Skip to main content

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

Configurar regras de Port Forward

1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉

EUREKA!

Ao contrário do que é dito neste tópico:

o BUG do ROUTER 5v2 HFC no que toca ao abrir REGRAS de PF, NÃO tem apenas a ver com o facto DHCP estar ligado ou não (testei ambos os cenários)

Tem sim a ver com o facto do PF não aceitar um HOST que não esteja compreendido no INTERVALO DEFINIDO no DHCP!!

SOLUÇÃO?

• LIGAR o DHCP
  • Definir um intervalo onde o IP do host esteja incluído
  • CRIAR a regra do PF
  • Voltar a colocar o intervalo “correcto” no DHCP

Espero que a NOS tome nota de mais este BUG para o mesmo ser corrigido…

1. O PF não deve depender do DHCP estar ligado ou não
  2. O PF não deve depender do INTERVALO definido no DHCP

Agora vou tentar analisar se o PF foi realmente aberto e o tráfego passa...

Encontrei a solução para o problema num comentário do @Joao Prospero Luis.

A NOS deveria prestar mais atenção a este problema e corrigir os routers, ou pelo menos estar a assistência técnica estar ciente deste problema para que mais clientes não tenham que perder muitas horas a procurar soluções.

Boas, arranjei forma de criar portas com o protocolo UDP/TCP com o mesmo destino no Router 4.0/5.0! Pois estava-me sempre a dizer “Este porto já está a ser usado.”.

É uma forma um bocado estúpida mas resultou.

Primeiro abrir dois separadores com aminhanet.nos.pt em Port Fowarding como se vê na foto abaixo! Preencher ambos os formulários para criar a porta uma com protocolo UDP outra com TCP

Depois de preencher tudo, tem de submeter/guardar ao mesmo tempo em ambas as paginas. A imagem abaixo é o processo que vais fazer.

Ao concluir ira ficar com as portas guardadas! Como se apresenta na foto a seguir.

Isto é uma forma de contornar este problema mas tem de ser resolvido pela NOS. Nem sei como ainda a NOS não resolveu isto. Gostava mais do primeiro Router quando não era necessário ter Internet para aceder ao Router pois tinha interface dele próprio.

Qualquer duvida mande mensagem privada!

Cumprimentos e espero ter ajudado a todos que precisarem.

Boa tarde, já tentei fazer portforward em algumas portas e nenhum delas funciona… Tenho a porta 80 a fazer foward mas quando tento aceder fora da LAN dá sempre erro.

dos testes que fiz, o protocolo UDP está OK mas o TCP não.

❯ nc -z -v host 80

host

❯ nc -z -v -u host 80

host >ip] (?) open

Podem ajudar pfv?

PS: Este sistema que tenho, estava a funcionar corretamente até terem feito upgrade ao modem..

Serviço FTP testado com sucesso!

E mais 2 BUGS do Router 5V2 HFC

1. Não é possível EDITAR UMA REGRA PF - a edição de uma regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!
  2. Não é possível DESLIGAR (e/ou ligar?) UMA REGRA PF - a mudança de estado da regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!

Como é que a NOS tem produtos destes no mercado é que não entendo… talvez estejam a precisar de melhorar a qualidade dos PILOTOS que aceitam para o referido programa… e já agora, valorizem quem realmente vos ajuda! (eu desisti de ser piloto, pois era um calvário diário, sem qualquer retorno ou reconhecimento)

Fazer dos clientes umas COBAIAS também é muito feio, para não dizer mais.

1 ANO depois e estes BUGS ainda não foram resolvidos!!!

A NOS perde TEMPO e GASTOS preciosos a lavar a cara das páginas NOS NET (que ainda não permite um mísero COPY de texto!!!!!!), da área de cliente (que ficou ainda mais confusa), mas… resolver um BUG grave destes, não!

Então o cliente tem diversas regras, que deram trabalho a definir… e ao DESLIGAR a regra fica sem ela????

1 ano depois NADA foi feito?

