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alguém me pode dizer se na box UMA posso ligar um cabo de Ethernet ao router 4.0 em vez do cabo coaxial? em HFC.



obrigado
so em FTTH é que ė necessário um cabo de rede ligado a box, mas o coxial vai continuar a ser necessario para o sinal rf, o cabo de rede é para o retorno que a box precisa.

Em hfc o retorno vem tambem do coaxial.
Já resolvi.Obrigado
Olá. Eu adquiri o power router 4.0 há coisa de um ano e a performance da internet tem sido muito má. A internet deste novo router só ultrapassa a internet do antigo router 3.0 se eu estiver a fazer um speed test literalmente ao lado do router. No pacote onde tinha o router antigo 3.0 tinha um contrato de 100/10 e tinha uma internet estável por toda a casa, não em termos de velocidade de download pois na altura rondava os 25/30 mbps, mas em latência/ping era bastante estável em toda a casa. Mudando para este novo router abri as duas bandas (2.4Ghz e 5Ghz) e a internet é muito pior a nível de latência embora tenha aumentado muito ligeiramente a velocidade de download, sendo que o contrato atual estipula uma internet de 200/20. Para dar um exemplo concreto, no meu quarto eu podia ver vídeos no YouTube full hd, jogar, fazer o que me apetecesse e a internet era estável (router 3.0). Com este novo router (4.0), quer eu esteja ligado à rede 2.4ghz ou 5ghz a internet no meu quarto (que fica sensivelmente a 14/15 metros do router) é uma desgraça, não consigo nem ver vídeos a 720p no YouTube, quanto mais jogar. Agradecia que alguém me explicasse o porquê de isto acontecer, se esta situação se possa dever a alguma má configuração no router ou outra coisa. Obrigado

@no_ping , dai ter perguntado! Nao sendo exclusivo de um ou outro server, aumenta a probabilidade de se tratar das condiçoes das redes.

O ideal agora era ter reportes de outros utilizadores, clientes de outros ISP, para verificar se tambem eles notaram diferenças.


Bom, após várias experiências e trocas de cabos, de um momento para o outro, ficou tudo regularizado… Voltei à configuração inicial (os mesmos cabos inicialmente ligados e as mesmas configurações) e agora tenho os 200/20 contratados tanto na ligação direta ao power router como na ligação direta ao meu router pessoal.

Consegui também confirmar que, apesar do power router ter bastante publicidade, tem um alcance Wi-fi inferior e velocidade inferior que o meu router (Asus RT-AC68U), pelo que julgo que continua a valer a pena utilizar o modo bridge e fazer as configurações num router pessoal.

Aproveito também para deixar o meu comentário em relação ao que o pessoal diz da NOS e das opções que toma. No que me diz respeito, percebo que não seja fácil gerir tantos clientes e agradar “a gregos e troianos” principalmente dar resposta a alguns temas que encontrei no Fórum quando tentava resolver a minha dificuldade que me deixaram de boca aberta. Não deve ser fácil depois tentar responder a todos com um sorriso em vez de lhes fazer ver os erros básicos que cometem, apesar de se acharem os mais entendidos do mundo e acharem também que o problema é do operador.

Acho também que esta metodologia de configurar o router através do próprio acesso WAN pelos serviços NOS (sem interface local) acaba por ser muito útil. Uma dificuldadeque tinha anteriormente, uma vez que tinha a rede Wi-Fi do router NOS desativado para não criar interferências nos canais que que utilizava com o meu router pessoal, era aceder às configurações do router da NOS. Tinha sempre de ir buscar um cabo e fazer as alterações que necessitava, quando precisava.

Atualmente isso acabou. Apesar de ter o power router em modo bridge e estar ligado ao meu router principal (ou seja, numa rede distinta), consigo aceder às configurações do power router e alterar o que necessitar ser alteado.

