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Esta aplicação ajuda a poupar bateria no telemóvel
A BatteryHub foi desenvolvida em Coimbra. Os dados recolhidos serão, entretanto, objeto de estudo da própria equipa de investigadores Já ficou sem bateria no telemóvel em momentos cruciais? Uma aplicação desenvolvida por um grupo de investigadores portugueses e brasileiros permite que as baterias dos dispositivos móveis tenham maior duração. "Quando instalada, a aplicação recolhe periodicamente informação relacionada com a utilização de bateria, como, por exemplo, percentagem de carga, aplicações em execução ou utilização de sensores, e envia-a para uma infraestrutura na 'cloud' (nuvem)", também criada pelos mesmos especialistas, refere a Universidade de Coimbra (UC) numa nota enviada hoje à agência Lusa. Na prática, explicita João Paulo Fernandes, coordenador do estudo, "como nos desenhos animados, se se colocar em sequência várias imagens estáticas, observa-se a perspetiva dinâmica que elas asseguram". "A perspetiva dinâmica que procuramos, reflete, para cada utilizador e cada dispositivo, o modo como a sua bateria é consumida", acrescenta, citado pela UC, o investigador e docente no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra. Denominada BatteryHub, a aplicação foi criada por uma equipa de investigadores das universidades de Coimbra (UC) e da Beira Interior (UBI), e da brasileira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que participa na iniciativa GreenHub, inserida no projeto de investigação Green Software Lab, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O objetivo principal da investigação é "construir um repositório de dados o mais alargado possível e representativo do consumo de energia em baterias de diferentes dispositivos móveis, sistemas operativos, aplicações e utilizadores", salienta João Paulo Fernandes. "Pretende-se que, no futuro, seja possível utilizar os dados recolhidos para traçar o perfil de consumo dos dispositivos e assim identificar oportunidades de poupança de energia", sintetiza o investigador, destacando que "esta é a inovação do projeto". Os dados recolhidos serão, entretanto, objeto de estudo da própria equipa de investigadores, ao mesmo tempo que estarão à disposição das comunidades científica e industrial, através de tecnologia também já desenvolvida. A privacidade dos utilizadores "está totalmente garantida, porque não é recolhida nenhuma informação que permita a sua identificação", assegura João Paulo Fernandes. "Para o tipo de análise que faremos, não temos necessidade de identificar os utilizadores, mas apenas de os distinguir, o que é conseguido associando um código alfanumérico aleatório a cada um dos utilizadores", acrescenta, sublinhando que não serão recolhidos "números telefónicos, números de série, IMEI [identificação internacional de equipamento móvel] ou quaisquer outros". "Este é um desafio que se coloca à comunidade, à qual se pretende retribuir informação com valor real. Por agora, a participação dos utilizadores é fundamental", conclui. Fonte: https://www.dn.pt/sociedade/interior/desenvolvida-aplicacao-para-poupar-bateria-de-dispositivos-moveis-8828534.html
O Firefox 57 prepara-se para conseguir arrasar o Chrome
A guerra dos browsers tem estado acesa, com um foco cada vez maior na performance. A Mozilla esforçou-se para conseguir acompanhar a concorrência e fazer do Firefox um browser totalmente renovado. Este esforço não parou e a nova versão, que em breve vai chegar, quer arrasar o Chrome e mostrar-se finalmente como uma proposta melhor. Terá um novo logótipo e também um novo nome: Firefox Quantum. Ainda só chegou à versão beta, mas o Firefox 57 promete ser uma verdadeira revolução dentro da Mozilla e do seu browser. Para além das óbvias melhorias estéticas, com a interface Photon UI, a equipa da Mozilla