O router é um Arris TG2492NO, liguei mais que uma Placa Wifi ao Router e noto que o sinal Wifi do equipamento é bastante fraco, após testar com mais que uma Placa de Rede Wireless notei que o Wifi não passa dos 5Mb/ps e na maioria dos testes em www.speedtest.nos.pt anda nos 2Mb/ps.
Eu mudei via iwconfig nas minhas Placas de Rede Wifi PCI e USB’s definições de canais, frequência, rate, bit, rts, frag etc etc, ou seja testei várias e fica práticamente igual pq as placas são diferentes mas estão na mesma Norma N…. via aminhanet.nos.pt experimentei deixar os canais 1,6, 11 no Arris TG2492NO e práticamente fica tudo muito idêntico em velocidades, usei tanto GNU/Linux como Windows é muito igual.
Notei que a 2 metros do Router Arris TG2492NO a velocidade é o dobro do que a 2 metros com uma parede à frente mas assim que tenho uma parede na frente a velocidade no Arris TG2492NO via Wifi fica logo nos 2/mbps por isso posso dizer que com o router que tinha anteriormente o Router Wi-Fi 4.0 este equipamento funcionava bem melhor o wireless.
Após esta situação decidi fazer reset ao Router Arris TG2492NO não fosse alguma definição de rede do equipamento e para repor as definições standard de wireless do equipamento.
Nessa altura pego no router e notei que o “meu” router de lado está ligeiramente aberto e não está encaixado nos suportes de encaixe, no entanto este router foi-me colocado “novo” pela NOS há pouco tempo, ou seja presumo que ou “o equipamento vinha aberto” ou “o seu mau design” faz com que aqueça e se abra no lado do botão de reset no canto do router.
Dado esta situação pretendo que a NOS me ligue e agende para trocar o router por um novo.
P.S- ao usar https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx recebi a mensagem “O seu sistema operativo não é suportado pelo teste de diagnóstico” a página não testa em GNU/Linux, o que é uma pena...
Sim, 2.4Ghz, mas 5Ghz não vi diferença.
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Passados 2 anos....
Boa Tarde,
Exmos Senhores/as NOS
Acordo de manhã tento abrir sites e nada, hmmm... notei que o wifi desligou, porquê?
adivinhem?
Outra vez, update ao Firmware auto a meio da noite e "config do router" fiu fiu....
Derivado a verificar perturbações no meu serviço de Internet decidi ligar à Linha de Apoio Técnico (16990) para verificar sinais do Router.
Liguei à vossa Linha de atendimento 16990 e marquei as opções de IVR onde ao não conseguir falar com vosso oatendimento o IVR remete a ser contacto, mto bem.
Sou contactado passado uns minutos. ok.
Não fixei o nome do Operador da Linha Técnica que me atendeu infelizmente.
Indiquei que tinha perturbação no serviço de Internet e queria verificar se valores de sinal do equipamento estavam corretos.
Operador pergunta-me qual era o meu problema, descrevo-o e indica-me que isto não era verificado "aqui" mas com uma linha externa á NOS. Qual? Toda vida me viram este tipo situações via 16990.
Eu fiquei surpreso e perguntei se estava mesmo a ligar para a NOS, indicou que estava mas era verificado com outra Linha.
Após isto, o Operador da Linha Técnica desaparece da chamada e colocou-me Mute ou desligou mas pareceu-me que me colocou em Mute.
Tou, tou, tou.... e nada.
Entretanto como se “evaporou” acabei por desligar.
Dado que aparemente Operadores nem sabem verificar valores de Sinal ou explicar ao cliente, ao menos que não desliguem chamadas ou ponham pessoas em “Mute” que é uma vergonha para os vossos serviços NOS.
Liguei de novo ao 16990
Fui atendido por outra Operadora da Linha Técnica mais atenciosa que me deu “reset” ao equipamento do vosso lado ISP e resolveu o problema ou seja afinal não há nenhuma outra Linha!
Esta Sra resolveu bem o problema (mto obrigado) e fui bem atendido novamente obrigado á Sra. ao contrário do primeiro "animal" de Linha. Peço desculpas pelo termo mas mal a chamada começou a desdenhar cmg a dizer que valores sinal não interessavam e o que eu queria? Pois bem, pago um serviço quero que funcione e esse serviço deve pagar o salário a esse Sr. de Linha.
Conclusão:
Novamemente update Firmware!
