Header
Destaque

Como gerir as funcionalidades do Power Router na App NOS Net e nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +5

A NOS lança novas funcionalidades e configuração do seu Router simplificada em qualquer lugar, através da página Web nosnet.pt e da App NOS Net

 

Aceda à App NOS Net ou em nosnet.pt

Para efetuar o login, em nosnet.pt e na App NOS Net, aceda com os seus dados pessoais NOS ID.

 

Funcionalidades a destacar

  • Eco Wi-Fi
    Poupe energia escolhendo um horário para ligar ou desligar o Wi-Fi. Saiba como configurar o Eco Wi-Fi em:



     

  • Wi-Fi Visitas
    Crie uma rede independente para os seus amigos e família.

     

  • Gestão de acessos - veja quem está ligado à sua rede e defina a que horas pode aceder à internet. Para aceder a estas funcionalidades, siga o nosso tutorial:

Em nosnet.pt verifique o estado dos serviços de Internet, Wi-Fi e Telefone. Pode também consultar quais são os equipamentos que estão ligados à Internet através do seu Router.

 

Conheça todas as funcionalidades e como configurar o seu router na App NOS Net e nosnet.pt em:

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 ​Já experimentou?  Caso tenha alguma dificuldade, partilhe connosco. 😉


226 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos,

@vlt para aceder ao IP indicado pelo @Jose Rodrigues tem de estar ligado por cabo de rede ao router. 

@fraferreira1 o @Jose Rodrigues já respondeu à sua pergunta. Para enviar uma mensagem privada, só precisa de carregar na fotografia de um moderador e escolher a opção "Enviar mensagem". 

Olá a todos,

@vlt para aceder ao IP indicado pelo @Jose Rodrigues tem de estar ligado por cabo de rede ao router. 

@fraferreira1 o @Jose Rodrigues já respondeu à sua pergunta. Para enviar uma mensagem privada, só precisa de carregar na fotografia de um moderador e escolher a opção "Enviar mensagem". 

Bom dia Tiago,

Sim já vi e já enviei MP.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @fraferreira1

Agradecemos a sua mensagem. Iremos responder-lhe com a máxima brevidade. 

Obrigada 

Reputação 2

Bom dia.

Vou receber o meu Power Router hoje.

São necessárias credenciais de login específicas (como existiam no router anterior Zon My Hub 2 nomeadamente o utilizador home_admin) para aceder como utilizador root (ou admin com os máximos privilégios) por forma a colocar o router em modo Passthrough?

Tenho outro router a jusante, de grande capacidade e com vários serviços que utilizo para fazer a gestão total da minha rede (Firewall, DHCP Server,  DNS Server, VPN Server, etc.) e queria manter este tipo de configuração, utilizando apenas o router da NOS para ligação à respetiva infraestrutura.

Desde já agradeço a ajuda e esclarecimento.

Cumprimentos a todos.

Reputação 7
Crachá +2

As configurações são feitas pelo site aminhanet.nos.pt com os dados da área de cliente. 

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia.

Vou receber o meu Power Router hoje.

São necessárias credenciais de login específicas (como existiam no router anterior Zon My Hub 2 nomeadamente o utilizador home_admin) para aceder como utilizador root (ou admin com os máximos privilégios) por forma a colocar o router em modo Passthrough?

Tenho outro router a jusante, de grande capacidade e com vários serviços que utilizo para fazer a gestão total da minha rede (Firewall, DHCP Server,  DNS Server, VPN Server, etc.) e queria manter este tipo de configuração, utilizando apenas o router da NOS para ligação à respetiva infraestrutura.

Desde já agradeço a ajuda e esclarecimento.

Cumprimentos a todos.

 

Esqueça as configurações via “interface LOCAL”… agora é tudo REMOTAMENTE, através de interface “genérico” adaptado às funcionalidades que a NOS deseja disponibilizar / implementou para cada router… e cada router é diferente nos problemas que esse novo interface cria.

Reputação 2

Boa tarde.Muito obrigado pela ajuda.

O router foi instalado ontem mas só hoje, depois de um reboot, é que finalmente me apareceu no https://aminhanet.nos.pt/. Durante todo o resto do dia de ontem continuava a aparecer-me apenas o antigo.

Já tenho tudo configurado e o modo Bridge ligado. Já confirmei que tenho o serviço de 200/20 ativo e que a ligação entre o power router e o meu próprio router está feita e reconhecida a gigabit.

