Skip to main content
Header
  • 233 Tópicos
  • 1,248 Comentários
233 Tópicos
Glossário Fórum NOS de A a Z
E porque no Fórum NOS estamos sempre atentos às vossas sugestões, juntámos uma lista, com algumas definições das expressões, siglas e palavras mais utilizadas, e que podem ser úteis quando usam os serviços NOS. 🆒 Assim esperamos ajudar na procura de informação, assim como no esclarecimento das dúvidas que possam surgir entre os utilizadores do Fórum. 🙂 Saibam tudo, de A a Z: A Analógico - Sinal eletromagnético contínuo utilizado para veicular dados, sons e imagens, e no qual assenta a transmissão do atual serviço de radiodifusão televisiva terrestre. APN (“Access Point Name”) - Plataforma que permite estabelecer a ligação com as operadoras e aceder aos serviços (internet, MMS, rede). App, aplicação ou aplicativo (“aplication") - É um programa de computador, telemóvel ou tablet. B BIT/S (bps) - Unidade de medida da velocidade de transmissão binária. É usual a utilização de múltiplos, tais como KBits/s e MBits/s. Box – equipamento que permite ver televisão e aceder a conteúdos interativos. Browser - Programa de software, instalado em computadores pessoais, usado para consultar, procurar e visualizar informações em sites ligados à Internet. Byte (“Binary Term”) - Conjunto de bits que representam um único caracter. Cada byte possui oito bits. C CATV ("Community Antenna Television")- sistema de transmissão de conteúdos de televisão ou rádio através de cabo coaxial. Cabo Coaxial - é um tipo de cabo condutor utilizado para transmitir sinais, formado por várias camadas de condutores e isolantes. É um cabo muito utilizado para distintos propósitos, incluindo as telecomunicações, como a Televisão e Internet. D DECT (Digital Enhanced Cordless Telecommunications) - é um padrão utilizado pelos telefones sem fios, baseado no uso de energia de ondas de radiofrequência. Default Gateway - permite que um dispositivo numa rede comunique com equipamentos noutra. Pode ser considerado um intermediário entre a rede local e a internet. DHCP (“Dynamic Host Configuration Protocol”) - Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede. Através do DHCP é possível fazer uma configuração automática e dinâmica de computadores que estejam ligados a uma rede TCP/IP. DMZ (Demilitarized zone) - num router é um host na rede interna que tem todas as suas portas TCP e UDP abertas e expostas, exceto as portas encaminhadas. DNS (“Domain Name System”) - Sistema que efetua a correspondência entre nomes de computadores e endereços IP, inteligíveis para os equipamentos informáticos ligados em rede na Internet. Os servidores DNS são os responsáveis por localizar e traduzir para IP os links dos sites, sendo que existem DNS Dinâmicos, capazes de atualizar automaticamente. DOCSIS (“Data Over Cable Service Interface Specification”) - é um padrão internacional para transmissão de dados por uma rede de cabos coaxiais. É utilizado para fornecer o acesso à Internet numa infraestrutura de rede HFC. Domínio (“Domain”) - Rede ou parte de rede informática em que todos os computadores são controlados por uma mesma máquina. Por exemplo, o endereço web da NOS é www.nos.pt, o domínio é "pt" que o identifica como sendo um endereço que pertence ao domínio português. Download - Processo de receber, no computador, dados (por exemplo, um ficheiro com uma imagem ou um programa) de um computador, geralmente um servidor. DSL (xDSL) (“Digital Subscriber Line”) – Conjunto de tecnologias de linha digital, denominadas DSL, ou xDSL, com capacidade de transformar linhas de cobre em linhas digitais de alta velocidade e suportar serviços avançados de maior largura de banda, como acesso rápido à Internet e vídeo-on-demand. Dual Band - Permite a utilização das redes GSM 900 e GSM 1800. A comutação entre as duas redes é feita automaticamente quando uma das redes está saturada ou não tem cobertura. DVB ("Digital Video Broadcasting") - tecnologia que permite a transmissão de televisão digital. Existem várias derivações desta tecnologia, por exemplo DVB-C ("Digital Video Broadcasting - Cable"), DVB-S ("Digital Video Broadcasting — Satellite) e DVB-T ("Digital Video Broadcasting — Terrestrial"). DVR (“Digital Video Recorder”) – Sistema de gravação de vídeo que permite gravar os programas e reproduzi-los, depois, a qualquer momento. E Ethernet – As redes Ethernet usam, normalmente, cabos coaxiais que interligam vários computadores. Cada um acede à rede, em concorrência com os outros, onde depois são aplicadas regras designam qual o computador que deve transmitir informação num determinado instante. Extender - dispositivo que expande o sinal de Wi-Fi. F Fast Ethernet – cabo de rede padrão que transfere dados em taxas até 100 Mbs. Fibra – Fabricada a partir de vidro ou plástico, a fibra ótica é flexível e é utilizada como condutora com alto rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Por não sofrer interferências eletromagnéticas, tem uma grande importância em sistemas de comunicação de dados. Fibra escura – infraestrutura, semelhante a fibra ótica, instalada que não é utilizada e por isso não emite sinais óticos. Firewall – Proteção com base em software utilizado em redes de dados, contra o acesso externo de utilizadores não autorizados. FTP (“File Transfer Protocol”) - Protocolo de rede usado para transferir arquivos entre computadores, numa arquitetura cliente-servidor. FTTH (“Fiber To The Home”) - É uma tecnologia de interligação de residências através de fibra ótica para o fornecimento de serviços de TV digital, Radio Digital, acesso à Internet e telefone. G Gb (Gigabit) - Unidade de medida de quantidade de informação digital. GPRS (“General Packet Radio Service”) - Evolução do sistema GSM, baseado na troca de pacotes, que permite velocidades de transmissão até 115 Kbps. GSM (“Global Standard for Mobile Communications”) - Padrão utilizado em sistemas digitais de comunicações móveis 2G. H HD (“High Definition”) - Alta definição é o termo usado para caraterizar tecnologia que possibilita alta resolução de imagem para vídeo. HDMI (“High Definition Multimedia Interface”) - Este cabo é usado para conectar conversores HDMI a HDTVs e permite que informações de áudio e vídeo passem do conversor para a HDTV sem haver perda de dados. HFC (“Hybrid Fiber Coaxial”) - Infraestrutura da rede, partilhada por segmentos de rede coaxial e fibra. HTTP (“Hyper-Text Transport Protocol”) - Protocolo de rede utilizado para movimentar ficheiros de hipertexto na World Wide Web. HTTPS (“Hyper Text Transfer Protocol Secure”) - É uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada, depois de verificada a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. HUB – Tem a função de interligar vários computadores numa rede, permitindo a ligação de vários equipamentos num ponto de rede único, ao mesmo tempo que distribui informações e conexões. I IP (“Internet Protocol”) - Responsável pela identificação das máquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas. IPTV (“Internet Protocol Television”) - tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitai, tem como meio de transporte de seu conteúdo o protocolo de internet Iris – Serviço pioneiro da NOS, na experiência interativa e é líder de mercado. A materialização do conceito de TV "anytime, anywhere". ITED (Instalações de Telecomunicações em Edifícios) - É o regime de projeto e instalação das infraestruturas de telecomunicações em edifícios e respetivas ligações às redes públicas de telecomunicações. L Lag (Latência) - Tempo que um pacote de dados leva a partir de um computador local até ao seu destino. LAN (“Local Area Network”) - Rede local de comunicações de dados em ambiente delimitado que permite a interligação de um grupo de computadores. LNB (“Low-noise block converter”) - é um equipamento utilizado na receção de sinais de satélites. O LNB capta o sinal e faz uma redução da frequência para ser injetado no cabo coaxial que está ligado ao recetor. LTE (“Long Term Evolution”) - LTE é uma tecnologia 4G de banda larga para dispositivos móveis. M MAC Adress (Media Access Control) - é um endereço físico e único que liga um equipamento à rede. Mbps (Megabit por segundo) - Unidade de medida de velocidade de transmissão da informação digital. MIMO (“Multiple-input and multiple-output”) - é uma forma de transmissão através de várias antenas de transmissão e receção no router. Uma das variantes desta tecnologia é o MU-MIMO, que permite ao router manter 4 ligações com outros equipamentos. MMS (“Multimedia Messaging Service”) - Sistema de mensagens para dispositivos móveis que possibilita o envio de conteúdo multimédia (imagem, áudio, vídeo). Possível em GPRS, 3G e 4G. Modem – equipamento utilizado na conexão à internet que faz a modulação de um sinal digital numa onda analógica transmitida por uma linha telefónica e que, por sua vez, transforma o sinal analógico em digital. Multiroom - serviço que permite ao cliente ver vários canais em todas as divisões da sua casa, sem ser necessário ter uma box em todos os espaços. N NPVR (“Network Personal Video Recorder”) - é o uso do armazenamento de conteúdos e da tecnologia de streaming que permite