Header
Destaque Tutorial

Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +6

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉


579 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @silvending,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

O PF na nova geração de routers NOS com firmware proprietário e gestão REMOTA sempre foi um CAOS TOTAL!!!

Nem no ROUTER 5v2 que é instalado em EMPRESAS, note-se, o PF funciona!

Estou a tentar efectuar o PF manual para tentar despistar definitivamente ESTE problema

E eis que descubro que agora nem sequer uma REGRA SIMPLES de PF o ROUTER ACEITA!!!

 

Portanto, VOLTAMOS AO CÁLVARIO do ROUTER 5v1!!! Uma máquina repleta de BUGS e limitações.

Durante longos meses tentei esquecer os problemas do ROUTER 5v2 no que toca a tentar definir uma regra de PF em UDP e TCP com a MESMA PORTA (impossível ser feita, excepto com um TRUQUE que consiste abrir duas janelas de configuração, uma para cada PROTOCOLO!)

Mas agora, que fiquei sem DLNA (provavelmente devido ao mais recente FIRMWARE do ROUTER 7.2.4.7.1b1 detectado em 2022-04-29) os problemas acumulam-se!

Já há quem tenha detectado problemas com ligações VPN

 

O que eu não consigo entender é como este ROUTER é instalado em EMPRESAS que correm serviços importantes!!! Como é que as “empesas” conseguem configurar um servidor DENTRO DE PORTAS? Como é que fazem PF?

Juro que não entendo!!!

Reputação 7
Crachá +2

Já agora, ficam aqui os tópicos em que participei ao longo dos anos, que demonstram o CALVÁRIO imposto a um cliente NOS que pretende um pouco mais do que pagar pacotes megalómanos para “navegar” no FACEBOOK :\

ROUTER 5
Conheça os GiGA Routers https://forum.nos.pt/novidades-16/conheca-os-giga-routers-18880

Conheça o novo GiGA router https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-o-novo-giga-router-12340
Dúvidas sobre o novo Router 5.0 (DOCSIS 3.1) https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/duvidas-sobre-o-novo-router-5-0-docsis-3-1-10492

DDNS router 5.0 giga https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/ddns-router-5-0-giga-14512
Giga Router 5.0 DMZ https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-5-0-dmz-16162
Como habilitar o uPNP no router NOS wifi? https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-habilitar-o-upnp-no-router-nos-wifi-1945
Giga Router 5.0 limitado em modo Bridge https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-5-0-limitado-em-modo-bridge-13150
Troquei para router 5 e fiquei sem o Voip https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/troquei-para-router-5-e-fiquei-sem-o-voip-alguem-sabe-corrigir-14759
Como configurar telefones e soluçoes VOIP nos Novos Routers v5.0 da NOS https://forum.nos.pt/configurar-o-telefone-fixo-35/como-configurar-telefones-e-solucoes-voip-nos-novos-routers-v5-0-da-nos-15063
Configuração de smart devices com router da NOS https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812
Giga router não deteta dispositivos wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881
Router Wifi - wireless isolation https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605
Router 5.0 WiFi (perde o canal AUTO na rede 5Ghz) https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-5-0-wi-fi-15121
Rede 5Ghz não fixa o canal AUTO https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/rede-5ghz-nao-fixa-o-canal-auto-18925
Como abrir ou encaminhar uma porta no router? https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-abrir-ou-encaminhar-uma-porta-no-router-13802

Reputação 7
Crachá +2

O PF na nova geração de routers NOS com firmware proprietário e gestão REMOTA sempre foi um CAOS TOTAL!!!

Nem no ROUTER 5v2 que é instalado em EMPRESAS, note-se, o PF funciona!

Estou a tentar efectuar o PF manual para tentar despistar definitivamente ESTE problema

E eis que descubro que agora nem sequer uma REGRA SIMPLES de PF o ROUTER ACEITA!!!

 

Portanto, VOLTAMOS AO CÁLVARIO do ROUTER 5v1!!! Uma máquina repleta de BUGS e limitações.

Durante longos meses tentei esquecer os problemas do ROUTER 5v2 no que toca a tentar definir uma regra de PF em UDP e TCP com a MESMA PORTA (impossível ser feita, excepto com um TRUQUE que consiste abrir duas janelas de configuração, uma para cada PROTOCOLO!)

Mas agora, que fiquei sem DLNA (provavelmente devido ao mais recente FIRMWARE do ROUTER 7.2.4.7.1b1 detectado em 2022-04-29) os problemas acumulam-se!

Já há quem tenha detectado problemas com ligações VPN

 

O que eu não consigo entender é como este ROUTER é instalado em EMPRESAS que correm serviços importantes!!! Como é que as “empesas” conseguem configurar um servidor DENTRO DE PORTAS? Como é que fazem PF?

