Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
  • 7,972 Tópicos
  • 61,052 Comentários
7967 Tópicos
Problemas atrás de problemas desde Dezembeo de 2020
Boa noite. Já abordei alguns assuntos num tópico que reutilizei de outro utilizador mas está na hora de criar um novo para transmitir o descontentamento. Tenho serviço de Net fixa de 100 megas num pacote que inclui TV, telefone que nem funciona e dois telemóveis. O router num escritório, e a box no quarto da minha mãe. Desde final de 2020, devido a problemas com a ligação à internet na área de residência, que o serviço aqui em casa está a deteriorar cada vez mais. Fiquei sem internet durante várias horas em dois dias diferentes. Entretanto, o sinal voltou, mas a ligação passou a estar instável. Ora passo vários dias com tudo a mais de 120 megas, como em momentos aleatórios cai para 30, 40, até uma vez abaixo de 1mb sem que de repente consiga sequer fazer uma pesquisa no google. Contactei o apoio ao cliente e o técnico cá em casa substituiu todos os cabos, spliters e router muito velho da ZON para um da NOS, 5.0. Pensei que talvez ficasse tudo bem mas enganei-me. Os problemas agravaram. Além de continuar na mesma com a ligação instável em períodos ou dias aleatórios, sem conseguir dar uma videochamada por Google Meet com os videos a pararem todos, perdi drasticamente o acesso à internet através de Wifi porque este novo equipamento pode ser todo XPTO mas o alcance do sinal perdeu-se quase todo. A minha mãe ficou fula quando viu que o sinal que tinha no quarto passou de médio para praticamente inexistente no seu cantinho. Passei de cavalo para burro. Contactei o apoio ao cliente várias vezes. Ficou de telefonar uma equipa técnica que tentou ligar uma vez exactamente no dia e na hora que disse que não podia por estar no Google Meet em videochamada, e apesar da minha insistência junto do 16990 e de, por duas vezes, me ter sido dado 2 períodos em 2 dias diferentes para ser contactado, nunca fui! A minha mãe reclamou ontem por causa do Wifi e agendou com um técnico para vir cá hoje, que confirmou que as ligaçoes estão boas e que deverá mesmo ser problema externo à minha casa, e que por acontecer em períodos aleatórios tem de ser investigada e não há prazo… Referiu que a perda do sinal de Wifi não era com ele, mas com a NOS, que não fez nada sobre isso sequer até agora. O tecnico trocou um splitter triplo por um duplo que o anterior técnico já tinha mudado. Eis que para piorar, hoje à noite quando me sento refastelado preparado para para puxar um episódio de uma série para ver com a minha mãe, vejo que a box estava sem o Guia, a dar a grelha de canais sem informação e erros em alguns dos menus. Perdi a noite entre reiniciar box e repor as definições da mesma e ligar para o apoio ao cliente novamente à espera de ser atendido e seguir as instruções todas que me deram e que nada resolveram. Só há disponibilidade para verem o problema no local na Quinta feira ao final do dia… A minha mãe sentou-se no quarto agora à noite resignada por não ter nem net no espaço onde gosta de estar, nem conseguir escolher filmes ou séries como costuma fazer para passar o tempo. Começo a ficar muito chateado com isto tudo, e ela ainda mais. Perante tudo isto, estou cansado e já é uma da manhã. Amanhã tenho de dar videochamada via Google Meet e estou cheio de receios como nos outros dias, constantemente a fazer testes de velocidade antes de começar porque é muito desagradável ter 20 a 30 pessoas ligadas ao mesmo tempo e não conseguir fazer nada de jeito em vários momentos por problemas de rede, com os vídeos todos a parar. Ninguém ainda me falou nada sequer sobre a perda de cobertura do sinal de Wifi, que está a deixar a minha mãe ainda mais chateada do que eu. Estou a ficar seriamente descontente.
RECLAMAÇÃO
Boa tarde, No último ano, temos usado a Net diariamente com cerca de 8 meses de teletrabalho e período de escola online, sem problema. Estamos com NET FIXA lentíssima há 6 dias (com falha a 01.02.2021 + início de contactos com a Nós a 02.02.2021). Já contatámos os serviços de apoio todos os dias, que deram origem a 2 ocorrências (000095552459 + 000095728893), fomos à loja no 04.02.2021 (1h30 de espera) e continuámos: com Internet : velocidades download abaixo de 0,50 e upload entre 2 e 3, latências de 140 em média...; após horas ao telefone com os vossos serviços, até já substituímos o router na passada 5ª 04.02.2021: SEM EFEITO; ao 5º dia de reclamação, responderam-nos que há efectivamente constrangimento na rede e está em curso de resolução. Até quando? sem previsão, quem está em teletrabalho, está a ser prejudicado ao nível profissional, sem falar que ninguém pode se conectar em casa para tentar limitar a baixíssima velocidade da Net; claramente, não há promoção que compensará esta fase frustrante: é nas dificuldades que se avalia o prestador de serviço. lembramos que nunca foi necessário nos contactarem para procedermos ao pagamento das facturas mensais. Claramente a fatura de fevereiro não deverá ser cobrada por inteiro. Caso aconteça, pedimos desde já reembolso. Aguardamos célere resolução e vosso contacto para nos anunciar quais são vossas medidas. Cumprimentos, Paulo Lopes