Atenção que os problemas são diversos… volto a fazer um resumo para que fique mais claro:

BUGS na configuração do Port Forwarding no Router 5V2 HFC

1. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP desligado (Port Forwarding não deve depender do DHCP estar ligado ou não - são serviços totalmente distintos)
  2. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP ligado caso o IP do HOST não esteja no intervalo definido na gestão do DHCP (deve ser ao contrário!!! O Port Forwarding deve ser evitado a todo o custo caso o HOST esteja dentro do intervalo de gestão do DHCP,  uma vez que o IP será dinâmico, e a sua atribuição poderá ser diferente após o lease time ser ultrapassado)
  3. Não é possível EDITAR UMA regra Port Forwarding - a edição de uma regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!
  4. Não é possível DESLIGAR (e/ou ligar?) uma regra Port Forwarding - a mudança de estado da regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!

Fica aqui a LISTA dos BUGS reportados há 1 ano, ainda não resolvidos!

É impossivel aceder à configuração do router Giga. A pagina https://aminhanet.nos.pt é demasiado lenta e falha sempre o carregamento de páginas sendo impossivel navegar até chegar às paginas das configurações que pretendo fazer (reencaminhamento de portos e alteração de SSID e pass). Estou há mais de 2 semanas a tentar. Já perdi horas ao telefone com o apoio técnico e já tive um router substituido (que não resolveu). Há alguma forma de aceder diretamente ao router em vez de ser através deste portal que pelos vistos não funciona. -- já tentei de tudo - limpar cache, histórico, diferentes browsers, diferentes computadores.

Encontrei a solução para o problema num comentário do @Joao Prospero Luis.

A NOS deveria prestar mais atenção a este problema e corrigir os routers, ou pelo menos estar a assistência técnica estar ciente deste problema para que mais clientes não tenham que perder muitas horas a procurar soluções.

A NOS encaminha os clientes incautos para uma empresa que COBRA por algo que não conseguem nem sabem resolver. Mais uma vez… a partilha de informação e o DEBUG efectuado pelos clientes sobre esta matéria é melhor do que qualquer suporte prestado pela NOS ou pela sua empresa AMIGA “PCMEDIC”.

Pois, mas isso nem é com o apoio ao cliente, é com a pcmedic (16991). 
se precisas de configs especificas pra trabalhar o melhor é falares com o helpdesk da tua empresa para eles ajudarem nisso. O melhor pra esse tipo de utilziação é teres um router próprio em modo brige ligado ao da NOS.

um bem haja 

Qual PCMEDIC qual quê! Essa empresa “parceira” da NOS sabe menos do que os utilizadores aqui do fórum.

E é muito mau continuarem a fazer propaganda a uma empresa de SERVIÇOS aqui no fórum...

@João H. Obrigado pela resposta, no entanto, tudo isto já foi feito após o reset de fábrica do router. Também já tentei num outro dispositivo, mas sem sucesso.

Nem portas como FTP ou SSH funcionam.

Em modo DMZ, não funciona na mesma e em modo bridge, na porta 4, também nenhuma porta se encontra aberta.

Já pouco me interessa o servidor do jogo. Mas dado ao meu trabalho, necessitaria da porta FTP e SSH abertas.

E, por favor, não me sugiram ligar para um apoio ao cliente, em que tenho que pagar um balúrdio por minuto, quando já sou cliente NOS e pago a mensalidade. Qualquer tipo de apoio técnico já deveria vir incluido, de forma gratuita, para quem já é cliente.

Aguardo por alguma sugestão.

Obrigado pela atenção.

@hdinis17 Se andar umas páginas para trás, irá verificar que tudo isto já foi abordado… Posso dizer que andei de volta desta situação muitos meses, e finalmente consegui configurar o PF para um FTP no ROUTER 5v2 (HFC) - Ainda que seja necessário dar a volta a diversos BUGS que o sistema implementado pela NOS tem

Claro que a NOS tem tantos equipamentos, que cada um tem os seus problemas / BUGS (principalmente quando o acesso à configuração NATIVA nos é NEGADO!)

NOTA: NÃO GASTE $$$ com a PCMEDIC!!! A PCMEDIC é uma forma da NOS meter ao bolso o $ dos incautos e NÃO lhe vai resolver nada!!!

A funcionalidade de PORT FORWARDING do Router 5 está lá para inglês ver?

Estava a tentar criar uma regra para a porta 21 (para direccionar o tráfego de uma porta não convencional, ex: 2121 para 21) e não funciona!!! A porta de entrada continua a ser a 21!

Em desespero de causa tentei todas as possibilidades!

NADA!!

Mas afinal a funcionalidade de FP é mais uma opção fantasma que para nada serve?

viva,

nao consigo aceder à porta 443 mesmo depois de efetuar port forwarding. ja reduzi a firewall para minimo. 

giga router deste lado.