Juro que não entendo!!!

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @marcolopes
Vamos ajudá-lo. 
Pedimos que, por favor, aguarde a nossa resposta à sua mensagem privada. 
Muito obrigado!

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @marcolopes
Vamos ajudá-lo. 
Pedimos que, por favor, aguarde a nossa resposta à sua mensagem privada. 
Muito obrigado!

Agradeço, mas enquanto não ajudam, a minha presença vai servindo para debater com os outros utilizadores / clientes que os problemas que relatam não são isolados e são gerais! Ao contrario do apoio telefónico, que nos remete quase imediatamente para empresas de apoio externas pagas a peso de ouro… quando os problemas são claramente e sem qualquer margem para dúvidas, dos equipamentos que a NOS disponibiliza aos clientes!

 

Os equipamentos HITRON (é o fornecedor do ROUTER 5v2) não são maus, e permitem uma parafernália de configurações… o problema da NOS é a introdução de firmware proprietário e interface de configuração REMOTO muito limitativo, que embora seja bom para utilizadores básicos, não permite aceder grandes funcionalidades e configurações.

 

A minha dúvida relativamente aos equipamentos colocados nas “empresas” é pertinente… não acredito que a NOS coloque estes equipamentos com este firmware e forma de configuração nas empresas… não pode!!! Ou então toda a gente que necessita uma funcionalidade “básica” terá de colocar o ROUTER em BRIDGE e usar um router de confiança dentro de portas...

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos, @marcolopes.

E fá-lo bem, até porque a sua questão pode ser de outros e, inclusive, pode existir uma indisponibilidade, devido a atualização que graças ao seu feedback e reporte faça com que exista uma intervenção imediata.

No entanto, recordo as boas práticas do Fórum NOS quanto ao SPAM. 

Muito obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Compreendemos, @marcolopes.

E fá-lo bem, até porque a sua questão pode ser de outros e, inclusive, pode existir uma indisponibilidade, devido a atualização que graças ao seu feedback e reporte faça com que exista uma intervenção imediata.

No entanto, recordo as boas práticas do Fórum NOS quanto ao SPAM. 

Muito obrigado.

 

Já agora, sugiro o “merge” deste tópico com o tópico “principal” 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo 

Deste modo garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação. Muito obrigado pela sugestão, @marcolopes

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Recentemente no meu GigaRouter 5 , descobri que encaminhamento de portas só funciona em IP’s  que estejam definidos dentro do intervalo DHCP.  abro o intervalo on inclui o IP estatico que pretendo , estabeleço o encaminhamento e depois fecho novamente o intervalo DHCP para o pretendido...espero que ajude...

 

Este é um BUG monumental!

Pode postar este “achado” neste tópico sff? (indicando qual é o modelo exacto do ROUTER 5)

 

Reputação 7
Crachá +2

Entretanto encontrei um relato muito caricato neste tópico que passo a citar:

Recentemente no meu GigaRouter 5 , descobri que encaminhamento de portas só funciona em IP’s  que estejam definidos dentro do intervalo DHCP.  abro o intervalo on inclui o IP estatico que pretendo , estabeleço o encaminhamento e depois fecho novamente o intervalo DHCP para o pretendido...espero que ajude...”

Falta saber qual é a versão do ROUTER 5 que tem este BUG monumental!

Reputação 7
Crachá +2

Entretanto encontrei um relato muito caricato neste tópico que passo a citar:

Recentemente no meu GigaRouter 5 , descobri que encaminhamento de portas só funciona em IP’s  que estejam definidos dentro do intervalo DHCP.  abro o intervalo on inclui o IP estatico que pretendo , estabeleço o encaminhamento e depois fecho novamente o intervalo DHCP para o pretendido...espero que ajude...”

Falta saber qual é a versão do ROUTER 5 que tem este BUG monumental!

 

CONFIRMADO!!

O Router 5V2 (HITRON) aceita as regras Port Forwarding caso o DHCP esteja LIGADO, e o IP utilizado na regra de Port Forwarding esteja no INTERVAVLO do DHCP!

Neste caso, criar uma regra PF de um IP abaixo de 100 = ERRO 1007!

Criar uma regra com o DHCP desligado = ERRO 1007!

Outra coisa… LIGAR e DESLIGAR o DHCP (Distribuição de endereço IPv4) está a funcionar… ALTERAR o intervalo de IPs = ERRO 1007!

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @marcolopes,

Pedimos desculpa pela demora. Agradecemos o seu testemunho sobre este tema. 