Se me ligar ao power router e fizer um speed test, estou com as velocidades contratadas. Se fizer o speed teste ligado ao meu próprio router gigabit, estou a obter uma velocidade estranha 120/20, ou seja, estou com o download que tinha anteriormente mas com o upload do contrato atual.

Já corri as configurações e tentei perceber o que se estará a passar, mas não entendo… O meu router até é de uma gama bastante boa (Asus RT-AC68U) e presumo que não esteja a limitar a velocidade (não tenho nenhum serviço QoS ou ou algo do género ativo).

Será o Power Router 4.0 está a limitar a velocidade na bridge? Limitaria só o download?

É uma situação estranha… Durante o fim de semana vou fazer mais testes.

Reputação 6
Crachá

Olá, está a usar o mesmo cabo para ligar os Routers?

Reputação 2

Olá, está a usar o mesmo cabo para ligar os Routers?

Sim, estou a utilizar o mesmo cabo cat.6 para fazer a ligação a um router e ao outro para testar a velocidade. Também entre os routers, estou a utilizar um cabo cat.6 entre a porta lan4 do power router e a porta WAN do meu router (com o modo bridge ativo no power router).

Esta situação acontece também na ligação Wi-fi (5 GHz), obtendo valores próximos das velocidades contratadas (200/20) quando faço o teste ligado à rede Wi-fi do power router e obtendo 120/20 quando me ligo ao meu router. Por essa razão é que penso que a dificuldade está mesmo na interligação entre os routers.

Já me lembrei que pode ser outra coisa. Ao usar a bridge, passamos a ter duas ligações distintas ao operador, obtendo inclusivamente 2 IPs exteriores. Com o router NOS que tinha anteriormente fiz a seguinte experiência: em modo bridge fiz um teste de velocidade simultaneo numa máquina ligada diretamente ao router NOS (na porta 1) e noutra ligada ao meu router (que estava a receber o sinal pela porta 4 em bridge). O que se passou foi que o valor obtido foi de metade do que tinha contratado em cada um dos computadores, ou seja, somando ambos tinha a velocidade contratada.

Já pensei que só pelo facto de ter a rede Wi-Fi disponível no Power Router ou até mesmo simplesmente o servidor DHCP ativado, possa estar a ficar com metade do valor uma vez que o power router pode estar logo a reservar a outra metade para alguma máquina que se ligue a ele próprio diretamente… Contudo, esta teoria vai por água abaixo por conseguir obter o total de velocidade de upload.

Reputação 6
Crachá

O cabo em questão não estará a influenciar a velocidade?

Reputação 7
Crachá +2

Olá, está a usar o mesmo cabo para ligar os Routers?

Sim, estou a utilizar o mesmo cabo cat.6 para fazer a ligação a um router e ao outro para testar a velocidade. Também entre os routers, estou a utilizar um cabo cat.6 entre a porta lan4 do power router e a porta WAN do meu router (com o modo bridge ativo no power router).

Esta situação acontece também na ligação Wi-fi (5 GHz), obtendo valores próximos das velocidades contratadas (200/20) quando faço o teste ligado à rede Wi-fi do power router e obtendo 120/20 quando me ligo ao meu router. Por essa razão é que penso que a dificuldade está mesmo na interligação entre os routers.

Já me lembrei que pode ser outra coisa. Ao usar a bridge, passamos a ter duas ligações distintas ao operador, obtendo inclusivamente 2 IPs exteriores. Com o router NOS que tinha anteriormente fiz a seguinte experiência: em modo bridge fiz um teste de velocidade simultaneo numa máquina ligada diretamente ao router NOS (na porta 1) e noutra ligada ao meu router (que estava a receber o sinal pela porta 4 em bridge). O que se passou foi que o valor obtido foi de metade do que tinha contratado em cada um dos computadores, ou seja, somando ambos tinha a velocidade contratada.

Já pensei que só pelo facto de ter a rede Wi-Fi disponível no Power Router ou até mesmo simplesmente o servidor DHCP ativado, possa estar a ficar com metade do valor uma vez que o power router pode estar logo a reservar a outra metade para alguma máquina que se ligue a ele próprio diretamente… Contudo, esta teoria vai por água abaixo por conseguir obter o total de velocidade de upload.

