Skip to main content
Header
  • 7,930 Tópicos
  • 60,740 Comentários
7925 Tópicos
Contrato de fidelização com internet enganosa
Negociei com a NOS um novo pacote de serviços. Antes tinha 200Mb de velocidade de internet com router antigo Contratualizei no dia 24 verbalmente 200Mb de internet com o router novo Power Router, com uma ressalva...indiquei que se não colocassem no mínimo100Mb reais em casa, que podiam levar o equipamento todo que não aceitava o contrato. Isto foi gravado e confirmado por todos. A instalação foi feita e o técnico saiu garantindo que todos os testes tinham sido bem sucedidos, no entanto, que tinha agora contratado 100Mb em vez dos 200Mb. Fiz o teste de velocidade e deu 80!!!! Dois erros foram feitos 1- A única condição que coloquei foi ignorada e garantiram que estava tudo bem 2- Apesar de ter contratualizado 200Mb, na realidade passei a 100Mb ..ou seja, fizeram um downgrade aos meus serviços à revelia do que foi contratualizado verbalmente Telefonei para os serviços da NOS e coloquei o problema. Indiquei que a minha condição estava em gravação e que não foi cumprida e mais ainda tinha mudado o contrato que tinha verbalizado No dia 1 do mês seguinte telefonaram e informaram que tinha sido um erro deles e que sim teria direito aos 200Mb. Até aqui está tudo bem e aceitei as desculpas, mas avisei que mesmo assim manteria a minha única condição que era ter um mínimo de 100Mb reais mesmo apesar de ter 200Mb contratualizados. Prontamente confirmaram que sim, que certamente iria ter os 200Mb com este novo router, mas que só passados 3 dias úteis, é que poderiam garantir que o serviço dos 200Mb estava activo. Informaram também que a partir dessa data eu poderia testar e que se não tivesse os 200Mb poderia dentro dos 15 dias seguintes cancelar o contrato. Aceitei. No dia 17, após inúmeras tentativas e testes de velocidade a várias horas do dia e em várias condições mas sempre por cabo, nunca consegui passar dos 90Mb, com a confirmação dos serviços técnicos ou seja, telefonei para a NOS para os serviços técnicos que confirmaram que nunca tinha realizado um único teste com velocidades superiores a 90Mb e fiz vários com eles ao telefone. Pedi para me passarem para os contratos para indicar que não aceitava o contrato tal como tinha indicado desde o primeiro dia…e aqui é que "descambou" a imagem que eu tinha da NOS de boa para terrivelmente má. 1 - Disseram que no dia 3 ficou activo o serviço e que portanto não podia reclamar porque era dia 17 Este argumento foi facilmente rebatido por uma questão de pura matemática...enfim...meia hora de a explicar que 17 menos 3 dá 14 dias. 2- Disseram que os 14 dias contavam desde o dia 24 porque foi nessa altura que foi celebrado o contrato (aquele que estava errado e que não correspondia ao acordado e que não aceitei logo de imediato) Este argumento foi rebatido facilmente por uma questão de pura lógica, até porque já tinham admitido o erro. Este argumento foi aceite após mais de uma hora de conversa 3 - Disseram que não podia reclamar nos 14 dias porque o serviços tinha sido instalado, neste caso, o router Este argumento também foi rebatido… desta vez foi mais rápido... foram só 15 minutos 4 - Já em conversa com o supervisor, expliquei tudo de novo indicando a razão lógica de não aceitação do contrato. Indicou que teria de mandar uma carta ou um fax a indicar a rescisão Este argumento também foi rebatido porque indiquei que poderia mandar um fax nesse mesmo instante (afinal não explicou que também poderia ter ido a uma loja e efectuar a rescisão no local) 5 - Indicou que até poderia rescindir o contrato, mas que teria de pagar uma indemnização à NOS porque o contratualizado foi a dia 1 e não a dia 3. Indicou que apesar de o serviço só ter sido instalado dia 3, os 14 dias já tinham passado porque a data real do contrato era de dia 1 Faço uma ressalva aqui. Todas as pessoas com quem falei na NOS me trataram sempre bem e correctamente… o resultado final é que foi desastroso. Indiquei que não poderia efectuar os testes de velocidade sem o serviço correctamente instalado e que isso só seria possível de ser realizado a partir do dia 3 Indiquei também que a gravação de voz podia perfeitamente ser usada porque tinha de facto sido acordado que que os testes começariam a partir dessa altura e que a partir essa altura é que estaria dentro dos 14 dias para reclamar. A resposta que recebi foi a seguinte. A colega deu informações erradas. A Anacom é clara e diz que é a partir da data de celebração e portanto já vai tarde para reclamar! se quer rescindir tem de pagar. Não tinha mais nada a acrescentar e portanto a única coisa que poderia fazer era reencaminhar de novo para os serviços técnicos ( aqueles que confirmaram que