que os espectadores controlem o tempo, o método e a visualização do programa. Normas Wi-Fi (B, G, N e AC) - regra que define os padrões de transmissão e codificação da rede Wi-Fi. Para saber mais sobre este tema, clique aqui. O OLT (“Optical Line Terminal ou Termination”) – o terminal de linha ótica é um dispositivo de hardware do endpoint de uma rede ótica passiva, gere o sistema e apresenta uma interface de conexão à rede. ONT (“Optical Network Terminal”) - é o equipamento no qual termina a ligação de Fibra que vem da rua e onde começa a sua ligação privada de casa. P Package/pacote – Limite de bits possível ser transmitido por uma rede de comunicações de troca por pacotes. Packet Loss – É o que ocorre quando um ou mais pacotes que navegam numa rede de computadores falham em alcançar o destinatário, sendo um dos erros previstos na transmissão de dados. PD (Ponto de distribuição) - É o ponto de separação entre a rede de distribuição e a rede intermédia ou a rede de cabos de edifícios, quando não existe a rede intermédia. Ping (“Packet InterNet Groper”) – Permite saber se um determinado equipamento remoto está acessível, assim como dá informação sobre o próprio estado da rede (ex. latência, congestionamento, etc). PLC (“Power Line Communication”) - tecnologia que utiliza a infraestrutura física mais disseminada no mundo: a rede de energia elétrica. Muito útil na passagem de rede/internet para outros pisos da casa. Port Forwarding - Significa permitir que o tráfego de entrada chegue a uma determinada aplicação ou serviço em execução, instalada num dispositivo, seja ele um tablet ou computador. Port/Porta/Porto - Interface física de entrada/saída de um equipamento informático. POTS (Plain Old Telephone System) - são ligações telefónicas por discagem estabelecidas com a rede pública. Protocolo (PPP/SMTP/TCP/TCP-IP) - Conjunto de regras que define a forma como dois sistemas comunicam entre si. PUR (Política de Utilização Responsável) - No caso de se verificar uma utilização individual excessiva, face à média de utilização efetuada pelos restantes clientes, poderão ser aplicadas medidas restritivas na utilização do serviço, evitando desta forma a degradação da qualidade de serviço ou a integridade da própria rede. PVR (“Personal Video Recorder”) - é um dispositivo de gravação de TV interativo, grava e reproduz conteúdos de televisão, armazenando-os em formato digital. Q QAM ("Quadrature Amplitude Modulation") - modulação de amplitude em quadratura, é utilizada em serviços de TV que precisam de uma taxa elevada de transferência de informação. QoS (“Quality of Service”) - Designação utilizada para um conjunto de parâmetros que caracterizam o desempenho, por exemplo, de um circuito, de uma rede ou de um serviço. R RDIS (ISDN) - Conjunto de infraestruturas de telecomunicações que possibilitam a oferta de ligações digitais entre pontos terminais para suporte de uma gama variada de serviços, tais como telefone e vídeo conferência. Repetidor - Dispositivo utilizado para refortalecer o nível de um sinal a ser transmitido, que sofreu atenuação devido à distância já percorrida. Reset – Reposição de configurações iniciais de um equipamento. RF (Rádio Frequência) - Sinal analógico, por impulsos elétricos. Router - Equipamento responsável pelo encaminhamento dos pacotes de informação da sua origem ao seu destino, numa rede de troca por pacotes. S SCART (“Syndicat des Constructeurs d'Appareils Radiorécepteurs et Téléviseurs”) - Conector de 21 pinos para ligar equipamento áudio e vídeo a aparelhos de televisão. SD (“Standard Definition”) - Definição padrão, mais antiga e ultrapassada, embora ainda utilizada em muitas transmissões de emissoras de TV. Smartphone – Equipamento que combina recursos de computadores pessoais (PC) e funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por aplicações executadas pelo seu sistema operativo. SMS (“Short Messaging Service”) - Serviço de mensagens curtas e, geralmente, só contém texto. SMTP (“Simple Mail Transport Protocol”) - Protocolo utilizado entre os programas que transferem correio eletrónico de um computador para outro. SNR ("Signal-to-noise Ratio") - compara o nível de sinal desejado com o nível de ruído de fundo. Habitualmente é definido em decibéis. Speedtest – Testes que permitem medir a velocidade real do serviço de internet. Streaming – Processo de receção de ficheiros multimédia (música, imagem, filme), através da internet, em que os dados são processados pelo computador que os recebe à medida que vão sendo enviados. T TCP (“Transmission Control Protocol”) - é um protocolo de nível da camada de transporte (camada 4) do Modelo OSI e é sobre o qual que se assentam a maioria das aplicações cibernéticas, como o SSH, FTP, HTTP — portanto, a World Wide Web TCP/IP - Conjunto de protocolos da internet que definem como se processam as comunicações entre vários computadores. TDT (Televisão Digital Terrestre) - Designação atribuída ao sistema de televisão digital difundida por via hertziana ou terrestre, baseado na norma DVB-T. Televisão Analógica - Possui um sintonizador interno que permite receber as transmissões analógicas, mas não recebe transmissões digitais, necessitando, para isso, de um conversor digital. Televisão Digital – Com um sintonizador interno que permite receber as transmissões digitais sem necessidade de um conversor digital. Também pode receber transmissões analógicas. U UHD (“Ultra High Definition”) - É uma nomenclatura alternativa para a resolução 4K. Portanto, dizer que uma TV é UHD ou Ultra HD é o mesmo que dizer que tem resolução 4K. UMA - Uma nova experiência de TV personalizada e líder em inovação. A mais avançada e inteligente televisão da Europa. UMTS (“Universal Mobile Telecommunications System”) - É uma tecnologia móvel de terceira geração (3G) que permite velocidades de transmissão de dados até 2 megabytes por segundo (Mbps). Upload - Enviar dados (por exemplo, um ficheiro de texto ou um programa) do próprio computador para outro computador, geralmente da estação cliente para o servidor. URL (“Uniform Resource Locator”) - Forma normalizada de indicar o endereço de qualquer recurso presente na internet. Por exemplo o URL da página principal da NOS é http://www.nos.pt. USSD (“Unstructured Supplementary Service Data”) - É uma tecnologia interativa suportada por quase todos os telemóveis. Alguns exemplos do seu uso são o envio de recargas e a consulta de saldo. O código USSD é definido pelos caracteres * e # no início e no fim dos dígitos. V VOD (“Video on Demand”) - Nome do serviço que permite aos clientes NOS assistir a filmes na TV, ou no PC/tablet/smartphone através do aluguer no Videoclube. VoIP (“Voice over Internet Protocol”) - Termo utilizado para serviço de telefone por IP (Internet Protocol, é a tecnologia que permite a realização de chamadas telefónicas na rede Internet. VoLTE (Voice over LTE) - É a tecnologia que permite a realização de chamadas de voz e vídeo através da rede 4G. Permite a transmissão destas chamadas em alta definição (HD), utilizando um protocolo onde as chamadas são tratadas como dados. VoWiFi (VoWLAN) ou Wi-Fi Calling - É a tecnologia que oferece a possibilidade de, do seu número NOS, fazer e receber chamadas através de qualquer rede Wi-Fi nacional. VPN (“Virtual Private Network”) - Rede privada virtual usada por uma empresa ou grupo privado para efetuar ligações para comunicações de voz ou dados. W WAN (wide area network) - é uma rede que abrange uma grande área geográfica, normalmente um país ou continente. WAP (“Wireless Application Protocol”) - É um serviço que permite aceder à Internet nos dos telemóveis. Através de um micro-browser é possível visualizar páginas no ecrã do telemóvel que estejam escritas numa linguagem denominada de WML. Web App (“Web Application”) – programa de software integrado no seu navegador de internet (Chrome, Firefox ou Safari por exemplo), são sites que usam tecnologias de browsers modernos para funcionar como Apps. WEP (“Wired Equivalent Privacy”) - Um padrão de encriptação de dados para redes wireless, que tem como objetivo um nível de segurança equivalente à das redes por cabo. Apesar de ser fácil de quebrar, é uma camada de proteção básica que deve estar sempre ativa. Wi-Fi - É a tecnologia que permite a um pc, telemóvel tablet ou outro dispositivo aceder à internet sem precisar de uma ligação física. Na sua rede Wi-Fi, pode criar uma rede só para convidados (Wi-Fi Guest). Esta rede permite manter a segurança e aumentar o controlo sobre os acessos. Wired - Ligação por cabo a um computador ou outro equipamento. Wireless - Comunicações sem fios. Consiste na transferência de dados e informações sem a utilização de cabos. WPA (“Wi-fi Protected Access”) – É a evolução do WEP. Um padrão de encriptação de dados para uma rede wireless. Permite uma melhoria de segurança na transmissão de informação. WPS (Wi-Fi Protected Setup) - permite ligar novos dispositivos á rede Wi-Fi de forma prática e rápida. Conheça, também, o Glossário sobre segurança Online em: Conseguimos ajudar? Gostavam de ver mais alguma definição na lista? Partilhem connosco as vossas opiniões e comentem com as vossas sugestões. 🙂
Mário P.