 

A NOS é que deveria ter uma explicação lógica e coerente para este assunto!

 

Já muitos utilizadores relataram o problema da velocidade quando os routers da NOS estão ligados em BRIDGE, pelo que, não deve uma questão desconhecida para os técnicos da NOS (principalmente aqueles que trabalham directamente no desenvolvimento do firmware).

 

O que eu estranho é que a NOS se feche em copas, e não haja sequer uma organização relativamente a estes assuntos… problemas, BUGS, firmware (o que resolvem a cada release) isto para CADA um dos ROUTERS.

Reputação 2

Bom, após várias experiências e trocas de cabos, de um momento para o outro, ficou tudo regularizado… Voltei à configuração inicial (os mesmos cabos inicialmente ligados e as mesmas configurações) e agora tenho os 200/20 contratados tanto na ligação direta ao power router como na ligação direta ao meu router pessoal.

Consegui também confirmar que, apesar do power router ter bastante publicidade, tem um alcance Wi-fi inferior e velocidade inferior que o meu router (Asus RT-AC68U), pelo que julgo que continua a valer a pena utilizar o modo bridge e fazer as configurações num router pessoal.

Aproveito também para deixar o meu comentário em relação ao que o pessoal diz da NOS e das opções que toma. No que me diz respeito, percebo que não seja fácil gerir tantos clientes e agradar “a gregos e troianos” principalmente dar resposta a alguns temas que encontrei no Fórum quando tentava resolver a minha dificuldade que me deixaram de boca aberta. Não deve ser fácil depois tentar responder a todos com um sorriso em vez de lhes fazer ver os erros básicos que cometem, apesar de se acharem os mais entendidos do mundo e acharem também que o problema é do operador.

Acho também que esta metodologia de configurar o router através do próprio acesso WAN pelos serviços NOS (sem interface local) acaba por ser muito útil. Uma dificuldadeque tinha anteriormente, uma vez que tinha a rede Wi-Fi do router NOS desativado para não criar interferências nos canais que que utilizava com o meu router pessoal, era aceder às configurações do router da NOS. Tinha sempre de ir buscar um cabo e fazer as alterações que necessitava, quando precisava.

Atualmente isso acabou. Apesar de ter o power router em modo bridge e estar ligado ao meu router principal (ou seja, numa rede distinta), consigo aceder às configurações do power router e alterar o que necessitar ser alteado.

Termino recomendado que, quem utilizar o power router em modo bridge e porque é mesmo essa a sua função, desative ambas as redes Wi-Fi do Power Router, o servidor DHCP e coloque a firewall no máximo. Deste modo ficam com total controlo e velocidade no vosso router pessoal e ficam seguros no que diz respeito às configurações do power router (atenção que a configuração de firewall só é válida para o power router, em modo bridge passa tudo para o vosso router, a firewall das configurações do power router diz respeito apenas às ligações que tenham ligadas ao power router excepto a ligação bridge).

Reputação 7
Crachá +2

Bem… até pode estar satisfeito com o “serviço NOS”… mas acaba por entrar em contradição… se o material da NOS é tão bom, porquê gastar tempo e $$$ com outro Router em BRIDGE???

 

Isso para mim não faz qualquer sentido!

 

Um BOM router deveria satisfazer as necessidades até de uma EMPRESA, que geralmente tem necessidades bastante complexas a nível de configuração… Conheço empresas que usam o acesso VODAFONE, com o mesmo router que é colocado no acesso residencial, e as exigências de configuração e performance são perfeitamente conseguidas com o excelente hardware disponibilizado pela operadora.

 

A NOS peca SEM SOMBRA de dúvida no hardware e na velocidade de UPLOAD. Isto é mais que suficiente para, em termos de serviço INTERNET, não existir comparação POSSÍVEL entre o serviço NOS HFC e VODAFONE (FIBRA) e MEO (FIBRA). No caso das POUCAS instalações de NOS FIBRA (FTTH) com o ROUTER 4, a questão da velocidade fica ultrapassada, mas a falta de qualidade do HARDWARE e as dificuldades e LIMITAÇÕES de configuração, BUGS e problemas (IMENSOS!) acabam por ditar a diferença.