Podem ajuda? 

Pelos testes que fiz, o Port Forwarding NÃO FUNCIONA.

yup, também não consigo colocar a funcionar. 

alguém da NOS?! isto assim nao serve para nada 🙂 em cada dos meus pais, no da concorrencia não tenho problemas… meh

Preciso de expor serviços para acesso exterior, alguem da NOS pode pfv responder?! @Tiago C. 

Bom dia, necessito de ajuda para efectuar portforward em algumas portas.

Segui todos os procedimentos descritos para a questão, no entanto a porta permanece sempre bloqueada.

Não é apresentado qualquer tipo de erro.

obrigado

Bom dia, necessito de ajuda para efectuar portforward em algumas portas.

Segui todos os procedimentos descritos para a questão, no entanto a porta permanece sempre bloqueada.

Não é apresentado qualquer tipo de erro.

obrigado

@Tiago C.  Aguardo resposta por parte da nos relativamente ao problema. Agradeço que a mesma não seja ligar à PCmedic pois na MEO conseguia realizar o port forward sem nenhum problema. 

Olá @Eduardo Rodrigues,

Qual é a porta que está a tentar abrir?

Bom dia, já tentei várias como: 21, 25565, 27015 TCP/UDP, 27020 UDP, 27005 UDP, 51840 UDP. Nenhuma deu resultado. Obrigado

Boa noite,

relacionado com este tema, apercebi-me hoje de uma situação gravíssima.

Possuo uma ligação à internet por cabo, equipada com aquilo que chamam “Router WI-FI”

Este equipamento está configurado há largos anos com DMZ. Até há cerca de 2 dias atrás, o funcionamento da DMZ foi normal (todo o tráfego que era destinado ao router era entregue ao DMZ host)

Neste momento, a porta 8443 TCP não é entregue ao host DMZ. Consequência, fico sem acesso à porta pretendida e mais grave ainda, o interface de gestão do router fica aberto para o mundo (o que é uma asneira inacreditável)

Lançaram algum update a estes routers para provocar este comportamento absurdo?

Já tentei acrescentar uma regra de portforward (desnecessária e redundante para a porta 8443), mas mesmo assim é o router que responde à porta (do exterior)

Agradeço resposta urgente

Obrigado

Boa tarde @Bernardo Santos,

Existem estes comentários. 

1. Os comentários foram movidos a o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido.
  2. De seguida é referido que para configurações próprias e micro informática recomendam o contacto com o parceiro PCMedic.

Talvez fosse importante a NOS ter uma posição mais clara sobre este tema que poderia ser a identificação clara dos routers com problemas específicos ou gerais na App NOS NET.

Obrigado.

Uiiiiiiiiiii, o que eu já insisti com a NOS sobre isso!!!

Esqueça… É um salve-se quem puder… (principalmente com a “parafernália” de equipamentos que NOS disponibiliza, devido À rede ser MISTA (CABO + FIBRA - embora seja apenas apelidada de FIBRA e vendida como FIBRA para todos os consumidores)

NOTA: NUNCA mas NUNCA contacte a PCMEDIC! Eles sabem menos do que “nós” e ainda por cima vai “pagar” por algo que eles não conseguem resolver, é da COMPETÊNCIA DA NOS, e está explicado neste tópico.

PORT FORWARD no ROUTER 5 v2 (HITRON)

Serviço FTP testado

Com as definições da REGRA existente “FTP Server” a coisa funciona (vá lá!!! Algo que com o ROUTER 5 v1 nem isso!)

Mas…

Querendo mudar as portas “default” e criando regras novas, nada feito!

Primeiro, o serviço FTP liga, mas depois não responde…

Ao tentar abrir as PORTAS TCP e UDP (para testes) o resultado é este:

A sério NOS? A “porto” já está a ser usado? EM UDP?? Sério?

É desesperante… TUDO isto poderia ser evitado se a NOS permitisse o ACESSO À CONFIGURAÇÃO dos EQUIPAMENTOS, como é evidente! (não acredito que o router tenha este BUG, isto é apenas uma asneira da implementação de um INTERFACE proprietário da NOS!)

E agora? Mais uns meses à espera de uma solução? Ou vão lançar um NOVO equipamento? :\\\\\

Boa Tarde

estou a tentar configurar o port forwarding para RDP.
No entanto o equipamento não permite que na mesma regra sejam configurados os dois protocolos.