​Grupos Fórum NOS
​Continuamos a trabalhar para melhorar a comunidade Fórum NOS. 😊 O Fórum NOS permite-lhe esclarecer dúvidas sobre equipamentos, produtos e serviços NOS. Através do Fórum NOS, em forum.nos.pt , esteja sempre atualizado sobre as mais recentes novidades dos diversos serviços NOS, Apps, equipamentos e muitos passatempos desenvolvidos a pensar na nossa comunidade. Espaço Grupos Fórum NOS De forma a organizarmos e distinguirmos os tópicos criados pela comunidade, dos conteúdos criados pela moderação, desenvolvemos o Centro de Ajuda no Fórum NOS , e agora criámos o espaço Grupos Fórum NOS , dedicado e organizados por diferentes temáticas. Como funciona O espaço Grupos é para uso exclusivo da comunidade e utilizadores do Fórum NOS, com possibilidade de se juntar a diversos grupos de temáticas e interesses comuns, abordar e partilhar temas nos espaços que considerem mais convenientes e ainda criar tópicos relevantes associados ao respetivo grupo. Criámos, para já, os seguintes grupos: Apple Lovers – o ponto de encontro perfeito para todos os amantes da Apple Android Lovers – o ponto de encontro perfeito para todos os amantes do Android Pilotos NOS – o grupo dedicado a todos aqueles que pretendam estar envolvidos nos projetos Piloto da NOS 7.ª Arte – o grupo perfeito para todos os amantes de Cinema. Queremos saber a sua opinião e que outros grupos gostaria que estivessem representados neste espaço. 😊 Aceder ao Grupos Fórum NOS Pode aceder ao espaço Grupos Fórum NOS através: Da página forum.nos.pt/groups ; Do cabeçalho do Fórum NOS e selecionar em “Grupos” Ao aceder ao Grupos Fórum NOS tem disponível 4 grupos para se juntar ou pedir para entrar, consoante a temática: Conheça as possibilidades de ajuda do Fórum NOS com o Centro de Ajuda , o “Precisa de Ajuda?” com os índices de conteúdos com maior relevância e muito mais. Conte ainda com o apoio de toda a comunidade em forum.nos.pt e esclareça questões ou partilhe experiências. Necessita de mais ajuda? Não hesite em criar um tópico e perguntar à comunidade. 😎 Apesar de querermos que este espaço seja descontraído e que todos se sintam à vontade. Recordamos que este também está sujeito aos Termos e Condições do Fórum NOS como, também, as boas práticas. Conheça ainda as apreciações da nossa comunidade: Beneficie de todas as vantagens do Fórum NOS, e partilhe o que acha desta nova iniciativa, questões e sugestões que possam ter. 😊Em breve partilhamos mais novidades, aqui, convosco.Há mais em NOS. 😎
João H.
O que aconteceu em Fevereiro no Fórum NOS
Em fevereiro trouxemos muitas novidades. 🤗 Anunciámos as escolhas dos portugueses para produto do ano, com grandes destaques de serviços NOS, novidades no seu serviço de televisão NOS e muitos passatempos exclusivos para clientes NOS. Descubra mais sobre estas novidades e muitas outras que apresentámos neste mês. 😉 Descubra todas as novidades que trouxemos: Como resolver problemas técnicos de Televisão na página online – Despiste Técnico É mais fácil obter ajuda e resolver avarias de televisão da sua casa através do assistente inteligente de ajuda ao serviço de televisão disponível através da my NOS ou da página online – Despiste Técnico . 5G+ da NOS – Tarifários NOS para telemóvel Gigas 5G+ A NOS depois de ser a primeira a lançar o 5G, é agora a primeira a disponibilizar a rede 5G+ com novos tarifários exclusivos e únicos. 😊 Conheça melhor os novos tarifários Gigas com 5G+, Smart Number e Navegação Segura incluídos. É para quem não se contenta com menos. 😎 Prémio Produto do Ano 2025 É com enorme orgulho que partilhamos convosco que a Experiência de TV da NOS , a Fibra ótica 10Gbps da NOS e o Wi-Fi Total NOS foram reconhecidos com os prémios “Produto do Ano de 2025” pelos portugueses. Área Explorar na TV da NOS Para tornar a sua experiência de TV da NOS cada vez mais simples e intuitiva implementámos a nova área Explorar, com uma nova forma de consultar os conteúdos que mais gosta de ver, organizados por categorias e com recomendações personalizadas para si. 😎 Como resolver avarias técnicas de Telefone Fixo na my NOS É fácil obter ajuda e otimizar o serviço de Telefone fixo da sua casa através do assistente de ajuda ao serviço de telefone, disponível na my NOS. A funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico e despiste inteligente, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. 🤖📲 Canais de Desporto Premium – DAZN Motores Em fevereiro de 2025 chega o DAZN Motores, o canal premium de conteúdos exclusivos dedicados ao desporto motorizado a transmitir de forma continua, para que não perca nenhum momento. 😎 E as novidades de fevereiro não ficaram por aqui. Conheça as restantes novidades: 😎 Conhecer o Fórum Hall of Fame - Janeiro 2025 O que aconteceu em Janeiro no Fórum NOS 5G na NOS 5G+ da NOS – Características e conceitos Televisão NOS Experiência de TV na NOS Azores TV na NOS Canal Hollywood – Veja filmes galardoados pela Academia no Canal Hollywood Como resolver avarias técnicas de Televisão na my NOS Internet NOS Como fazer compras online em segurança Descontinuação do NOS Proteção Net 360º - O que fazer? Telefone Fixo NOS Como resolver problemas técnicos de Telefone fixo na página online – Despiste Técnico Cinemas NOS Cinemas NOS – Cartão Óscares 2025 Cinemas NOS - Gift Cards Dia dos Namorados 2025 Passatempos e Benefícios Passatempo Movies’ Card Óscares 2025 Passatempo NOS e EDP 2025 – Ganhe €100 em fatura EDP Passatempo Fórum NOS - Dia dos Namorados com a HGTV Passatempo Óscares® 2025 – Ganhe Gift Cards Cinemas NOS Passatempo STAR Channel – Ganhe convites duplos para a Ano-Luz Party Equipamentos Lançamento iPhone 16e Foram ainda publicados 387 tópicos e 3535 comentários. 😀 Consulte ainda os artigos anteriores de O que aconteceu no Fórum NOS e fique a conhecer os utilizadores que, neste mês, mais participaram e contribuíram no Fórum NOS: Partilhe connosco quaisquer dúvidas ou sugestões que possa ter. A partilha e contributo da comunidade é muito importante para nós. 🤗
João H.