Termino recomendado que, quem utilizar o power router em modo bridge e porque é mesmo essa a sua função, desative ambas as redes Wi-Fi do Power Router, o servidor DHCP e coloque a firewall no máximo. Deste modo ficam com total controlo e velocidade no vosso router pessoal e ficam seguros no que diz respeito às configurações do power router (atenção que a configuração de firewall só é válida para o power router, em modo bridge passa tudo para o vosso router, a firewall das configurações do power router diz respeito apenas às ligações que tenham ligadas ao power router excepto a ligação bridge).


Olá a todos. Gostaria de perguntar se alguém sabe se é possível abrir uma entrada de ethernet numa parede chamando um técnico da NOS. No caso eu quereria fazê-lo num quarto a sensivelmente 15 metros da sala (onde está o router). Já vi que transformar uma porta de telefone fixo em ethernet é algo que é difícil algum técnico da NOS executar e powerline tem muitas instabilidades cada vez que se utiliza algo na corrente elétrica que tenha alta voltagem (sendo que o que me interessa na ligação não é velocidade de download e upload, é estabilidade/latência/ping)


E não há um Power Router sem um Power User








O router power é o 4.0 ou são dois aparelhos distintos ??É o 4.0, foi batizado dia 25-06 Power Router :-)25-05 e não 25-06 😉
Boa noite @Antonio-Caty, para fazer port forward no power router tem que dirigir-se a https://aminhanet.nos.pt/ autenticar-se com a sua conta NOS, no menu lateral selecionar "Configurações" e de seguida "Configurações Avançadas" seguidamente selecionar "Port Forwarding" e novamente selecionar "Criar nova regra"



Depois é só inserir os dados relevantes e confirmar a criação da regra.



Cumprimentos,

Rui
Boa Tarde,

Sempre que tento aceder ao 192.168.1.1 aparece a página branca a dizer 404 Not Found
Alguma coisa me escapa.

Quando aderi ao 4 ainda era novidade e sabia ao que ia, por isso era normal os técnicos levarem pouca informação sobre o novo "mecanismo".

Hoje já me custa a compreender...

Mesmo assim duvido que não seja entregue, pelo menos, o guia de instalação rápida que sempre me foi entregue nos 3 que já tive que ter... onde está explicado



Ficam os links...

Power Router (Router Wi-Fi 4.0)

Download do Guia de Instalação Rápida

Download do Manual Completo
Boa tarde,

Este novo router já não aceita a ligação de um disco USB externo, tal como o anterior?

As respetivas instruções desapareceram do manual, ao contrário do anterior.

Tentei ligar e o W10 diz que o aparelho não suporta esse serviço.

Obrigado




A porta USB do Router 4 (power router) não está activa. Não serve, portanto, para nada neste momento.



Alem do mais, nem a implementação do NOS WIFI (antigo FONERA) foi feita. Como tal, a partilha de rede WIFI da NOS não está a ser feita pelos clientes com o ROUTER 4...
Está correto, nesse caso o melhor a fazer é ligar o 16990 opção 3 apoio técnico chamada gratuita da rede NOS para que possam detetar o que está a impedir o acesso, algo está errado.

Lá terá que ser, muito obrigado pela ajuda




Olá @Hugo Veiga e @Jose Rodrigues 🙂 ,



Ainda continua com as mesmas dificuldades no acesso à página interna? Ficamos a aguardar o seu feedback.



Obrigada
Não liguei para ninguem ainda mas estou a ser capaz de aceder só que aos "solavancos" vai dando erro e pedindo para actualizar mas acabar por chegar lá o que já é melhor que antes
Bom dia, se o problema persistir (o normal é entrar no equipamento sem sobressaltos) pode também enviar o seu numero de cliente ou NIF do titular do serviço à moderadora @Ana P. para que lhe seja possível intervir na deteção e resolução da dificuldade apresentada.


