Skip to main content
Header
Já tenho o Router 5.0 em minha casa com um tarifário de 400Mb.

As velocidades por Wi-Fi rondam os 280Mb de download.

Mas de facto, no Router 5.0 existe uma dificuldade com o modo bridge ativo, onde o tráfego de download é limitado a 100Mbps.

Só espero que a NOS faça uma actualização de firmeware, isto porque o Router fica muito limitado em ligação LAN.
Já tenho o Router 5.0 em minha casa com um tarifário de 400Mb.

As velocidades por Wi-Fi rondam os 280Mb de download.

Mas de facto, no Router 5.0 existe uma dificuldade com o modo bridge ativo, onde o tráfego de download é limitado a 100Mbps.

Só espero que a NOS faça uma actualização de firmeware, isto porque o Router fica muito limitado em ligação LAN.


Vejamos se compreendi, tem um tarifário de 400Mb. de download, mas como tem o Router 5.0 o mesmo limita-lhe a velocidade a 100Mb. é isso ?
Sim, ligado com um cabo LAN a velocidade do Router só dá 100Mb...

Enquanto que por Wi-Fi tenho velocidades na ordem dos 280MB.

Vai se lá saber porquê..?
O equipamento ligado ao router esta preparado para redes Gigabit? Ou apenas para 10/100?

E os cabos, sao Cat5e/Cat6?

Todas as portas do router sao Gigabit?
O Pc está preparado para rede Gigabit!

Os cabos são Cat5.
Penso que no minimo deveriam ser Cat5e!
Os cabos de Cat5 não dão mais de 100mb. Tens mesmo de arranjar uns 5e ou 6.
Os cabos de Cat5 não dão mais de 100mb. Tens mesmo de arranjar uns 5e ou 6.

Mas quando montaram o Router na casa do cliente essas indicações sobre os cabos terem de ser 5e ou 6 não deviam ter sido transmitidas ao cliente ? Se é uma condição para que as velocidades contratadas sejam atingíveis não deveria ser uma obrigatoriedade de quem vende o serviço, instalar o equipamento e também os cabos que permitem ao cliente dispor da velocidade expectável ? Parece-me uma aberração irem instalar um serviço com 400 Mb de download e depois o cliente andar a perguntar no Fórum ou noutro lugar como é que vai poder ter disponível o serviço que contratou.
Depende...

Tempos houve em que os equipamentos vinham com cabos de rede a acompanhar... sera que ainda acontece? Ou o cliente que se desenrasque?

Porque um equipamento com portas Gigabit vir acompanhado de cabos Cat5... sinceramente...
Já tenho o Router 5.0 em minha casa com um tarifário de 400Mb.

As velocidades por Wi-Fi rondam os 280Mb de download.

Mas de facto, no Router 5.0 existe uma dificuldade com o modo bridge ativo, onde o tráfego de download é limitado a 100Mbps.

Só espero que a NOS faça uma actualização de firmeware, isto porque o Router fica muito limitado em ligação LAN.


Boas o modo bridge é para ligar outro router, é isso que quer fazer?

Por exemplo a minha placa de rede do portatil é de 10/100 e as velocidades não passa dos 95Mb, no PC atinge 420Mb sempre com cabos Cat5e
Boa noite,



Por acaso hoje estive numa loja da NOS, e por curiosidade mexi no router, e estranhei que nenhuma das portas LAN traseiras, era amarela (não é essa a indicação visual de ser uma porta 1GB? Ou seja se ligar outro router a ele para fazer Bridge, esse outro router vai ficar limitado a 100mb.



Penso eu de que... Ou estarei errado, ou já houve alterações físicas nas porta LAN a esse nível das cores?



Cumprimentos

Já tive o ROUTE 4 com um cabo e sincronizava a 1Gbit, já tive OUTRO ROUTER 4 com o mesmo cabo e sincronizava a 100, ou a 1Gbit e depois fazia novo handshake para 100Mbits...

Afinal o cabo era CAT 5... com um ROUTER 4 dava-se bem (durante mais de 1 ano!!!) e com outro não!

Antes de ver o cabo, deitei as culpas para tudo! Router? Placa de rede??? Drivers??? Afinal era o cabo… (afinal, sempre funcionou, não me passou pela cabeça ver o tipo do cabo!)

Veja sempre a velocidade a que a ligação foi estabelecida!
 

3bf5b29d-d73b-42ed-92b4-9f67d2013e40.png


Esta situação está resolvida? já existiu algum update ao firmware que permita o uso da porta de bridge a 1Gb?? Obrigado


Desde que uses um cabo de rede que permita essa velocidade não há problema. 


Boa noite,

Penso que não será dos cabos. Eu contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e também tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.

 

A instalação é a seguinte: giga router 5.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.

 

O que está acontecer é o seguinte:

. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test  50 mbps

. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)

 

Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.

Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP,  um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.

 

No fundo o que posso concluir é que o Giga Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.

 

Isto é bastante coerente com a redução 400 para 100 identificada pela Sofia83.

 

Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.

 

O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido.

 

Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.

 

Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!


O NOVO firmware (de HOJE) não resolve?

 


Boa noite,

 

Lamento a incorrecção mas na verdade o meu equipamento é o Power Router 4.0 e não o Giga Router 5.0.

