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Mais um dia mais uma situação…

 

A meio da noite a NOS atualiza firmware ao router e fico sem acesso durante 4 horas com o equipamento na luz laranja a piscar. Ainda tentei poweroff e poweron após o tal update mas nada…. não passava do laranja piscar.

 

De manhã ao acordar lá voltou o equipamento a ficar com luz azul, tento ligar Placa de Rede Wifi e tenho a velocidade de Wifi super lenta, que coisa... como tenho a máquina em GNU/Linux e a placa está definida num canal andei horas as voltas com velocidade lenta até que pensei, o firmware mudou o canal de wifi só pode, fui ver e o router estava no canal 4 em wifi com configurações trocadas e não correspondem às que fiz na placa, raios…..

 

Mudam o firmware aos clientes e tiram as configurações do equipamento!

Tive de reconfigurar o router e meter novamente o canal Wifi que tinha anteriormente para corresponder com a minha placa de rede wifi e ficar com internet.

 

Muito obrigado por me desconfigurarem a rede Wifi e ficar horas com serviços em baixo senhores/as da NOS.

 

No entanto pretendo um desconto na mensalidade deste mês por estar a pagar um serviço e ter downtime graças a este bom trabalho de inutilidade.

 

Até….

 

Olá, desculpe mas o seu Router é o V5? Esse é que faz a otimização de rede de forma autónoma.


Olá, desculpe mas o seu Router é o V5? Esse é que faz a otimização de rede de forma autónoma.

 

HW 1.0

 

SW

6.4.99.1.2

 

Versão App 2.2.0


Olá @wrk e @oTonyStark

@wrk, para que nos seja possível verificar a sua situação, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 


É o power router.


Esta loucura de atualizarem firmwares aos routers dos clientes “sem avisar” com estes a funcionarem e ficarem com serviço em baixo têm de parar…. programem lá uma funcionalidade de aviso a dizer se querem update! a NOS que arranje programadores decentes pelo menos alguém que faça código há 20 anos, menos de 20 anos de código não é programador! porque ainda por cima depois ficam muitas vezes piores os serviços wifi etc do router com mau firmware e este hardware já é de rir, e TESTEM os updates primeiro num equipamento de testes umas 50 vezes… já é a “milionésima” vez que tenho trabalho a correr atualizam isto à noite e me lixam a ligação e cai tudo. Depois de meterem o firmware ainda me tira as configurações que fiz a equipamentos não há o mínimo respeito pelo cliente, é atirar aquilo e siga se os clientes tiverem algo configurado canais wifi, port forwards, dns dinâmicos etc se lixem….


É o power router.

é sim, mas de power não têm nada, é puro lixo.

 

Quando vão os senhores/as da NOS deixar o cliente escolher o seu próprio equipamento e não ficar preso a um pedaço de plástico que deixa milhões de utilizadores pendurados e a queixarem-se no fórum? ahn? ahn?ahn? pois é…..

Bridge na porta 4 não é solução! não quero ter dois routers para fazer o mesmo trabalho de UM e ainda ter de queimar valentes tostões para comprar o segundo! Depois mesmo que compre um equipamento de 400€ vou ligar aquilo a um router NOS de fraca qualidade que me limita a ligação toda! que coisa…. querem ver quantos posts de utilizadores se queixam disto?

 

 

 


Olá @Guimas e @wrk

@wrk, já recebemos a sua mensagem. Vamos responder-lhe com a máxima brevidade. 

Obrigada 


O router é um Arris TG2492NO, liguei mais que uma Placa Wifi ao Router e noto que o sinal Wifi do equipamento é bastante fraco, após testar com mais que uma Placa de Rede Wireless notei que o Wifi não passa dos 5Mb/ps e na maioria dos testes em www.speedtest.nos.pt anda nos 2Mb/ps.

 

Eu mudei via iwconfig nas minhas Placas de Rede Wifi PCI e USB’s definições de canais, frequência, rate, bit, rts, frag etc etc, ou seja testei várias e fica práticamente igual pq as placas são diferentes mas estão na mesma Norma N…. via aminhanet.nos.pt experimentei deixar os canais 1,6, 11 no Arris TG2492NO e práticamente fica tudo muito idêntico em velocidades, usei tanto GNU/Linux como Windows é muito igual.

Notei que a 2 metros do Router Arris TG2492NO a velocidade é o dobro do que a 2 metros com uma parede à frente mas assim que tenho uma parede na frente a velocidade no Arris TG2492NO via Wifi fica logo nos 2/mbps por isso posso dizer que com o router que tinha anteriormente o Router Wi-Fi 4.0 este equipamento funcionava bem melhor o wireless.

