Header

Baixa qualidade de serviços NOS


Boa tarde,

Sei que as circunstâncias do momento “obrigaram” as operadoras a mudanças quanto aos seus serviços. Contudo, nos últimos dias tenho assistido a uma muito fraca qualidade da internet, sendo que hoje já “foi abaixo” uma série de vezes. Estou em tele-trabalho, na mesma divisão em que tenho router, por isso acho que não faz sentido estas quebras de internet e o facto da velocidade estar muito aquém dos serviços que tinha, que parece que voltei novamente aos anos 90’s. Não sou da opinião radical que tudo tem de ser gratuito ou os preços têm de baixar só porque sim. Contudo, haverá milhares de clientes NOS que estão em casa em tele-trabalho e não conseguem trabalhar com as devidas condições que continuam a pagar todos os meses. Não seria de ao menos, já que estão a prejudicar quem ainda continua a trabalhar, baixarem ligeiramente as mensalidades de acordo com os serviços que estão a prestar? Ou que pelo menos garantam melhor qualidade dos serviços em especial a internet?  A situação já é por si só bastante complicada para todos, mas é extremamente frustrante para quem está a tentar trabalhar e não consegue. 


18 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Satélite ou fibra? Satélite não deverá melhorar mas fibra ctt o 16990

Satélite ou fibra? Satélite não deverá melhorar mas fibra ctt o 16990

 

Boa noite. É fibra. Existe algum contacto sem ser esse do apoio ao cliente que não seja pago?

Reputação 7
Crachá +2

Satélite ou fibra? Satélite não deverá melhorar mas fibra ctt o 16990

 

Boa noite. É fibra. Existe algum contacto sem ser esse do apoio ao cliente que não seja pago?

 

Se ligar da rede NOS, e pedir apoio TÉCNICO, a chamada não é paga (quando é paga, existe um aviso)

Reputação 7
Crachá +6

Olá @STEPHANIE GOMES, @Guimas e @marcolopes

@STEPHANIE GOMES, desde já, lamentamos todo o transtorno. 

Vamos ajudá-lo! No que toca às suas dificuldades no serviço de internet, pedimos que indique qual o seu Router e através de que meio está aceder à internet (wifi ou cabo de rede). 

Desde já, agradecemos a partilha da preocupação. A NOS está a acompanhar a evolução da situação e tomará as medidas que no contexto se justificarem.

Obrigada

Olá @STEPHANIE GOMES@Guimas e @marcolopes

@STEPHANIE GOMES, desde já, lamentamos todo o transtorno. 

Vamos ajudá-lo! No que toca às suas dificuldades no serviço de internet, pedimos que indique qual o seu Router e através de que meio está aceder à internet (wifi ou cabo de rede). 

Desde já, agradecemos a partilha da preocupação. A NOS está a acompanhar a evolução da situação e tomará as medidas que no contexto se justificarem.

Obrigada

Boa tarde Ana, Obrigada pela ajuda.
O meu é um router wifi normal (preto, não encontro mais informação sobre ele na minha area de cliente sem ser o nº de serie que não sei se era isso que queria saber) e estou a trabalhar por wi-fi na mesma divisão onde tenho o router, portanto falta de alcance não será. 

Reputação 7
Crachá +5

@STEPHANIE GOMES  Boa tarde, na questão da baixa de velocidades do Router, (em consequência do congestionamento das redes) o que poderá ajudar é Reiniciar o Router desligando diretamente da corrente eletrica e após uma pausa de 10 segundos voltar a ligar. Se não notar qualquer melhoria, pode fazer Reset (no lado direito do router por cima da porta USB pressionar com um objecto pontiagudo no orificio existente com um pouco de força durante 6 segundos)  após a luz azul e fixa do router estabilizar verifique se melhorou. Nas outras questões, enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS à moderação do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. 

@STEPHANIE GOMES  Boa tarde, na questão da baixa de velocidades do Router, (em consequência do congestionamento das redes) o que poderá ajudar é Reiniciar o Router desligando diretamente da corrente eletrica e após uma pausa de 10 segundos voltar a ligar. Se não notar qualquer melhoria, pode fazer Reset (no lado direito do router por cima da porta USB pressionar com um objecto pontiagudo no orificio existente com um pouco de força durante 6 segundos)  após a luz azul e fixa do router estabilizar verifique se melhorou. Nas outras questões, enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS à moderação do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. 

Boa tarde José, 

Obrigada pelo conselho. Tentarei fazer o reset então no final do dia, visto estar em teletrabalho e não posso ficar sem net durante o horário de trabalho. 

