Skip to main content
Header
  • 7,930 Tópicos
  • 60,744 Comentários
7925 Tópicos
ESCLARECIMENTO PÚBLICO: Como está implementada a rede de internet fixa da NOS?
Até hoje ninguém me soube responder concretamente sobre COMO É que se encontra implementada exactamente a REDE “fibra” da NOS! A NOS tem uma parte da rede em tecnologia FTTH (Fibra) e outra em HFC (Coaxial). É conhecido que a tecnologia HFC (DOCSIS 3.0) não vai além dos 20 Mbits de UPLOAD, quando a tecnologia FTTH pode atingir os mesmos valores de DOWNLOAD (digamos, 200, 400Mbits!!!) A NOS prometeu e continuar a prometer e garantir novas velocidades de UPLOAD para a rede HFC há anos, no entanto, mesmo após upgrade para HFC DOCISIS 3.1, a única velocidade melhorada foi a de DOWNLOAD (para valores absurdos que não interessam a “ninguém” - ESTRATÉGIA COMERCIAL). Como a NOS insiste em colocar velocidades de UPLOAD na casa dos 100Mbits na sua oferta comercial, gostaria de saber EXACTAMENTE qual a % da rede é que, actualmente, SUPORTA ESTA VELOCIDADE de 100Mbits! Por outras palavras, gostaria que a NOS, publicamente, divulgasse os NÚMEROS relativos À TECNOLOGIA USADA e as RESPECTIVAS VELOCIDADES, sem rodeios e sem jogos comerciais. % da REDE em FTTH ? % da REDE em HFC (DOCSIS 3.0) ? % da REDE em HFC (DOCSIS 3.1) ? % da REDE onde a velocidade de UPLOAD = 100Mbits ? E já agora, para quando um TESTE DE COBERTURA que MOSTRE VERDADEIRAMENTE se a ZONA do cliente está coberta por FTTH, HFC e quais as velocidades que podem ser efectivamente contratadas? É que, com a NOS o cliente não sabe absolutamente NADA sobre as condições técnicas do serviço, até que, eventualmente, peça a sua instalação e a mesma já tenha sido feita! A concorrência (VODAFONE e MEO) por sua vez, ao garantir COBERTURA, está a GARANTIR VELOCIDADES DE UPLOAD de 100 ou 200Mbits numa rede 100% FTTH!
Suporte Internet feito e cobrado por parceiros
Boa tarde acabei de ligar para o suporte técnico da NOS, para reportar vários problemas de latência durante a última semana. Entenda-se latência, são pequenas quebras na disponibiliade da internet, que ficam mais expostas quando usamos voz pela internet, apps de video conf. A minha grande admiração foi quando fiz a ligação para o suporte, foi-me comunicado que problemas de latência não é com a NOS, é com um parceiro que cobra a chamada de suporte e posteriormente o serviço que for necessário para a resolução. Ou seja desresponsabilização TOTAL da NOS no caso de um problema de latência no serviço de Internet. Isso foi-me comunicado na chamada do suporte, que ainda bem que foi gravada. Este não foi o serviço que contratei, e se a manutenção da latência não faz parte do contrato NOS, então sejam HONESTOS em dizer isso aos clientes quando vendem o serviço. Resumindo contratos um serviço fantástico de 500 GB de velocidade, uma verdadeira auto estrada, e depois paramos na autoestrada a cada 1KM! Obviamente que esta situação será levada para a frente, mas quero desde já alertar os clientes deste forum. É muito mau quando as grandes empresas, acham que detem o monopolio, e não avaliam o impacto das suas acções nos clientes e olham só para a poupança de custos ao transferir a sua responsabilidade para um terceiro e repassar o custo para o cliente.
Giga Router V1 - Quebra de acesso com VPN
Boa tarde, Numa utilização considerada mais comum, o router em questão satisfaz perfeitamente as expectativas quer em termos de estabilidade quer em termos de velocidade. Quando o acesso é feito por VPN, a quebra de serviço acontece entre 2-5 minutos após inicio desta ligação. Primeiro sintoma é a quebra nessa mesma linha (acesso feito por cabo). O segundo sintoma é a quebra de acesso por WiFi (mantendo-se estável nas outras portas por cabo), com o tempo todas as linhas ficarão eventualmente sem acesso. Este não é um sintoma aleatório. A taxa de ocorrência é de 100%, a única variável é o tempo que irá demorar a acontecer. Este sintoma NUNCA aconteceu no router anterior - Power Router 3.0 creio. Este sintoma não depende do VPN utilizado (uso normalmente um de três possíveis). Este sintoma não depende do numero de equipamentos “pendurados”. Acontece 100% mesmo que apenas esteja ativo o PC que tem acesso por VPN. Devo aqui mencionar que a minha rede local é “pesada”, com vários NAS, switches e pontos de acesso múltiplos, mas devo também mencionar que NADA foi alterado desde a troca / upgrade do router. Nas várias interações com o grupo de suporte NOS, quero reconhecer a simpatia e cortesia, mas infelizmente não consigo encontrar nenhum interlocutor que me consiga ajudar com acesso a “log files” ou parâmetros de configuração que possam eventualmente influenciar o(s) sintoma(s) descritos acima. Depois deste longo texto vem a pergunta - algum de vós me pode ajudar com: acesso a log files no router; acesso a configurações avançadas no router; Eu entendo que este acesso possa estar “restrito”, mas esperar não me parece uma boa estratégia …. Obrigado e cumprimentos.
Consumos WTF - Reclamação