não tinha nem sequer os 100Mb reais) e marcar uma visita de um técnico. Conclusões: 1- Não importa as condições que coloque ao contrato, por mais gravadas em voz que fiquem e por mais fáceis de cumprir que sejam 2- Se o técnico não me tivesse alertado para o efeito, eu não saberia que tinham feito um downgrade ao serviço...pior, tinha desrespeitado o contrato verbal 3- Não importa se recebem o email de confirmação do contrato.. o email não serve para nada e não é vinculativo de nada. Eu não aceitei o contrato e no entanto só o facto de ter recebido o email fez que o tivesse aceite 4- A gravação de voz conta ZERO porque em 3 situações distintas o acordado verbalmente não foi executado nem cumprido e isto foi dito pelo supervisor, ou seja, o que manda é a Anacom, não o que foi acordado com o cliente e neste caso a gravação de voz teve ZERO impacto em qualquer decisão. 5- A resposta que me deram pela NOS não cumprir com o contratualizado foi...não é este departamento (contratos) ..isso é departamento de reclamações 6 - Não interessa se o cliente cumpriu com todas as condições impostas pela NOS e a NOS não cumpriu com nenhuma, desde que haja uma gravação a dizer que aceita o contrato...essa conta...as outras todas não contam para nada 7- Já recebi um aviso de pagamento da factura…é o somatório do que pagava com o que vou pagar…(ficou acordado que não pagava nada de instalação) vejam bem como isto é. Coloquei este problema também ao supervisor...também não conseguiu resolver o problema. Eu não sei bem em que tópico eu possa colocar todos estes obstáculos, mas fica a história e talvez se identifiquem com alguma destas partes e tirem elações que sejam úteis Abraço a todos Daniel
Power Router em pacote de 100Mb
Exponho aqui a reclamação que fiz à DECO para todos tomarem conhecimento da publicidade enganosa que a NOS faz. Em primeiro lugar passo a contextualizar a situação: Até dia 1 de Agosto estava decidido em não me fidelizar com um serviço de internet. O serviço que achava mais indicado era o da NOS de internet móvel com o tarifário XL a 25€ que, segundo anunciam no site do serviço, dispõem de "Todo o tráfego incluído*". Ao comparar com o serviço de internet móvel da Vodafone e da MEO que tem um custo de 26€ e de limite de 30GB, a internet da NOS sobressaia. No dia 2 de Agosto dirigi-me à loja da NOS do Chiado para pedir o serviço de internet móvel. Ao detalharem-me melhor as condições, disseram-me que esse serviço tinha um limite de tráfego segundo uma política de responsabilidade de 30gb e que a partir dos 15gb a velocidade já era reduzida. Fui esclarecer juntamente com o apoio técnico, os quais me confirmaram o que tinha sido dito em loja. Acrescentando ainda que o que anunciavam no site era uma questão de Marketing. Após deparar-me com este fato acima referido, a funcionária da loja da NOS do Chiado conseguiu convencer-me de criar um contrato com internet fixa. Em primeiro lugar, a NOS é a única operadora que oferece serviço de fibra na minha rua, o que impossibilitava a escolha de uma operadora concorrente. A escolha do serviço acabou por ser o que anunciavam no folheto e na site: de internet fixa com o pacote NOS3, velocidade até 100Mbps e Power Router. (ver fotografia do folheto em anexo) O serviço acabou por ser instalado um dia depois. Após a instalação resolvi testar a velocidade nas diferentes divisões da casa. Com a mediação, reparei que a velocidade estava muito aquém do que prometiam. A velocidade ao lado do router era de 34mps e em certas divisões, a menos de 5 metros do router, tinha a velocidade de 0,01mb. Após este fato, questionei o técnico o porquê, o qual disse que não era com ele que tinha que resolver e sim com o apoio técnico. O técnico acrescentou ainda que uma das razões seria por terem fornecido o router antigo (o 2.0) e que provavelmente a NOS andava a despachar os router antigos em stock. Acrescentando que deveria me dirigir à loja. Depois desta situação, dirigi-me à loja do Chiado para saber o porquê de não terem instalado o PowerRouter e saber o porquê que a internet não correspondia à velocidade que estava no contrato. Entretanto, foi-me dito que esse Router só estava disponível para clientes com 200mbps - no campo de "Perguntas Frequentes" no site da NOS diz explicitamente que o router é para "Todos os novos clientes da NOS com internet fixa. (...)". Após esta situação, foi-me dito em loja que deveria telefonar para o apoio técnico para resolver a velocidade da internet. Ao voltar para casa telefonei para o apoio técnico. Em primeiro lugar, o técnico disse que o serviço não dispunha de fibra na minha região e sim de internet por cabo. Para resolver a questão da velocidade, deu uns ajustes remotamente no router. O que melhorou