Só para confirmar que posso estar certa na minha reclamação e tendo em conta que não sou uma expert no assunto, fiz o teste de velocidade da própria NOS e este foi o resultado. Penso que tenho contratado 120 mbps… É demasiada diferença certo?

 

Reputação 7
Crachá +5

Só para confirmar que posso estar certa na minha reclamação e tendo em conta que não sou uma expert no assunto, fiz o teste de velocidade da própria NOS e este foi o resultado. Penso que tenho contratado 120 mbps… É demasiada diferença certo?

 


Certo. upload normal, ping aceitável o que está baixo é o Download.

Só para confirmar que posso estar certa na minha reclamação e tendo em conta que não sou uma expert no assunto, fiz o teste de velocidade da própria NOS e este foi o resultado. Penso que tenho contratado 120 mbps… É demasiada diferença certo?

 


Certo. upload normal, ping aceitável o que está baixo é o Download.

Obrigada @Jose Rodrigues . Então esta diferença no Download faz toda a diferença certo? 

Ao fazer o reset como aconselhou em cima, deverei ver um aumento do download? que por consequência a net ficará mais rápida ? É isso? 

 

Reputação 7
Crachá +5

Só para confirmar que posso estar certa na minha reclamação e tendo em conta que não sou uma expert no assunto, fiz o teste de velocidade da própria NOS e este foi o resultado. Penso que tenho contratado 120 mbps… É demasiada diferença certo?

 


Certo. upload normal, ping aceitável o que está baixo é o Download.

Obrigada @Jose Rodrigues . Então esta diferença no Download faz toda a diferença certo? 

Ao fazer o reset como aconselhou em cima, deverei ver um aumento do download? que por consequência a net ficará mais rápida ? É isso? 

 


Fazer Reset significa repor as configurações originais do Router, Reiniciar, faz com que o Router procure o melhor canal, embora ele faça isso automaticamente, considerando o congestionando que se verifica nas redes, não é credível que a melhoria seja substancial, mas pode melhorar alguma coisa.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @STEPHANIE GOMES e @Jose Rodrigues

@STEPHANIE GOMES, para que nos seja possível verificar o estado do seu Router pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular, por favor. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

Nada mau que tem o UPLOAD contratado! Aliás, é esse o problema da sua net… seu e de “toda a gente”!

Os valores de download, ainda que muito abaixo do contratado, não devem ser problemáticos para grande parte das situações (a não se que esteja a fazer streaming de video em diversos equipamentos)

Olá @STEPHANIE GOMES e @Jose Rodrigues

@STEPHANIE GOMES, para que nos seja possível verificar o estado do seu Router pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular, por favor. 

Obrigada 

Bom dia @Ana P.  acabei de enviar-lhe um mensagem privada.

Nada mau que tem o UPLOAD contratado! Aliás, é esse o problema da sua net… seu e de “toda a gente”!

Os valores de download, ainda que muito abaixo do contratado, não devem ser problemáticos para grande parte das situações (a não se que esteja a fazer streaming de video em diversos equipamentos)

Bom dia Marco. Nao percebi a parte do upload. 

Confesso que não percebo muito disto, mas o download não é o principal ? Para navegar na net, fazer reuniôes via skype, usar plataformas online de ensino? 

Reputação 7
Crachá +2

Nada mau que tem o UPLOAD contratado! Aliás, é esse o problema da sua net… seu e de “toda a gente”!

Os valores de download, ainda que muito abaixo do contratado, não devem ser problemáticos para grande parte das situações (a não se que esteja a fazer streaming de video em diversos equipamentos)

Bom dia Marco. Nao percebi a parte do upload. 

Confesso que não percebo muito disto, mas o download não é o principal ? Para navegar na net, fazer reuniôes via skype, usar plataformas online de ensino? 

 

O Download está longe de ser o principal! 100 Mbits de DOWNLOAD chegam para qualquer pessoa! Mesmo para uma família de 3 ou 4, a não ser que TODA a gente esteja a fazer STREAMING da NETFLIX em ULTRA HD! :D

 

200 Mbits já é totalmente superfluo!

 

400 ou 500 é deitar $ fora

 

1000??? NEM COMENTO!!!!!! Principalmente quando a NOS oferece os pacotes GIGA (1000 Mbits de download!) com UPLOADS de 20 MBITS! Sim… LEU BEM… 1000 / 20 !!!!!!!!!! É um ATENTADO COMERCIAL.

 

Quando faz video-chamadas, envia um EMAIL, partilha um FICHEIRO com um amigo, SINCRONIZA so seus ficheiros na CLOUD… ou está ligado remotamente em “tele-trabalho” o UPLOAD é MUITO MUITO mais importante que o DOWNLOAD! E na NOS, a média dos pacotes é 100 / 10 (CEM / DEZ!!!) quando deveria ser 100 / 100 (CEM / CEM!)

