFI. Utilizando a app no smartphone, ela ficava ligada por 5G e nesse caso a opção CAST não fica disponível.

Descobri que a App NOS TV consome 1.5 GB por hora…. 

A app NOS TV+ para android tv cancelei em dezembro, não pago mais essa roubalheira.  O CAST e o RF serve me perfeitamente nas TV´s que tenho sem a UMA.  Vejo canais em direto com o RF e gravações com o CAST da app NOS TV móvel. E com o wifi de casa só é necessário o smartphone.

O problema é o login na APP NOS TV diz que não tenho permissões para utilizar.

Tive rede móvel há dois dias, mas sem internet.

Como é lógico compreendo a dimensão da situação, no entanto de que valem os dados ilimitados para quem não tem acesso.

Na digi tive telemóvel/internet móvel desde o primeiro dia, e moro no "interior"

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • February 4, 2026

Bom dia a todos,

@ze2000, ficamos contentes por saber que já tem acesso aos seus serviços e agradecemos a sua partilha com a comunidade. 

@FILIPEANDRADE1 está a utilizar os mesmos dados de login da my NOS na App NOS TV? Confirme-nos, também, se tem os serviços associados.

Lamentamos, uma vez mais, a demora na resolução deste tema. Apesar da maioria dos serviços fixos ter sido já recuperada, ainda existem serviços que estão a ser normalizados de forma gradual, tanto no fixo como no móvel. As equipas NOS tudo estão a fazer para repor os serviços com a maior brevidade possível.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • February 4, 2026

Boa tarde a todos, 😊

Trazemos mais novidades sobre este tema.

As nossas equipas técnicas continuam mobilizadas no terreno para repor, com a maior brevidade possível, os serviços fixos e móveis afetados pela Depressão Kristin. Já foi possível reativar a rede móvel em todas as sedes de concelhos, ainda que em algumas zonas de forma parcial e sujeita a instabilidade. Nos concelhos afetados, atribuímos aos clientes móveis dados ilimitados durante 30 dias. A NOS, de acordo com a legislação em vigor, vai creditar os dias sem serviço automaticamente na fatura seguinte no final do período de indisponibilidade, sem ser necessário qualquer ação da sua parte.

Estamos disponíveis para ajudar em qualquer questão que possa surgir.

Obrigada