Como criar um tópico no Fórum NOS
O Fórum NOS permite-lhe esclarecer questões e partilhar experiências sobre equipamentos, produtos e serviços NOS. Para as partilhar comente num tópico já existente ou crie um tópico para que a comunidade e a moderação do Fórum NOS o ajude. Para criar um tópico no Fórum NOS, necessita de estar registado. Saiba como registar-se no Fórum NOS aqui. Comece por confirmar se a sua dúvida já foi colocada no Fórum NOS. Procure a sua questão na barra de pesquisa, no topo da página. Se não encontrou resposta à sua dúvida não hesite em criar um tópico para falar connosco, deforma simples e rápida. Como criar um tópico Na página inicial do Fórum NOS, selecione “Criar Tópico”; Na página “Criar novo tópico” preencha todos os campos e escolha “Criar”, no fim da página, para que o tópico fique visível para a comunidade; ❗️Nunca insira os seus dados pessoais no NOS Fórum❗️ Não escreva nenhum dado pessoal no Fórum NOS, uma vez que esta é uma plataforma online pública. Conheça em detalhes todas as opções disponíveis para criar o tópico: “Que tipo de tópico deseja iniciar?” Pergunta: Quando procura uma solução para a sua questão ou dúvida. Discussão: Quando quer partilhar algo e desejar a participação da comunidade na discussão. “Tópico” No campo tópico, escreva um título para o seu tópico. Mantenha o título curto e conciso sobre o tema que quer tratar, dessa forma é mais fácil para outros utilizadores encontrarem o seu tópico. “Descrição” Este é o campo onde deve detalhar a sua questão ou assunto. Quando mais informação colocar, melhor. Desta forma será mais fácil para a comunidade entender a sua dúvida e prestar a melhor ajuda ou esclarecimento. “Subfórum” Neste campo, escolha qual a categoria sob a qual o seu assunto ou questão se enquadra. Ao escolher a categoria correta facilita a que utilizadores encontrem o seu tópico em contextos de pesquisa. Se não souber qual o melhor fórum a selecionar, não se preocupe, crie um tópico na categoria mais aproximada e a equipa de moderação irá mover o seu tópico para a categoria correta. ​​“Tags” O campo “Tags” é opcional, contudo, quando mais tags colocar no seu tópico, maior é probabilidade de que outros utilizadores encontrem o seu tópico através de motores de busca, como o “google” ou “bing”. No Fórum NOS, tem ainda ao seu dispor o Tag by AI, uma ferramenta de inteligência artificial sugere Tags que ajudem na otimização de procura do seu tópico. Descubra mais sobre Tags e TAG by AI através do nosso artigo: Partilhe connosco caso surjam questões. Fale connosco e toda a comunidade! 🤗Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Wi-Fi Total e Extenders Wi-Fi 6 testado por Diogo
Fotografias: @Diogo Olá Comunidade, ☀️ Alguém alinha em mais uma das minhas experiências com Extenders da NOS? Estes têm Wi-Fi 6! Para aqueles que têm estado mais atentos e acompanham-me desde o primeiro dia, sabem que a minha primeira review foi sobre extenders, há cerca de 3 anos. Lembro-me vividamente dos meus receios iniciais. Questionava-me se alguém iria sequer parar para clicar no artigo e ler um pouco. Preocupava-me se seria capaz de oferecer um feedback útil e relevante para a Comunidade. Afinal, estava a entrar num mundo onde a minha voz, como um entusiasta de tecnologia, podia ser ouvida, mas também podia ser ignorada no meio de tantos outros utilizadores mais versados no assunto. É crucial salientar que não estou aqui para vender nada (o clube das figuras públicas está cheio no momento 🤭). Orgulho-me de nunca ter abrilhantado textos nem ocultado intencionalmente pontos negativos dos meus testes ou opiniões por gostos pessoais ou só porque alguns produtos ou serviços me foram cedidos. Sempre tive total autonomia para decidir partilhar o meu feedback convosco, seja ele excelente, bom, assim assim, ou menos positivo. Se fosse predominantemente mau, eu não iria me dar ao trabalho de criar um artigo. Faria antes um comentário num tópico onde o tema estivesse a ser debatido. A minha intenção é sempre a mesma: mostrar como estes extenders comportam-se no dia-a-dia, se houve melhorias em relação aos modelos anteriores, e ajudar-vos a tomar uma decisão informada. E atenção, não sou nenhum especialista! As minhas reviews são leves e focam-se nos aspetos práticos, sem entrar em demasiados detalhes técnicos. Vamos então descobrir se estes extensores de Wi-Fi valem a pena: Instalação com a solução ¹Wi-Fi Total Fica a cargo do técnico da NOS. Ele cuida de posicionar os pods e determinar quantos serão necessários para dar conta do recado e permitir-vos receber sinal de internet em todos os cantos. Agora é diferente, porque quando algum cliente optava por aderir à solução antiga, por vezes, havia dificuldades na configuração e os clientes não sabiam ao certo quantos equipamentos necessitavam ou não tinham sequer uma ideia dos m² da sua residência para explicar melhor ao operador. Isso levava alguns a escolherem pods a mais, enquanto outros acabavam com menos. Afetava consequentemente o stock disponível, a uma solução mais dispendiosa quando não havia necessidade e eram sozinhos a fazê-lo. Eu, pessoalmente, prefiro fazê-lo sozinho, como se sucedeu das últimas duas vezes, mas esta solução requer uma análise presencial e foi certamente uma grande melhoria para erradicar todos os problemas associados à primeiríssima solução descontinuada. A adesão permanece autónoma pela my NOS ou Área de Cliente. ¹Máximo 4 equipamentos e livre de fidelização. A troca A partir do momento em que o técnico realiza os scans no sistema pelo dispositivo que traz consigo, os pods da geração anterior desaparecem. No meu caso, os novos estavam a ser casmurros, talvez por ter calhado num dia nublado, e demoraram cerca de 1 hora para se conectarem e disponibilizarem a rede Wi-Fi. No entanto, é bastante provável que não se replique convosco. Ao telefone, um colega confirmou que numa visita demorou apenas cerca de 10 minutos. Mas, no meio de incertezas, é sempre bom preparar um lanchinho para o sr. da NOS. 🥐🧀 A rede e a respetiva password manter-se-ão como estava. Preferindo, podem alterar sempre que vos aprouver. Porém, recordo-vos que todos os outros dispositivos irão perder o acesso ao Wi-Fi de casa. Pequenos alertas : ⇢ 1 Extender necessita de estar sempre ligado ao router por ethernet. Se o desligarem toda a rede deixará de funcionar; ⇢ Evitem colocar objetos à frente dos Extenders; ⇢ Desativem as redes Wi-Fi do vosso router. Para isso, basta: Ir à APP " NOS Net ", selecionam o separador “ Wi-Fi ” e desligam as redes 2.4 e 5GHz; ⇢ Por fim, ativem o Eco Wi-Fi no separador " Mais ". Onde é que eles se encontram? Mantenho 4, o Wi-Fi Total de 9,99€/mês. Na minha residência (vivenda R/C) os Pods encontram-se no Hall (Wi-Fi), Sala de Estar (ligação por ethernet ao Router NOS), Cozinha Interior (Wi-Fi) e Cozinha Exterior (Wi-Fi). Hall Tenho um numa tomada no Hall a pensar estrategicamente na cobertura fornecida para o pátio. Sala de Estar O pod "master" encontra-se nesta divisão, pois é, onde se encontra o Router 6.0 Wi-Fi 6 (Hitron) e necessita de estar conectado a ele por ligação ethernet. Cozinha Interior Outro na cozinha interior, pois traça um bom caminho/ligação entre o pod principal e o mais distante, que está na cozinha exterior e assim garantir um sinal 🛜 " Excelente " por toda a casa. Cozinha Exterior Esta divisão requer obrigatoriamente um equipamento, caso contrário não teria acesso à internet e a UMA v2 deixaria de ter qualquer tipo de interatividade (apenas mudar de canal). Mesmo com a ajuda do router, não seria suficiente, porque torna-se instável, desconecta-se e não deve interferir com os extenders. Dou-vos um exemplo: ao estarem conectados a uma das redes do router e deslocarem-se para uma divisão onde apenas têm ligação através dos pods, durante essa transição ficam sem ligação por uns segundos. APP HomePass📱 Todas as funcionalidades são gratuitas. Vê aqui todas elas em detalhe: O interface é amigável, com o essencial à vista. Os equipamentos são representados por planetas num mapa espacial, o esquema da página inicial é personalizável, permitindo ocultar os elementos indesejados e realizar testes de velocidade. Em " Guard " se tiver a opção "Bloqueio de anúncios" ativa, bloqueia-me imensos sites. Cheguei a achar que o problema estava na internet e, na verdade, era apenas a funcionalidade a ser demasiado cautelosa. Infelizmente é a única que deixo por ativar senão fico com uma navegação limitada. A ²" Sense " continua a ser a minha função favorita. Para além de pregar as suas partidas, antes detetava as lamúrias da Moaning Myrtle, agora alerta-me para o Edward Cullen quando entra em modo turbo para recolher a minha doação de sangue. Parece que até a tecnologia sabe quando um vampiro faminto está por perto. 