Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
  • 7,969 Tópicos
  • 61,014 Comentários
7964 Tópicos
router 4.0 problemas e solução
Gostaria de partilhar com outros clientes NOS uma solução que encontrei - até ao momento -para o problema do router 4.0 da NOS. Ao reler as mensagens deste fórum posso dizer que - para evitar redundâncias - subscrevo a quase totalidade das situações reportadas: mudei de contrato em Março, instalaram um equipamento composto de router 4.0 com box UMA; rapidamente reconheci a presença de quebras aleatórias no fornecimento wifi (o router reiniciava aleatoriamente estabilizando 4 minutos depois para aleatoriamente voltar a reiniciar-se posteriormente, etc); contatei os serviços, tive 2 mudanças do equipamento de router; insatisfeito - alguns dos atendedores não manifestaram a qualidade nem a polidez devida - pedi uma mudança de contrato - entenderam tudo mal e mudaram a box em vez de regressar ao router 3.0 (que pensava como solução de mal menor) - fui visitado por equipas alargadas várias vezes, etc etc Curiosamente, como sou Professor Universitário, numa conversa de final de aula com 4 alunos fiquei a saber que eles -os 4 - tinham o mesmo problema nas respetivas residências em pontos distintos do norte do país (logo o problema não estava localizado nas minhas instalações ou na pouca sorte dos equipamentos...) Resumindo, há uma semana reutilizei o extender -tp link re200- que tinha no router 3.0 e programei-o para redistribuir o wifi do 4.0. Passado uma hora não tinha havido nenhuma quebra de sinal e os indicadores de ping eram bons (apesar dos meus filhos dizerem que o fortnite/ps4 tinha ficado mais 'bogado'); passado um par de horas, continuava a não registar - e o aminhanet confirmava - quebras de sinal nos vários equipamentos fornecidos por wifi (quer 2.4 G quer 5G). Consegui a mesma estabilidade por mais de 48 horas até agora! Não estou a menorizar o esforço nem o conhecimento das quase duas dezenas de pessoas que colaboraram nas tentativas de solução anteriores diretamente (já para não incluir as outras dezenas de atendedores de callcenter) mas creio que a partilha desta solução poderá ser positiva para outros clientes NOS.
Limite de tráfego internet fixa 4G?
Boa noite. Acabei de ligar para linha de apoio da NOS para saber porque tinha a internet tão lenta. Descobri... ou melhor, confirmei, que era traffic shapping. Ora , a NOS faz traffic shapping quando o cliente usa "demasiado" a internet, ou seja, mete um limite de tráfego a partir do qual a velocidade baixa. No entanto, o cliente não sabe que limite é esse, pelo menos no caso do 4G. Como pode então o cliente gerir a utilização da internet? Se o cliente não sabe qual o limite, como pode saber se está a fazer uma utilização responsável (seja lá o que isso for)? É possível saber qual o limite de tráfego, para a internet fixa 4G, a partir do qual estou sujeito a traffic shapping? No apoio ao cliente disseram-me que, por ser 4G, é impossível dizer porque varia consoante a zona. Pois bem, é na zona de Alenquer. Já agora, mais dois reparos: 1. Publicitam os pacotes de internet como tendo um determinada velocidade, com tráfego ilimitado, mas isso não corresponde à realidade. Afinal, não tenho tráfego ilimitado à velocidade referida. Afinal, a partir de um certo tráfego tenho velocidade reduzida. Em que ficamos? É ilimitado àquela velocidade, ou não? Se sim, então não façam traffic shapping. Se não, então indiquem o limite. E não façam publicidade como ilimitado. 2. Percebo (ou não...), até certo ponto, que façam traffic shapping. Não percebo que seja para uma velocidade DUZENTAS VEZES INFERIOR ao contratado. Não acham um bocado exagerado eu ter uma velocidade contratada de 40mb, e com o traffic shapping ficar só com 200kb?? Resumindo: - Como posso saber o limite de tráfego para internet fixa 4G antes de ser implementado o traffic shapping, para a zona de Alenquer? - Afinal o tráfego é ilimitado para a velocidade publicitada, ou não? - Porquê uma redução para 0.5% da velocidade contratada? Obrigado.
