Header
Respondido

Packet Loss, como resolver?


Boa noite, desde à 1 semana que a minha internet está com problemas. Em jogos estou sempre a ser disconectado, o meu ping sobe para valores ridiculos (5000) e na linha de comandos aparece varias vezes ''O pedido excedeu o tempo'' quando verifico o ping. Ja reiniciei centenas de vezes o router, ja dei reset no mesmo e ate agora nada. Alguém sabe como resolver isto?
icon

Melhor resposta por Jay6 2 February 2017, 15:00

Ver pergunta inicial

675 Comentários

Reputação 2
@C24XXXX201 Esta enganado, pois assim sendo, celebrações de contrato via telefone também não teriam qualquer validade. Sim chamadas gravadas podem ser utilizadas para um processo jurídico pois não se esqueça que todas as chamadas ditas gravadas pela NOS devem ser entregues às autoridades quando facultadas e se estes não as facultarem, as dos clientes servem para efeito... defender esta empresa acho que já é um pouco demais dado à quantidade de clientes insatisfeitos aqui neste fórum.
@Carolina V. quanto a essa resposta, acho-a um pouco fora do contexto, pois de especializada essa equipa não tem nada, uma vez que quando deveriam estar a trabalhar na hora que os clientes ligam, as portas estão fechadas e o operador que atente que nem técnico é indica que as linhas estão encerradas depois das 21:30h e ainda por cima pede para ligarmos para sermos "ajudados" (mais diria taxados pois numeros 707... ya palhaçada) por outra equipa especializada, que de especializada não tem nada, chamada de PCMEDIC.

Ou seja, posto isto... queres ser ajudado a não resolver o teu problema? Liga para duas linhas para no fim pagares para ficares com o mesmo problema que tens... porreiro mesmo é quando liga uma chamada automatica a avaliar a prestação do tecnico que o atendeu... tudo corrido a um redondo ZERO pela ajuda prestada!
Aconselho a informar-se melhor sobre a gravaçao de chamadas.
Os operadores sao obrigados a informar da gravaçao da chamada. A autorizaçao do cliente esta, na maior parte das vezes, implícita na continuidade que estes dao a chamada depois de terem sido informados.
Experimente dizer a um operador de call center que tambem vai gravar do seu lado. Ouvira com certeza o mesmo que me disseram da Provedoria: "Nao esta autorizado a faze-lo!"
O que me impediria de o fazer mesmo assim? Nada! So que como nao estou autorizado pela outra parte, a gravaçao serve-me de tanto como as minhas notas numa folha de papel.
Nas contrataçoes a distancia, caso o cliente nao autorize a gravaçao, a chamada deixa de ter sentido e termina por ali...

Ah, e ja agora, nao confunda defesa de ideias e interpretaçoes das leis, com defesa deste ou qualquer outro operador.
1°, porque eles nao precisam e mesmo que lhes pudesse ser util, nao estou habilitado a exercer a atividade.
2°, porque na defesa de ideias e interpretaçoes, nao olho com quem. Faço-o da mesma forma com o operador, quando necessario.
3°, porque aqui no forum, quem pode beneficiar de uma melhor informaçao sao os utilizadores. O operador esta apenas representado pelos moderadores.
Reputação 2
Só para dar o reporte de que finalmente me ligaram do suporte 6 dias depois do previsto:
Com muita honestidade o sr. do suporte la me foi confirmando que na minha zona (Sacavem, Lisboa) existem 2 áreas com problemas de congestionamento de trafico e dai resultar em velocidades inferiores ao esperado e perdas de pacotes...o tempo máximo previsto para a reparação será até 30 de Junho de 2018. Posto isto, tendo em conta essa resposta perguntei em que base se iria realizar essa reparação (reforço da estrutura?, substituição da actual?, utilização da rede de outra operadora?, etc), a resposta foi de que não sabia, já que essa seria da competência dos serviços técnicos do terreno...
Agradeço de facto a resposta pois, 3 meses depois já sei o que se passa (finalmente). Julgo que será o problema que consome grande parte dos aqui passam e que deveriam ser informados.
Agora, tendo em conta toda esta situação fico com duvida se de facto haverá solução e se o prazo será mesmo esse....quem me garante que em Julho tenho o problema resolvido (se nem sei o que fizeram para o resolver)?
Porque é que tenho que continuar a acreditar se até aqui o processo tem sido tudo menos transparente?
@Maria João Saramago,
Eu diria que importante mesmo neste momento, independentemente do seu desejo de continuar cliente ou nao, seria obter um comprovativo de tais afirmaçoes e previsoes. Daqui a 3 meses podera ja ninguem se lembrar quem foi o Sr do suporte tecnico que as proferiu e mesmo que ele por la continue pode sempre recusar-se a admitir ter dito tal coisa...
Reputação 2
@Maria João Saramago,
Eu diria que importante mesmo neste momento, independentemente do seu desejo de continuar cliente ou nao, seria obter um comprovativo de tais afirmaçoes e previsoes. Daqui a 3 meses podera ja ninguem se lembrar quem foi o Sr do suporte tecnico que as proferiu e mesmo que ele por la continue pode sempre recusar-se a admitir ter dito tal coisa...


