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Power Router 4.0 limita largura de banda em AP e Switch
Boa noite, Contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS. A instalação é a seguinte: Power Router 4.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável. O que está acontecer é o seguinte: . Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps . Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps . Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test 50 mbps . Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa) Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes. Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP, um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada. No fundo o que posso concluir é que o Power Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%. Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento. O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido. Talvez seja algo relacionado com alguma firewall do equipamento. Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato. Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!
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