Skip to main content
Header
Pergunta

Velocidade de internet

Boa Tarde

Tenho um contrato estabelecido de uma velocidade de 500 mbps e no entanto a velocidade que recebo raramente passa dos 20 mbps, tenho comprovativo dos mesmos através de medições efetuadas pelo site da ANACOM, a aplicação NET.mede. Já apresentei várias reclamações telefónicas junto da NOS e como não obtive qualquer resultado, questionei junto da ANACOM qual os requisitos necessários para a rescisão unilateral da minha fidelização por incumprimento do serviço contratado.

Estou a utilizar este fórum para ver se alguém me indica uma solução mais rápida pois estou em teletrabalho e necessito diariamente da internet para enviar os meus trabalhos atempadamente e não estou a conseguir.

Obrigado

Victor Santos

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

19 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12315 comentários
  • 19 de outubro de 2022

Tem que testar aqui: speedtest.nos.pt. e tem que o fazer num pc por cabo de rede.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 19 de outubro de 2022

Os testes foram efectuados no meu pc... mas este não possui ligação para cabo de rede

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12315 comentários
  • 19 de outubro de 2022

Então tem de arranjar um pc com entrada de cabo de rede.  Senão, não dá para testar a velocidade contratada.

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 19 de outubro de 2022

Mas será que uma app da ANACOM é menos fiável do que a da NOS?

Penso que estar a pagar 500 mbps teria de receber no meu pc independentemente do teste pelo menos 50 mbps. Nada justifica tão baixa velocidade.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12315 comentários
  • 19 de outubro de 2022

Por wifi não é tão fidedigno mas, testou junto do router e no minimo em 2 equipamentos diferentes?

• Megabyte
  • 93 comentários
  • 19 de outubro de 2022
Guimas escreveu:

Então tem de arranjar um pc com entrada de cabo de rede.  Senão, não dá para testar a velocidade contratada.

A velocidade contratada não pode ser apenas por cabo, não há nada no contrato que diga que os clientes têm que se ligar por cabo, para isso a NOS nem instalava um router WiFi 🤣

• Megabyte
  • 93 comentários
  • 19 de outubro de 2022
Alberto Caeiro escreveu:
Guimas escreveu:

A velocidade contratada não pode ser apenas por cabo, não há nada no contrato que diga que os clientes têm que se ligar por cabo, para isso a NOS nem instalava um router WiFi 🤣

Tudo isso são condições inventadas que não estão no contrato, que raio de lógica tem só ter 500Mbps no cabo e depois ter 100Mbps no WiFi se a maioria dos dispositivos nem cabo de rede têm.

Para isso não vendam pacotes de 500Mbps, se eu estou a ter menos velocidade do que tinha antes, os 200Mbps qual é a lógica de pagar mais por isso?

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 20 de outubro de 2022

A velocidade foi testada por mais do que 2 (dois) aparelhos junto ao router 5G instalado na minha casa.

Eu já não exigia os 500 Mbps no meu pc, mas pelo menos que não fosse inferior a 40 Mbps ou 50 Mbps pois para o meu serviço servia lindamente… eu somente acedi a alteração sugerida pela NOS de forma a tentar minimizar a carência que eu desde o início venho sentindo.

Das reclamações telefónicas que tenho feito, vem os técnicos cá a casa e dizem que vão recomendar a instalação de repetidores na minha casa, ainda da última visita fui informado pelo técnico de iria fazer uma recomendação para a instalação de um novo sistema de distribuição de sinal e que eu passaria a ter uma velocidade muito maior, mas até hoje nada foi feito e nem sei se o técnico efetuou essa tal dita recomendação. 

• Megabyte
  • 93 comentários
  • 20 de outubro de 2022
KotaVitinho escreveu:

A velocidade foi testada por mais do que 2 (dois) aparelhos junto ao router 5G instalado na minha casa.