Bem não sei se já foi feito alguma coisa mas agora já estou a conseguir aceder sem quais quer problemas, muito obrigado pela ajuda 🙂




Não consigo entrar no meu router

Boa tarde, pode confirmar na sua área de cliente em Internet Fixa/Equipamentos qual é o Router que tem instalado ?



Não é o que estou a utilizar, será essa a razão? Como faço para registar o meu router?


Eu não percebo como é que é possível um router mais recente com tecnologia supostamente mais avançada ser pior que um router antigo de que muitas pessoas se queixam (3.0)Más escolhas da NOS... Hardware barato para satisfazer as "massas" que gritavam por WIFI 5Ghz porque a concorrência tinha. A NOS tentou dar um passo em frente, e até deu: o interface de configuração é agora USER FRIENDLY para qualquer pessoa configurar a WIFI, DDNS, PortForwarding, etc... mas pecou no EXCESSO de confiança ao publicitar velocidades 10 VEZES superiores! Lembram-se do reclame!? :D



Enfim... é um hardware fraco, que falha muito, baralha-se, e onde o WIFI não faz milagres, principalmente o 5Ghz.. basta uma parede para o sinal cair a pique... duas divisões ao lado e é quase para esquecer. Mas não é isso que o torna um "mau" equipamento.. é tudo junto!


Era ir já para a Vodafone que têm a melhor internet em Portugal...mas enfim é o que temos não é...
Olá. Tenho um Power Router 4.0 em casa mas a wifi não tem a velocidade/ping que eu quero para ter uma boa utilização no quarto, que fica sensivelmente a 15 metros do router. Tenho uma porta de telefone fixo no quarto e queria saber se seria possível algum técnico transformar essa entrada numa entrada de ethernet, e se sim, queria ter alguma ideia de valores adicionais que essa transformação teria. Obrigado desde já
...

Sim já equacionei ligar powerline mas pela minha pesquisa powerlines aumentam ligeiramente o sinal não se nota grande diferença...

Depende naturalmente da rede eletrica proxima e do que a ela estiver ligado. Dai a nao se notar grande diferença... Experimente conseguir esta performance na wi-fi 2.4 Ghz…

Powerline a 12 m do router com serviço 100/100

Quanto a alteraçao da rede telefonica para ethernet, a principal dificuldade podera ser a substituiçao do cabo de 1ou 2 pares telefonicos para cabo UTP. Se o diametro e os quase inevitaveis estrangulamentos nas tubagens o permitir, basta trocar tambem as tomadas e esta feito...


Bom dia, gostava de saber de o pq de terem reduzido dos 20 upload para os 10? A concorrência sobe e vocês reduzem!!!!

agradeco uma justificação. 


...

Sim já equacionei ligar powerline mas pela minha pesquisa powerlines aumentam ligeiramente o sinal não se nota grande diferença...

Depende naturalmente da rede eletrica proxima e do que a ela estiver ligado. Dai a nao se notar grande diferença... Experimente conseguir esta performance na wi-fi 2.4 Ghz…

Quanto a alteraçao da rede telefonica para ethernet, a principal dificuldade podera ser a substituiçao do cabo de 1ou 2 pares telefonicos para cabo UTP. Se o diametro e os quase inevitaveis estrangulamentos nas tubagens o permitir, basta trocar tambem as tomadas e esta feito...

 

Espero bem que as casas desta década já “venham” com pré-instalação de REDE e não de tomadas telefónicas!!!! A minha já tem 18 anos e lá está… o cabo de cobre ainda estava “na moda” por causa do ASDL :\

 

 

A velocidade contratada tem que ser cumprida pela NOS ( ou não estão a fornecer o serviço contratado). Caso não seja resolvido, mande uma carta registada dando um período concreto para que resolvam o assunto e indicando que quer não só a resolução do assunto mas também a devolução do dinheiro pago por um serviço não fornecido o que é motivo de rescisão de contrato pelo cliente. 

Após esse período, se o assunto não for resolvido, faça queixa no livro de reclamações Electrónico, anexando todos os documentos de suporte na reclamação feita à NOS.

