Skip to main content
Header
Megabyte
August 10, 2019
Pergunta

pedido de informação

Boa tarde.
Sou completamente ignorante no que diz respeito a velocidades de internet.
A minha questão é simples: se consigo ter uma determinada velocidade de upload, teoricamente também não deveria ter essa mesma velocidade de download? Ou são tecnologias diferentes, se é que me faço entender..?

Obrigado pela resposta.

12 Comentários

August 10, 2019
    O cabo e os equipamentos terminais sao os mesmos mas operam em frequencias diferentes para down e up.
    As frequencias de upstream por serem mais baixas suportam menores velocidades...
    Pesquise como funciona o DOCSIS para melhor enternder.

PS: Isto aplica-se obviamente ao serviço fibra HFC. A rede fibra FTTH e as redes moveis funcionam de forma diferente.
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    August 10, 2019
    Boa tarde.
    Sou completamente ignorante no que diz respeito a velocidades de internet.
    A minha questão é simples: se consigo ter uma determinada velocidade de upload, teoricamente também não deveria ter essa mesma velocidade de download? Ou são tecnologias diferentes, se é que me faço entender..?

Obrigado pela resposta.

Boa noite, o serviço de internet fornecido por uma operadora geralmente, se o Download atinge 100 Mbps, o upload atinge 10 Mbps ou seja 10%. Se tiver 200 Mbps de Download, terá 20 Mbps de upload. Isto se tudo correr bem, normalmente as velocidades vendidas não são atingíveis depois pelo cliente.
    Megabyte
    August 10, 2019
    Obrigado pelas respostas..já estou a ver que isto é um tema para muito estudo, aliás, como todos..tudo tem muito que se lhe diga..enfim, não podemos saber tudo..
    O meu problema é que eu estou com uma velocidade de download muito baixa (cerca de 3 Mb/s) a 5 metros do router, com uma parede no meio..está velocidade não é constante, por vezes chega aos 20, e por vezes está próxima do zero..mas a questão aqui é que o meu upload é superior..isso é que me faz confusão..
    August 11, 2019
    É a coisa mais natural no mundo das comunicaçoes eletronicas!
    O downstream é a via rapida (?) com mais tráfego, é por ela que circula a grande quantidade de informaçao que chega a nossas casas. A quantidade é tal que nas horas de ponta a coisa vira engarrafamento de bits e bytes, tal como nas vias rapidas para automoveis.
    O upstream é uma via menos frequentada porque por ela circulam, nao em exclusivo mas maioritariamente, as solicitaçoes de conteudos que desejamos receber pelo downstream. Uma via portanto com muito menos tráfego e por isso menos sujeita a afunilamentos do fluxo de dados.
    É assim que funciona esta rede de maquinas. Grandes quantidades de informaçao num sentido e quase nada no outro.
    Aqui, como nas vias para automoveis, facilitava que nao entrassem e saissem todos às mesmas horas do trabalho...
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    August 11, 2019
    Pois, eu compreendo isso..mas eu tenho um serviço contratado de 100 Mb/s..e por vezes não consigo sequer abrir uma página na internet..
    August 11, 2019
    Se esses "...por vezes..." forem nas horas dos jogos de futebol ou da garotada caçar Gambuzinos nas playstation, entao é normal e o grau depende das zonas de concentraçao dessa malta...

Se for mais do que isso, entao merece um diagnostico apurado, a começar pelos equipamentos que usa para aceder, apenas porque os tem à mao e nao depende de mais ninguem para os analizar, porque do que ao fornecedor do acesso (ISP) diz respeito vai ouvir as mesmas lenga-lengas do costume para justificar a misera velocidade do serviço prestado. Mesmo assim, exponha, reclame e exija ser servido de acordo com o que paga.
    Megabyte
    August 11, 2019
    Pois, é o que vou fazer..aliás, já o fiz e a resposta foi "está tudo bem" porque a medição pela parte da nos coincidiu numa boa hora ..obrigado pelo apoio!
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    August 11, 2019
    @JONIXASE Certamente que há um problema com o seu equipamento, com o seu e com o dos outros clientes ou, um problema nos servidores da sua área. Não é normal apresentar essas pequenas velocidades, eu estou no Algarve, que nesta altura do ano está abarrotado, carregado, sobrelotado, cheio de gente utilizando a internet e seja de inverno ou de verão as minhas velocidades são sempre iguais, quer de dia quer de noite.

Megabyte
    August 11, 2019
    Pois, é exactamente o que eu penso..já contactei a provedoria NOS..
    É uma pena que nos tentem "enganar" quando nos queixamos de problemas nos serviços..
    Obrigado mais uma vez!
    Ana P.
    Moderador
    August 11, 2019
    Olá @JONIXASE 🙂 ,

Pedimos que nos indique o seu número de cliente NOS ou número de contribuinte do titular, por mensagem privada, para que nos seja possível verificar a sua situação e ajudá-lo da melhor forma, por favor.

Ficamos a aguardar a sua mensagem.

Obrigada
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.