Eu já não exigia os 500 Mbps no meu pc, mas pelo menos que não fosse inferior a 40 Mbps ou 50 Mbps pois para o meu serviço servia lindamente… eu somente acedi a alteração sugerida pela NOS de forma a tentar minimizar a carência que eu desde o início venho sentindo.

Das reclamações telefónicas que tenho feito, vem os técnicos cá a casa e dizem que vão recomendar a instalação de repetidores na minha casa, ainda da última visita fui informado pelo técnico de iria fazer uma recomendação para a instalação de um novo sistema de distribuição de sinal e que eu passaria a ter uma velocidade muito maior, mas até hoje nada foi feito e nem sei se o técnico efetuou essa tal dita recomendação. 

Alterar o contrato não ia alterar a sua velocidade em nada. Se a NOS já não cumpria antes nada iria mudar com um novo contrato. Se com um contrato de 200Mbps não chegar aos 200Mbps, alterar o seu contrato para 500Mbps apenas vai fazer o cliente pagar mais.
Quem lhe vendeu o serviço sabe disso, pelo que só pode ser mã fé.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30212 comentários
  • 20 de outubro de 2022

Bom dia  @KotaVitinho, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
O ​​@Guimas deu uma boa ajuda.

Há vários factores que influenciam a propagação das ondas wireless, pelo que os testes de velocidades para garantir o cumprimento ou não da entrega do trafego contratado deve ser realizada por cabo, diretamente ao Router, atendendo à natureza da rede Wi-Fi. 

Tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet fixa (secção1). 

@KotaVitinho, diga-nos, por favor, qual o router que tem instalado e se tem visível a rede 5GHz.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 20 de outubro de 2022

Este é o router que tenho instalado 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30212 comentários
  • 20 de outubro de 2022

Muito obrigado pela confirmação, @KotaVitinho

Diga-nos, por favor, qual a velocidade que consegue atingir ao aceder à rede 5GHz. 
Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 20 de outubro de 2022

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 20 de outubro de 2022

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30246 comentários
  • 20 de outubro de 2022

Boa tarde @KotaVitinho,

Agradecemos o seu testemunho. 

O teste que apresenta foi realizado na mesma divisão do router? 

Confirme-nos, pro favor, se tem repetidores ou extensores de sinal Wi-fi instalados.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 20 de outubro de 2022

Sim foi realizado na mesma divisão e tenho 2 repetidores instalados pela NOS

• Autor
  • Kilobyte
  • 8 comentários
  • 23 de outubro de 2022

Lamento que não haja ninguém que me sugira alguma solução… pois não terei outro remedio, caso não obtenha nenhuma resposta atempada da ANACOM à minha pergunta, senão no terminus da minha fidelização terminar a relação com a NOS que já vem desde Agosto de 2011.

Ficou aqui provado que para a NOS não interessam os clientes antigos… sómente se valoriza os clientes novos.

Resta agradecer aqueles que tentaram me ajudar e para aqueles que tentaram justificar o que não tem justificação. Obrigado a ambos.

Cumprimentos

Victor Santos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30212 comentários
  • 23 de outubro de 2022

Boa tarde @KotaVitinho
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Vamos ajudar. 
Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12315 comentários
  • 23 de outubro de 2022
KotaVitinho escreveu:

Lamento que não haja ninguém que me sugira alguma solução… pois não terei outro remedio, caso não obtenha nenhuma resposta atempada da ANACOM à minha pergunta, senão no terminus da minha fidelização terminar a relação com a NOS que já vem desde Agosto de 2011.

Ficou aqui provado que para a NOS não interessam os clientes antigos… sómente se valoriza os clientes novos.

Resta agradecer aqueles que tentaram me ajudar e para aqueles que tentaram justificar o que não tem justificação. Obrigado a ambos.

Cumprimentos

Victor Santos

Podia ter ctt o apoio técnico e era visto no momento.

Pelos resultados parece realmente baixo, se já fez o reset de fábrica e testou em 5ghz junto do router em vários aparelhos então siga a recomendação do moderador.

Comentário