Reputação 2

O router NOS acaba por cumprir o que é contratado e publicitado. Não oferecem servidores VPN, servidores DNS, gestão de protocolos QoS, acesso SSH, etc., mas também não vendem esses serviços. Por essa razão, julgo que não temos direito de o pedir. Se o queremos, compramos um router que ou equipamento que o faça e para isso temos a opção Bridge no router.

No meu emprego tenho serviço Vodafone. Também tenho velocidade 800/200 e também tenho o router em bridge. As configurações são mais detalhadas, mas na realidade o que efetivamente interessa, também não está lá... Também não tem servidor VPN, também não tem servidor DNS e sinceramente ativar o modo bridge é muito mais complicado.

Se não percebe o meu comentário e acha que é contraditório e se acha que os outros operadores são tão melhores, porque não muda?

Todos os anos faço uma verificação exaustiva dos vários serviços, preços e qualidade de serviço dos vários operadores e este ano, decidi novamente ficar com a NOS em casa.

É aborrecido que num Fórum criado para os utilizadores se ajudarem ente si e evitarem sobrecargas no apoio à cliente, mais de metade dos posts são simplesmente a dizer mal da NOS e a falar bem dos outros em vez de partilhar soluções com os restantes utilizadores.

Sinceramente acho que o Fórum deve estar minado de utilizadores de outros operadores, acho que devia ser resolvido pela própria NOS.

Não vale a pena estarmos sempre a criticar o gelado que todas as vezes tiramos da arca, quando a mesma está cheia de gelados de outros sabores. Havendo sabor a laranja, mais vale escolhê-lo do que estar a criticar que o gelado de morango devia saber mais a laranja... 

Reputação 7
Crachá +2

O router NOS acaba por cumprir o que é contratado e publicitado. Não oferecem servidores VPN, servidores DNS, gestão de protocolos QoS, acesso SSH, etc., mas também não vendem esses serviços. Por essa razão, julgo que não temos direito de o pedir. Se o queremos, compramos um router que ou equipamento que o faça e para isso temos a opção Bridge no router.

No meu emprego tenho serviço Vodafone. Também tenho velocidade 800/200 e também tenho o router em bridge. As configurações são mais detalhadas, mas na realidade o que efetivamente interessa, também não está lá... Também não tem servidor VPN, também não tem servidor DNS e sinceramente ativar o modo bridge é muito mais complicado.

Se não percebe o meu comentário e acha que é contraditório e se acha que os outros operadores são tão melhores, porque não muda?

Todos os anos faço uma verificação exaustiva dos vários serviços, preços e qualidade de serviço dos vários operadores e este ano, decidi novamente ficar com a NOS em casa.

É aborrecido que num Fórum criado para os utilizadores se ajudarem ente si e evitarem sobrecargas no apoio à cliente, mais de metade dos posts são simplesmente a dizer mal da NOS e a falar bem dos outros em vez de partilhar soluções com os restantes utilizadores.

Sinceramente acho que o Fórum deve estar minado de utilizadores de outros operadores, acho que devia ser resolvido pela própria NOS.

Não vale a pena estarmos sempre a criticar o gelado que todas as vezes tiramos da arca, quando a mesma está cheia de gelados de outros sabores. Havendo sabor a laranja, mais vale escolhê-lo do que estar a criticar que o gelado de morango devia saber mais a laranja... 

 

  1. Não mudo porque não posso!
  2. O Hardware da NOS tem muitas falhas, e estão mais do que constatadas. Sobre o ROUTER 4 veja o caos que foi a minha utilização durante mais de 1 ano e meio!!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/o-power-router-4-0-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191

Sobre o ROUTER 5 nem falo… porque se resolve um problema grave do 4, introduz uma série de outros problemas, nomeadamente na ligação de SMART DEVICES, WiFI ISOLATION, UTILIZAÇÃO de telefones VOIP e afins! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/duvidas-sobre-o-novo-router-5-0-docsis-3-1-10492

A NOS tem coisas positivas? TEM! Mas se aliarmos a velocidade da rede e qualidade do hardware, deixa muito a desejar.

