Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
  • 7,972 Tópicos
  • 61,056 Comentários
7967 Tópicos
Nos lança portal de turismo e estreia negócio com dados de tráfego
A Nos tornou-se, provavelmente, no primeiro operador português a lançar um serviço que tem por base o tratamento de dados de rede. O Portal de Informação Turística foi lançado hoje em cerimónia pública com o propósito de dar a conhecer estatísticas, tendências e padrões que ajudam a descrever o setor do Turismo, tirando partido do conceito de Big Data. A informação que consta no novo portal foi selecionada a partir do tráfego da rede da Nos e processada com o propósito de gerar diferentes níveis de análise no que toca ao turismo nos mais de 300 municípios portugueses. A Nos tira partido das conexões às redes móveis e fixas para recolher dados que têm em conta a provável origem dos turistas estrangeiros e os percursos que fazem quando estão em Portugal. «Toda a informação é sujeita a um processo de anonimização irreversível», informa João Ricardo Moreira, administrador da Nos Comunicações. O setor do Turismo poderá não ser mais que a porta de entrada num novo negócio que tem por base a exploração comercial de informação recolhida pela rede da Nos. «Temos de facto o objetivo de trabalhar com tudo o que envolva as smart cities», explica João Ricardo Moreira. O portal arranca sob a lógica do freemium: toda a informação está disponível sem qualquer custo – mas também estão previstas modalidades de acesso a dados mais refinados e detalhados, mediante o pagamento de um valor ainda por anunciar. «O objetivo é manter para sempre o Portal da Informação Turística grátis e aberto para todos. Mas ao navegar no site pode acontecer que uma entidade levante questões que implicam mais informação e nesse caso poderá ter de pagar para poder ter acesso à informação que pretende», refere o administrador da Nos. Através da rede, um operador fica em condições privilegiadas para obter informação sobre o que faz a população nos diferentes locais e diferentes horas. É uma informação que tanto pode ser útil para o lançamento de novos produtos e serviços, como pode dar informação útil para fazer afinações na oferta de uma empresa. «A Internet das Coisas (IoT) vai acrescentar riqueza, mas os fluxos de pessoas são especialmente importantes para o desenvolvimento de negócios. Já podíamos lançar este serviço sem ter dados de IoT… mas, sim, o IoT vem exponenciar este negócio», acrescenta João Ricardo Moreira. No Portal de Informação Turística é possível conhecer diferentes pressão e a densidade turísticas, bem como o efeito produzido pelos fins de semana, ou a taxas de retenção noturna. Além de comparações entre municípios, o novo site dá a conhecer rankings que ajudam a descrever o setor do turismo do ponto de vista estatístico. Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2017-10-09-Nos-lanca-portal-de-turismo-e-estreia-negocio-com-dados-de-trafego
Assistência internet
Na quinta feira liguei para a linha de apoio ao cliente da NOS por esta há dias com velocidades excessivamente lentas e quebras consecutivas no wifi. A pessoa com quem eu falei registou um incidente e fez um teste de velocidade comigo que mostrou que estou a ter cerca de 10% da velocidade que devia ter e que me está a ser cobrada. Entretanto informou-me que não conseguia resolver o problema e que ia transmitir o assunto a outros colegas e que no máximo iriam entrar em contato comigo até dia 7. Ao inicio da tarde desse dia recebi um sms a informar que às 18h45 a situação estaria resolvida e que depois dessa hora deveria desligar o equipamento e voltar a ligar. Como as deficiência no serviço se mantinham liguei novamente para o apoio técnico que me disse que apesar de ter recebido essa mensagem não queria dizer que a situação estivesse resolvida, mas sim que estava em resolução no exterior e que iria ser contatada pela linha para confirmar a resolução. Hoje, como a situação continua na mesma, liguei para o apoio técnico e informaram-me que a situação estava encerrada e que se da minha parte não estava resolvida que eu deveria ter entrado em contato com o serviço porque da parte deles estava tudo resolvido, mas que iria abrir novo incidente e que eu iria ser contatada. Tentei perguntar ao técnico como é que eu poderia adivinhar que a situação estava resolvida visto que me tinham dito ao telefone que estava em resolução ao que ele me respondeu que não tinha forma de me responder a isso e que para ter esse esclarecimento deveria ir a uma loja ou colocá-lo por escrito através do espaço cliente. Pelo que fico a aguardar pela vossa resposta.
As aventuras de um Router B310s-22 com as antenas de uma freguesia (que nem sequer está) no meio do monte.
Este router funciona bem e tal (desde que haja cobertura, e as antenas não estejam saturadas e tudo que já foi aqui dito ad nauseum) mas gostava de fazer um reparo a um pequeno senão que ocorre à malta, coitadinhos, que vivem na orla da cobertura 4G. Configura-se o router em modo 4G, maravilha... O gajo lá apanha uma fantástica célula 3G+ (porque as 4G estão a 13KM) que lá vai debitando 5Mbit quando calha (a norma é 1Mbit com sinal excelente), ou ocasionalmente 20Mbit à noite quando já foi tudo dormir (tipo 5-6 da manhã num dia bom e mesmo assim nem sempre). Mas há um senão... Se porventura uma das antenas 4G, ganhar um bocado mais de força empurrada pelo vento, o router opta pela 4G (com sinal fraco), pois foi configurado para tal (os valores de qualidade do sinal, valem... nada, pelos vistos). Então agora a nossa amiga 4G que tem 0.02Mbit Down por causa de estar do outro lado do universo, mata a velocidade, ainda que baixa, do 3G+ que ao menos dá para ver o Facebook (mas só uma pessoa de cada vez). E depois? Convencer o gajo que tem de se ligar à que dá mais velocidade? Lá vamos nós para a casa de banho com o bicho, ou um local obscuro da casa de forma a obriga-lo a ignorar a antena 4G e fazer fall-back para a 3G+. "Estimado cliente: há que escolher sítios escondidos da casa onde haja um equilíbrio de boa recepção da antena que interessa / exclusão das outras. Perto da janela é muito old-school." E.. aí de quem tente usar a lógica e configura-lo como 3G pensando que seria óbvio o gajo começar com antenas 3G+ e vir por ai abaixo caso haja disponibilidade... Esquece lá isso. Configurado em 3G, apanha *apenas* as antenas 3G. Porque... Alguém teve esta brilhante ideia. Mas... Custava assim tanto meter mais uma opção na porra do menu com os modos 3G+ (HDSPA / WCDMA?) já que são parte dos tipos de acesso que disponibilizam? Claro que assim não podiam dizer que é tudo 4G quando na verdade é 3G+... Pois, eu percebo. Em suma: Know-how, tempo, dinheiro: é tudo imputado ao cliente. É tipo IKEA mas com routers, dão o material e um gajo que se amanhe, perceba o problema, ande a rebolar com o router de um lado para o outro, passe horas ao telefone, compre e teste antenas exteriores, etc e coise e tal. Técnicos e apoio real, zero, nem vê-lo, em 2 anos de chamadas e toda a compreensão do mundo. Ganhem vergonha.
O que aconteceu no forum
Hall of Fame
Hall of Fame Picture

Hall of Fame de junho

Vídeos de ajuda

Video iframe com botão

Utilizadores com mais Likes

Crachás

Mostrar mais