Header
Destaque Tutorial

Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +6

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉


579 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Saganowsky
Movemos o seu comentário para um tópico sobre “Como abrir ou encaminhar uma porta no router?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

Queria abrir uma porta TCP e UDP mas quando me dá a opção de selecionar só posso escolher ou TCP ou UDP, não posso escolher os dois ao mesmo tempo. Como devo fazer isto?

Uma boa pergunta!

Resposta: NÃO pode!

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @lmcmpc e @Guimas
Movemos os vossos comentários para um tópico em que o tema já é abordado. Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

O @Guimas deu uma boa ajuda.

Obrigado

Ora, mais um com o mesmissimo problema.
estou cansado de configurar regras e estas desaparecerem.

FTP, bloqueado, definiçoes de firewall on/off, nadinha mais

Um Router lançado há mais de um ano e a NOS nao tem niguem que consiga fazer um firmware novo para o actualizar?? não se entende.

Por acaso se estes problemas fossem em routers instalados em empresas, eu gostava de ver eles a dizerm “á e tal, estamos a tentar resolver” , mas como é para o pessoal ter em casa….

Sou mais um a questionar, estou a pagar um serviço, e o equipamento que tenho em minha posse não funciona como deve ser!!  e para quando a resolução?? 

Boa noite,

No meu caso nem funciona o port fowarding.

Tenho configurada a porta 80 para um computador servidor e não tenho forma de aceder do exterior da rede local. Um router que já está há imenso tempo no mercado com estes problemas. E, em tempos, funcionava. Não estou a entender que updates é que vocês fazem ao router que mais parecem downdates.

Reputação 7
Crachá +2

É uma confusão geral no que toca ao PF…

A NOS controla TUDO.

A configuração não permite sequer TCP + UDP!

Não sei mais o que dizer… é um calvário para o utilizador.

Reputação 7
Crachá +2

Segundo infos a porta 80 não está bloqueada.

Tenho a dizer que o port forwarding neste router é rasca (para não dizer outra coisa mais portuguesa).

Pra já não é possível acrescentar várias portas numa só regra, ou seja, para uma mesma aplicação tenho que estar sempre a fazer 1 a 1. Depois uma coisa simplesmente ridícula: ex: porta 3074. Adiciono a regra em TCP. Quando tento criar para UDP diz que a porta já está em uso.

É rídiculo, simplesmente. Era de bom grado que se corrigisse isto. Pagamos, não é para isto certamente.

A versão da FW do router é: routerV5_Askey_1.1.9_PROD

 

Cpts

Reputação 7
Crachá +2

Segundo infos a porta 80 não está bloqueada.

 

Eu não a vejo aberta!

O mais interessante é que, abrindo uma REGRA manual no ROUTER com o nome HTTP faz conflito com a regra predefinida que o router tem com o mesmo nome!

Abri uma regra MANUAL com o nome HTTP (porta TCP 80)

 

ao EDITAR a regra, o ROUTER envia-me para a regra HTTP TCP predefinida! Se abrir uma porta UDP ele envia-me para a regra TCP!

São bugs atrás de bugs…

 

Abrindo REGRAS na FIREWALL não muda nada… a porta continua sem ser detectada

https://www.grc.com/x/portprobe=80

 

Reputação 7
Crachá +2

Tenho a dizer que o port forwarding neste router é rasca (para não dizer outra coisa mais portuguesa).

Pra já não é possível acrescentar várias portas numa só regra, ou seja, para uma mesma aplicação tenho que estar sempre a fazer 1 a 1. Depois uma coisa simplesmente ridícula: ex: porta 3074. Adiciono a regra em TCP. Quando tento criar para UDP diz que a porta já está em uso.

É rídiculo, simplesmente. Era de bom grado que se corrigisse isto. Pagamos, não é para isto certamente.

A versão da FW do router é: routerV5_Askey_1.1.9_PROD

 

Cpts

 

Bem vindo ao caos do PF nos routers NOS.

Tem aqui mais um tópico: https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/router-5-0-port-forward-13689

Preciso de abrir a porta UDP 443 e encaminhá-la para o ip do servidor de forma a configurar uma VPN. Segui as instruções presentes neste post, sendo que acedi ao router pelo ip  192.168.1.1, fui à opção “Firewall”, escolhi a opção “Encaminhamento de portas” e criei uma “Nova entrada”. No entanto, além da VPN não estar a funcionar, nem sequer consigo fazer ping ao IP externo. O que poderá estar a causar essa situação?

Dados do Router:

Gateway ID:    1cabc0ca19c0
Versão de Software:    4.11.3.7.43.1.101    
Distribuição:    GVE39321_ZON
Data de Lançamento:    Sep 6 2017
Plataforma:    Hitron GVE39321 board

Reputação 6
Crachá

Olá, neste tipo de situação o melhor mesmo é ligar para o parceiro, pc médic

Reputação 7
Crachá +2

Olá, neste tipo de situação o melhor mesmo é ligar para o parceiro, pc médic

 

OUTRA vez??? Já foi dito aqui que a PCMEDIC NADA faz neste caso! Nem tem de fazer! Porque se fizesse, seria um quase “crime” cometido pela NOS… porque os clientes tudo fizeram para tentar configurar o ROUTER como manda a regra, e o ROUTER não suporta essa configuração. Agora ia ser a PCMEDIC, por “milagre” a resolver um problema que não pode ser resolvido? Se o resolvesse seria um “compadrio” com a NOS de forma propositada! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-abrir-ou-encaminhar-uma-porta-no-router-13802?postid=128803#post128803

 

Ligar para a PCMEDIC, por recomendação da NOS, é muito tendencioso, ainda por cima uma chamada paga com VALOR ACRESCENTADO!