Bom dia, Vou explicar a minha situação pela 5 vez… o meu filho tinha 1 cartão WTF 1G e nunca teve problemas de consumos. Há cerca de 1 mês esse cartão foi passado para o tarifário e passou a ser de 3G. Estranhamente com 1G ele nunca tinha problemas de net e agora com 3 a net desapareceu em dias. Ontem de manha acrescentei um aditivo estivemos a fazer testes e das duas vezes que ele entrou no instagram (app free) consumiu do plano base, descendo este de 500 para 360 rapidamente. Este é o meu problema mas a minha indignação é com a forma como a Nos trata e mente aos vossos clientes, desculpem os termos, mas é o que esta acontecer. Ontem pelas 12:20 liguei para a linha de apoio… depois ser atendido, expliquei a minha situação e ao fim de minutos a chamada foi abaixo sem saber porque (1,92€). Depois como não obtive retorno voltei a ligar, voltei a explicar o meu problema e a resposta que obtive foi, “num prazo máximo de 2 horas será contactado para resolverem o problema” (4,34€). Esperei 3 horas e nada…. mais uma vez voltei a ligar, voltei a explicar o problema e passaram-me para outra pessoa, supostamente técnica que justificou os gastos com a entrada na APP. Respondi que era absurdo cada vez que entra numa APP gastar 60/70M então a pessoa justificou os gastos com apps em segundo plano e aplicativos chat, etc. Como não tinha o telefone comigo disse que iria verificar a questão aceitando a resposta (12,07€). Achei que a justificação não era valida porque o miúdo usa o mesmo telefone e o mesmo cartão que usava antes e que nunca dera problemas, mas tinha de verificar junto do equipamento. Quando o meu filho regressou estive a verificar e os consumos apresentados pelo telefone (Imagem anexada) são os do instagram. Sendo a segunda app com consumos o spotify que também é free, e apenas com 9M, twtter (app free) 7 e todas as outras consumos residuais. Voltei a ligar e a explicar o problema pela 4ª vez… a pessoa que atendeu, disse que iria ser contactado do departamento técnico, expliquei o que tinha acontecido de manhã e a resposta foi “será contactado pelas 21:01/21:05” , referi que estava a gastar imenso dinheiro nas chamadas porque o meu telefone não é Nos, ao que me respondeu que o dinheiro seria creditado na minha conta (9,02€). Até agora continuo a espera… Como as chamadas são gravadas, voces podem confirmar a veracidade do meu testemunho. Agora é inadmissível da vossa parte não responderem aos problemas do vossos clientes nem sequer darem conta do estado do mesmo, e despacharem a pessoa ao telefone com mentiras, ainda por cima quando é um problema/erro vosso que já me custou mais de 25€ (imagem anexa) em chamadas alem dos 4€ aditivo que “comprei” que não deveria ser necessário. O assunto ja se arrasta a horas de mais e necessito de uma resposta urgente, tal como da forma como irei ser ressarcido dos valores despendidos. obrigado
Internet Móvel kanguru xl muito instável ou sem acessp
Boa tarde, 1) Sou cliente da NOS há muitos anos e tenho atualmente todos os serviços de comunicações convosco. O serviço que tenho há mais anos é o da Internet Móvel Kanguru XL ilimitada e desde há 2 anos que me encontro a maior parte do tempo em Quarteira ( Cod. Postal 8125-406 ou 8125-506 correspondente ao C Condomínio Vila Atlântida na Quinta do Romão em Quarteira). 2) Precisamente quando passei a habitar em Quarteira, em resultado da pandemia, comecei a notar instabilidade na rede e quebras do serviço por vezes por horas. A situação agravou-se no início deste Verão de 2021 em que o sinal era tão fraco que o acesso à rede me é repetidamente negado ou fico sem rede de um momento para o outro por várias horas. Os períodos mais críticos do dia são durante a metade da manhã e hora de almoço e ao fim da tarde e até às 00h. Porém, tudo depende do dia e por ex° ontem não tive acesso à Internet toda a noite... 3) Como, para mais, utilizo a Internet móvel para trabalhar esta situação é insustentável. 4) Já reportei esta quebra sistemática diária no serviço contratado ao sr. Luís da loja de Quarteira, já que se veio a confirmar que não é um problema do recente router mas de falha/ fraca cobertura de rede na área onde habito porque existe há muito tempo uma avaria naquela zona "vermelha". 5) Seguindo o conselho daquele vosso colaborador, contactei o 16990 opção 3 e no dia 29/09 falei com Regina que me confirmou a avaria e que o prazo estimado para resolução era 01/10. Como hoje a instabilidade e recusa de acesso se mantinha, contactei novamente as avarias e falei com Janiele que, depois de analisar, me recomendou o envio desta comunicação. 6) De facto, estou a pagar um serviço de Internet Móvel ilimitado que só tenho quando calha e a prejudicar seriamente o meu trabalho e tudo o que faça que mplique acesso à Internet. Fico a aguardar a vossa breve resposta para o email f_c2002@hotmail.com para que eu possa decidir o próximo passo a tomar. Melhores cumprimentos, Fernando José Ângelo da Cruz NIF : 1xxxxxxxx
Chatbot FAB 6.5
Assistente Virtual do Fórum NOS
Logo NOS

Olá, eu sou o Assistente Virtual do Fórum NOS

As respostas obtidas na utilização desta ferramenta podem conter imprecisões ou estar incompletas, por isso não substituem aconselhamento através dos canais habituais da NOS. Recomendo que não partilhe dados pessoais durante a utilização.

Limpar histórico

Saiba mais sobre os Termos de Utilização do Assistente Virtual da NOS e partilhe a sua opinião

O que aconteceu no forum
Hall of Fame
Hall of Fame Picture

Hall of Fame de maio

Vídeos de ajuda

Video iframe com botão

Utilizadores com mais Likes

Crachás

Mostrar mais