aplicou-se a fundo na melhoria da performance. Segundo as medições da Mozilla, o novo Firefox Quantum será duas vezes mais rápido que o Firefox 52, mostrando assim todo o trabalho feito e a forma como evoluiu. São pequenas melhorias que foram aplicadas e que no geral conseguem dar uma nova vida ao Firefox, não apenas melhorando a performance, mas a própria estabilidade geral do browser. A maior delas está no fim da utilização de apenas um núcleo dos processadores, passando agora a usar a totalidade destes recursos. Na verdade o objetivo da Mozilla é tornar o Firefox mais rápido que o browser mais usado e isso parece ter sido alcançado. Num teste real, que podem ver no vídeo abaixo, o Chrome acaba por ser constantemente batido pelo novo Firefox, prometendo muito para os utilizadores. O trabalho da Mozilla incidiu na melhoria da gestão de memória, aproveitando o processamento dos vários núcleos. Esta melhoria consegue fazer com que o Firefox tenha consumos de RAM 30% inferiores ao Chrome. Há ainda um novo motor de CSS, mais rápido e mais eficiente. Estas novidades vão chegar já no dia 14 de novembro, data prevista para o lançamento da versão final do Firefox 57. Até lá o novo Firefox vai estar em testes e a limar as últimas arestas. Esperam-se dias difíceis para o Chrome, isto se a Mozilla cumprir o que prometeu para esta versão. Fonte: https://pplware.sapo.pt/browsers/firefox-arrasar-chrome/
Apple apresenta o melhor iPhone de sempre
A Apple revelou os três novos iPhones, no passado dia 12, na apresentação que teve lugar no Teatro Steve Jobs, do novo Apple Park. O mistério foi, finalmente, revelado e chegam assim, carregados de tecnologia de ponta, os iPhone 8, 8 Plus e, ainda, o iPhone X. 🆒 Neste último modelo, o X – ou dez, como homenagem ao primeiro iPhone, lançado em 2007 – a Apple desafiou a tecnologia de vanguarda utilizada em smartphones e gadgets, no geral. Apesar de a Apple adotar tecnologias usadas, há já vários anos, por outras marcas, como o ecrã “edge to edge”, Face ID, carregamento sem fios, entre outras, a aposta da empresa, para estes novos equipamentos, foi na qualidade e melhoria destes aspetos. Será este o smartphone do futuro? A maioria dos fãs diz que sim. :D A partir de dia 3 de novembro, “diga olá ao futuro” com o iPhone X: Processador A11 Bionic Animojis – Emojis que mexem de acordo com as expressões faciais do utilizador Ecrã Super Retina, OLED e “Edge to edge” Resistente ao pó e à água Desaparecimento do botão Home O botão foi substituído por outros comandos, como o swipe up que, quando mais demorado, se transforma em multitasking Face ID – Substituto do Touch ID Câmara dupla de 12 megapíxeis Câmara frontal melhorada com novo modo de retrato, filtros e efeitos de luz Carregamento de energia sem fios Autonomia reforçada – A Apple afirma que o iPhone X tem mais duas horas de bateria Os novos iPhone 8 e 8 Plus também brilharam na apresentação (não só pelo revestimento de vidro ;)), embora as novidades não sejam tão marcantes como o X. Desde 2014 que a Apple presenteia os seus fãs com dois novos modelos de smartphones, sempre com algumas melhorias. O lançamento do 8 e do 8 Plus não foi exceção, com um novo processador - A11 Bionic (tal como o iPhone 😵, camâras de 12 MP, uma no caso do 8 e duas no 8 Plus e melhorias na captura de texturas e profundidade dos cenários. Também o Portrait Mode foi melhorado nestes novos modelos, resultado da inclusão da nova funcionalidade Portrait Lightening . Outra novidade destes dois smartphones é também poderem ser carregados via wireless. Saiba tudo sobre o iPhone X aqui, e explore todos os detalhes e diferenças entre o 8 e o 8 Plus aqui. Quer ser dos primeiros a ter um? Faça a pré-compra no site da NOS. :) É um fã incondicional do iPhone? Vai Comprar? Partilhe as suas experiências connosco. 🙂
MEO e NOS têm acesso à BD de clientes da EDP?