Quando tento adicionar o UDP com a porta diz que já está a ser usado.

Eu gostaria de ter sido informado deste problema quando mudei o serviço.
Não vale tudo.

Obrigado

Bem-vindo ao Fórum NOS @João Tiago Rego Dias:slight_smile:

Movemos o seu comentário para o tópico  sobre Como abrir ou encaminhar uma porta no router?, onde pode encontrar a resposta à sua questão. 
Se tiver alguma questão, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Obrigado

Pode-me indicar onde se encontra a resposta à pergunta ?  eu sei como fazer PortForward, o problema é o erro de n conseguir abrir a msm porta em tcp e udp

Existe uma série de portas que estão bloqueadas. O apoio tem essa lista. Se a porta for outra então aí só com a pcmedic.

Boa noite a todos, 

Agradecemos a partilha que, de certo, ajudará outros utilizadores. 

Quanto à impossibilidade de criar PortForward com range de IP diferente da default e por IP, já se encontra identificada e em faze e resolução no Router 5.0v2: 
Recordamos também que qualquer input que venha dos nossos clientes é bem-vindo e endereçado para que seja analisado. 

Muito obrigado

Atenção que os problemas são diversos… volto a fazer um resumo para que fique mais claro:

BUGS na configuração do Port Forwarding no Router 5V2 HFC

1. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP desligado (Port Forwarding não deve depender do DHCP estar ligado ou não - são serviços totalmente distintos)
  2. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP ligado caso o IP do HOST não esteja no intervalo definido na gestão do DHCP (deve ser ao contrário!!! O Port Forwarding deve ser evitado a todo o custo caso o HOST esteja dentro do intervalo de gestão do DHCP,  uma vez que o IP será dinâmico, e a sua atribuição poderá ser diferente após o lease time ser ultrapassado)
  3. Não é possível EDITAR UMA regra Port Forwarding - a edição de uma regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!
  4. Não é possível DESLIGAR (e/ou ligar?) uma regra Port Forwarding - a mudança de estado da regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!

E já agora… o UI remoto não está a devolver os valores correctos no que toca à informação dos CANAIS DE UPSTREAM!

Esta informação é errônea! Achei estranho, porque estou numa zona DOCSIS 3.1, e o canal 6 de UPLOAD deveria ser OFDMA (e acontece que é, uma vez que a informação devolvida pelo interface local - apenas consulta - confirma isso mesmo)

Canais Upstream

ID Canal Estado Modulação Frequência (MHz) Potência (dBm V)
6 Fechado OFDMA 20.32 MHz 42.74 dBmV 
1 Fechado 64 QAM 55.10 MHz 34.02 dBmV
2 Fechado 64 QAM 61.50 MHz 32.52 dBmV

Portanto, as informações mostradas no UI remoto estão erradas.

Ora, mais um com o mesmissimo problema.
estou cansado de configurar regras e estas desaparecerem.

FTP, bloqueado, definiçoes de firewall on/off, nadinha mais

Um Router lançado há mais de um ano e a NOS nao tem niguem que consiga fazer um firmware novo para o actualizar?? não se entende.

Por acaso se estes problemas fossem em routers instalados em empresas, eu gostava de ver eles a dizerm “á e tal, estamos a tentar resolver” , mas como é para o pessoal ter em casa….

Sou mais um a questionar, estou a pagar um serviço, e o equipamento que tenho em minha posse não funciona como deve ser!!  e para quando a resolução?? 

Boas, 

Usando a app ou a web para configurar o meu router, consigo configurar apenas 1 IP para a porta que pretendo, o problema é que tenho 2 Tomadas inteligentes TAPO, que ambas ( com ips diferentes) requerem a porta 554 aberta para comunicarem com a TP-link Cloud, e assim ficarem disponíveis para o acesso fora de casa.

Uma tomada/ip consigo, mas nao me  aceita outra regra com a mesma porta, nem varios Ips para a mesma porta. Como abro a porta 554 para ambos os Ips?

Obrigado

@Mário P.  confirmado.

É mais um BUG presente no ROUTER 5 v2 HFC (não é possível criar mais de uma regra com a mesma PORTA, ainda que definidas para equipamentos - IP - distintos)

Sendo o router do cliente outro modelo, diria que é um problema generalizado...

Comentário