Após o reset os valores sinal mudaram mas ninguém me soube explicar quais seriam os pârametros normais. Enfim.
Deixo o antes e depois
Router Arris TG 2492 NO
Downstream Channel
Channel 1
State: closed
Frequency(MHz): 658
Power (dBmV): 1.9
SNR (dB): 38.9
Channel 2
State: closed
Frequency(MHz): 650
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9
Channel 3
State: closed
Frequency(MHz): 666
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9
Channel 4
State: closed
Frequency(MHz): 674
Power (dBmV): 1.2
SNR (dB): 38.6
Channel 5
State: closed
Frequency(MHz): 682
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9
Channel 6
State: closed
Frequency(MHz): 690
Power (dBmV): 1.4
SNR (dB): 38.9
Channel 7
State: closed
Frequency(MHz): 698
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9
Channel 8
State: closed
Frequency(MHz): 706
Power (dBmV): 1.7
SNR (dB): 38.9
Channel 9
State: closed
Frequency(MHz): 722
Power (dBmV): 0.9
SNR (dB): 38.6
Channel 10
State: closed
Frequency(MHz): 730
Power (dBmV): 0.5
SNR (dB): 38.6
Channel 11
State: closed
Frequency(MHz): 738
Power (dBmV): 0
SNR (dB): 38.6
Channel 12
State: closed
Frequency(MHz): 746
Power (dBmV): -0.2
SNR (dB): 38.6
Channel 13
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 14
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 15
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 16
State: Open
Frequency(MHz): 738
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 17
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 18
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 19
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 20
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 21
State: Open
Frequency(MHz): 746
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 22
State: Open
Frequency(MHz): 0
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 23
State: Open
Frequency(MHz): 658
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Channel 24
State: Open
Frequency(MHz): 650
Power (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Upstream Channel
Channel 1
State: closed
Frequency(MHz): 61.5
Power (dBmV): 41
SNR (dB):
Channel 2
State: closed
Frequency(MHz): 48.7
Power (dBmV): 42.7
SNR (dB):
Channel 3
State: closed
Frequency(MHz): 55.1
Power (dBmV): 42
SNR (dB):
Depois reset
Canais Downstream
Canal 1
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 658
Potência (dBmV): 3.2
SNR (dB): 38.9
Canal 2
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 650
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.9
Canal 3
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 666
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.9
Canal 4
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 674
Potência (dBmV): 2.7
SNR (dB): 38.6
Canal 5
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 682
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.6
Canal 6
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 690
Potência (dBmV): 2.7
SNR (dB): 38.6
Canal 7
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 698
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.6
Canal 8
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 706
Potência (dBmV): 3
SNR (dB): 38.6
Canal 9
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 722
Potência (dBmV): 2.2
SNR (dB): 38.9
Canal 10
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 730
Potência (dBmV): 2
SNR (dB): 38.6
Canal 11
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 738
Potência (dBmV): 1.5
SNR (dB): 38.6
Canal 12
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 746
Potência (dBmV): 1
SNR (dB): 38.6
Canal 13
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 14
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 15
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 16
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 738
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 17
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 18
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 19
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 20
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 21
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 746
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 22
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 0
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 23
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 658
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canal 24
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 650
Potência (dBmV): -60
SNR (dB): 13.4
Canais Upstream
Canal 1
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 61.5
Potência (dBmV): 37.2
SNR (dB):
Canal 2
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 48.7
Potência (dBmV): 38
SNR (dB):
Canal 3
Estado: Fechado
Frequência(MHz): 55.1
Potência (dBmV): 38
SNR (dB):
Muito Obrigado por mais uma vez ficar com o serviço em baixo e perder 3h com a vossa Linha de Apoio ao Cliente.
No entanto pretendo um "desconto" na mensalidade deste mês por estar a pagar um serviço e ter “downtime” graças a este firmware update killer.
Já que os equipamentos são derrubados, que tal o Router ter uma opção de salvar configurações do cliente? Querem programar esta funcionalidade? qualquer router comercial de mercado(cisco, netgear, tp-link, dlink, etc) costuma ter este tipo funcionalidade. Dá jeito a mto cliente.
Pretendia saber o nome do Sr Operador que me atendeu pois fica registado internamente, se quiserem posso vos enviar nº cliente msg privada, mas como já sabem quem é….
Talvez necessite de alguma formação de coaxial.
Até….