Se fez um contrato com a empresa de energia EDP e posteriormente foi contactado pela MEO ou NOS saiba que não foi uma coincidência! No âmbito de uma investigação, descobriu-se que as operadoras MEO e NOS estão a usar dados de clientes da EDP para conseguirem fidelizar clientes. A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) já confirmou ter conhecimento deste tipo de casos. A investigação foi realizada pelo jornal Expresso que descobriu que a MEO e NOS tiram proveito de dados de clientes da EDP para tentarem angariar novos clientes. De acordo com o jornal, várias pessoas são contactadas por estas operadoras a sugerir a subscrição de serviços de comunicações ou televisão após firmarem um contrato com a EDP Comercial. No caso da NOS, num caso relatado pelo jornal, a angariação de clientes foi feita pela empresa Randstad que é uma das empresas de referência nacional para recrutamento para trabalho temporário. A Randstad refere que as empresas que contratam os seus serviços é que fornecem “todos os contactos”. Num outro caso um cliente referiu ao jornal que foi contactado pela MEO e pela NOS, mesmo tendo indicado no contrato com a EDP que não pretendia que os seus dados fossem partilhados por terceiros. De acordo com uma fonte da empresa de energia, a EDP faz a “salvaguarda dos dados” dos clientes e que acessos ilegais a estas informações são reportados às autoridades. A CNPD sabe que a elétrica levou a cabo uma investigação interna relacionada com este tipo de casos, e que foram apresentadas queixas às autoridades. Fonte: https://pplware.sapo.pt/informacao/meo-nos-acesso-bd-clientes-da-edp/
Do bigger things – Samsung Galaxy Note8
Do bigger things – Samsung Galaxy Note8 Cinco meses depois do lançamento do Samsung Galaxy S8 e um ano depois do "explosivo" Note7, a Samsung volta a apostar forte na gama alta de telemóveis com o lançamento do Galaxy Note8. Chega às lojas no dia 15 de Setembro, com um design semelhante ao Samsung Galaxy S8. Mantém o ecrã infinito, contudo aumenta o tamanho para 6.3", o maior ecrã criado para um equipamento da gama Note, mas que se adapta perfeitamente à mão. Tal como nos modelos anteriores, o telemóvel traz a S-Pen, com a qual pode desenhar os seus próprios emojis ou criar notas com o ecrã desligado. Parece interessante? Veja o vídeo de apresentação: Pela primeira vez na sua história, a Samsung produz um equipamento com duas câmaras traseiras (12MP), com estabilizador de imagem. Com isto, pode utilizar o modo focagem em direto, ou usar o modo de dupla captura em que são tiradas duas fotografias, uma mais aproximada, outra afastada onde pode ver o cenário envolvente. A câmara frontal tem uma resolução de 8MP. Com um processador Exynos 8895, 6GB de RAM, a empresa coreana destaca a sua placa de rede que garante velocidades até 1Gbps de download! Outro dos destaques deste equipamento é o multitasking, onde pode utilizar duas apps ao mesmo tempo. Conheça aqui todas as especificações do equipamento, e se gostou tanto que tem de o comprar já, vá à nossa Loja Online. O que acha deste equipamento? Não perca também o nosso artigo sobre os novos iPhones!
O que podemos esperar do novo iPhone?
No ano em que o iPhone festeja o seu 10º aniversário, a Apple prepara-se para lançar um novo modelo, tema que gera sempre grande ruído da imprensa internacional. O equipamento que se tornou um “status” começa a perder “território” para o mercado Android. Marcas como Samsung e Huawei, ou até mesmo a mais recente Xiaomi, estão a conseguir impor-se no mercado. A baixa no ranking de vendas do famoso aparelho, deve-se à qualidade oferecida por outras marcas por um valor mais atrativo. Os rumores falam sobre algumas das apostas da marca para o novo telemóvel, que vão ao encontro de algumas caraterísticas já presentes em muitos outros equipamentos lançados no mercado. O que mostra um à vontade em seguir as pisadas da atualidade, não só no software mas principalmente no hardware De todas as grandes mudanças, as mais esperadas são em torno do seu aspeto visual. Quanto é que vai custar o novo iPhone? Não sabemos, ninguém sabe, espera-se um valor inferior a 1000 €, provavelmente entre 850 € a 900 €. Parece que a Apple tem por base os preços praticados pela Samsung em relação ao modelo S8. Para quando o lançamento do mais recente iPhone? Fala-se que só irá acontecer em outubro ou novembro. Por culpa dos fornecedores, este ano a Apple não avança a novidade em setembro. Ontem iniciou mais uma semana WWDC, uma conferência dada pela Apple, e destinada a revelar as novidades aos seus programadores e ao público. Muitas boas novas vieram, mas o tão esperado iPhone não foi mencionado. Ansiosos pelo lançamento? Vão comprar?
Android Oreo: Saiba se o seu smartphone vai receber a atualização.
