Skip to main content
Header

Boa tarde, pouco me interessa a velocidade, deviam começar a pensar em melhorar a estabilidade! É uma vergonha, será que se começar a pagar apenas quando vocês fornecem os serviços que foram contratados acontece alguma coisa? Pago 200Mb fidelizei me 24 meses por isto e nunca tive mais de 20 por wireless... Neste momento tenho 5Mb reais de download com este router "fantástico"... E não me venham dizer que é por wireless e bla bla bla, ora não posso ligar o meu telemóvel por cabo, no entanto enquanto tenho uma pessoa em casa a jogar Xbox online, não consigo ver Netflix, isto é normal?! Esta parte não aparece nas vossas publicidades... Acabei de tentar postar um comentário e estive 5min à espera, através do vosso wi fi... Pelo amor de Deus... 

Podiam pelo menos responder, acabei de reportar que em vez dos 200Mb que pago tenho acesso a 5Mb... Isto acontece todos os meses tive inclusive de comprar um cabo de rede para conseguir estar a fazer uma simples chamada de teletrabalho. Há alguma coisa que se possa fazer sem ser cancelar o serviço? 

com um lapis , no orificio do lado direito pressionar durante 5 segundos e deixar o router reiniciar. Isto demora vários minutos mas pode resolver a situação.

@Pedro Malhão Boa noite, qual é o Router que tem instalado ?

Nem router nem meio router. A isto chama-se traffic shaping e bandwidth throttling do mais agressivo que alguma vez se viu numa rede em Portugal.

Tudo o que não fosse tráfego HTTP/HTTPS esteve a ser descartado durante grande parte do dia de hoje (Domingo 12/03/2020). Ligações a servidores FTP, SMTP, IMAP, VPN entre outros foram pura e simplesmente atirados para fora da rede até às 22 horas.

Digam o que quiserem, mas nenhuma rede volta a funcionar em pleno, como agora se encontra novamente, às 22 horas em ponto, depois de estar no estado que se viu, a nível nacional, desde as 12 horas de domingo.

Se não têm capacidade, ou não querem utilizar a rede a 100%, o mínimo que se espera é que avisem os vossos clientes do que estão a fazer.

Quem quis trabalhar, ou depende de redes VPN, FTP e outros, durante o dia de hoje, o remédio foi utilizar outro operador (aquele vermelho). Esses ao menos não impuseram limites invisíveis e sem aviso na rede deles.

Tenho dois routers, um Wi-Fi reapeater e me só assim, neste momento estou a responder a esta mensagem com dados móveis... É uma vergonha e não responderem a isto ainda mais, não há um mod nada a vir dizer o quer que seja... !! Dá última vez que reclamei colocaram me em "vigilância" e surpresa das surpresas, durante os 3 dias da vigilância, nada aconteceu, tive sempre acima dos 50 ou 60Mb por wireless e 0 quebras... Tenho quebras constantes, se não tivesse tantos equipamentos não conseguia fazer nada porque pelo menos assim o telemóvel ou PC vai saltande de rede em rede consoante a que está a dar... Neste momento não tenho estabilidade nem velocidade! Mas há uma coisa que tenho todos os meses... Mensalidade!! A culpa foi minha, devia ter metido a Vodafone em vez de ir no engodo do router novo e dos 200Mb e bla bla bla... @Houls isso não deveria ser ilegal?! Há muitas coisas que são legais (as que mencionei) e pago por elas, mas a minha operadora não me permite utilizar... É vergonhoso!! 

Traffic Shaping e Bandwidth Throttling ilegal? Não, não é ilegal, é uma forma de suas excelências protegerem a sua rede quando esta começa a entrar em ruptura e/ou congestionamento, ou quando os meninos operadores começam a chegar aos limites do transito IP contratado a outros operadores do mercado. Eles chamam-lhe outro nome mais bonito e menos agressivo…. para eles é uma coisa chamada QoS (Quality of Service), assim já podem dizer que não impediram nada nem ninguém de chegar a lado nenhum, em vez disso dizem que tomaram medidas de mitigação de congestionamento de rede para que assim possam manter o nível e qualidade da rede. Neste momento que vivemos, só se esqueceram é que as pessoas agora em casa não utilizam só o Facetruques e o Netflix. Há quem necessite de se ligar remotamente a empresas e sistemas de clientes que utilizam os protocolos que suas excelências teimam em impedir quando fazem “QoS”.

Se a pergunta da legalidade era sobre os protocolos que mencionei na primeira mensagem, a resposta é a mesma…. Não, nenhum deles é ilegal… FTP é um protocolo de transferência de dados, SMTP é o protocolo utilizado para envio de emails, IMAP é um dos protocolos utilizados para consultar emails e VPN é o tipo de ligação utilizada para criar um túnel de dados seguro e encriptado entre duas redes separadas fisicamente.

O operador azul já há alguns anos que nos habituou a isto, sem fim à vista. A NOS há já alguns anos que tinha desistido disto, para, aparentemente, voltar agora ao mesmo. O operador vermelho, com quarentenas ou sem “quarentonas”, continua a recusar-se a utilizar estes métodos na sua rede. Sou cliente dos 3 operadores e sei bem do que falo.

Concordo plenamente consigo, é no mínimo vergonhoso.

Pois, eu tenho de aceder a vpn para o trabalho, felizmente ligo o cabo porque comprei 1 de 15mts e não tenho tido problemas, mas tenho outras pessoas em casa sem a mesma sorte, acedem por wireless e para uma chamada simples de Skype, bola... A questão d a legalidade era para o facto de me poder negar a liberdade de circular, que neste caso é o do que se trata, estão a fechar um caminho totalmente legal

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Pedro Malhão.

Já experimentou as sugestões que temos neste tópico?

Boa tarde @Tiago C. , tendo em conta tudo o que escrevi anteriormente, logicamente que sim, testei tudo o que pudesse ser "culpa minha" precisamente para caso ligasse ou caso me respondessem não me sugerissem desligar e voltar a ligar... Tendo em conta também, e certamente que leu o que escrevi, que dos 200Mb que pago apenas tinha 5 disponíveis no momento em equipamentos que estão a 5mts do router e de portas abertas, presumo que não se trate de uma questão do meu lado mas sim de falta de largura de banda ou estabilidade da vossa parte. 

Mais informo que hoje, exatamente com as mesmas circunstâncias e equipamentos ligados, tenho por wireless e ligado à rede 30Mb de velocidade. Posto isto e tendo em conta que as minhas circunstâncias se mantiveram e os resultados são diferentes, o ónus está do vosso lado e foi uma questão de rede que me impediu de aceder à, por exemplo, 2 telemóveis ao mesmo tempo a ver vídeos do Instagram... 

@Pedro Malhão

Para que nos seja possível verificar o estado do seu Router, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor.

Obrigada 

Comentário