Traffic Shaping
Boas, Sou cliente da NOS há muitos anos. Tenho NOS desde sensivelmente 2010 e nunca tive razões de queixa. Até há uns tempos atrás. Mudei-me para a Zona da Estrela em LX no início do ano. Quando vi a casa verifiquei que tinha tomada coaxial e uns TAPs lá perto pelo que fiquei descansado que teria serviço NOS. Contactei o serviço para mudança de morada, vieram injetar o sinal e funcionou tudo às mil maravilhas. Em meados de Abril/Maio o serviço NET começou a falhar, principalmente à noite. Como falhava a ver serviços de streaming como NETFLIX ou App NOS TV e estava ligado por wifi não liguei grande coisa, apesar de estar relativamente perto do Router. A situação foi piorando até ao ponto de nem o email conseguir abrir. Contactei-os pelo que me indicaram pelo sintoma talvez fosse o interface wifi com problemas e que seria necessário troca de equipamento. Aceitei a resposta, até porque vi que o sinal wireless estava numa canal que não estava de todo congestionado. Após a troca ficou tudo na mesma, "não é defeito, é feitio", pensei eu e lá continuei eu com o serviço deficiente.... Só percebi a dimensão da coisa quando tive de começar a tratar de coisas de trabalho cá em casa desde mais ou menos início de Setembro. Trabalho com SQL server pela porta 1433. E foi aí que a coisa começou a correr mal. Queries muito lentas, muitas vezes com erros de TCP-IP. Ao ponto de, durante o período de maior fluxo, nem conseguir negociar o handshake com servidor para a respetiva autenticação. Ao fazer ping (ao site da NOS) chego a ter packet loss de 60%. Falo com o apoio técnico e dizem-me que há um problema na rua (célula congestionada) com prazo até ao final do ano mas porque poderá ser estendido devido ás características logísticas que a resolução carece. (autorizações camarárias, etc...). Quando lhes digo que não posso ter o serviço assim porque preciso desta porta específica para trabalhar dizem-me que não podem fazer nada porque, e passo a citar "as velocidades contratadas estão disponibilizadas". Indico que as velocidades é apenas um fator entre muitos que vão garantir a estabilidade do serviço de NET mas infelizmente, as pessoas que estão a atender não conseguem entender esse facto e informam-me que não podem fazer nada porque "as velocidades contratadas estão disponibilizadas". Há dias consegui falar com um supervisor de um departamento técnico numa das algumas chamadas que fiz, que até agora, foi o único profissional que conseguiu perceber questões técnicas mais basilares sobre serviço NET, que percebeu que tal packet loss torna certos tipos de tráfego praticamente inacessíveis e que infelizmente, teria de esperar pela resolução da "anomalia" exterior que apesar de ter SLA até 31 de Dezembro, tal prazo se poderia estender. Indicou-me que a NOS não fazia traffic shaping, simplesmente priorizada determinado tipo de tráfego para garantir estabilidade do serviço, que pode ser muito giro de se dizer em português mas em inglês chama-se traffic shaping. Quando indico que infelizmente não poderia esperar pela resolução e teria de ir para outra operadora, informam-me que (e aqui é que foi a cereja no topo do bolo) teria de pagar período de fidelização porque o serviço está a funcionar bem e o serviço estar a funcionar bem é o nome que a NOS dá a velocidades reais dentro das contratadas. Quando lhes digo que pela porta 80 está tudo bem mas o problema sou nas outras portas menos prioritárias voltam-me com o discurso das velocidade... Numa conversa com o operador (penso que da fidelização ou retenção) este indicou que "no geral" o serviço está a funcionar bem e que a minha situação seria muito específica. Tendo essa especificidade, não está englobada no que a NOS considera um serviço de NET normal e teria de pagar pela fidelização Tudo isto causa-me alguma perplexidade, sempre tive boa imagem da NOS e é uma pena que quando um cliente saia do conceito de cliente normal que usa a NET para browser, mail e torrents, não esteja englobado e todos e quaisquer problemas que possa ter fora dessa esfera sejam marginalizados e tratados de forma diferente. Ser um fornecedor de serviço a indicar qual o valor que esse mesmo serviço tem para o cliente é pouco ético. Não estou à espera que tomem um Ben-u-Ron quando tiver uma dor de dentes. Mas queria que entendessem que ,se para mim o problema é grave porque me impede de trabalhar, então não devem marginalizar esse cliente e dizer-lhe na cara que "o serviço funciona na normalidade porque as velocidades estão boas". Isso é passar-lhe um atestado de estupidez. E isso é errado. é uma pena e uma desilusão...
O que aconteceu no forum
Hall of Fame
Hall of Fame Picture

Hall of Fame de junho

Vídeos de ajuda

Video iframe com botão

Utilizadores com mais Likes

Crachás

Mostrar mais