A versão mais recente do Android foi apresentada no passado dia 21 de agosto. O Android Oreo traz várias novidades, como por exemplo, Picture-in-Picture, as Notification dots, o Autofill e o Smart Text Selection. Ao nível da segurança foram também implementadas várias melhorias. Mas quais os smartphones que podem vir a receber o Android Oreo? Veja se o seu equipamento está na lista. No mercado existem milhares de modelos de smartphones. Como é natural, muitos deles já não vão receber a última atualização do Android. Alguns por falta de “capacidade”, outros porque simplesmente os fabricantes não vão disponibilizar a atualização. O Android Oreo traz várias novidades das quais se destacam: Inicialização mais rápida Autofill nativo Novo modo multitarefa Novas áreas de notificação Várias melhorias ao nível da segurança Melhor gestão da bateria Mais e renovados Emojis Atualizações mais rápidas etc Hoje disponibilizamos uma lista provisória e não definitiva, publicada aqui, dos smartphones que podem vir a receber o novo Android Oreo. Veja se o seu terminal consta da lista. Google: Google Pixel. Google Pixel XL. Google Pixel 2. Google Pixel C. Google Nexus Player. Nexus 5X. Nexus 6P. Samsung: Samsung Galaxy S8 (G950F, G950W). Samsung Galaxy Note 8. Samsung Galaxy S8 Plus (G955,G955FD). Samsung Galaxy S7 Edge (G935F, G935FD, G935W8). Samsung Galaxy S7 (G930FD, G930F, G930, G930W8). Samsung Galaxy A3 ( 2017)(A320F). Samsung Galaxy A5 ( 2017)(A520F). Samsung Galaxy A7 ( 2017)(A720F, A720DS). Samsung Galaxy A8 ( 2017)(A810F, A810DS). Samsung Galaxy C9 Pro. Samsung Galaxy J7v. Samsung Galaxy J7 Max (2017). Samsung Galaxy J7 Pro (2017). Samsung Galaxy J7 Prime (G610F, G610DS, G610M/DS). Samsung Galaxy A9 (2016) (SM-A9100). Samsung Galaxy A7 (2016) (A710F, A710DS). Samsung Galaxy A5 (2016) (A510DS, A510F). Samsung Galaxy A8 (2016) (A810F, A810DS). Samsung Galaxy Note FE. Motorola: Moto G5 Plus (XT1684, XT1685, XT1687). Moto G5. Moto G4 Plus. Moto G4. Moto Z (XT1635-03). Moto Z2 Play. Moto Z Play. Moto Z Style. Moto Z Force. LG: LG G6 (H870, H870DS, US987). LG G5 (H850, H858, US996, H860N). LG V30. LG V20 (H990DS, H990N, US996). LG V10 (H960, H960A, H960AR). LG Q8. LG Q6. LG X Venture. LG Pad IV 8.0. Huawei: Huawei P10 (VTR-L09, VTRL29, VTR-AL00, VTR-TL00). Huawei P10 lite (Lx1, Lx2, Lx3). Huawei Honor 9 (AL00, AL10, TL10). Huawei P8 Lite 2017 (Huawei P9 Lite (2017), Huawei Honor 8 Lite, Huawei Nova Lite, Huawei GR3 (2017). Huawei Nova 2 (PIC-AL00). Huawei Nova 2 Plus (BAC-AL00). Huawei Honor 8 Pro. Huawei P10 Plus. Huawei Mate 9 Porsche Design. Huawei Mate 9. Huawei Mate 9 Pro. Huawei P9. ASUS: Asus ZenFone 4 (ZE554KL). Asus ZenFone Pro (ZS551KL). Asus ZenFone 4 Max (ZC520KL). Asus ZenFone 4 Max Pro (ZC554KL). Asus ZenFone 4 Selfie (ZD553KL). Asus ZenFone 4 Selfie Pro (ZD552KL). Asus Zenpad Z8s (ZT582KL). Asus Zenfone Go (ZB552KL). Asus Zenfone Live (ZB501KL). Asus Zenfone 3s Max. Asus Zenfone AR. Asus Zenfone 3 Zoom. Asus Zenfone 3 Max. Asus Zenfone 3 Deluxe 5.5. Asus Zenfone 3 Laser. Asus Zenfone 3. Asus Zenfone 3 Ultra. Asus ZenPad Z8s. Asus ZenPad 3s 8.0. Asus ZenPad 3s 10. Asus ZenPad Z10. Acer: Acer Iconia Talk S. Acer Liquid Z6 Plus. Acer Liquid Z6. Acer Liquid X2. Acer Liquid Zest. Acer Liquid Zest Plus. Lenovo: Lenovo Zuk Edge. Lenovo P2. Lenovo K6 . Lenovo K6 Note. Lenovo K6 Power. Lenovo Zuk Z2. Lenovo