A conversa começou exatamente com o sr. a dizer-me que este contacto seria gravado....se não fosse ele a dizer-me era na certa eu a perguntar-lhe....
Reputação 4
Crachá
Espere sentada, estou com o mesmo problema desde Dezembro, com prazo para dia 1 de Abril.
Agora que o prazo foi ultrapassado não têm previsao.
E o departamento comercial diz que nao faz compensações de fatura por avarias de acesso lento... LOL
Reputação 2
Olá a todos...
@Maria João Saramago acabaram de me contactar da NOS devido a uma reclamação que efetuei devido à situação do ping/velocidades... Pois bem sabem o que me indicaram? A NOS pode limitar as velocidades para que período pretende bem como então criar a instabilidade que todos temos em relação ao PING...
Jogadores online, esqueçam, não têm solução, pois eles não têm previsão de quando vão resolver a questão... palavras deles, pois isto afinal não é problema algum e sim algo que eles implementaram... e que aliás dizem que está na lei... ok esta na lei que eles podem limitar as velocidades de um utilizador que apenas utiliza a Internet para trabalho ou jogar fps online... Se quase não há tráfego não entendo o porquê de limitarem... alias isso acontece, seja no inicio ou no fim do período de faturação... logo mais tangas dos meninos, pois entendia-se limite de velocidade de download e não o congestionamento do ping... outra coisa são Megas ou Gigas outra coisa são Teras ou Petas de utilização.
Solução?
Simples, acabei de efetuar um pedido de cancelamento de todos os serviços com esta empresa e vou instalar fibra...
Vi este post algures:

Bem-vindo à comunidade, @Ivo Xavier.

A tecnologia que utilizamos está adaptada a cada caso, e a cada local.
Usamos fibra ótica, rede HFC (rede partilhada entre fibra ótica e cabo coaxial) e satélite digital, para que os nossos clientes tenham o serviço mais rápido, seguro e inovador, com a mais vasta tecnologia do mercado. Nas soluções HFC e Fibra ótica, sendo equivalentes, não existe qualquer distinção na qualidade do serviço prestado, para um mesmo pacote contratado.


Indiquei isso ao tipo que me contactou sobre a tal reclamação que fiz online... ele disse que isso é uma redonda mentira e que a nos apenas utiliza uma só tecnologia...
Ou seja, só à coaxial, logo, quem quiser pegar por aí para quebrar contrato siga, pode e deve fazê-lo...

@C24XXXX201 Vá dizer o mesmo à comunicação social que grava as chamadas como e quando quer e as utiliza como e quando quiser...
Quanto ao apoio prestado no forum, não digo que não faça um bom serviço... só que quem o devia fazer eram os moderadores que a única coisa que têm a responder são mensagens parvas (automáticas), pois nem vêm a questão do utilizador... direcionam-o para a linha do "apoio a clientes"... Bosta de apoio sempre lotado e sem pessoas realmente competentes para exercer um cargo...
Já o outro do livro de reclamações parecia um disco gravado sempre a responder a mesma coisa... parecia um tosco...

