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A NOS decidiu barrar o meu serviço de internet móvel sem explicação
Tenho um serviço de internet móvel contratado com a NOS desde 2008. É uma pen com internet móvel com 7 gigas de internet e Happy Hour das 9 horas até às 17 horas diariamente, o que permite acesso a internet sem descontar no pacote contratado. Isto é, posso consumir toda a internet que queira durante esse horário em que vigora a Happy Hour. Ao longo deste ano de 2018 fui contactada inúmeras vezes pela NOS com propostas para alterar o meu serviço, mas não aceitei nenhuma porque o serviço que tenho há uma década satisfaz as minhas necessidades. Pois bem, desde o dia 17 de Dezembro de 2018 que deixei de ter serviço de internet foram do horário da Happy Hour, apesar de ter todas as facturas pagas e as contas em dia. Quando ligo a internet aparace uma mensagem de erro com a informação de que aquela é uma operação não permitida. Contactei imediatamente o serviço de apoio ao cliente que não me conseguiu resolver o problema. Só no dia 28 de dezembro, 11 dias depois é que deram o problema como resolvido argumentando que já tinha ultrapassado o meu consumo mensal, o que não é de todo verdade e tenho provas que o atestam. Ainda tenho 4 gigas de internet disponíveis para usar fora o serviço da Happy Hour, que a NOS diz ser de serviço de roaming e, por isso, não os posso usar a não ser no estrangeiro. Estranho é que nestes 10 anos, sobretudo a partir de 2010 quando os gigas disponíveis foram aumentados como oferta de retenção, que os 7Gigas que tenho sempre foram considerados de tráfego nacional (tenho as facturas que o comprovam). Além do mais, quando gasto o tráfego que tenho disponível, tenho sempre a possibilidade de compra de pacotes extra, o que agora não é possível. As minhas reclamações para o serviço de apoio ao cliente têm caído em saco roto. Os 4 gigas de internet que ainda tinha para este mês, não os vou poder utilizar (estamos já no penultimo dia do ano) e vou ficar sem eles no próximo mês, além de se prepararem para me cobrar a factura normal num mês em que só usei metade do serviço. Estou francamente descontente com a forma como a NOS trata os seus clientes mais fieis (10 anos sempre com o mesmo serviço é obra!). Interrogo-me se não estão a fazer isto propositadamente para que eu deixe de ser cliente NOS pois querem acabar com estes clientes que têm Happy Hour? Todos os sinais levam a interrogar se esta não será uma manobra coerciva para obrigar os clientes com este serviço a terminarem o contrato? É uma dúvida que deixo no ar.
Como um problema se transforma em múltiplos...
Era cliente satélite até ao passado dia 12... Entretanto nesse mesmo dia vieram fazer-me a instalação da fibra com o a seguinte proposta de contrato pelo operador Tiago Santos: (BoxUma, Router 4.0, telefone fixo e telemóvel já associado, acabei por propôr outro telemóvel no pacote neste caso um WTF, onde ficaria a pagar 64€, com oferta de duas mensalidades do WTF por 51€...) Aceitei... O técnico fez a instalação e perguntei se o router daria cobertura a toda a casa, ao qual o mesmo disse que sim... MAAAS... À noite o meu filho não tinha cobertura no quarto onde tem o PC, Playstation etç... Liguei para a NOS para me resolverem a situação e após minutos de luta lá me punham o extender baixando a mensalidade para o minimo 49.99 e ficaria a pagar 0.49 do extender, fiquei a aguardar agendamento, até que o mesmo ficou para amanhã dia 20... Hoje ao contactarem-me disseram-me que a intervenção seria colocar o extender e trocar a box uma pela iris! Pensei que fosse brincadeira mas não... Pelo que parece fizeram essa alteração sem o meu conhecimento e como é lógico não vou consentir tal coisa pois não quero a troca da box dado que a UMA é a melhor box da NOS e desmarquei a intervenção, posteriormente o operador com quem falei fez também uma participação do sucedido e agora tenho de aguardar contacto até dia 23, estando o meu filho sem cobertura no quarto desde o dia 12. Conclusão... Por um aparelho que vos custa uma bacatela estão a deixar um cliente aborrecido e com ainda mais problemas. Serviço de excelência dizem vós?!
