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Depois de muito navegar no site da NOS, não consegui identificar o espaço para apresentação de uma reclamação. Se houver um espaço próprio para a exposição que apresento, agradeço a indicação.

Recebi hoje a minha fatura da NOS relativa ao mês de março na qual consta o debito de um consumo adicional de €12,547 resultado de um telefonema para a linha de apoio informático!

No dia 13/02 e depois de já ter contactado por várias vezes, nesse dia e nos anteriores, a linha de apoio técnico (16990) sem que a prestada assistência tivesse conseguido resolver o problema de acesso e de estabilidade no serviço de internet, indicaram-me ter de contactar o apoio informático através do 16991, pois não possuíam competências para resolver o problema. O problema reclamado não teria origem técnica, referiram, mas sim informática! Fui ainda alertada para o facto da chamada para o 16991 ter um custo por minuto que me seria debitado.

Nesse mesmo dia estive 27m e 53s ao telefone para o 16991, grande parte do qual a ouvir uma série de considerações sobre características dos equipamentos e da rede, perfeitamente dispensáveis porque a chamada estava a ser paga, e como cliente apenas pretendia que o acesso e estabilidade da internet fossem garantidos, ou seja, que me fosse reposto o nível de serviço que tinha anteriormente, que contratei à NOS e que pago mensalmente. O problema acabou por ficar resolvido depois de serem alteradas algumas configurações feitas na TV, seguindo as instruções do assistente e aguardando pelas operações feitas pelo próprio. 

Pergunto, isto não é assistência técnica? Problema informático a que nível?

Sou cliente da NOS há décadas e as várias intervenções para reposição do serviço que me têm sido prestadas, quer de TV quer de internet, foram sempre através da assistência técnica (16990) e não me pareceram em nada diferentes da que me foi prestada através do 16991. 

Face ao exposto, agradeço que o valor que me foi debitado seja creditado na próxima fatura e que me notifiquem, na qualidade de v/ cliente, de um esclarecimento cabal sobre o que são a assistência técnica e a assistência informática e de que assuntos/problemas tratam, respetivamente.

Atenciosamente.


 

O 16991 como lhe foi informado é cobrado. É uma empresa á parte e é recomendado o contacto em casos onde o gestor verifique não ser do ambito do apoio tecnico da NOS.

A NOS faz a devolução do valor em casos que a pcmedic explicite á NOS que o problema é responsabilidade da operadora. Pelo que percebo não o fez, logo não há crédito.

 


Boa tarde @Maria L., seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

O @Guimas deu uma boa ajuda. 

A NOS  tem uma parceria com a PC Medic, um serviço de assistência técnica por telefone ou ao domicílio para todos os problemas que não estão relacionados com microinformática como, por exemplo: 

  • Configuração de ligações de rede sem fios
  • Configuração de routers
  • Detecção e resolução de anomalias em sistemas operativos e outras plataformas informáticas
  • Atualização, configuração e personalização de sistemas operativos e outros programas instalados no computador. Por exemplo, antivírus e firewall
  • Detecção e eliminação de vírus, spyware e adware
  • Otimização do desempenho do sistema operativo
  • Otimização, instalação e atualização de drivers de componentes de hardware instalados no computador
  • Instalação, de raiz, de sistemas operativos e outras aplicações
  • Detecção rápida de constrangimentos associados ao hardware instalado no computador
  • Instalação de equipamentos periféricos
  • Verificação e diagnóstico da infraestrutura da sua rede.

Assim a chamada tem o custo de €0,45/minuto, a partir de qualquer rede.

Diga-nos, por favor, qual a informação prestada pelo parceiro. Há dificuldades com o serviço NOS por responsabilidade imputável à NOS.

Muito obrigado


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