Quanto aos restantes, enquanto estiver com acesso a este site, irei contar a minha experiência a fim de lhes incentivar também como eu a deixar esta empresa que de inovação nada tem por oferecer...
Reputação 2
[quote=AdolfPiteu]Olá a todos...
@Maria João Saramago acabaram de me contactar da NOS devido a uma reclamação que efetuei devido à situação do ping/velocidades... Pois bem sabem o que me indicaram? A NOS pode limitar as velocidades para que período pretende bem como então criar a instabilidade que todos temos em relação ao PING...
Jogadores online, esqueçam, não têm solução, pois eles não têm previsão de quando vão resolver a questão... palavras deles, pois isto afinal não é problema algum e sim algo que eles implementaram... e que aliás dizem que está na lei... ok esta na lei que eles podem limitar as velocidades de um utilizador que apenas utiliza a Internet para trabalho ou jogar fps online... Se quase não há tráfego não entendo o porquê de limitarem... alias isso acontece, seja no inicio ou no fim do período de faturação... logo mais tangas dos meninos, pois entendia-se limite de velocidade de download e não o congestionamento do ping... outra coisa são Megas ou Gigas outra coisa são Teras ou Petas de utilização.
Solução?
Simples, acabei de efetuar um pedido de cancelamento de todos os serviços com esta empresa e vou instalar fibra...

Como fez para efetuar o pedido de cancelamento?..eu estou fidelizado até Novembro de 2018....
Reputação 2
Para não ter muito trabalho, deixei o contrato chegar até ao final... Mas pode efetuar o pedido de rescisão, caso a operadora não resolva a questão ou qualquer problema que interfira com os serviços contratados.
@AdolfPiteu, e faz muito bem! A liberdade de expressao assim o permite. Como aos utilizadores nao lhes é permitido encerrar a conta no forum, quero acreditar que tambem os moderadores nao o consigam "kickar"... 😉 mesmo que exceda as regras...
Porem, para se ser eficaz nesse esforço, deve parecer-se minimamente credivel nas opinioes que se transmite, o que a avaliar por expressoes como "só à coaxial", nao me parece...
Um forum nao é um SAC nem a Provedoria. Cada macaco no seu galho. Os moderadores, alem de responsaveis pelo bom funcionamento e organizaçao do forum, dao os conselhos que julgam mais indicados tal como qualquer outro utilizador. Nao fazem parte do apoio tecnico. Ser-se moderador nao implica ter-se conhecimentos profundos em determinada area. Basta saber e aplicar as regras da casa - do forum apenas.
- ah e tal, mas isto assim nao serve para nada...
Os utilizadores que aqui obtiveram respostas as suas duvidas e problemas, nao pensam certamente da mesma forma.
Nao serve para muitas coisas que alguns pensam ou gostariam que service, isso nao!
Quanto a eficiencia do SAC e da Provedoria, tambem tenho opiniao e ja a tenho manifestado por aqui. Quem se interessar que procure nos meus comentarios.

