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Problemas com jogos online


Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?

João H. 1 ano atrás

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

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514 Comentários

@Guimas boas em servidores portugueses aparece-me 12

12 ms é excelente. Qual o problema?

é excelente com velocidade média de 950 mb? 

em servidores portugueses deveria ter de 7 a 8 que é o que dá no speed test, tenho gente em diferentes operadoras a jogar a 5/6

mas o meu maior problema atualmente é em servidores alemães que antigamente jogava entre 48 a 50 ms e desde a semana passada ando com 60 70, dai ter vindo perguntar aqui poderia ser alguma manutenção ou algo parecido mas pelos vistos não, como aqui não consigo resolver o problema so me resta ligar a assistencia amanhã :\

A assistência não presta apoio digo-te já. Não dá para melhorar o ping.

Mas se ele esteve bom como não melhoram? 🤔

Boa tarde, existe alguma previsão quanto à resolução dos problemas de routing no jogo Final Fantasy XIV? 

 

O problema persiste desde há quase 4 meses agora, e infelizmente a diferença de ping é tão elevada que o jogo torna-se impossível de jogar (240-260ms em média). É tão mau que tive que parar de jogar durante uns meses à espera que melhorasse, mas tanto tempo começa a tornar-se um pouco ridículo. 

 

Pior ainda é que não apetece nada pagar por uma subscrição de VPN para apenas ver o problema a ser resolvido no dia seguinte, o que essencialmente seria queimar dinheiro.

 

Compreendo que o problema não pode ser resolvido unilateralmente pela NOS, mas esperava que em 4 meses houvesse pelo menos alguma melhoria ou qualquer feedback para dar aos clientes. Estamos a falar de um jogo que ainda assim é muito popular.

Reputação 2

Somos bastantes na mesma situação que tu..

Boa tarde, existe alguma previsão quanto à resolução dos problemas de routing no jogo Final Fantasy XIV? 

 

O problema persiste desde há quase 4 meses agora, e infelizmente a diferença de ping é tão elevada que o jogo torna-se impossível de jogar (240-260ms em média). É tão mau que tive que parar de jogar durante uns meses à espera que melhorasse, mas tanto tempo começa a tornar-se um pouco ridículo. 

 

Pior ainda é que não apetece nada pagar por uma subscrição de VPN para apenas ver o problema a ser resolvido no dia seguinte, o que essencialmente seria queimar dinheiro.

 

Compreendo que o problema não pode ser resolvido unilateralmente pela NOS, mas esperava que em 4 meses houvesse pelo menos alguma melhoria ou qualquer feedback para dar aos clientes. Estamos a falar de um jogo que ainda assim é muito popular.

 

Reputação 7
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Altere os DNS para o da google

Como o @chopin359 disse acima, estes problemas arrastam-se há meses. Estava por volta dos 140ms de ping e disparou para os 220ms assim que os servidores europeus tiveram a sua expansão e mudaram de IP.
Já andei de trás para a frente quer com o apoio ao cliente da Square Enix, que indicam que a culpa é do ISP e que não conseguem fazer nada.
Aqui está um trace route efetuado hoje pelas 22:00 para o servidor europeu Light do FFXIV.

Tracing route to 80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  NOSDRIVE [192.168.1.1]
  2     6 ms     7 ms     7 ms  10.20.127.254
  3     7 ms     6 ms     7 ms  10.137.200.17
  4     9 ms     6 ms     9 ms  10.255.48.82
  5     6 ms     7 ms     6 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   107 ms   106 ms   106 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   107 ms   105 ms   107 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   111 ms   111 ms   111 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   112 ms   112 ms   112 ms  if-ae-66-9.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.20]
 11   103 ms   104 ms   103 ms  63.243.186.19
 12   102 ms   102 ms   102 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 13   221 ms   222 ms   222 ms  rest-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.141.244]
 14   220 ms   232 ms   220 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.158]
 15     *      183 ms     *     ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.133.238]
 16   208 ms   208 ms   207 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 17   234 ms   237 ms   234 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.114.99]
 18     *        *        *     Request timed out.
 19   223 ms   219 ms   219 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 20   220 ms     *      220 ms  80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241]
 21   219 ms   222 ms   218 ms  80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]

Trace complete.

 

Como podem ver, cerca de 220ms de ping, está a passar por Nova Iorque para chegar a um servidor localizado na Alemanha.
 @Olaf como sugeriste já tentei vários DNS (Google, OpenDNS, Cloudflare DNS, o DNS default da NOS) e todos dão o mesmo resultado.

Já tentei de tudo. NOS eu entendo que o problema possa ser por causa de uma empresa externa responsável pelo routing como tinham dito anteriormente. Existe alguma atualização sobre o assunto?
 

Adivinhem quem é o unico utilizador da nos? 

ridiculo isto -1 cliente nos proximos dias 

Reputação 2

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

@Mário P.@João H. O problema foi reportando em Abril e isto foi dito há quase 2 meses e as coisas estão pior do que nunca, há de facto algum update sobre a situação porque as coisas não estão de facto a ser resolvidas.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Certo, mas isto já tinha sido dito há 1 mês e meio atrás, correcto? E no entanto na minha FC (guild) tuga, os 4 jogadores que usam NOS continuam com o mesmo problema, sendo de cidades diferentes. O quão gradual se prevê esta solução?

Reputação 2

@João H.

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Certo, mas isto já tinha sido dito há 1 mês e meio atrás, correcto? E no entanto na minha FC (guild) tuga, os 4 jogadores que usam NOS continuam com o mesmo problema, sendo de cidades diferentes. O quão gradual se prevê esta solução?

