Header
Pergunta

Falha de Internet


Reputação 1

Boa tarde, pouco me interessa a velocidade, deviam começar a pensar em melhorar a estabilidade! É uma vergonha, será que se começar a pagar apenas quando vocês fornecem os serviços que foram contratados acontece alguma coisa? Pago 200Mb fidelizei me 24 meses por isto e nunca tive mais de 20 por wireless... Neste momento tenho 5Mb reais de download com este router "fantástico"... E não me venham dizer que é por wireless e bla bla bla, ora não posso ligar o meu telemóvel por cabo, no entanto enquanto tenho uma pessoa em casa a jogar Xbox online, não consigo ver Netflix, isto é normal?! Esta parte não aparece nas vossas publicidades... Acabei de tentar postar um comentário e estive 5min à espera, através do vosso wi fi... Pelo amor de Deus... 


11 Comentários

Reputação 1

Podiam pelo menos responder, acabei de reportar que em vez dos 200Mb que pago tenho acesso a 5Mb... Isto acontece todos os meses tive inclusive de comprar um cabo de rede para conseguir estar a fazer uma simples chamada de teletrabalho. Há alguma coisa que se possa fazer sem ser cancelar o serviço? 

Reputação 7
Crachá +2

com um lapis , no orificio do lado direito pressionar durante 5 segundos e deixar o router reiniciar. Isto demora vários minutos mas pode resolver a situação.

Reputação 7
Crachá +5

@Pedro Malhão Boa noite, qual é o Router que tem instalado ?

Nem router nem meio router. A isto chama-se traffic shaping e bandwidth throttling do mais agressivo que alguma vez se viu numa rede em Portugal.

Tudo o que não fosse tráfego HTTP/HTTPS esteve a ser descartado durante grande parte do dia de hoje (Domingo 12/03/2020). Ligações a servidores FTP, SMTP, IMAP, VPN entre outros foram pura e simplesmente atirados para fora da rede até às 22 horas.

Digam o que quiserem, mas nenhuma rede volta a funcionar em pleno, como agora se encontra novamente, às 22 horas em ponto, depois de estar no estado que se viu, a nível nacional, desde as 12 horas de domingo.

Se não têm capacidade, ou não querem utilizar a rede a 100%, o mínimo que se espera é que avisem os vossos clientes do que estão a fazer.

Quem quis trabalhar, ou depende de redes VPN, FTP e outros, durante o dia de hoje, o remédio foi utilizar outro operador (aquele vermelho). Esses ao menos não impuseram limites invisíveis e sem aviso na rede deles.

Reputação 1

Tenho dois routers, um Wi-Fi reapeater e me só assim, neste momento estou a responder a esta mensagem com dados móveis... É uma vergonha e não responderem a isto ainda mais, não há um mod nada a vir dizer o quer que seja... !! Dá última vez que reclamei colocaram me em "vigilância" e surpresa das surpresas, durante os 3 dias da vigilância, nada aconteceu, tive sempre acima dos 50 ou 60Mb por wireless e 0 quebras... Tenho quebras constantes, se não tivesse tantos equipamentos não conseguia fazer nada porque pelo menos assim o telemóvel ou PC vai saltande de rede em rede consoante a que está a dar... Neste momento não tenho estabilidade nem velocidade! Mas há uma coisa que tenho todos os meses... Mensalidade!! A culpa foi minha, devia ter metido a Vodafone em vez de ir no engodo do router novo e dos 200Mb e bla bla bla... @Houls isso não deveria ser ilegal?! Há muitas coisas que são legais (as que mencionei) e pago por elas, mas a minha operadora não me permite utilizar... É vergonhoso!! 

Traffic Shaping e Bandwidth Throttling ilegal? Não, não é ilegal, é uma forma de suas excelências protegerem a sua rede quando esta começa a entrar em ruptura e/ou congestionamento, ou quando os meninos operadores começam a chegar aos limites do transito IP contratado a outros operadores do mercado. Eles chamam-lhe outro nome mais bonito e menos agressivo…. para eles é uma coisa chamada QoS (Quality of Service), assim já podem dizer que não impediram nada nem ninguém de chegar a lado nenhum, em vez disso dizem que tomaram medidas de mitigação de congestionamento de rede para que assim possam manter o nível e qualidade da rede. Neste momento que vivemos, só se esqueceram é que as pessoas agora em casa não utilizam só o Facetruques e o Netflix. Há quem necessite de se ligar remotamente a empresas e sistemas de clientes que utilizam os protocolos que suas excelências teimam em impedir quando fazem “QoS”.

Se a pergunta da legalidade era sobre os protocolos que mencionei na primeira mensagem, a resposta é a mesma…. Não, nenhum deles é ilegal… FTP é um protocolo de transferência de dados, SMTP é o protocolo utilizado para envio de emails, IMAP é um dos protocolos utilizados para consultar emails e VPN é o tipo de ligação utilizada para criar um túnel de dados seguro e encriptado entre duas redes separadas fisicamente.

O operador azul já há alguns anos que nos habituou a isto, sem fim à vista. A NOS há já alguns anos que tinha desistido disto, para, aparentemente, voltar agora ao mesmo. O operador vermelho, com quarentenas ou sem “quarentonas”, continua a recusar-se a utilizar estes métodos na sua rede. Sou cliente dos 3 operadores e sei bem do que falo.

Concordo plenamente consigo, é no mínimo vergonhoso.

Reputação 1

Pois, eu tenho de aceder a vpn para o trabalho, felizmente ligo o cabo porque comprei 1 de 15mts e não tenho tido problemas, mas tenho outras pessoas em casa sem a mesma sorte, acedem por wireless e para uma chamada simples de Skype, bola... A questão d a legalidade era para o facto de me poder negar a liberdade de circular, que neste caso é o do que se trata, estão a fechar um caminho totalmente legal

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Pedro Malhão.

Já experimentou as sugestões que temos neste tópico?

Reputação 1

Boa tarde @Tiago C. , tendo em conta tudo o que escrevi anteriormente, logicamente que sim, testei tudo o que pudesse ser "culpa minha" precisamente para caso ligasse ou caso me respondessem não me sugerissem desligar e voltar a ligar... Tendo em conta também, e certamente que leu o que escrevi, que dos 200Mb que pago apenas tinha 5 disponíveis no momento em equipamentos que estão a 5mts do router e de portas abertas, presumo que não se trate de uma questão do meu lado mas sim de falta de largura de banda ou estabilidade da vossa parte. 

Reputação 1

Mais informo que hoje, exatamente com as mesmas circunstâncias e equipamentos ligados, tenho por wireless e ligado à rede 30Mb de velocidade. Posto isto e tendo em conta que as minhas circunstâncias se mantiveram e os resultados são diferentes, o ónus está do vosso lado e foi uma questão de rede que me impediu de aceder à, por exemplo, 2 telemóveis ao mesmo tempo a ver vídeos do Instagram... 

Reputação 7
Crachá +6

@Pedro Malhão

Para que nos seja possível verificar o estado do seu Router, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor.

Obrigada 

Comentário