Porque só existe uma antena 4G na minha zona?
Boa noite, no meu pacote NOS tenho um serviço de Internet Móvel de 40mbps. Queria perguntar se é normal em pleno 2019 apenas existir uma antena 4G para alimentar os clientes da minha zona? É que não são poucos... Sei que também isto não é nenhuma Lisboa ou Porto mas existem aqui clientes NOS. De dia a internet até funciona bem, as vezes chega a 7mbps nos melhores dias e até dá para fazer alguma coisa, penso que se deve ao facto de, de dia as pessoas normalmente estarem fora de casa a trabalhar e a banda não está entupida. O pior chega depois da 19h 20h, a velocidade caí para 1mbps as vezes vejo uns kbps, até doí na alma. É pedir muito que resolvam isto? Eu preciso da velocidade para trabalhar e estudar, tem dias que não consigo carregar um vídeo a 480p. Já ligamos várias vezes, teve vezes que melhorou um pouco mas passado uns dias volta tudo à mesma. O técnico que ler isto pode ter um pouco de compaixão e resolver o meu problema e o de muitos da minha zona? Mas um técnico que faça acontecer... Será que existe ai alguma alma com características de deus? É com pouca esperança que escrevo isto, mas a pouca já me fez escrever isto. O código postal é o 6300-160. A CELL ID da torre de antena NOS é 16432. Obrigado aquele que se interessar por esta situação. p.s:. - Quando ligo os dados moveis no telemóvel este ligasse à mesma antena em que o router aqui de casa se liga, quando está lenta num lado está no outro. O router está bem localizado, normalmente sempre com o sinal 4G cheio, à noite oscila bastante, entre 1 e 2 traços de 4G. Por volta da 1 e 30h / 2h da manha o sinal estabiliza e volto para os +-7mbps
Internet vergonhosa
Eu não sei o que se tem passado com a NOS, está a ir de mal a pior. Desde há praticamente um mês para cá que, todas as noites, o sinal do WiFi cai de hora a hora para velocidades mínimas e tenho de estar constantemente a desligar e voltar a ligar a conexão. Isto quando estou na mesma sala que o router, porque noutros pontos da casa nem vale a pena porque o sinal nem lá chega (a partir de 5 metros de distância do router). Já mudei o canal do WiFi no router, embora anteriormente também estivesse numa opção de recepção de sinal "Alta" (mudei do 5 para o 12). Não alterou nada. Já reiniciei o router. Não alterou nada. Até por cabo a Internet, especialmente entre as 22h55 e as 23h00, cai abruptamente. E os testes de velocidade que fiz por cabo deixam muito a desejar, com velocidades muito abaixo do contratado. Tenho contratado 120Mb (que na prática é 100Mb porque "não têm 120Mb", mas é o que tenho contratado) e as velocidades nos testes têm andado nos 35 - 45 Mb de Download à noite. É ridículo. De facto, quando me "obrigaram" a mudar da Internet fixa da Optimus, que era a que eu tinha, para a ZON, devido à aquisição da Optimus, o técnico bem me disse "olhe que a sua Internet vai ficar pior que a que tinha". Mas nunca esteve tão mal! Com tanta gente a queixar-se do mesmo... Não arranjam uma solução qualquer? Estou mesmo a ponderar ainda este ano mudar de operador. Eu no resto da casa já tenho de usar 4G para ter Internet (de outra rede, já agora) portanto de que é que me serve estar a pagar por um serviço medíocre? Sinceramente.
O que aconteceu no forum
Hall of Fame
Hall of Fame Picture

Hall of Fame de junho

Vídeos de ajuda

Video iframe com botão

Utilizadores com mais Likes

Crachás

Mostrar mais