Um utilizador que raramente usa a internet, estará satisfeito com a NOS. Os outros não! Alguns, para fugir às limitações e problemas do hardware colocam os ROUTER EM BRIDGE (muitos casos relatados!). Isto faz sentido? Principalmente quando os pacotes da NOS custam o mesmo que os FIBRA da concorrência? NÃO! Já imaginou a dor de cabeça de particulares e empresas a tentar configurar as suas redes e ainda terem de andar a fazer DEBUG aos equipamentos porque os telefones VOIP não funcionam, ou os SMART devices não se ligam? Perdemos DIAS por ano, tempo e paciência, e no fundo acabamos por colaborar com a NOS a fazer DEBUG dos problemas dos seus equipamentos, e nem por isso existe um FEEDBACK sobre o que realmente está OFICIALMENTE assumido como PROBLEMA, se está em resolução, e o que cada firmware resolve! Isto acontece nas empresas desorganizadas ou que se fecham em copas para não assumirem o que sabem de antemão que não funciona!

Reputação 3

Olá a todos. Gostaria de perguntar se alguém sabe se é possível abrir uma entrada de ethernet numa parede chamando um técnico da NOS. No caso eu quereria fazê-lo num quarto a sensivelmente 15 metros da sala (onde está o router). Já vi que transformar uma porta de telefone fixo em ethernet é algo que é difícil algum técnico da NOS executar e powerline tem muitas instabilidades cada vez que se utiliza algo na corrente elétrica que tenha alta voltagem (sendo que o que me interessa na ligação não é velocidade de download e upload, é estabilidade/latência/ping)

Reputação 7
Crachá +5

Olá a todos. Gostaria de perguntar se alguém sabe se é possível abrir uma entrada de ethernet numa parede chamando um técnico da NOS. No caso eu quereria fazê-lo num quarto a sensivelmente 15 metros da sala (onde está o router). Já vi que transformar uma porta de telefone fixo em ethernet é algo que é difícil algum técnico da NOS executar e powerline tem muitas instabilidades cada vez que se utiliza algo na corrente elétrica que tenha alta voltagem (sendo que o que me interessa na ligação não é velocidade de download e upload, é estabilidade/latência/ping)

Boa noite, deve contactar o 16990 apoio tecnico opção 3 chamada gratis da rede NOS fixa ou movel para obter essa informação.

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos. Gostaria de perguntar se alguém sabe se é possível abrir uma entrada de ethernet numa parede chamando um técnico da NOS. No caso eu quereria fazê-lo num quarto a sensivelmente 15 metros da sala (onde está o router). Já vi que transformar uma porta de telefone fixo em ethernet é algo que é difícil algum técnico da NOS executar e powerline tem muitas instabilidades cada vez que se utiliza algo na corrente elétrica que tenha alta voltagem (sendo que o que me interessa na ligação não é velocidade de download e upload, é estabilidade/latência/ping)

 

Isso é mais um trabalho para um ELECTRICISTA do que para um técnico da NOS! A NOS não lhe vai fazer isso “de borla”, e não me parece que seja a melhor opção.

Fale com um electricista e peça orçamento. Tanto mais que vai ter de fazer “buracos” e não é apenas trabalho eléctrico…

Reputação 7
Crachá +2

Tb acho melhor pedir a alguem que não seja da NOS, na NOS deverá ficar por 30€ mais 15€ cada tomada e tals e não deverão ser tão qualificados para este tipo.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @olaola123,

Sim, é possível fazer a instalação de uma tomada adicional. 

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

resolvido

Boa tarde, tenho em casa o power router e hoje deparei-me com uns pequenos problemas em termos de configurações ou está pouco explicito.

Necessito de abrir umas portas para determinado IP, vou no Port Forwarding para fazer a configuração.
Tem umas pré definidas que nenhuma me interessa.
Se fizer manual não consigo colocar todas numa só definição, tenho de fazer 1 a 1 e guardar quando as pré definidas têm várias tcp´s e udp´s na mesma definição.

Há a possibilidade de colocar tudo num só ou tem mesmo de ser assim, por exemplo preciso de 7 protocolos entre tcp e udp e cada 1 tem de levar nome diferente para poder guardar.

Obrigado

Reputação 3

Olá @olaola123,

Sim, é possível fazer a instalação de uma tomada adicional. 

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


Feito!

Reputação 3

Alguém poderia me dar feedback sobre o uso de powerlines com a internet da NOS, mais especificamente com o Power Router? Eu sei que a qualidade em si está muito inerente à qualidade da rede eletrica e à qualidade do dispositivo powerline, mas gostaria de saber algumas experiências/dicas que me podessem dar.

@olaola123 , experiencia com PowerLIne mas na concorrência…. se poder ser útil...

Comentário