Tutorial de configuração de bandas 2,4 Ghz/ 5 Ghz (Power Router 4.0)
Ora, enquanto eu simpatizo com aqueles que se sentem frustrados, e até mesmo desiludidos com as falsas expectativas criadas em torno da tecnologia IEEE 802.11ac (5 GHz), é necessário deixar isto bem claro. E que melhor do que uma ilustração, que vale por mil palavras. Eu também já estou cansado e sem paciência. Entendido? Não é publicidade enganosa, é o que é, agora é preciso sim configurar o router e os dispositivos dependentes de WiFi de forma apropriada. Vamos a isso. Para aqueles que têm android, existe uma funcionalidade chamada de Smart Network Switch, e WiFi-Assist para aqueles com iOS. É necessário ter a internet móvel ativada em ordem de usufruir deste serviço que basicamente tenta estabelecer um equilíbrio de conectividade entre bandas 2.4 GHz e 5GHz. Isto, eu não pesquisei, sobre a necessidade, porque não estamos a falar do download booster, nem tão pouco produziu resultados, como já disse estou cansado. Eu produzi sim uma solução bastante simples. Configurar as duas bandas separadamente no router. É necessário lembrar que isto não será possível com o módulo Wi-Fi visitas, que fará essa gestão automáticamente. Muito pobre, diga-se de passagem, e daí todo este tópico de controvérsia. Queremos portanto ou estar ligados à rede de 2.4 GHz ou de 5 GHz. Não me parece sensível desligar uma das duas com a alternativa que vos irei propor. Muito bem, vamos aceder ao seguinte url com as credenciais de cliente NOS. https://aminhanet.nos.pt Wi-Fi > Configuração Wi-Fi Vamos criar SSID's (nomes de rede) diferentes, com palavras-passe diferentes (aconselhável), com uma boa entropia. Eu recomendo utilizar um gerenciador de palavras passes que permita sincronização ou migração de ficheiros de dados entre PC's e dispositivos móveis, em ordem de ter tudo isto bem organizado. Vamos, por exemplo. CX (2.4GHz), eu coloco _optout_nomap a seguir ao SSID em ordem de evadir rastreio do ponto de acesso de certos websites. Além disso, é porreiro ficar conhecido como o skiddie da àrea, lol. Podem sempre obfuscar o SSID (o que não é eficaz de todo contra um hacker), mas para a solução que estamos a discutir, não é viável, claro. CY (5GHz) C-Guest https://keepass.info/ Uma vez que as credenciais tenham sido introduzidas com sucesso, obviamente não necessitarão de repetir o processo sempre que desejem cambiar de rede, a não ser que apaguem essas mesmas credenciais da base de dados do dispositivo. Aqui, ou podemos ter uma configuração básica DHCP, ou personalizada (selecionar mostrar opções avançadas na configuração da rede). Aí vocês podem mudar a DNS, fazer o que quiserem, do mesmo jeito que no computador. Sabem que podem personalizar o nome dos vossos dispositivos Ethernet e WiFi, de forma a facilmente distinguir quem é quem na interface. E pronto, básicamente é isto. Só resta fazer os testes no próprio dispositivo móvel e comparar a força do sinal (basta clicar na rede em dispositivos android), e escolher a mais forte. Teoricamente já sabem, que se não estiverem bem próximos do router, sem elementos de interferencia, o melhor é ter a banda 2.4 GHz activada por padrão, ou mesmo desligar a de 5 GHz. Eu não recomendo o upgrade para o Power Router pelos 5GHz em si, a não ser que vão optar por um pacote de 1Gbps, porque ter banda de 5GHz por apenas 200 Mbps, não é razoável, na minha opinião, meramente para dispositivos móveis, ou mesmo até os que suportem ligação por cabo, que deveria ser norma em primeiro lugar. Demora um bocado a actualizar o nome dos dispositivos na interface da aminhanet sempre que mudem de rede, mas não se preocupem (só eu é que fico danado, lol). Também mencionar conflitos entre o uso de uma VPN ao tentar entrar na interface de configuração. Limpem sempre os cookies antes de mudar de rede, ou melhor, não mudem, lol. Eu voltarei com mais queixas no futuro, só preciso de fazer uns testes adicionais. Lol.
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