É preciso um bocado de paciência mas acaba por resultar.

Entretanto, uma casa com 18 anos seguramente que tem a rede telefónica “modernizada” ou seja há um tubo de plástico dentro da parede por onde passa o fio telefónico. 

  1. Neste caso o que tem que fazer é passar e cabo ethernet (o da rede) no mesmo tubo que deve caber. Procure cabo de boa qualidade e do mais fino.
  2. Caso não consiga utilize o cabo telefónico como cabo de arrasto do cabo ethernet (sempre boa prática ensaboar para correr melhor) e ficará com a ligação por cabo ethernet entre os dois pontos. Este cabo tem oito fios sendo que para ligar a rede entre o router e o PC só são necessários 4 em cada ponta sobrando portanto outros quatro. Destes quatro pode usar dois, em cada ponto, e manter a rede telefónica 

Sugiro que procure um electricista jovem que lhe trata do assunto e nunca ninguém da NOS

Claro que isto não resolve o facto de os routers do fornecedor serem, como são, de baixa qualidade. No caso da NOS e para WIFI aconselho, para já, a inibir no router a rede em 5 Ghz (fica toda a rede só  com 2.4). Alternativamente se quiser manter o 5 Ghz configure todos os dispositivos que estejam por trás de paredes ou similares a só utilizarem a banda dos 2.4 Ghz

 


As configurações são feitas pelo site aminhanet.nos.pt com os dados da área de cliente. 


Boa tarde.Muito obrigado pela ajuda.

O router foi instalado ontem mas só hoje, depois de um reboot, é que finalmente me apareceu no https://aminhanet.nos.pt/. Durante todo o resto do dia de ontem continuava a aparecer-me apenas o antigo.

Já tenho tudo configurado e o modo Bridge ligado. Já confirmei que tenho o serviço de 200/20 ativo e que a ligação entre o power router e o meu próprio router está feita e reconhecida a gigabit.

Se me ligar ao power router e fizer um speed test, estou com as velocidades contratadas. Se fizer o speed teste ligado ao meu próprio router gigabit, estou a obter uma velocidade estranha 120/20, ou seja, estou com o download que tinha anteriormente mas com o upload do contrato atual.

Já corri as configurações e tentei perceber o que se estará a passar, mas não entendo… O meu router até é de uma gama bastante boa (Asus RT-AC68U) e presumo que não esteja a limitar a velocidade (não tenho nenhum serviço QoS ou ou algo do género ativo).

Será o Power Router 4.0 está a limitar a velocidade na bridge? Limitaria só o download?

É uma situação estranha… Durante o fim de semana vou fazer mais testes.


Olá, está a usar o mesmo cabo para ligar os Routers?

Sim, estou a utilizar o mesmo cabo cat.6 para fazer a ligação a um router e ao outro para testar a velocidade. Também entre os routers, estou a utilizar um cabo cat.6 entre a porta lan4 do power router e a porta WAN do meu router (com o modo bridge ativo no power router).

Esta situação acontece também na ligação Wi-fi (5 GHz), obtendo valores próximos das velocidades contratadas (200/20) quando faço o teste ligado à rede Wi-fi do power router e obtendo 120/20 quando me ligo ao meu router. Por essa razão é que penso que a dificuldade está mesmo na interligação entre os routers.

Já me lembrei que pode ser outra coisa. Ao usar a bridge, passamos a ter duas ligações distintas ao operador, obtendo inclusivamente 2 IPs exteriores. Com o router NOS que tinha anteriormente fiz a seguinte experiência: em modo bridge fiz um teste de velocidade simultaneo numa máquina ligada diretamente ao router NOS (na porta 1) e noutra ligada ao meu router (que estava a receber o sinal pela porta 4 em bridge). O que se passou foi que o valor obtido foi de metade do que tinha contratado em cada um dos computadores, ou seja, somando ambos tinha a velocidade contratada.