Quanto a CS, eles tambem pedem autorizaçao e quando nao o fazem sujeitam-se as consequencias. Nao é por haver a possibilidade de se transgredir que a lei deixa de ter valor.
Reputação 2
@C24XXXX201
o que a avaliar por expressoes como "só à coaxial", nao me parece...
Ok pronto, não à só coaxial... Têm também GSM 🆒
Ok pelo o que tenho andado a ler aqui tamos bem lixados com a NOS e como é a primeira vez que aqui falo devo levar com uma mensagem automatica de um Boneco qualquer.
Sou gamer e uso constantemente a Internet comprei um cabo de rede de proposito a pensar que me ia resolver este problema ligar para eles é a mesma coisa que ficar à espera que Jesus Cristo renasça mas depressa vinham Marcianos arranjar o meu problema. Quero dizer aqui que a NOS bem pode esquecer que renovo esta porcaria porque pagar por um serviço de 200 mbs e depois chega as 19 tá tudo lixado porque "à muita gente a usar a internet na minha zona" por amor de deus eu moro em lisboa digam me qual é a pessoa hoje em dia que more em lisboa que não use a porcaria da net em horas de ponta.. Com todo o respeito, não me fod**. Eu não ligo a ninguém não vos dou nem mais um centimo para alem daquele a que estou fidelizado tá aqui bonecos da Nos se me quiserem ligar 9xxxxxxxxx. Beijinhos e abraços.
Só acrescentar uma coisa. Infelizmente eles estão dentro da lei porque eles garantem a velocidade simplesmente é a falta constante desses "packages" o que fazem é nojento mas o lixado é sempre o mesmo. Olá Bonecos da Nos
Reputação 4
Crachá
Eu tou bem lixado, nao tenho alternativas nenhumas.. ou a m*rda da NOS, ou ADSL do rudimentar..
Boa tarde.
Eu estou exactamente com o mesmo problema aqui reportado por todos. Já o tinha detectado à mais de um mês e após de mais de 10 chamadas para o apoio técnico da NOS e para a PC Medic, foi me ontem informado pelo um técnico da PC Medic que este problema já não era novo e que de facto trata-se de um problema da infraestrutura da NOS que a partir de certas horas (no meu caso a partir das 18h até ao final da noite) com o elevado fluxo de tráfego de dados existe um estrangulamento da rede. Claro que para serviços de streaming de vídeo e audio isto não traz problemas, agora no caso de chamadas online ou dos videojogos é um problema muito grave.
Hoje entrei novamente em contacto com o serviço técnico da NOS mas agora com o relatório da PC Medic do meu lado para comprovar que o problema não era do lado do cliente e sim deles, confirmaram me a existência deste problema (finalmente foram preciso mais de 10 chamadas, inclusive um técnico quis me passar o atestado de estupidez dizendo que o problema era do meu CPU) e o prazo máximo que me deram para a resolução do problema era até dia 12 de Junho, ou seja, mais de 2 meses fora o mês que já ando a reportar este problema.
O que quero aqui perguntar visto que o serviço de internet de facto nunca chega a falhar se posso rescindir o contrato com a NOS com justa causa por motivos de qualidade de serviço não garantida ao cliente?
Cuprimentos
Boa tarde.
Eu estou exactamente com o mesmo problema aqui reportado por todos. Já o tinha detectado à mais de um mês e após de mais de 10 chamadas para o apoio técnico da NOS e para a PC Medic, foi me ontem informado pelo um técnico da PC Medic que este problema já não era novo e que de facto trata-se de um problema da infraestrutura da NOS que a partir de certas horas (no meu caso a partir das 18h até ao final da noite) com o elevado fluxo de tráfego de dados existe um estrangulamento da rede. Claro que para serviços de streaming de vídeo e audio isto não traz problemas, agora no caso de chamadas online ou dos videojogos é um problema muito grave.
Hoje entrei novamente em contacto com o serviço técnico da NOS mas agora com o relatório da PC Medic do meu lado para comprovar que o problema não era do lado do cliente e sim deles, confirmaram me a existência deste problema (finalmente foram preciso mais de 10 chamadas, inclusive um técnico quis me passar o atestado de estupidez dizendo que o problema era do meu CPU) e o prazo máximo que me deram para a resolução do problema era até dia 12 de Junho, ou seja, mais de 2 meses fora o mês que já ando a reportar este problema.
O que quero aqui perguntar visto que o serviço de internet de facto nunca chega a falhar se posso rescindir o contrato com a NOS com justa causa por motivos de qualidade de serviço não garantida ao cliente?

Só uma ajuda para quem tiver com o mesmo problema e ainda não saiba, basta entrarem na linha de comandos do Windows e executarem o seguinte comando durante 5 minutos ping 8.8.8.8 -t. No fim irão ver o número de pacotes perdidos e o RTT máximo a ultrapassar valores, no meu caso, dos 2000ms. Isto é apenas um teste ao endereço dns da Google já não estou a falar de outros servidores de empresas menos cotadas.

Cuprimentos
Reputação 2
Boa tarde
Essa é tb a minha duvida....em relação ao período está melhor do que o meu...a mim deram período máximo até 30 de Junho...
Pergunto se ha congestionamento por haver (supostamente) muitos utilizadores nesses períodos e/ou pelos pacotes recentemente criados, porque não reforçaram a rede a medida das necessidades?...uma questão de lucro fácil mesmo sabendo que se iria repercutir na qualidade final....e ninguém previu isso? quem controla e defende o consumidor? A ANACOM é uma autoridade nacional e estatal que tem essa função...e o que diz sobre isto? Alguém sabe....pelo que vejo no site deles andam muito preocupados com as cobranças de facturas em papel e querem reduzir o tempo de resposta as reclamações....deviam era olhar para o que está escrito nas reclamações.

