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ESCLARECIMENTO PÚBLICO: Como está implementada a rede de internet fixa da NOS?
Até hoje ninguém me soube responder concretamente sobre COMO É que se encontra implementada exactamente a REDE “fibra” da NOS! A NOS tem uma parte da rede em tecnologia FTTH (Fibra) e outra em HFC (Coaxial). É conhecido que a tecnologia HFC (DOCSIS 3.0) não vai além dos 20 Mbits de UPLOAD, quando a tecnologia FTTH pode atingir os mesmos valores de DOWNLOAD (digamos, 200, 400Mbits!!!) A NOS prometeu e continuar a prometer e garantir novas velocidades de UPLOAD para a rede HFC há anos, no entanto, mesmo após upgrade para HFC DOCISIS 3.1, a única velocidade melhorada foi a de DOWNLOAD (para valores absurdos que não interessam a “ninguém” - ESTRATÉGIA COMERCIAL). Como a NOS insiste em colocar velocidades de UPLOAD na casa dos 100Mbits na sua oferta comercial, gostaria de saber EXACTAMENTE qual a % da rede é que, actualmente, SUPORTA ESTA VELOCIDADE de 100Mbits! Por outras palavras, gostaria que a NOS, publicamente, divulgasse os NÚMEROS relativos À TECNOLOGIA USADA e as RESPECTIVAS VELOCIDADES, sem rodeios e sem jogos comerciais. % da REDE em FTTH ? % da REDE em HFC (DOCSIS 3.0) ? % da REDE em HFC (DOCSIS 3.1) ? % da REDE onde a velocidade de UPLOAD = 100Mbits ? E já agora, para quando um TESTE DE COBERTURA que MOSTRE VERDADEIRAMENTE se a ZONA do cliente está coberta por FTTH, HFC e quais as velocidades que podem ser efectivamente contratadas? É que, com a NOS o cliente não sabe absolutamente NADA sobre as condições técnicas do serviço, até que, eventualmente, peça a sua instalação e a mesma já tenha sido feita! A concorrência (VODAFONE e MEO) por sua vez, ao garantir COBERTURA, está a GARANTIR VELOCIDADES DE UPLOAD de 100 ou 200Mbits numa rede 100% FTTH!
Suporte Internet feito e cobrado por parceiros
Boa tarde acabei de ligar para o suporte técnico da NOS, para reportar vários problemas de latência durante a última semana. Entenda-se latência, são pequenas quebras na disponibiliade da internet, que ficam mais expostas quando usamos voz pela internet, apps de video conf. A minha grande admiração foi quando fiz a ligação para o suporte, foi-me comunicado que problemas de latência não é com a NOS, é com um parceiro que cobra a chamada de suporte e posteriormente o serviço que for necessário para a resolução. Ou seja desresponsabilização TOTAL da NOS no caso de um problema de latência no serviço de Internet. Isso foi-me comunicado na chamada do suporte, que ainda bem que foi gravada. Este não foi o serviço que contratei, e se a manutenção da latência não faz parte do contrato NOS, então sejam HONESTOS em dizer isso aos clientes quando vendem o serviço. Resumindo contratos um serviço fantástico de 500 GB de velocidade, uma verdadeira auto estrada, e depois paramos na autoestrada a cada 1KM! Obviamente que esta situação será levada para a frente, mas quero desde já alertar os clientes deste forum. É muito mau quando as grandes empresas, acham que detem o monopolio, e não avaliam o impacto das suas acções nos clientes e olham só para a poupança de custos ao transferir a sua responsabilidade para um terceiro e repassar o custo para o cliente.
Giga Router V1 - Quebra de acesso com VPN
Boa tarde, Numa utilização considerada mais comum, o router em questão satisfaz perfeitamente as expectativas quer em termos de estabilidade quer em termos de velocidade. Quando o acesso é feito por VPN, a quebra de serviço acontece entre 2-5 minutos após inicio desta ligação. Primeiro sintoma é a quebra nessa mesma linha (acesso feito por cabo). O segundo sintoma é a quebra de acesso por WiFi (mantendo-se estável nas outras portas por cabo), com o tempo todas as linhas ficarão eventualmente sem acesso. Este não é um sintoma aleatório. A taxa de ocorrência é de 100%, a única variável é o tempo que irá demorar a acontecer. Este sintoma NUNCA aconteceu no router anterior - Power Router 3.0 creio. Este sintoma não depende do VPN utilizado (uso normalmente um de três possíveis). Este sintoma não depende do numero de equipamentos “pendurados”. Acontece 100% mesmo que apenas esteja ativo o PC que tem acesso por VPN. Devo aqui mencionar que a minha rede local é “pesada”, com vários NAS, switches e pontos de acesso múltiplos, mas devo também mencionar que NADA foi alterado desde a troca / upgrade do router. Nas várias interações com o grupo de suporte NOS, quero reconhecer a simpatia e cortesia, mas infelizmente não consigo encontrar nenhum interlocutor que me consiga ajudar com acesso a “log files” ou parâmetros de configuração que possam eventualmente influenciar o(s) sintoma(s) descritos acima. Depois deste longo texto vem a pergunta - algum de vós me pode ajudar com: acesso a log files no router; acesso a configurações avançadas no router; Eu entendo que este acesso possa estar “restrito”, mas esperar não me parece uma boa estratégia …. Obrigado e cumprimentos.
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