 

Após esta situação decidi fazer reset ao Router Arris TG2492NO não fosse alguma definição de rede  do equipamento e para repor as definições standard de wireless do equipamento.

 

Nessa altura pego no router e notei que o “meu” router de lado está ligeiramente aberto e não está encaixado nos suportes de encaixe, no entanto este router foi-me colocado “novo” pela NOS há pouco tempo, ou seja presumo que ou “o equipamento vinha aberto” ou “o seu mau design” faz com que aqueça e se abra no lado do botão de reset no canto do router.

 

Dado esta situação pretendo que a NOS me ligue e agende para trocar o router por um novo.

 

P.S- ao usar https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx recebi a mensagem “O seu sistema operativo não é suportado pelo teste de diagnóstico” a página não testa em GNU/Linux, o que é uma pena...

 

 


Tem que usar speedtest.nos.pt

 

É só ligar para o apoio técnico e fazer esses 2 testes wireless. com esses valores eles marcam logo técnico.


Tem que usar speedtest.nos.pt

 

É só ligar para o apoio técnico e fazer esses 2 testes wireless. com esses valores eles marcam logo técnico.

Ligar para quê? se estou aqui no fórum? tá aqui…..

 


Tem que usar speedtest.nos.pt

 

É só ligar para o apoio técnico e fazer esses 2 testes wireless. com esses valores eles marcam logo técnico.

Tenho que usar? acabei de escrever que fiz os testes de velocidade nesse site….

www.speedtest.nos.pt

até porque o outro nem é suportado.

 

 


Diz logo no inicio da página que é só windows.  Tá aqui no forum mas ninguem lhe vai marcar o técnico por aqui. Os moderadores até podem mandar isto para o apoio técnico onde lhe vai ligar daqui a 5 dias para fazer novamente os testes e marcar.

Já agora esses valores de wifi é na 2,4 ghz certo? porque a 5ghz deve dar valores normais ;)


Sim, 2.4Ghz, mas 5Ghz não vi diferença.

-----------

Passados 2 anos....

Boa Tarde,

Exmos Senhores/as NOS

Acordo de manhã tento abrir sites e nada, hmmm... notei que o wifi desligou, porquê?

adivinhem?

Outra vez, update ao Firmware auto a meio da noite e "config do router" fiu fiu....

Derivado a verificar perturbações no meu serviço de Internet decidi ligar à Linha de Apoio Técnico (16990) para verificar sinais do Router.

Liguei à vossa Linha de atendimento 16990 e marquei as opções de IVR onde ao não conseguir falar com vosso  oatendimento o IVR remete a ser contacto, mto bem.

Sou contactado passado uns minutos. ok.

Não fixei o nome do Operador da Linha Técnica que me atendeu infelizmente.

Indiquei que tinha perturbação no serviço de Internet e queria verificar se valores de sinal do equipamento estavam corretos.

Operador pergunta-me qual era o meu problema, descrevo-o e indica-me que isto não era verificado "aqui" mas com uma linha externa á NOS. Qual? Toda vida me viram este tipo situações via 16990.

Eu fiquei surpreso e perguntei se estava mesmo a ligar para a NOS, indicou que estava mas era verificado com outra Linha.

Após isto, o Operador da Linha Técnica desaparece da chamada e colocou-me Mute ou desligou mas pareceu-me que me colocou em Mute. 

Tou, tou, tou.... e nada.

Entretanto como se “evaporou” acabei por desligar.

Dado que aparemente Operadores nem sabem verificar valores de Sinal ou explicar ao cliente, ao menos que não desliguem chamadas ou ponham pessoas em “Mute” que é uma vergonha para os vossos serviços NOS.

Liguei de novo ao 16990

Fui atendido por outra Operadora da Linha Técnica mais atenciosa que me deu “reset” ao equipamento do vosso lado ISP e resolveu o problema ou seja afinal não há nenhuma outra Linha!

Esta Sra resolveu bem o problema (mto obrigado) e fui bem atendido novamente obrigado á Sra. ao contrário do primeiro "animal" de Linha. Peço desculpas pelo termo mas mal a chamada começou a desdenhar cmg a dizer que valores sinal não interessavam e o que eu queria? Pois bem, pago um serviço quero que funcione e esse serviço deve pagar o salário a esse Sr. de Linha.

Conclusão:

Novamemente update Firmware! 

Após o reset os valores sinal mudaram mas ninguém me soube explicar quais seriam os pârametros normais. Enfim.