ligeiramente. No fim da conversa, questionei o porquê de termos recebido o router antigo e o porquê de ter dito que não dispunha de fibra. A resposta foi que o PowerRouter era para clientes que pagavam o serviço de 40€ para cima. Confrontei-o com o que era dito no site e no folheto, o qual não me soube responder e que não tinha conhecimento. Acrescentou ainda, que deveria dirigir-me à loja para apresentar queixa. Após esta situação, dirigi-me novamente à loja para apresentar uma queixa formal. Foi-me sugerido por parte dos funcionários que a melhor forma seria apresentar queixa no livro de reclamações interno. Mas, que este como estava cheio e não sabiam quando vinha um novo, já não era possível. O livro de reclamações da asae demorava um mês até ter uma resposta. Contudo, a solução mais rápida que me apresentaram era de a funcionária que criou o contrato preencher um formulário online a expor a situação. Depois de alguns dias (anteontem), telefonaram do apoio técnico da NOS para tentar esclarecer a situação do serviço. O qual disse que o Power Router não era para o nosso tipo de contrato. Foi dado 15 dias como experiência do serviço. Caso contrário, poderia cancelar em caso de não estar satisfeito. No entanto, a realidade é que a NOS é a única operadora a dispor afinal de fibra na minha zona, o impossibilita a escolha de outra operada. O serviço da NOS não corresponde ao que anunciam. Depois desta situação, foram retirados os folhetos da loja mas o site continua igual. O serviço contratualizado não corresponde à realidade. Anteriormente, dispunha de internet adsl da sapo em casa e tinha velocidade constante e cobertura em toda a casa. Neste momento, a velocidade é muito inconstante.
Dificuldades com o serviço
Independentemente do que vos tentem vender da parte da NOS o meu conselho é não o façam. Vodafone all the way. O meu caso não é um caso raro, não é um caso especial, é simplesmente outro igual a tantos que andam por ai, igual a muitos que andam por aqui. 1 - Em Fevereiro de 2018 comecei com fortes quebras na internet, velocidades muito lentas. 2 - Começo a contactar o serviço de apoio da NOS nessa altura 3 - Após umas 4 ou 5 chamadas para o 16990 e ficar à espera que me liguem (coisa que nunca fizeram) lá me dizem que é um problema "de exterior" que fica resolvido a meio de Maio. 4 - Como é um problema de "exterior" dizem não poder fazer nenhum "desconto" na factura. 5 - Estou nesta altura há 3 meses sem acesso à internet mas a pagar pelo serviço. 6 - Fim do prazo volto a contactar o 16990 e dizem que o problema está resolvido o serviço deve voltar. 8 - Fim de Maio volto a contactar dizem que afinal o problema vai persistir e melhora lá para meio de Junho. 9 - Fim de junho de 2018 e após várias insistências diagnosticam um problema no meu router atribuindo o número de avaria 1-xxxxxxxxx. 10 - Problema persiste após mudança de router, no mesmo dia da intervenção técnica ligo novamente para o 16990 e dizem que o meu problema continua a ser devido a uma causa de "exteriores". 11 - Como contacto na Segunda-feira após a intervenção dizem-me que ligam do departamento técnico até quinta-feira às 11:58 12 - Na quarta-feira ainda não recebi contacto por isso ligo a pergunta se sempre vão entrar em contacto comigo, respondem que sim. 13 - Quinta-feira às 14:00 ainda sem contacto volto a ligar para me confirmarem que deveria ter sido contactado e que o meu problema continua mesmo após 6 meses, a ser de "exteriores". 14 - Vou para o 6º mês sem acesso à internet 15 - Vou para o 6º mês em que a Nos me cobra por um serviço não prestado. 16 - O serviço 16990 é irrelevante, cumprem os protocolos não resolvem os problemas, não se preocupam com o cliente, apenas precisam de debitar as legendas que o protocolo obriga. 17 - Avancei com queixa para a ANACOM embora tenha pouca fé. No meu caso trabalho em casa muitas vezes, infelizmente a minha empresa também é Nos, ou seja a minha pen 4G também não funciona na minha zona (Barreiro) pois dá sinal 2G, Estou impossibilitado de trabalhar desde casa há 6 meses. Cliente Paulo Freitas Contacto xxxxxxxx Nr Cliente: Cxxxxxx
Chatbot FAB 6.5
Assistente Virtual do Fórum NOS
Logo NOS

Olá, eu sou o Assistente Virtual do Fórum NOS

As respostas obtidas na utilização desta ferramenta podem conter imprecisões ou estar incompletas, por isso não substituem aconselhamento através dos canais habituais da NOS. Recomendo que não partilhe dados pessoais durante a utilização.

Limpar histórico

Saiba mais sobre os Termos de Utilização do Assistente Virtual da NOS e partilhe a sua opinião

O que aconteceu no forum
Hall of Fame
Hall of Fame Picture

Hall of Fame de maio

Vídeos de ajuda

Video iframe com botão

Utilizadores com mais Likes

Crachás

Mostrar mais