Entretanto estive a ver os fóruns semelhantes a este mas da concorrência e o que se passa lá tb não é muito saudável.....havendo tb reportes destes "sintomas" em pacotes (até maiores 1 GB) nestes mesmos horários e pelas mesmas razões.
Não estou a dizer com isto que não possam ser casos isolados mas quem vai mudar deve estar atento especialmente no decorrer do tempo experimental.

Reparei que as medições colocadas nesses foruns têm down inferiores aos up (chegam a ultrapassar os 200 Mb de up)...pergunto porque é que a NOS não reforça os pacotes em termos de upload???
Não ajudará no caso de latência/Ping???...pergunto mesmo por ignorância minha.
Boa tarde
Essa é tb a minha duvida....em relação ao período está melhor do que o meu...a mim deram período máximo até 30 de Junho...
Pergunto se ha congestionamento por haver (supostamente) muitos utilizadores nesses períodos e/ou pelos pacotes recentemente criados, porque não reforçaram a rede a medida das necessidades?...uma questão de lucro fácil mesmo sabendo que se iria repercutir na qualidade final....e ninguém previu isso? quem controla e defende o consumidor? A ANACOM é uma autoridade nacional e estatal que tem essa função...e o que diz sobre isto? Alguém sabe....pelo que vejo no site deles andam muito preocupados com as cobranças de facturas em papel e querem reduzir o tempo de resposta as reclamações....deviam era olhar para o que está escrito nas reclamações.

Entretanto estive a ver os fóruns semelhantes a este mas da concorrência e o que se passa lá tb não é muito saudável.....havendo tb reportes destes "sintomas" em pacotes (até maiores 1 GB) nestes mesmos horários e pelas mesmas razões.
Não estou a dizer com isto que não possam ser casos isolados mas quem vai mudar deve estar atento especialmente no decorrer do tempo experimental.

Reparei que as medições colocadas nesses foruns têm down inferiores aos up (chegam a ultrapassar os 200 Mb de up)...pergunto porque é que a NOS não reforça os pacotes em termos de upload???
Não ajudará no caso de latência/Ping???...pergunto mesmo por ignorância minha.


Estive mesmo agora mais de 1h ao telefone com uma pessoa da NOS da parte das rescisões dos contratos e o que me afirmou foi que a justificação que eu apresento para a rescisão com justa causa não é suficiente para a mesma pois nesse período de tempo nunca deixei de ter o serviço de internet activo. Resumindo, só resta ao cliente aguardar que o problema fique resolvido no prazo indicado pelos técnicos apesar de eu ter feito o forcing para a mais breve solução.

Relativamente às ditas causas que estão a causar este enorme constrangimento na rede, é muito simples ou existiu um acréscimo elevado de clientes na zona de tal forma que as infraestruturas não são suficientes para aguentar este acréscimo de fluxo de dados ou eles activaram algum novo serviço para os clientes que faça com que o tráfego aumente especialmente após as horas laborais quando as pessoas chegam a casa.

Quero lhe agradecer pelo feedback dado relativo à mesma situação com os restantes operadores visto que estava mesmo decidido a mudar de operador. Mas é aqui que a coisa se torna mais estranha, se todos os operadores estão com o mesmo problema quer dizer que eles utilizam as mesmas linhas e os mesmos equipamentos de rede externos espalhados pelo pais??? Estranho pois certamente os servidores são completamente distintos.

No entanto na conversa com a dita pessoa da NOS eu referi isso mesmo que a senhora referiu em cima, se eles activaram algum novo serviço ou houve um enorme acréscimo de clientes na zona (duvido, muitas pessoas devem ter os seus contratos de fidelização) primeiro cabe à dita operadora garantir que possui todos os meios físicos para que a qualidade do serviços não se deteriore. A resposta que a senhora me deu foi que de facto não sabe ou não está por dentro do assunto, ou seja, só querem os € ao final do mês o resto que se lixe.