Não sei até que ponto isso altera substancialmente o que indiquei antes, penso que em nada fora ter sido ligeiramente fora do tópico desta discussão, mas de facto foi um erro. Pode é diminuir a correlação entre os casos.

 

Não sei se haverá alguma actualização prevista para o Power Router 4.0.


Boa noite,

 

Lamento a incorrecção mas na verdade o meu equipamento é o Power Router 4.0 e não o Giga Router 5.0.

Não sei até que ponto isso altera substancialmente o que indiquei antes, penso que em nada fora ter sido ligeiramente fora do tópico desta discussão, mas de facto foi um erro. Pode é diminuir a correlação entre os casos.

 

Não sei se haverá alguma actualização prevista para o Power Router 4.0.

 

Pois… talvez abrir um tópico “Router 4 limitado em modo bridge” e tentar ver se outros utilizadores o conseguem ajudar… São equipamentos distintos, com firmware distinto, e portanto nada a ver com o tópico.


Certo.

Já aberto o novo tópico. No entanto parece-me que o “problema” será semelhante.

 

Obrigado pelo feedback!


O apoio técnico só vê a ligação direta e se essa está ok, então esqueça tem que ser falado com a pcmedic que é o que eles dizem. Não tenho conhecimentos sobre isto tho sry


Esta questão já está resolvida?


vai aqui muita confusão…. é possivel ter ligações gigabit com cabos cat5, são os equipamentos terminais ou seja placa de rede do pc e switch, que determinam se é possivel estabelecer a ligação em 1000,100 ou 10 mbit. os cabos do tipo cat5,cat5e,cat6,cat6e, cat7 e cat8 são diferentes no que diz respeito aos “escudos” que tem na sua estrutura interna para evitar interferencias, como é obvio um cabo cat6 é mais resistente a interferencia que um cat5, e por isso muito mais provavel que estabeleça a ligação no modo gigabit(1000). Se o led na placa de rede for de cor verde (1000) se for laranja (100).

E já agora os dois terminais que estabelecem a ligação tem de ser capazes de estabelecer a ligação gigabit.

 


O que é que o CABO tem a ver com a velocidade da porta BRIDGE estar limitada a 100Mbits?

 

Presumo que seja uma limitação de firmware. Não estamos aqui a falar de uma limitação relativa à cablagem! Como aqui foi dita, parece que o router apenas “negoceia” uma velocidade de ¼ da velocidade NET disponível?

 

Só quem tem o ROUTER 5 em BRIDGE (com cabo CAT5e ou superior) com um pacote de 200Mbits ou superior é que pode confirmar isto!


O que é que o CABO tem a ver com a velocidade da porta BRIDGE estar limitada a 100Mbits?

 

Presumo que seja uma limitação de firmware. Não estamos aqui a falar de uma limitação relativa à cablagem! Como aqui foi dita, parece que o router apenas “negoceia” uma velocidade de ¼ da velocidade NET disponível?

 

Só quem tem o ROUTER 5 em BRIDGE (com cabo CAT5e ou superior) com um pacote de 200Mbits ou superior é que pode confirmar isto!

Quem é q falou em cabos terem a ver com bridge estar limitada a 100 Mbits? e para responder á ultima pergunta … Só quem tem  ROUTER 5 em BRIDGE ligado por um qualquer cabo ethernet a um SWITCH OU PC com placa de rede Gigabit é q pode confirmar. Cabos não determinam a velocidade de ligação


O que é que o CABO tem a ver com a velocidade da porta BRIDGE estar limitada a 100Mbits?

 

Presumo que seja uma limitação de firmware. Não estamos aqui a falar de uma limitação relativa à cablagem! Como aqui foi dita, parece que o router apenas “negoceia” uma velocidade de ¼ da velocidade NET disponível?

 

Só quem tem o ROUTER 5 em BRIDGE (com cabo CAT5e ou superior) com um pacote de 200Mbits ou superior é que pode confirmar isto!

Quem é q falou em cabos terem a ver com bridge estar limitada a 100 Mbits? e para responder á ultima pergunta … Só quem tem  ROUTER 5 em BRIDGE ligado por um qualquer cabo ethernet a um SWITCH OU PC com placa de rede Gigabit é q pode confirmar. Cabos não determinam a velocidade de ligação

 

Cabos não determinam a velocidade da ligação?

Homessa!

Eu reformulo: CABOS PODEM LIMITAR a velocidade de ligação entre o ROUTER e equipamentos ligados por CABO de rede! Parece bem?

Não me diga que a CATegoria dos cabos não interfere na velocidade máxima a que os equipamentos de rede podem estar sincronizados!!!


Boa noite,

Penso que não será dos cabos. Eu contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e também tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.

 

A instalação é a seguinte: giga router 5.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.

 

O que está acontecer é o seguinte:

. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test  50 mbps

. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)

 

Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.

Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP,  um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.

 

No fundo o que posso concluir é que o Giga Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.

 

Isto é bastante coerente com a redução 400 para 100 identificada pela Sofia83.

 

Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.

 

O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido.

 

Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.

 

Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!

hoje também andei a verificar todos os cabos e todos são cat 5e. Tenho o router 5.0 com ligação em bridge na porta lan 4, a um outro router. e a velocidade obtida é de 95mbps , isto com 500mbps contratados.

É uma vergonha. Pago mais para ter a melhor internet possível porque trabalho online, para depois trabalhar a 1/5 da velocidade contratada...


Comentário