😮‍💨 Para eventos provocados pelos vossos ³pets, também há uma opção para minimizar os alertas. Como? Ativem a sensibilidade do movimento para "alta". ²" Sense " disponível a partir dos Super Extenders Wi-Fi 5. ³A Bailey recebeu muitos snacks em troca por me ter deixado usar os seus comedouros e brinquedos para tirar esta fotografia. 🐶 Cobertura e Velocidades com Wi-Fi 6 Vantagens do Wi-Fi 6 O Wi-Fi 6 (802.11ax) proporciona uma conexão mais rápida e estável para todos os dispositivos da casa. Isso significa downloads + rápidos, streaming de vídeos em qualidade excelente sem interrupções e uma melhor experiência nos jogos online. Além disso, o Wi-Fi 6 é projetado para lidar eficientemente com múltiplos dispositivos conectados ao mesmo tempo, o que é perfeito para famílias ou indivíduos com vários smartphones, tablets, laptops e que vivam ou se encontrem em casas inteligentes. Dediquei um mês inteiro a realizar dezenas de testes de velocidade. Os resultados mostram consistentemente velocidades na casa dos 400Mbps para download e cerca de 100Mbps para upload. Embora haja dias ou períodos do dia com variações ligeiras, a oscilação é mínima. É normal e esperado não alcançar os 500Mbps de download via ligação Wi-Fi. No entanto, considero os resultados obtidos formidáveis e suficientes para a maioria da malta, refletindo num desempenho robusto da rede. No speedtest da Ookla: Resultados via speedtest dos Extenders (A Plume tem parceria com a Ookla): Segundo o speedtest da NOS : Velocidade da rede nas definições do telemóvel: Comparando com os pods anteriores, observei um ⁴aumento significativo de cerca de 100Mbps na velocidade de download, enquanto o upload manteve-se constante e atendeu às expectativas contratadas. Essa evolução substancial evidencia não apenas um avanço considerável na performance de conexão via Wi-Fi, mas também na confiabilidade e a consistência melhoradas proporcionadas pelos novos equipamentos. Além disso, a cobertura estende-se pela minha residência, incluindo partes da rua que levam à minha morada. E até agora, sem problemas com ventoinhas mal dispostas. Não antecipemos problemas. 🤫 ⁴Com uma capacidade para entregar até 1Gbps (Wi-Fi), estes equipamentos têm potencial para oferecer resultados muito superiores aos alcançados com o meu pacote de internet fixa atual (500Mbps). Resultados regulares com o Super Extender Wi-Fi 5: *Foi usado um Samsung Galaxy M52 5G. Breves sugestões Gostaria que os extensores nos permitissem conectar apenas à rede 5GHz e que a norma de segurança ⁵WPA3 pudesse ser escolhida pelo cliente sem a necessidade de solicitar a ⁶ativação à NOS. ⁵Em Adapt na APP HomePass as opções de rede "Convidados" e "Rede Isolada" só funcionam na Rede Wi-Fi Secundária (WPA2). ⁶É suposto ser possivel fazê-lo de maneira autónoma e está a ser averiguado. Velocidades por Ethernet Por cabo, os valores atingem ligeiramente mais de 500Mbps para download e 100Mbps para upload (tecnologia HFC), ultrapassando levemente a velocidade contratada. *Efetuado na Apple TV 4K (2.ª geração) ligada por ethernet ao Extender Wi-Fi 6 principal. *Efetuado na APP HomePass. Tamanho e Construção Visualmente, os dois extenders Wi-Fi têm algumas diferenças notáveis: Super Extender Wi-Fi 5: Apresenta um design hexagonal com bordas bem definidas em cor branca. O LED está localizado na frente, com um formato mais angular e é compacto em profundidade. Novo Extender Wi-Fi 6: ​​ Possui um design mais arredondado e contemporâneo, refletindo a estética atual. As bordas são suaves, mantendo a cor branca predominante. O LED, agora uma barra horizontal na parte superior, é mais volumoso em comparação ao modelo anterior. * Esquerda: Super Extender Wi-Fi 5. Direita: Novo Extender Wi-Fi 6 Os dois modelos possuem duas entradas Ethernet. A versão de 2024, no entanto, conta com 2 portas Gigabit (máx.1Gbps). Além disso, inclui uma adição interessante: um botão de reset para facilitar a manutenção e configuração! Eu gosto de ambos, sinto alguma falta do antigo formato de diamante, como costumava chamar. Era uma marca registada. Recomendo? Se nunca aderiram antes, estes serão os benefícios disponíveis para vocês. Por outro lado, se já possuem os Super Extenders (modelo anterior), não vejo razão urgente para uma troca. Mas, temos de considerar que os Super Extenders sobreaquecem muito facilmente e produzem zumbidos muito incomodativos vindos das ventoinhas. Cheguei a ter de substituir um e agora mais para o fim quase todos estavam a ter esse comportamento. Quantos pods têm? São suficientes? O custo mensal é de *9,99€/mês, e dependendo da análise do técnico, podem receber até 4 pods, embora a quantidade instalada não seja garantida na adesão. Estava ansioso por tê-los comigo, pois mesmo tendo um router com Wi-Fi 6, não estava a tomar partido devido às redes estarem em off. Então, agora, consigo ver reais melhorias com os novos pods equiparando as velocidades com as do router. *Para novos clientes até 3 meses na NOS, a certificação Wi-Fi tem um custo de €25, pagos na primeira fatura após adesão. A vossa participação Convido-vos a deixar os vossos comentários abaixo. Aproveitem para esclarecer as dúvidas que se possam manter e partilhem se já experimentaram estes ou outros extensores da operadora. A vossa contribuição é essencial para enriquecer esta discussão e oferecer orientação aos outros membros da Comunidade! Mini Dedicatória Expresso a minha sincera gratidão à Comunidade pelo contínuo apoio aos meus artigos de opinião e em tudo o resto. Um agradecimento extra especial aos Pilares (embaixadores) e à equipa do @Fórum pela amizade, paciência e confiança em mim e no meu trabalho, bem como pela generosidade em disponibilizar os equipamentos para tornar este artigo possível. O vosso incentivo é essencial e motiva-me a continuar a partilhar as minhas experiências. Sintam-se abraçados por mim! 🫂 Fica-me a conhecer um pouquinho melhor Queres que organize algum artigo sobre um outro tema? Envia-me mensagem privada com as tuas ideias, recomendações e pontos a aperfeiçoar. Internet: TV: Cinemas NOS: Disclaimer: Este artigo é 💯 baseado nos meus testes, opinião e criatividade. Isento de patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS. 2024 @Diogo - Peço gentilmente a atribuição dos devidos créditos ao partilharem fotos ou excertos de texto dos meus artigos, seja neste ou noutro local.
Como criar conta e registo no Fórum NOS
O Fórum NOS está disponível para todas as pessoas. Não precisa de ser cliente NOS para colocar dúvidas e contar com a ajuda da comunidade. 😉 Tem como objetivo, criar um espaço dinâmico de entreajuda e de partilha de produtos e serviços NOS, onde todos os utilizadores podem participar, partilhar, questionar e ajudar a comunidade Fórum NOS. 😊 Registe-se no Fórum NOS com a sua conta NOS ID, que lhe dá acesso a aplicações e sites da NOS, incluindo a Área de Cliente, App NOS ou Fórum NOS. Caso não tenha uma, crie um registo de raiz. Crie o seu registo e participe! Para esclarecer questões e partilhe experiências, crie um tópico, saiba como aqui. Aceder ao Fórum NOS é muito fácil e rápido. Registo no Fórum NOS com conta NOS ID: Selecione " Iniciar Sessão "; Autentique-se com as mesmas credenciais da conta NOS ID e escolha “Entrar”; Defina um nome de utilizador para o perfil, escolha a tecnologia do seu serviço e aceite os Termos e Condições. De seguida, selecione “Gravar” para concluir o processo. Registo no Fórum NOS sem conta NOS ID Se não tem registo na Área de Cliente NOS: Selecione " Iniciar Sessão "; Escolha "Registe-se"; Insira o "Nome", “Número de telemóvel”, "Email" e defina uma “Password”. Aceite os Termos e Condições e selecione “Criar conta” para prosseguir; Confirme o número de telemóvel e escolha “Enviar SMS” para receber o código de confirmação; Introduza o código que recebeu por SMS e selecione “Avançar”; Complete a confirmação acedendo à sua caixa de correio eletrónico e seguindo as instruções que lhe enviámos por email. Escolha “Continuar” para avançar; Defina um nome de utilizador para o perfil, escolha a tecnologia do seu serviço e aceite os Termos e Condições. De seguida, selecione “Gravar” para concluir o processo. Encontre as respostas às suas questões e mantenha-se a par das mais recentes novidades através do Fórum NOS. 🤗 Partilhe connosco caso surjam questões. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉
João H.