 

Deixo o antes e depois

Router Arris TG 2492 NO

Downstream Channel

Channel 1
State: closed
Frequency(MHz): 658
Power (dBmV): 1.9
SNR (dB): 38.9

Channel 2
State: closed
Frequency(MHz): 650
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9

Channel 3
State: closed
Frequency(MHz): 666
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9

Channel 4
State: closed
Frequency(MHz): 674
Power (dBmV): 1.2
SNR (dB): 38.6

Channel 5
State: closed
Frequency(MHz): 682
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9

Channel 6
State: closed
Frequency(MHz): 690
Power (dBmV): 1.4
SNR (dB): 38.9

Channel 7
State: closed
Frequency(MHz): 698
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9

Channel 8
State: closed
Frequency(MHz): 706
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9

Channel 9
State: closed
Frequency(MHz): 722
Power (dBmV): 0.9
SNR (dB): 38.6

Channel 10
State: closed
Frequency(MHz): 730
Power (dBmV): 0.5
SNR (dB): 38.6

Channel 11
State: closed
Frequency(MHz): 738
Power (dBmV): 0
SNR (dB): 38.6

Channel 12
State: closed
Frequency(MHz): 746
Power (dBmV): -0.2
SNR (dB): 38.6

Channel 13
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 14
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 15
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 16
State: Open
Frequency(MHz): 738
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 17
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 18
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 19
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 20
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 21
State: Open
Frequency(MHz): 746
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 22
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 23
State: Open
Frequency(MHz): 658
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Channel 24
State: Open
Frequency(MHz): 650
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4


Upstream Channel

Channel 1
State: closed
Frequency(MHz): 61.5
Power (dBmV): 41
SNR (dB):

Channel 2
State: closed
Frequency(MHz): 48.7
Power (dBmV): 42.7
SNR (dB):

Channel 3
State: closed
Frequency(MHz): 55.1
Power (dBmV): 42
SNR (dB):
 

Depois reset

 

Canais Downstream

Canal 1
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 658
Potência (dBmV): 3.2
SNR (dB): 38.9

Canal 2
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 650
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.9

Canal 3
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 666
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.9

Canal 4
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 674
Potência (dBmV): 2.7
SNR (dB): 38.6

Canal 5
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 682
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.6

Canal 6
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 690
Potência (dBmV): 2.7
SNR (dB): 38.6

Canal 7
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 698
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.6

Canal 8
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 706
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.6

Canal 9
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 722
Potência (dBmV): 2.2
SNR (dB): 38.9

Canal 10
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 730
Potência (dBmV): 2
SNR (dB): 38.6

Canal 11
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 738
Potência (dBmV): 1.5
SNR (dB): 38.6

Canal 12
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 746
Potência (dBmV): 1
SNR (dB): 38.6

Canal 13
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 14
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 15
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 16
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 738
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 17
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 18
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 19
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 20
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 21
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 746
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 22
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 23
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 658
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canal 24
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 650
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4

Canais Upstream
Canal 1
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 61.5
Potência (dBmV): 37.2
SNR (dB):

Canal 2
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 48.7
Potência (dBmV): 38
SNR (dB):

Canal 3
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 55.1
Potência (dBmV): 38
SNR (dB):


Muito Obrigado por mais uma vez ficar com o serviço em baixo e perder 3h com a vossa Linha de Apoio ao Cliente.

No entanto pretendo um "desconto" na mensalidade deste mês por estar a pagar um serviço e ter “downtime” graças a este firmware update killer.

Já que os equipamentos são derrubados, que tal o Router ter uma opção de salvar configurações do cliente? Querem programar esta funcionalidade? qualquer router comercial de mercado(cisco, netgear, tp-link, dlink, etc) costuma ter este tipo funcionalidade. Dá jeito a mto cliente.

Pretendia saber o nome do Sr Operador  que me atendeu pois fica registado internamente, se quiserem posso vos enviar nº cliente msg privada, mas como já sabem quem é….

Talvez necessite de alguma formação de coaxial.

Até….

 


Diz logo no inicio da página que é só windows.  Tá aqui no forum mas ninguem lhe vai marcar o técnico por aqui. Os moderadores até podem mandar isto para o apoio técnico onde lhe vai ligar daqui a 5 dias para fazer novamente os testes e marcar.

Já agora esses valores de wifi é na 2,4 ghz certo? porque a 5ghz deve dar valores normais ;)

Apenas esta observação o teste foi feito em ambas as plataformas(Win ou GNU/Linux) e executa, não testei em Mac OS mas concerteza funciona tb.


Os operadores de 1º linha não têm um acesso direto aos sinais. Eles só se regem por -- quebras,velocidade,sem acesso.


Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @wdk

A NOS não se revê no tipo de atuação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


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