Skip to main content
Header
Boa tarde.

Sou completamente ignorante no que diz respeito a velocidades de internet.

A minha questão é simples: se consigo ter uma determinada velocidade de upload, teoricamente também não deveria ter essa mesma velocidade de download? Ou são tecnologias diferentes, se é que me faço entender..?



Obrigado pela resposta.
O cabo e os equipamentos terminais sao os mesmos mas operam em frequencias diferentes para down e up.

As frequencias de upstream por serem mais baixas suportam menores velocidades...

Pesquise como funciona o DOCSIS para melhor enternder.



PS: Isto aplica-se obviamente ao serviço fibra HFC. A rede fibra FTTH e as redes moveis funcionam de forma diferente.
Boa tarde.

Sou completamente ignorante no que diz respeito a velocidades de internet.

A minha questão é simples: se consigo ter uma determinada velocidade de upload, teoricamente também não deveria ter essa mesma velocidade de download? Ou são tecnologias diferentes, se é que me faço entender..?



Obrigado pela resposta.


Boa noite, o serviço de internet fornecido por uma operadora geralmente, se o Download atinge 100 Mbps, o upload atinge 10 Mbps ou seja 10%. Se tiver 200 Mbps de Download, terá 20 Mbps de upload. Isto se tudo correr bem, normalmente as velocidades vendidas não são atingíveis depois pelo cliente.
Obrigado pelas respostas..já estou a ver que isto é um tema para muito estudo, aliás, como todos..tudo tem muito que se lhe diga..enfim, não podemos saber tudo..

O meu problema é que eu estou com uma velocidade de download muito baixa (cerca de 3 Mb/s) a 5 metros do router, com uma parede no meio..está velocidade não é constante, por vezes chega aos 20, e por vezes está próxima do zero..mas a questão aqui é que o meu upload é superior..isso é que me faz confusão..
É a coisa mais natural no mundo das comunicaçoes eletronicas!

O downstream é a via rapida (?) com mais tráfego, é por ela que circula a grande quantidade de informaçao que chega a nossas casas. A quantidade é tal que nas horas de ponta a coisa vira engarrafamento de bits e bytes, tal como nas vias rapidas para automoveis.

O upstream é uma via menos frequentada porque por ela circulam, nao em exclusivo mas maioritariamente, as solicitaçoes de conteudos que desejamos receber pelo downstream. Uma via portanto com muito menos tráfego e por isso menos sujeita a afunilamentos do fluxo de dados.

É assim que funciona esta rede de maquinas. Grandes quantidades de informaçao num sentido e quase nada no outro.

Aqui, como nas vias para automoveis, facilitava que nao entrassem e saissem todos às mesmas horas do trabalho...
Pois, eu compreendo isso..mas eu tenho um serviço contratado de 100 Mb/s..e por vezes não consigo sequer abrir uma página na internet..
Se esses "...por vezes..." forem nas horas dos jogos de futebol ou da garotada caçar Gambuzinos nas playstation, entao é normal e o grau depende das zonas de concentraçao dessa malta...



Se for mais do que isso, entao merece um diagnostico apurado, a começar pelos equipamentos que usa para aceder, apenas porque os tem à mao e nao depende de mais ninguem para os analizar, porque do que ao fornecedor do acesso (ISP) diz respeito vai ouvir as mesmas lenga-lengas do costume para justificar a misera velocidade do serviço prestado. Mesmo assim, exponha, reclame e exija ser servido de acordo com o que paga.
Pois, é o que vou fazer..aliás, já o fiz e a resposta foi "está tudo bem" porque a medição pela parte da nos coincidiu numa boa hora ..obrigado pelo apoio!
@JONIXASE Certamente que há um problema com o seu equipamento, com o seu e com o dos outros clientes ou, um problema nos servidores da sua área. Não é normal apresentar essas pequenas velocidades, eu estou no Algarve, que nesta altura do ano está abarrotado, carregado, sobrelotado, cheio de gente utilizando a internet e seja de inverno ou de verão as minhas velocidades são sempre iguais, quer de dia quer de noite.


Pois, é exactamente o que eu penso..já contactei a provedoria NOS..

É uma pena que nos tentem "enganar" quando nos queixamos de problemas nos serviços..

Obrigado mais uma vez!
Olá @JONIXASE 🙂 ,



Pedimos que nos indique o seu número de cliente NOS ou número de contribuinte do titular, por mensagem privada, para que nos seja possível verificar a sua situação e ajudá-lo da melhor forma, por favor.



Ficamos a aguardar a sua mensagem.



Obrigada
Boa tarde,



Mensagem privada para quem, para si?

Este é um canal apropriado para resolver este tipo de problemas?
@JONIXASE ,



Pode enviar para mim. Iremos ajudá-lo da melhor forma 🙂 .



Obrigada

Comentário