Zuk Z2 Plus. Lenovo Zuk Z2 Pro. Lenovo A6600 Plus. Sony: Sony Xperia XZ Premium (G8141, G8142). Sony Xperia L1 (G3311, G3312, G3313). Sony Xperia XZS (G8231, G8232). Sony Xperia XA1 (G3121, G3123, G3125, G3116, G3123). Sony Xperia XZ (F8331, F8332). Sony Xperia XA1 Ultra (G3221, G3212, G3223, G3226). Sony Xperia XA Ultra. Sony Xperia XA. Sony Xperia XA Ultra. Sony Xperia XA. Sony Xperia X Performance. Sony Xperia Z5 Premium. Sony Xperia Z5. Sony Xperia X (F5121, F5122). Sony Xperia X Compact. Sony Xperia E5. HTC: HTC U11. HTC U Ultra. HTC U Play. HTC Desire 10 Pro. HTC Desire 10 Lifestyle. HTC 10 Evo. HTC 10. ZTE: ZTE Axon 7. ZTE Axon 7 Mini. ZTE Blade V8. ZTE Blade V7. ZTE Axon Pro. ZTE Axon 7s. ZTE Nubia Z17. ZTE Max XL. ZTE Axon Elite. ZTE Axon Mini. Nokia: Nokia 3. Nokia 5. Nokia 6. Nokia 8. Xiaomi: Xiaomi Mi 6. Xiaomi Redmi Note 5. Xiaomi Redmi Pro 2. Xiaomi Mi 5s. Xiaomi Redmi Note 4. Xiaomi Mi Max. Xiaomi Mi Max 2. Xiaomi Mi 5s Plus. Xiaomi Mi Note 2. Xiaomi Mi Mix. Xiaomi Mi 5X. Xiaomi Redmi 5A. OnePlus: OnePlus 5. OnePlus 3T. OnePlus 3. BlackBerry KeyOne Fonte: https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/android-saiba-smartphone-vai-receber-atualizacao/
Deco denuncia campanha ilegal da Meo
A Deco considera ilegal a campanha que a Meo está a fazer, na qual oferece Internet aos clientes em agosto, mas obriga a pagar após essa data se não rescindirem, e já denunciou o caso ao regulador. Nos últimos dias os clientes da MEO receberam uma SMS que informa que o cliente “ganhou” 2GB adicionais de Internet Grátis até ao final de agosto, como prémio pela sua preferência (supostamente pela operadora). Aparentemente parece uma boa notícia, só que, neste caso, o cliente terá de estar atento para depois de rescindir este serviço. A DECO informou que tem recebido várias denúncias relativamente a este assunto e considera esta campanha ilegal. A MEO enviou uma SMS aos seus clientes a oferecer 2GB de Internet adicional pela preferência destes pela operadora. Segundo a informação, após o dia 31 de agosto, os clientes podem manter os 2GB extra com desconto garantido de 60% (apenas 3,98 Eur/mes), por todos os cartões do pacote e durante 24 meses. Até aqui tudo bem, mas, na SMS, é referido que “se preferir não beneficiar destas vantagens, ligue grátis 800200023”. Ora isto significa que terá de ser o cliente a rescindir um serviço que nem sequer subscreveu. Em declarações à Lusa, Ana Sofia Ferreira, da associação de defesa do consumidor, revelou que nos últimos dias a DECO tem recebido dezenas de contactos e queixas a propósito da SMS enviada pela Meo. Ana Sofia Ferreira explicou ainda que a lei proíbe “claramente” às operadoras a cobrança de qualquer serviço não solicitado e que a ausência de resposta do consumidor não vale como consentimento, pelo que a Meo não pode, a partir de 31 de agosto, cobrar 3,98 euros por um serviço que os clientes não pediram, mesmo se estes não o cancelarem entretanto. A Deco diz ter já enviado uma denúncia desta situação à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), solicitando sanções para a operadora MEO e que corrija tal campanha. Nota: Espero bem que a NOS também nao tenha a infeliz ideia, de fazer uma campanha parecida. Fonte: https://pplware.sapo.pt/informacao/sms-da-meo-originou-varias-denuncias/
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