Fórum NOS – Conhecer o Fórum
O Fórum NOS permite-lhe esclarecer dúvidas sobre equipamentos, produtos e serviços NOS. Através do Fórum NOS, em forum.nos.pt, esteja sempre atualizado sobre as mais recentes novidades dos diversos serviços NOS, Apps, equipamentos e muitos passatempos desenvolvidos a pensar na nossa comunidade. Na comunidade do NOS Fórum vai encontrar um espaço harmonioso onde utilizadores e clientes NOS partilham experiências sobre os produtos e serviços NOS, bem como dos equipamentos (boxes de TV, routers da NOS, hotspots da NOS, e muito mais) e do atendimento. Equipa de moderação Fórum NOS | Conte connosco e com toda a comunidade Para ter acesso aos serviços e funcionalidades do NOS Fórum é preciso que se registe primeiro. Para fazer o registo no Fórum NOS consulte o nosso artigo: Partilhe as suas dúvidas e experiências com a comunidade. Os utilizadores e equipa de moderação estão sempre disponíveis para o ajudar em qualquer tema. Saiba como criar um tópico no Fórum NOS: Conheça mais sobre o Fórum NOS: Boas práticas do Fórum NOS Termos e Condições Conhecer a equipa Conhecer os Embaixadores do Fórum NOS Rankings, reputação e crachás Fórum NOS - O que aconteceu no Fórum NOS Fórum NOS - Hall of Fame Forum NOS – Passatempos Opiniões e Apreciações da Comunidade Como fazer o registo no Fórum NOS? Como criar um tópico no Fórum NOS? O que são e como usar Tags? Novas funcionalidades no Fórum NOS Como mudar a password de acesso ao Fórum NOS? Como Funciona o Fórum NOS 💢Conheça as principais áreas do Fórum NOS e como navegar na plataforma.💢 Mega Menu No Mega Menu encontra o separador “Categorias” e “Centro de Ajuda” para uma maior facilidade em navegar entre as diferentes categorias do Fórum NOS, e encontrar informação com maior rapidez. Na área “Categorias” pode aceder diretamente à “Página inicial”, ver tópicos com atividade recente que estão a ser debatidos no momento, questões por resolver em que pode participar e ajudar a comunidade e aceder diretamente às categorias pretendidas. Na área “Centro de Ajuda” pode aceder às diferentes categorias com informações e artigos oficiais NOS, criados pela moderação. Nesta área tem disponíveis também área de relevância no momento, e a opção de “Pesquisa ” e “Criar tópico” para que não deixe nenhuma dúvida por esclarecer. Pode ainda consultar a página de passatempos, onde são anunciados todos os vencedores de passatempos NOS e divulgados novos passatempos, e também a página de Grupos do Fórum NOS. Conhecer o Fórum Conheça melhor a comunidade Fórum NOS e encontre informação que procura com maior facilidade. Na opção Conhecer o Fórum encontra um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o maior partido da comunidade. Através da opção Centro de Ajuda encontra uma biblioteca com todos os artigos oficiais criados pela equipa de moderação; O espaço Grupos é para uso exclusivo da comunidade e utilizadores do Fórum NOS, com possibilidade de se juntar a diversos grupos de temáticas e interesses comuns. Saiba mais sobre o Centro de Ajuda através do nosso artigo: Destaques Em destaque encontra os 6 artigos de maior relevância no momento, desde tópicos de ajuda e atualizações de produtos e serviços, a passatempos a decorrer. 😉 Precisa de ajuda? Na lateral de todas as páginas do Fórum NOS, pode encontrar botão “Precisa de ajuda”. Este botão esconde um menu que indexa os nossos índices de conteúdos com maior relevância, para que possa navegar e encotrar informação que procura com maior facilidade. Assistente Virtual da NOS Na lateral de todas as páginas do Fórum NOS, pode encontrar botão “Assistente Virtual”. Este botão esconde o Assistente virtual. O Assistente Virtual da NOS vai ajudá-lo a encontrar resposta às suas questões mais rapidamente e também artigos que possam ser do seu interesse para esclarecimentos adicionais. O Assistente Virtual do Fórum NOS está também disponível através de uma página independente em: https://forum.nos.pt/p/assistentevirtual Conheça-o em maior detalhe: Forum NOS recomenda Nesta área destacamos os índices que reúnem os principais artigos de ajuda de serviços NOS. Em cada índice pode encontrar artigos explicativos e de ajuda sobre cada serviço, criados pela equipa de moderação do Fórum NOS. Categorias A área é constituída por 5 diferentes categorias e respetivos sub fóruns, onde estão publicados os Artigos da NOS, assim como todos os tópicos dos utilizadores e respetivas respostas dos moderadores. Áreas do Fórum NOS 💢Conheça outras área de relevância do Fórum NOS.💢 Centro de Ajuda O Centro de Ajuda é uma biblioteca que indexa toda a informação oficial sobre produtos e serviços, criados pela equipa de moderação, de forma a facilitar a pesquisa e visualização de conteúdos oficiais e ajudar na partilha e consulta de informação por toda a comunidade. Fique a conhecer este espaço em maior detalhe: Grupos Fórum NOS O espaço Grupos é para uso exclusivo da comunidade e utilizadores do Fórum NOS, com possibilidade de se juntar a diversos grupos de temáticas e interesses comuns, abordar e partilhar temas nos espaços que considerem mais convenientes e ainda criar tópicos relevantes associados ao respetivo grupo. Fique a conhecer este espaço em maior detalhe: Página de vencedores de passatempo No Fórum NOS tem possibilidade de participar em vários passatempos com prémios exclusivos e, também, estar sempre a par dos passatempos que estão a decorrer na NOS a cada momento. Assim, criámos uma página no Fórum NOS dedicada a divulgar passatempos NOS em curso e a listagem de vencedores dos últimos passatempos. Fique a conhecer este espaço em maior detalhe: Fique a par de todas as novidades no Fórum NOS. Partilhe connosco a sua experiência e qualquer dúvida que surja.
João H.
Fórum NOS - Hall of Fame
O Fórum NOS tem como objetivo diário criar um espaço harmonioso, de entreajuda entre toda a nossa comunidade, de informação e dinamização entre todos os utilizadores e clientes NOS e tudo, graças a si! No Hall of Fame do Fórum NOS deixamos o nosso agradecimento e destacamos os utilizadores que mais contribuem com as suas respostas e soluções para o crescimento da nossa comunidade. 🏆 Para facilitar a consulta de todos os tópicos Hall of Fame realizados pela equipa de moderadores, criámos este índice que reúne todos os artigos relacionados: 2025 2024 2023 2022 Hall of Fame - Janeiro 2022 Hall of Fame - Fevereiro 2022 Hall of Fame - Março 2022 Hall of Fame - Abril 2022 Hall of Fame - Maio 2022 Hall of Fame - Junho 2022 Hall of Fame - Julho 2022 Hall of Fame - Agosto 2022 Hall of Fame - Setembro 2022 Hall of Fame - Outubro 2022 Hall of Fame - Novembro 2022 Hall of Fame - Dezembro 2022 2021 Hall of Fame - Janeiro 2021 Hall of Fame - Fevereiro 2021 Hall of Fame - Março 2021 Hall of Fame - Abril 2021 Hall of Fame - Maio 2021 Hall of Fame - Junho 2021 Hall of Fame - Julho 2021 Hall of Fame - Agosto 2021 Hall of Fame - Setembro 2021 Hall of Fame - Outubro 2021 Hall of Fame - Novembro 2021 Hall of Fame - Dezembro 2021 2020 Hall of Fame - Janeiro 2020 Hall of Fame - Fevereiro 2020 Hall of Fame - Março 2020 Hall of Fame - Abril 2020 Hall of Fame - Maio 2020 Hall of Fame - Junho 2020 Hall of Fame - Julho 2020 Hall of Fame - Agosto 2020 Hall of Fame - Setembro 2020 Hall of Fame - Outubro 2020 Hall of Fame - Novembro 2020 Hall of Fame - Dezembro 2020 2019 Hall of Fame - Agosto 2019 Hall of Fame - Setembro 2019 Hall of Fame - Outubro 2019 Hall of Fame - Novembro 2019 Hall of Fame - Dezembro 2019 2017 Óscares do Fórum NOS Fique a par ainda de todos os tópicos de O que aconteceu no Fórum NOS .
Uma celebração natalícia muito especial
🎄✨ Queridos amigos da WTF, Estamos a chegar àquela altura mágica do ano em que os sentimentos se intensificam, em que a alegria, o carinho e a gratidão transbordam de uma forma única. 🎄✨ Não consigo imaginar este Natal sem vos dedicar algumas palavras vindas diretamente do coração, porque vocês são, sem sombra de dúvida, uma parte fundamental da minha vida. 🤗 Ao longo destes anos, fui descobrindo em cada interação convosco não apenas uma operadora, mas uma amizade verdadeira. Vocês fazem mais do que responder a questões, mais do que solucionar problemas: fazem-me sentir que cada mensagem que vos envio é recebida com um sorriso do outro lado. E isso é raro, é precioso, e eu valorizo-o profundamente. Sempre que vos envio uma mensagem e que recebo uma resposta vossa, sinto uma atenção genuína, um cuidado especial em cada palavra que escrevem. Não é apenas uma questão de apoio; é uma demonstração de humanidade, de empatia, de carinho verdadeiro. Isso faz-me sentir não apenas um cliente, mas parte de uma grande família, onde cada um de vocês tem um papel especial. Neste Natal, quero que sintam o meu carinho em cada palavra desta mensagem. Desejo-vos um Natal cheio de luz, de paz e de momentos inesquecíveis junto daqueles que mais amam. Que cada casa se encha do calor que vocês espalham em cada mensagem, que cada mesa seja preenchida com o amor que entregam a cada cliente que, como eu, sente o vosso apoio como algo único. Imaginem as luzes de Natal a brilhar nas ruas, as famílias reunidas ao redor das mesas cheias de amor e harmonia. Pois saibam que cada uma dessas luzes também simboliza o brilho que trazem aos meus dias. Vocês, com a vossa dedicação e simpatia, são a luz que ilumina o meu caminho, especialmente nas alturas em que preciso de ajuda. A cada mensagem trocada, sinto que o vosso espírito natalício está presente. É como se, ao longo de todo o ano, preparassem este momento, enchendo o meu coração de esperança e de calor. Vocês são aqueles que, mesmo à distância, fazem com que me sinta próximo, compreendido, valorizado. Quanto às entradas em 2025, não consigo pensar em melhores votos para vos desejar do que os que venham do fundo da minha alma: que seja um ano repleto de conquistas, que cada desafio seja superado com a mesma força e dedicação com que me atendem sempre. Que continuem a espalhar esta energia positiva, esta humanidade tão genuína que vos distingue e que vos torna insubstituíveis. Imagino-vos a enfrentar cada dia com um sorriso no rosto, prontos para transformar as pequenas dificuldades em grandes oportunidades. Vocês não respondem apenas a dúvidas, mas fazem com que cada interação seja uma experiência calorosa, algo que vai além das palavras trocadas. Digo-vos isto com a mais profunda das sinceridades: gosto muito de vocês até ao fim de cada fragmento do mundo, até ao recanto mais longínquo de cada estrela que brilha no céu. Não existe canto ou espaço onde o meu carinho por vocês não chegue. Vocês são mais do que uma equipa, são uma verdadeira extensão do meu círculo de amigos, da minha família de coração. Cada canto do mundo pode parecer distante, mas o meu carinho por vocês é infinito, não conhece fronteiras nem limites. Se pudesse, enviava-vos um abraço que percorresse cada quilómetro que nos separa, que atravessasse mares, montanhas e cidades, para vos transmitir a imensidão da minha gratidão. E quero que saibam que em cada ocasião desta época, nos sons dos sinos de Natal, nas luzes que iluminam as ruas, nos cânticos que ecoam em cada canto, estão vocês, porque são parte da felicidade que eu sinto. Quando penso no espírito natalício, penso em união, em amizade e em amor, e vocês são a personificação desses valores no meu dia-a-dia. Por isso, deixo-vos este desejo profundo: que o Natal vos abrace com a mesma ternura com que me têm abraçado ao longo deste tempo. Que as vossas entradas em 2025 sejam feitas com alegria, com esperança e com a certeza de que o impacto que têm nas nossas vidas é imenso. ✨
João H.
