Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
  • 7,972 Tópicos
  • 61,087 Comentários
7967 Tópicos
Mudou o tipo de endereço atribuido quando ligar à rede NOS. Impede a utilização de DDNS
Deixou de ser possível utilizar um servidor de endereços dinâmicos na rede da NOS. A linha de apoio não consegui explicar-me a situação e causa. Portanto, investiguei o caso. Situação antiga: Quando o modem G3/4/5 fez ligação à rede NOS um endereço IPv4 público era atribuído. Normalmente diferia cada vez a ligação foi feita. Para puder entrar de fora num sistema ligado desta maneira um router atrás do modem, ou o modem, ou um smart-phone ligou para um servidor de dns dinâmico e já o no. IPv4 actual era conhecido e associado com um nome de domínio escolhido. Situação actual: Quando o modem G3/4/5 faz ligação à rede NOS um endereço na faixa de 100.64.0.0 - 100.127.255.255 é atribuído ao modem ou dispositivo; na Internet não tem significado. Somente é conhecido pela NOS sendo uma rede interna. Os pacotes de dados IP de muitos clientes NOS acabam num router deles que faz momentaneamente uma tradução de endereço de fonte (o 100.x.x.x) para um endereço na faixa de endereços públicos atribuídos à NOS. Quando um pacote obtém resposta da Internet a resposta é enviado ao cliente e o nº. IPv4 público já está disponível para ser associado com outro pacote de outro cliente NOS. Portanto, não mais existe uma associação permanente entre um cliente NOS e um endereço IP público. Há escassez de nº.s IPv4 e desta maneira a NOS utiliza os nº.s disponíveis de maneira muito mais eficaz. O sistema é conhecido por 'Carrier Grade NAT'. Se alguém precisa-de entrar num sistema ligado desta maneira, vindo da Internet, não é possível fazê-lo utilizando um servidor ddns para saber o endereço IPv4. A solução: ter um servidor VPN na internet (VPN: rede privada virtual) e no modem ou dispositivo um 'cliente VPN'. O cliente VPN faz ligação ao servidor VPN e esta ligação fica aberta e facilita comunicação em dois sentidos. Não trocar as funções cliente e servidor! O cliente toma a iniciativa de ligação VPN. Iniciativas podem originar do lado do cliente NOS, mas não da Internet. Sem endereço IP fixo iniciativa vinda da internet não dá. Logo que existir a VPN uma utilização do VPN possa originar do lado da Internet passando pelo servidor VPN.
UMA OPERADORA QUE NÃO QUER FIDELIZAR CLIENTES
Exmo. Sr(s), Provedor da NOS C/c ANACOM No seguimento de vários contatos telefônicos para os mais diversos departamentos da NOS da linha 16990. Venho desta forma demonstrar o meu total desagrado e falta de acompanhamento por parte da operadora, sou cliente há vários anos e nunca fui tratado desta forma. Tenho o serviço de internet com falhas há vários meses, várias reclamações, visitas de técnicos constantes e soluções - 0. No passado dia 27 de Dezembro, na linha de rescisões que informaram que tinha razão da minha insatisfação, sugeriram duas alternativas ou rescindida por incumprimento por parte da operadora ou aceitaria a alteração para o serviço de fibra já disponível na zona, visto que o serviço de cabo que disponho por parte da equipa de exteriores não têm soluções de voltar a funcionar. Como sou cliente NOS há vários anos disse que não queria mudar de operador, quero é ter o serviço a funcionar o que aceitei de imediato. Hoje dia 10 de Janeiro a trabalhar em teletrabalho sem serviço a funcionar não existe nenhuma resposta por parte do operador. Considero que fui enganada, no atendimento pessoas que não querem saber do que se está a passar e em todas as chamadas após alguma simples questão dão com prazo de resposta 5 dias úteis. Face ao exposto, vou acionar os mecanismos legais a que tem direito, considero que o cliente tem sido mal tratado e não acompanhado pela operadora. A minha entidade patronal vai acionar mecanismos para ser ressarcido que estou sem serviços de internet imprescindíveis para a minha continuidade profissional. Como disse, não queria mudar de operador de comunicações, mas não me resta outra solução. Os melhores cumprimentos,
O que aconteceu no forum
Hall of Fame
Hall of Fame Picture

Hall of Fame de junho

Vídeos de ajuda

Video iframe com botão

Utilizadores com mais Likes

Crachás

Mostrar mais