 

Pode consultar o seu pacote na área de clientes…

 

 

Nada mau que tem o UPLOAD contratado! Aliás, é esse o problema da sua net… seu e de “toda a gente”!

Os valores de download, ainda que muito abaixo do contratado, não devem ser problemáticos para grande parte das situações (a não se que esteja a fazer streaming de video em diversos equipamentos)

Bom dia Marco. Nao percebi a parte do upload. 

Confesso que não percebo muito disto, mas o download não é o principal ? Para navegar na net, fazer reuniôes via skype, usar plataformas online de ensino? 

 

O Download está longe de ser o principal! 100 Mbits de DOWNLOAD chegam para qualquer pessoa! Mesmo para uma família de 3 ou 4, a não ser que TODA a gente esteja a fazer STREAMING da NETFLIX em ULTRA HD! :D

 

200 Mbits já é totalmente superfluo!

 

400 ou 500 é deitar $ fora

 

1000??? NEM COMENTO!!!!!! Principalmente quando a NOS oferece os pacotes GIGA (1000 Mbits de download!) com UPLOADS de 20 MBITS! Sim… LEU BEM… 1000 / 20 !!!!!!!!!! É um ATENTADO COMERCIAL.

 

Quando faz video-chamadas, envia um EMAIL, partilha um FICHEIRO com um amigo, SINCRONIZA so seus ficheiros na CLOUD… ou está ligado remotamente em “tele-trabalho” o UPLOAD é MUITO MUITO mais importante que o DOWNLOAD! E na NOS, a média dos pacotes é 100 / 10 (CEM / DEZ!!!) quando deveria ser 100 / 100 (CEM / CEM!)

 

Pode consultar o seu pacote na área de clientes…

 

 

Obrigada pelo esclarecimento. Como eu, muitas pessoas não têm noção dessas questões.

Não faço a mínima ideia do porquê da minha net estar muito lenta. É isso que ando aqui a tentar saber. Só sei que estar a tentar trabalhar e não conseguir é frustante e com uma filha também em casa em aulas é complicado. Há-de haver alguma justificação.

A mim não me interessa a qualidade de netflix, pois também só a uso ao fim de semana (na TV) e acho que não é propriamente um serviço essencial (nem é da responsabilidade da NOS) por isso ter um pouco menos de qualidade não é importante nesta fase.

A minha reclamação (de uma pessoa que nada sabe acerca deste tipo de questões técnicas) prende-se no serviço dito “normal”, que permita que uma pessoa tenha as condições de trabalhar em casa. Pois até esta realidade de trabalhar em casa & ensino à distancia estava satisfeita com os serviços da NOS. 

Reputação 7
Crachá +2

 

 

Obrigada pelo esclarecimento. Como eu, muitas pessoas não têm noção dessas questões.

Não faço a mínima ideia do porquê da minha net estar muito lenta. É isso que ando aqui a tentar saber. Só sei que estar a tentar trabalhar e não conseguir é frustante e com uma filha também em casa em aulas é complicado. Há-de haver alguma justificação.

A mim não me interessa a qualidade de netflix, pois também só a uso ao fim de semana (na TV) e acho que não é propriamente um serviço essencial (nem é da responsabilidade da NOS) por isso ter um pouco menos de qualidade não é importante nesta fase.

A minha reclamação (de uma pessoa que nada sabe acerca deste tipo de questões técnicas) prende-se no serviço dito “normal”, que permita que uma pessoa tenha as condições de trabalhar em casa. Pois até esta realidade de trabalhar em casa & ensino à distancia estava satisfeita com os serviços da NOS. 

 

É por isso que a NOS ainda vive muito bem no mercado português! Porque grande parte das pessoas usa a NET para uns acessos WiFi pelo telemóvel e pouco mais!

 

Quem usa a net verdadeiramente (tele-trabalho, projectos, VPN, e necessita de transferir ficheiros para a CLOUD) é que verifica que a NOS é o operador de comunicações mais fraco do mercado (basta dizer que grande parte da REDE tem velocidades de UPLOAD 10 VEZES inferiores à concorrência!)

 

No entanto, no que toca a velocidades de download, a NOS não costuma ter problemas (mau era!) excepto quando existem problemas técnicos esporádicos. No seu caso, pode estar a ser algo da sobrecarga da rede, que, mais uma vez, a acontecer (e já foi relatada aqui no fórum por diversos utilizadores) será nas ligações CABO HFC e não na rede FTTF (a verdadeira FIBRA, que é usada pela VODAFONE E MEO a 100%)

Comentário