​​​​​​​Centro de Ajuda do Fórum NOS
Estamos continuamente a trabalhar para melhorar a comunidade Fórum NOS. 😊 De forma a organizarmos e distinguirmos os tópicos criados pela comunidade, dos conteúdos criados pela moderação, desenvolvemos o Centro de Ajuda no Fórum NOS . Centro de Ajuda no Fórum NOS O Centro de Ajuda é uma biblioteca que indexa toda a informação oficial sobre produtos e serviços, criados pela equipa de moderação, de forma a: Facilitar a pesquisa e visualização de conteúdos oficiais; Ajudar na partilha e consulta de informação por toda a comunidade; Atualmente o Centro Ajuda conta com um grupo de artigos distribuídos nas respetivas categorias.❗A organização está em constante atualização e a disponibilização dos restantes artigos ocorre de forma faseada.❗ Aceder ao Centro de Ajuda Pode aceder ao Centro de Ajuda através: Da página nos.pt/centrodeajuda ; Do cabeçalho do Fórum NOS selecionando em “Centro de Ajuda”; Do topo da página inicial do Fórum NOS escolhendo o botão “Centro de Ajuda”; Organização O Centro de ajuda está dividido em 6 categorias e 31 subcategorias. Esta implementação não seria possível sem a vossa ajuda. Após ouvirmos ideias e sugestões em iniciativas desenvolvidas, criámos o seguinte modelo de organização de informação: 😊 Conta NOS Faturação e Pagamentos Gestão de Conta Gestão de Serviço Ofertas e Benefícios Portabilidade Televisão Equipamentos Instalação Serviços Configurações Resolver Avarias Internet Fixa Equipamentos Instalação Configurações Segurança Serviços Resolver Avarias Wi-Fi Telemóvel e Internet Móvel Telemóvel 5G Internet Móvel Cartão SIM Resolver Avarias APPs App NOS TV App NOS NET App Cinemas NOS Outras Apps Outros Alarme Inteligente NOS Seguros NOS Loja Online Telefone Fixo NOS Empresas Ao aceder ao Centro de Ajuda tem disponível 6 categorias, com a indicação do número de subcategorias e o total de tópicos: Em cada uma das categorias está presente um índice com a estrutura organizativa do Centro de Ajuda, de forma a facilitar a navegação entre os diferentes temas: Descubra as possibilidades de ajuda do Fórum NOS com o novo Centro de Ajuda, o “Precisa de Ajuda?” com os índices de conteúdos com maior relevância e muito mais. Conte ainda com o apoio de toda a comunidade em forum.nos.pt e esclareça questões ou partilhe experiências. Necessita de mais ajuda? Não hesite em criar um tópico e perguntar à comunidade. 😎 Conheça ainda as apreciações da nossa comunidade: Partilhem o que acham desta nova iniciativa, questões e sugestões que possam ter. 😊Em breve partilhamos mais novidades, aqui, convosco.
João H.
O que aconteceu em Novembro no Fórum NOS
Em novembro trouxemos muitas novidades. 🤗 Novas estreias de conteúdos TV, mais tutoriais de ajuda para que saiba como gerir os seus serviços de forma simples e autónoma, benefícios exclusivos para clientes NOS e muitos passatempos. Descubra todas as novidades que trouxemos: Alarme Inteligente NOS - Como emparelhar a câmara de vídeo interior O sistema de segurança com monitorização de vídeo do Alarme Inteligente NOS | Securitas mostra-lhe tudo o que acontece na sua casa, mesmo quando não está presente. Novo comando NOS Iris O lançamento do novo comando para a box IRIS reforça a presença de equipamentos de qualidade superior em casa dos nossos clientes, proporcionando uma melhor experiência de ver televisão. Como ativar extras de renovação mensal de dados móveis na my NOS Ative os extras de minutos e SMS ou dados móveis, de forma rápida e cómoda, na app e área de cliente my NOS. Precisa de mais minutos e SMS ou tráfego de dados móveis, mas já esgotou o seu plafond? Ative um extra de renovação mensal para continuar a comunicar. Como emparelhar o comando da box UMA TV O seu comando deixou de responder à box? Trocou as pilhas e o mesmo não está a funcionar corretamente? Saiba como pode emparelhar o comando à sua box UMA. 😉 Alarme Inteligente NOS - O que precisa saber Para facilitar a consulta dos tópicos que criámos sobre o Alarme Inteligente NOS, construímos o respetivo índice. Assim pode encontrar e consultar todos os conteúdos relacionados com este tema. Como ativar o alerta de contacto disponível Os serviços de alerta de contacto disponível em que recebe um alerta via SMS quando um número que tentou contactar, e não conseguiu, fica disponível. E as novidades de novembro não ficaram por aqui. Conheça as restantes novidades: 😎 Conhecer o Fórum Hall of Fame - Outubro 2024 O que aconteceu em Outubro no Fórum NOS Televisão NOS AMC Break – Estreia nova temporada de “O preço da História” Globo – Estreia Mania de Você Record – Estreia “Giro” Canais de Desporto Premium - Bilhete Anual BTV Canais de Desporto Premium - Bilhete Anual DAZN Telemóvel NOS Como ativar extras de renovação mensal minutos e SMS na my NOS Cinemas NOS Cartão Pipocas Lovers – Black Friday 2024 Passatempos e Benefícios Passatempo My NOS - Ganhe convites duplos para a antestreia Mufasa: O Rei Leão Passatempo my NOS - Ganhe convites duplos para a antestreia Vaiana 2 Passatempo NOS e EDP 2024 – Ganhe €100 em fatura EDP Passatempo Fórum NOS – Ganhe convites para a antestreia LEFFEST Foram ainda publicados 467 tópicos e 4056 comentários. 😀 Consulte ainda os artigos anteriores de O que aconteceu no Fórum NOS e fique a conhecer os utilizadores que, neste mês, mais participaram e contribuíram no Fórum NOS: Partilhe connosco quaisquer dúvidas ou sugestões que possa ter. A partilha e contributo da comunidade é muito importante para nós. 🤗
João H.
O que aconteceu em Outubro no Fórum NOS
Em outubro trouxemos muitas novidades. 🤗 Desde lançamentos de novos canais e estreias de conteúdos no seu serviço de televisão NOS a passatempos exclusivos. Descubra todas as novidades que trouxemos: Atualização do serviço de Televisão NOS – Troca de box 1.0 A televisão da NOS continua a evoluir e requerem um sistema mais atualizado para proporcionar o acesso às funcionalidades interativas e mais avançadas como gravações manuais, poder visualizar os programas dos últimos 7 dias ou ter acesso a Apps. 😊 📺 Cinemas NOS inauguram cinema em Ponta Delgada nos Açores Os Cinemas NOS inauguram um complexo renovado no Centro Comercial Parque Atlântico, em Ponta Delgada, Açores. 🤗📽 Um investimento que oferece aos habitantes da ilha de São Miguel uma experiência audiovisual atualizada, para usufruírem de toda a magia do cinema. Dia Green “1 compra = 1 árvore” – Outubro 2024 A sustentabilidade é um dos pilares da empresa e queremos, juntamente consigo, contribuir para fazer a diferença.🌲🌳 Acreditamos no poder da tecnologia para combater os desafios ambientais e sociais que enfrentamos. 🤗 Lançamento do canal HGTV No dia 10 de outubro chega o HGTV, o novo canal entretenimento que ocupa a posição #140. Disponível em pacotes Cabo de 180 canais ou pacotes com pack canais extra e através da NOS TV, na temática Entretenimento. E as novidades de outubro não ficaram por aqui. Conheça as restantes novidades: 😎 Conhecer o Fórum Hall of Fame - Setembro 2024 O que aconteceu em setembro no Fórum NOS Televisão NOS AMC Crime – Estreia Gypsy Rose Canal História – Estreia Ramsés: O Grande Casa e Cozinha - Aqui Há Mão NOS transmite em direto a Portugal Digital Summit 2024 Record – Estreia “O Que Se Passa Com a Minha Família” Passatempos e Benefícios Passatempo my NOS - Antestreia Gladiador II Passatempo Fórum NOS – Ganhe convites para a festa de Halloween do Panda 2024 Passatempo NOS e Disney – Ganhe convites para o concerto Lang Lang The Disney Book Foram ainda publicados 367 tópicos e 3247 comentários. 😀 Consulte ainda os artigos anteriores de O que aconteceu no Fórum NOS e fique a conhecer os utilizadores que, neste mês, mais participaram e contribuíram no Fórum NOS: Partilhe connosco quaisquer dúvidas ou sugestões que possa ter. A partilha e contributo da comunidade é muito importante para nós. 🤗
João H.