É possível pedir a substituição do Giga V1 pelo Giga V2? É que isto é simplesmente ridículo não se conseguir abrir portas nenhumas… Algum colaborador aqui presente, que possa esclarecer?

Obrigado,

Reputação 7
Crachá +2

É possível pedir a substituição do Giga V1 pelo Giga V2? É que isto é simplesmente ridículo não se conseguir abrir portas nenhumas… Algum colaborador aqui presente, que possa esclarecer?

Obrigado,

 

Pode. Junto da provedoria! Mas não vai resolver quase nada em relação à abertura de portas TCP + UDP! Continua com o mesmo problema!

 

O V2 é “melhor” pelo menos consigo ligar um FTP! (já com o V1 não conseguia nada, mesmo definindo o PF já predefinido no router). Personalizar PORTAS é para esquecer...

Mesmo sabendo que o “port forwarding” deixou de funcionar fizeram-me ligar para a linha de apoio 16991 a pagar 0,35€ por minuto.

Reclamei por não me resolverem o problema e encaminharam-me para os “técnicos especializados” que me mentiram descaradamente alegando que nunca suportaram o encaminhamento de portas, serviço que tinha a funcionar desde que celebrei o contrato com a NOS e que me faz muita falta.

Reputação 7
Crachá +2

Mesmo sabendo que o “port forwarding” deixou de funcionar fizeram-me ligar para a linha de apoio 16991 a pagar 0,35€ por minuto.

Reclamei por não me resolverem o problema e encaminharam-me para os “técnicos especializados” que me mentiram descaradamente alegando que nunca suportaram o encaminhamento de portas, serviço que tinha a funcionar desde que celebrei o contrato com a NOS e que me faz muita falta.

 

O APOIO TÉCNICO NÃO É PAGO!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @paulogrip e @marcolopes

@paulogrip, lamentamos a situação. :sweat:
Entrou em contacto diretamente com o nosso apoio técnico? 

Obrigada

Olá @paulogrip e @marcolopes

@paulogrip, lamentamos a situação. :sweat:
Entrou em contacto diretamente com o nosso apoio técnico? 

Obrigada


Inicialmente encaminharam-me para a PCmedic e num contacto posterior encaminharam-me para a linha de apoio.

Têm previsão de quando poderei ter o serviço a funcionar novamente?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @paulogrip,

Para podermos ver como está a situação, envie-nos, por favor, uma mensagem privada, com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Alguém já encontrou alguma forma de “passar por cima” da NOS, nisto?

Ajudava que postassem aqui… Se bem que, se ficar aqui escrito no Forum da NOS, é provável que desapareça num instante. 

Já percebi que a NOS tem uma firewall própria, e que o Router NOS Giga Espectáculo Muita Rápido, é básicamente um switch… E a “página do router” é basicamente um placeholder, para nos dar a sensação de estarmos em controlo do equipamento ainda. Um simples placebo

Reputação 7
Crachá +2

Alguém já encontrou alguma forma de “passar por cima” da NOS, nisto?

Ajudava que postassem aqui… Se bem que, se ficar aqui escrito no Forum da NOS, é provável que desapareça num instante. 

Já percebi que a NOS tem uma firewall própria, e que o Router NOS Giga Espectáculo Muita Rápido, é básicamente um switch… E a “página do router” é basicamente um placeholder, para nos dar a sensação de estarmos em controlo do equipamento ainda. Um simples placebo

 

A NOS não censura o FÓRUM. Falo por experiência própria. Se não foi postada qualquer solução é porque, simplesmente NÃO EXISTE!

Resta aos utilizadores da NOS que necessitam de funcionalidades (básicas!!!) investirem em equipamento próprio, terem DOIS equipamentos a gastar energia, ou mudarem de operador!

Eu optava por mudar de operador… principalmente se estivesse numa zona HFC (cabo) com os ridículos 10 ou 20 Mbits de UPLOAD.

Se eu comprar um router extra e configurar a porta 4 como "bridge", consigo passar por cima desta limitação a portas abertas/fechadas? (TCP/UDP?)

Reputação 7
Crachá +2

Se eu comprar um router extra e configurar a porta 4 como "bridge", consigo passar por cima desta limitação a portas abertas/fechadas? (TCP/UDP?)

 

Pelo que já li de outros utilizadores, sim… mas nada garante que a NOS não esteja a bloquear certas portas do lado deles...

Se eu comprar um router extra e configurar a porta 4 como "bridge", consigo passar por cima desta limitação a portas abertas/fechadas? (TCP/UDP?)

 

Pelo que já li de outros utilizadores, sim… mas nada garante que a NOS não esteja a bloquear certas portas do lado deles...

 

Não preciso destas respostas que não são Sim nem Não. Se andasse à procura de "Nims" bastava-me passear pelo fórum e ler.

 

Você é técnico ou funcionário Nos? 

Você tem mais de 1000 comentários neste Forum, portanto suponho que seja funcionário. E se não é pago pela Nos, acho que vou começar a rezar pela sua alma aos domingos. 

Comentário