Estamos a acompanhar este tema internamente. Respondemos à sua mensagem privada. 

Contamos ser breves na resolução. 

Agradecemos a sua compreensão 

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite @marcolopes,

Pedimos desculpa pela demora. Agradecemos o seu testemunho sobre este tema. 

Estamos a acompanhar este tema internamente. Respondemos à sua mensagem privada. 

Contamos ser breves na resolução. 

Agradecemos a sua compreensão 

 

Já me ligaram do apoio. O problema do DLNA ficou resolvido com o DOWNGRADE de firmware para a versão anterior (7.2.4.3.1b4)

Quando tiverem a questão do Port Forward (que não obrigue a que o DHCP esteja ligado para poder definir regras no router) resolvida, p.f. contactem-me como fizeram hoje, para eu poder dar o meu feedback em tempo real sobre a qualidade da actualização.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, 

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes

Fale connosco caso surja alguma questão. Estamos disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Boa Tarde,

Estou a ter um erro quando tento fazer port forwarding no router 5.0.

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @Jorgegoncalves12, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo sobre: 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Reinicie o router e, por favor, experimente novamente o acesso. 
Obrigado 

Boa noite,

Tenho alguns serviços a correr na minha LAN e necessito de aceder aos mesmos remotamente. Até há alguns dias atrás tudo sempre funcionou bem. Neste momento, as portas TCP tanto estão abertas como fechadas. Nada tem a ver com os equipamentos na LAN pois estes têm sempre as portas abertas. Como uso um CHITA-Hub5 , questiono se existiu algum upgrade de firmware, e em caso afirmativo, se podem proceder ao respectivo downgrade. As portas usadas estão bem configuradas via aminhanet.nos.pt. Como referi, sempre funcionou bem, com a exceção das últimas 2/3 semanas que eu me tenha apercebido. Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Quintino Soares
Movemos o seu comentário para o artigo 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Vamos ajudar. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite,

Tenho alguns serviços a correr na minha LAN e necessito de aceder aos mesmos remotamente. Até há alguns dias atrás tudo sempre funcionou bem. Neste momento, as portas TCP tanto estão abertas como fechadas. Nada tem a ver com os equipamentos na LAN pois estes têm sempre as portas abertas. Como uso um CHITA-Hub5 , questiono se existiu algum upgrade de firmware, e em caso afirmativo, se podem proceder ao respectivo downgrade. As portas usadas estão bem configuradas via aminhanet.nos.pt. Como referi, sempre funcionou bem, com a exceção das últimas 2/3 semanas que eu me tenha apercebido. Obrigado

 

Existiu sim… está a ser aplicado há mais de 1 mês nos routers 5v2 (CHITA-Hub5)

E causa diversos problemas (VPN, DLNA, pelo menos). Tenho pedido downgrade, mas a NOS não consegue “fixar” um firmware anterior e passado uns dias volta a actualizar :\

 

Boa tarde, tenho neste momento o Giga Router da NOS com as 2 redes operacionais, porém, quando conecto o meu router novo que irá ser para a hospedagem de um site temporário para teletrabalho, as portas são abertas com sucesso, mas a rede continua a não funcionar. Procuro uma solução, obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Para apoio informático 16991 - pc medic - (0,45cents/m)

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Guimas e @Lascabim

Movemos os vossos comentários para o artigo de

Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação. 

@Lascabim, sendo uma configuração de microinformatica, sugerimos que siga a sugestão do @Guimas e que entre em contacto com a parceira da NOS em questões de microinformatica. 
Obrigado

Boa tarde Maira2022, encontro-me na mesma situação e absolutamente ultrajada com a mesma. A NOS conseguiu resolver-lhe o problema?

Para contexto à equipa técnica da NOS que se encontra neste fórum, não só estou a receber o erro 1007 quando tento fazer uma regra de Port Forwarding, como as regras que já estavam criadas DESAPARECERAM e deixaram de ser válidas.É inacreditável ter que gerir um router através de um site da NOS e não o poder fazer localmente,

Preciso de acesso remoto a equipamentos que tenho em casa e não consigo tê-los.

Boa Tarde, 

aminhainternet coloca limitações que não deveriam existir. Está mal feito.

Ao utilizar as funcionalidades DMZ e port forward o IP tem que estar dentro do range do DHCP., caso contrário dá sempre erro 1007.

Antes de utilizar antes funcionalidades alterar o DHCP para que o IP em causa esteja dentro do seu range e depois volte a colocar o range como estava.

Não estou a conseguir criar regras de reencaminhamento de portas.

Dá sempre erro de que não consegue.

 

Modelo HW:CHITA-Hub5

Versão SW:7.2.4.7.1b4

 

Comentário