Já pensei que só pelo facto de ter a rede Wi-Fi disponível no Power Router ou até mesmo simplesmente o servidor DHCP ativado, possa estar a ficar com metade do valor uma vez que o power router pode estar logo a reservar a outra metade para alguma máquina que se ligue a ele próprio diretamente… Contudo, esta teoria vai por água abaixo por conseguir obter o total de velocidade de upload.


O router NOS acaba por cumprir o que é contratado e publicitado. Não oferecem servidores VPN, servidores DNS, gestão de protocolos QoS, acesso SSH, etc., mas também não vendem esses serviços. Por essa razão, julgo que não temos direito de o pedir. Se o queremos, compramos um router que ou equipamento que o faça e para isso temos a opção Bridge no router.

No meu emprego tenho serviço Vodafone. Também tenho velocidade 800/200 e também tenho o router em bridge. As configurações são mais detalhadas, mas na realidade o que efetivamente interessa, também não está lá... Também não tem servidor VPN, também não tem servidor DNS e sinceramente ativar o modo bridge é muito mais complicado.

Se não percebe o meu comentário e acha que é contraditório e se acha que os outros operadores são tão melhores, porque não muda?

Todos os anos faço uma verificação exaustiva dos vários serviços, preços e qualidade de serviço dos vários operadores e este ano, decidi novamente ficar com a NOS em casa.

É aborrecido que num Fórum criado para os utilizadores se ajudarem ente si e evitarem sobrecargas no apoio à cliente, mais de metade dos posts são simplesmente a dizer mal da NOS e a falar bem dos outros em vez de partilhar soluções com os restantes utilizadores.

Sinceramente acho que o Fórum deve estar minado de utilizadores de outros operadores, acho que devia ser resolvido pela própria NOS.

Não vale a pena estarmos sempre a criticar o gelado que todas as vezes tiramos da arca, quando a mesma está cheia de gelados de outros sabores. Havendo sabor a laranja, mais vale escolhê-lo do que estar a criticar que o gelado de morango devia saber mais a laranja... 

 

  1. Não mudo porque não posso!
  2. O Hardware da NOS tem muitas falhas, e estão mais do que constatadas. Sobre o ROUTER 4 veja o caos que foi a minha utilização durante mais de 1 ano e meio!!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/o-power-router-4-0-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191

Sobre o ROUTER 5 nem falo… porque se resolve um problema grave do 4, introduz uma série de outros problemas, nomeadamente na ligação de SMART DEVICES, WiFI ISOLATION, UTILIZAÇÃO de telefones VOIP e afins! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/duvidas-sobre-o-novo-router-5-0-docsis-3-1-10492

A NOS tem coisas positivas? TEM! Mas se aliarmos a velocidade da rede e qualidade do hardware, deixa muito a desejar.

Um utilizador que raramente usa a internet, estará satisfeito com a NOS. Os outros não! Alguns, para fugir às limitações e problemas do hardware colocam os ROUTER EM BRIDGE (muitos casos relatados!). Isto faz sentido? Principalmente quando os pacotes da NOS custam o mesmo que os FIBRA da concorrência? NÃO! Já imaginou a dor de cabeça de particulares e empresas a tentar configurar as suas redes e ainda terem de andar a fazer DEBUG aos equipamentos porque os telefones VOIP não funcionam, ou os SMART devices não se ligam? Perdemos DIAS por ano, tempo e paciência, e no fundo acabamos por colaborar com a NOS a fazer DEBUG dos problemas dos seus equipamentos, e nem por isso existe um FEEDBACK sobre o que realmente está OFICIALMENTE assumido como PROBLEMA, se está em resolução, e o que cada firmware resolve! Isto acontece nas empresas desorganizadas ou que se fecham em copas para não assumirem o que sabem de antemão que não funciona!


Olá @olaola123,

Sim, é possível fazer a instalação de uma tomada adicional. 

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


Feito!


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