Por fim, da parte da ANACOM não podemos esperar muito visto que tudo que é autoridade reguladora neste país nem eles conseguem regular-se a si próprios quanto mais entidades externas. Trabalham com base em interesses exteriores e os clientes que se lixem. Isto só vai com uma queixa para as entidades da UE.

Respondendo ao seu último paragrafo, este problema não tem a ver com velocidades e sim congestionamento nos canais de transmissão, por exemplo, eu durante o período critico não tenho problemas a aceder a qualquer website, a ver videos no youtube, etc, isto porque são dados que utilizam protocolos de transporte que não exige retorno para a máquina do cliente, o dito UDP. Agora videochamadas e jogos online utilizam o protocolo TCP e todos os serviços que utilizem este protocolo qualquer congestionamento na rede irão ser afectados.
Olá a todos,

Queremos ajudar. Se o serviço de internet está com perda de pacotes, é muito importante que sejam feitos despistes técnicos e que a situação seja acompanhada por uma equipa especializada, por isso pedimos que nos liguem, por favor. Saibam aqui as linhas de apoio disponíveis.


Eu já liguei e estou até hoje a espera da reposta. E já se foi.. uns dois ou três meses. Packet loss é impossível para certos jogos online. E outra, sem contar que o upload não passa nem de 20mb. De uma internet que diz ser 200mb. ;)

Na casa de um amigo, com a vodafone, a mesma quantidade, já chega à 80/70/60mb ...
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo à comunidade, @Bruno Araújo.

Queremos ajudá-lo. 🙂 Contudo, uma vez que a sua dificuldade se mantém e se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Bem, vamos lá ver se eu consigo dizer isto com calma, mas eu estou completamente insatisfeito com o serviço da NOS no que toca a net. Isto é mais do que horrível. O packet loss passa para níveis EXTREMOS, a ajuda é 0! LIGO E ATENDEM ME ROBÔS QUE ENTRAM EM LOOPS E NÃO SAEM DALI. É impossível jogar determinados jogos porque fica literalmente injogável.(Especialmente o League of Legends, vocês têm de tratar do peering com os servers deles, estamos FARTOS de nos queixar e vocês fazem 0) Já fiz tudo, já liguei, atendem me robôs, já dei milhares de vezes reboot, já mexi nas definições de placa, mudar definições de segurança, NADA ligado e tenho de estar sempre a melhorar a qualidade de wireless na consola do Router, e é sempre baixa/má. O meu pc é cabo por Ethernet e em supostos 120 mbps nunca mas NUNCA passa dos 65 mbps? Que é isto? Eu juro que vou mudar de rede, estou FARTO! FARTO!!!!!! Não me venham com emojis e xxxxxxx a pedir me para ter paciência porque é uma hora de grande afluência na minha área e que não há nada que possam fazer... Porque pois bem, se vocês não podem fazer, então vou fazer eu, mudar de companhia. 😠
Boa tarde, pretendia saber como está a situação de resolução da perda de pacotes na zona de Marvila, mais precisamente perto da Rua Manuel Teixeira Gomes, Lisboa.

Depois de me contactarem a informar que devido a muitos clientes na zona estariam futuramente a colocar fibra ótica, e de apresentarem a solução de diminuir a próxima fatura por 50%, algo que não aconteceu(espero que aconteça na próxima). Pretendia saber como está a situação.
Reputação 4
Crachá
Deve estar como a situação em Gaia desde Janeiro.. BOLA, ZERO, e sem prazo para melhorar.
É preferivel pedir a troca por um serviço decente, de fibra da MEO ou Vodafone
Reputação 7
Crachá +5
Bem-vinda ao Fórum NOS, @Mafalda sofia.

Queremos ajudá-la. No entanto, como se trata de uma questão técnica que deve ser acompanhada por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Saiba aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Boa tarde,
Há uns meses a esta parte tenho tido constantemente problemas com a minha internet. Tenho horas durante o dia que tudo ok. No entanto, tenho horas em que o ping e o Packet lost disparam e as velocidades de download/upload caem para, respetivamente 1-2Mb e 0,10Mb.
Como resolver e/ou a quem devo reclamar.
Modem Thomson THG540.
Cumprimentos,
Casimiro Rosa

Comentário