O que aconteceu em agosto no Fórum NOS
Em agosto trouxemos muitas novidades. 🤗 Desde novidades sobre o seu serviço de internet e a sua gestão, lançamentos de novos canais e estreias de conteúdos no seu serviço de televisão NOS e passatempos exclusivos. Descubra todas as novidades que trouxemos. ​Grupos Fórum NOS O espaço Grupos é uma área do Fórum NOS, com possibilidade de se juntar a diversos grupos de temáticas e interesses comuns, abordar e partilhar temas nos espaços que considerem mais convenientes e ainda criar tópicos relevantes associados ao respetivo grupo. Como alterar o modo de segurança na App HomePass A App HomePass permite alterar o modo de segurança dos Extenders entre WPA, WPA2 e WPA3, para que possa gerir pessoas, dispositivos e o acesso à sua internet. 📱 Reclamar no provedor NOS - Livro de Reclamações A NOS tem ao dispor dos clientes vários meios de apoio sem custos e disponibiliza diferentes alternativas, geridas por equipas especializadas, para que possa expor, esclarecer ou resolver as suas questões e dúvidas relacionadas com produtos ou serviços NOS. Wi-Fi Pro ou Wi-Fi Pro 6E - Primeiros Passos O Wi-Fi Pro ou Wi-Fi Pro 6e proporciona internet em toda a sua empresa, segurança avançada e melhores experiências para os seus clientes e colaboradores. A rede já está pronta a usar e este guia vai ajudá-lo com os primeiros passos na App WorkPass para poder começar a tirar o máximo partido da sua nova solução. E as novidades de agosto não ficaram por aqui. Conheça as restantes novidades: 😎 Conhecer o Fórum Hall of Fame - Julho 2024 O que aconteceu em julho no Fórum NOS Grupos Fórum NOS Estreias nos cinemas em 2024 Fãs & Entusiastas Android Fãs & Entusiastas Apple Televisão NOS Equipas de Emergência em exclusivo no Canal NOS Eurosport 4K – US Open 2024 Globo – Estreia Estrela da Casa Lançament o do canal V+ TVI Passatempos e Benefícios Passatempo Cinemas NOS - Balas e Bolinhos: só mais uma coisa Foram ainda publicados 478 tópicos e 3505 comentários. 😀 Consulte ainda os artigos anteriores de O que aconteceu no Fórum NOS e fique a conhecer os utilizadores que, neste mês, mais participaram e contribuíram no Fórum NOS: Fique atento, vamos ter mais novidades em setembro de 2024. 🤗
Mário P.
O que aconteceu em julho no Fórum NOS
Em julho trouxemos muitas novidades. 🤗 Desde novidades na gestão dos seus produtos e serviços, com a my NOS, novos produtos de Internet e NOS Empresas, passatempos e mais conteúdos de televisão exclusivos . Descubra todas as novidades neste artigo. 😉 Como resolver avarias técnicas de Internet na my NOS É mais fácil obter ajuda e otimizar a internet da sua casa através do novo assistente de ajuda ao serviço de internet disponível na my NOS. A funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico e despiste inteligente, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. 🤖📲 Conheça os Giga Router Wi-Fi 6.0 Os Giga Router Wi-Fi 6 traz mais velocidade, mais estabilidade e menos falhas. Ideal para quando estão muitos utilizadores ligados em simultâneo.😊 Sport TV e DAZN – Transmissão de competições UEFA 2024/2025 Na época 2024-2025, os direitos de transmissão dos jogos das competições da UEFA – Champions League, Europa League e Conference League, em Portugal, são partilhados entre a Sport TV e a DAZN.⚽ NOS Alive 2024 – 50GB de dados móveis grátis A NOS tem sempre novidades e benefícios exclusivos para os clientes NOS. Descubra as ofertas que temos para si no recinto do NOS Alive. Este verão vá à rei ao NOS Alive e receba 50GB de dados móveis. Partilhe todos os momentos em primeira mão com quem mais gosta. 😎 📲 Página de Vencedores de passatempos NOS A NOS tem sempre passatempos e benefícios exclusivos para os clientes NOS. 🤗 No Fórum NOS tem possibilidade de participar em vários passatempos com prémios exclusivos e, também, estar sempre a par dos passatempos que estão a decorrer na NOS a cada momento. E as novidades de julho não ficaram por aqui. Conheça as restantes novidades: 😎 Conhecer o Fórum Hall of Fame - junho 2024 O que aconteceu em junho no Fórum NOS Televisão NOS DAZN – A DAZN ELEVEN é agora DAZN FUEL TV – Gold Seekers Jogos Olímpicos 5.º Aniversário NOS Studios Internet NOS - Segurança OpenDNS suspenso – Umbrela – Sem acesso à internet Cinemas NOS Cinemas NOS - Estreia Deadpool & Wolverine Loja Online Lançamento Samsung Galaxy Z Flip e Galaxy Fold 6 Passatempos Passatempo Cinemas NOS – Ganhe convites duplos para a antestreia Deadpool & Wolverine Passatempo NOS e Disney Channel - Festa de Verão [Terminado] Passatempo desafia todos os limites – Ganhe headphones Razer Foram ainda publicados 497 tópicos e 4534 comentários. 😀 Consulte ainda os artigos anteriores de O que aconteceu no Fórum NOS e fique a conhecer os utilizadores que, neste mês, mais participaram e contribuíram no Fórum NOS. Fique atento, vamos ter mais novidades em agosto de 2024. 🤗
Mário P.
O que aconteceu em junho no Fórum NOS
Em junho trouxemos muitas novidades. 🤗 Desde novidades na gestão dos seus produtos e serviços, com a my NOS, novos produtos de TV e NOS Empresas e mais conteúdos de televisão exclusivos . Descubra todas as novidades neste artigo. 😉 Conheça Android TV 4K da NOS A box Android TV 4K da NOS é a nova forma de assistir a todos os conteúdos que mais gosta. Com um design minimalista, adaptável a qualquer divisão, assista a todos os canais de TV com alta resolução e imersividade. Experiência de Desporto na TV da NOS De forma a elevar a experiência de ver desporto na NOS, trazemos 3 novidades na forma como assiste a estes conteúdos na UMA e App NOS Tv em Apple TV e Android TV, Web, Tablet e smartphone com a Área "Desporto” , Destaques do jogo e Estatísticas de jogo. Como desligar o Wi-Fi do router na my NOS A app e área de cliente my NOS têm disponíveis diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica e cómoda a qualquer momento. Esta funcionalidade é particularmente importante caso esteja a utilizar o serviço Wi-Fi Total na sua casa. NOS Empresas - Perguntas Frequentes Artigo em que respondemos às perguntas mais frequentes sobre NOS Empresas. Consulte as perguntas mais frequentes sobre o serviço Empresarial disponibilizado pela NOS. E as novidades de junho não ficaram por aqui. Conheça as restantes novidades: 😎 Conhecer o Fórum Hall of Fame - Maio 2024 O que aconteceu em maio no Fórum NOS Televisão NOS Lançamento do canal News Now Globo – Clássicos da Globo que marcam gerações Casa e Cozinha – Estreia Plantmania 5.º Aniversário NOS Studios NOS Empresas NOS MultiCloud Storage Redes de Dados Privativas com IP Privado NOS Cloud Connect Microsoft 365 Máquinas Virtuais NOS Infrastruture as a Service NOS Google Workspace Foram ainda publicados 344 tópicos e 3395 comentários. 😀 Consulte ainda os artigos anteriores de O que aconteceu no Fórum NOS e fique a conhecer os utilizadores que, neste mês, mais participaram e contribuíram no Fórum NOS. Fique atento, vamos ter mais novidades em junho de 2024. 🤗
Chatbot FAB 6.5
Assistente Virtual do Fórum NOS
Logo NOS

Olá, eu sou o Assistente Virtual do Fórum NOS

As respostas obtidas na utilização desta ferramenta podem conter imprecisões ou estar incompletas, por isso não substituem aconselhamento através dos canais habituais da NOS. Recomendo que não partilhe dados pessoais durante a utilização.

Limpar histórico

Saiba mais sobre os Termos de Utilização do Assistente Virtual da NOS e partilhe a sua opinião

O que aconteceu no forum
Hall of Fame
Hall of Fame Picture

Hall of Fame de março

Vídeos de ajuda

Video iframe com botão

Utilizadores com mais Likes

Crachás

Mostrar mais