@João H.  Exacto, quando é que isso foi feito? Para mim e suponho que para os restantes continua tudo igual. Tracert feito agora 13.08.2022

Tracing route to 80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.1.1
  2     *        *        *     Request timed out.
  3     3 ms     3 ms     2 ms  10.137.240.190
  4     4 ms     4 ms     3 ms  10.255.48.82
  5     3 ms     3 ms     3 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   118 ms   115 ms   112 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   120 ms   120 ms   119 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   122 ms   126 ms   125 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   118 ms   115 ms   119 ms  if-ae-66-9.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.20]
 11   122 ms   123 ms   123 ms  63.243.186.19
 12   119 ms   120 ms   121 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 13     *      191 ms     *     ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.112.245]
 14   198 ms   198 ms   198 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 15   204 ms   204 ms   204 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.139]
 16     *        *        *     Request timed out.
 17   207 ms   207 ms   207 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 18   206 ms     *      206 ms  80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241]
 19   205 ms   204 ms   205 ms  80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101]

Enquanto o Routing for até ao Reino unido, Nova York para chegar ao destino final na Alemanha não há grande optimização a fazer.

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Obrigado por esta comunicação, das partes mais frsutrantes desta situação inteira foi a falta de comunicação na parte da NOS.

Mas por favor entendão que isto é uma situação que já acontece há 4 mêses. Eu pessoalmente estou a pagar por um VPN para poder jogar este jogo, e não quero pagar mais mêses para continuar a jogar um jogo que pessoas de outras companihas têm zero problemas a jogar.

Por isso como os outros utilizadores perguntaram têm alguma ideia de quando iisto vai começar a afetar todos os utilizadores e se há alguma maneira de sabermos se já foi feita essa optimização para cada cliente em especifico? 

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Obrigado, @João H. pela atualização relativamente à situação. Mas de facto, como outros utilizadores já disseram, a situação continua igual. Deixo mais um trace route efetuado às 14:35 de 16/08/2022, onde se verifica a situação do costume.

Tracing route to 80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  NOSDRIVE [192.168.1.1]
  2     6 ms     6 ms     7 ms  10.20.127.254
  3     7 ms     6 ms     6 ms  10.137.200.17
  4     8 ms     8 ms     8 ms  10.255.48.82
  5     8 ms     6 ms     6 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   112 ms   116 ms   111 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   101 ms   102 ms   102 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   112 ms   112 ms   112 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   102 ms   102 ms   103 ms  if-ae-66-9.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.20]
 11   106 ms   106 ms   109 ms  63.243.186.19
 12   111 ms   107 ms   106 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 13   218 ms   220 ms   218 ms  rest-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.141.244]
 14   219 ms   219 ms   219 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.158]
 15     *      181 ms     *     ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.133.238]
 16   210 ms   210 ms   210 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 17   220 ms     *      218 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.114.99]
 18     *        *        *     Request timed out.
 19   227 ms   220 ms   220 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 20   220 ms   220 ms     *     80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241]
 21   217 ms   218 ms   218 ms  80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]

Trace complete.

Existe alguma previsão de quão gradual esta atualização vai ser?

Reputação 2

19.08.2022 Tudo na mesma.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Compreendemos o que nos indicam. 

No entanto, infelizmente, a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS. Estamos a verificar a situação, internamente. 

Se tivermos novidades, partilharemos convosco. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +4

Bom dia a todos, 

Compreendemos o que nos indicam. 

No entanto, infelizmente, a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS. Estamos a verificar a situação, internamente. 

Se tivermos novidades, partilharemos convosco. 
Obrigado

é um mistério isso, deveriam verificar porque só acontece este problema na NOS e nos outros operadores não há estas limitações.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos, @dxnog

Sim, estamos a verificar a questão levantada. Assim que tínhamos novidades, partilharemos. 😀

Obrigado

Reputação 1

Reparei que a situação voltou ao infeliz normal, do routing aberrante. Reparei também que, novamente, este routing está a ser feito através dos data centers da Tata Communications, algo que parou de ser feito quando o problema aparentou estar resolvido ou consideravelmente melhor.

Reputação 1

Agradecemos, @dxnog

Sim, estamos a verificar a questão levantada. Assim que tínhamos novidades, partilharemos. 😀

Obrigado

Nenhuma novidade?

Reputação 1

Não precisam ter pressa em resolver este assunto, ainda só passaram uns 6 meses, nada de mais...

Olá bom dia,

Estou a criar uma nova questão porque as semelhantes que vi neste fórum já têm alguns anos. 

Troquei recentemente o seu serviço de TV+NET+VOZ para a NOS (tinha MEO) e infelizmente não estou a ter uma boa experiência na parte de gamming. O meu problema é quando uso a PS4 para jogos multiplayer. Deteto um ping consideravalmente alto para o que customava ter na MEO, com um ping de 70-80ms, chegando às vezes a 100ms, quando na MEO tinha sempre 30-40ms (para o mesmo jogo, naturalmente). Pior que isso, pois um ping de 70-80ms ainda se aguenta, é que existe um problema qualquer com a ligação que está frequentemente a quebrar durante o jogo, o que faz com que seja expulso na sala. 

A internet no meu computador é boa e rápida. O problema é só mesmo no gaming online. Ainda assim noto que o teste de velocidade de internet que a PS4 disponibiliza resulta sempre em velocidades muito menores que no meu portátil. 

Quando este problema começou liguei para o apoio técnico que como solução instalou uma configuração no router mais adequada ao gamming. Fiquei com a sensação que durante alguns dias o serviço melhorou, mas os problemas já voltaram.

 

Tenho o serviço “Internet Fixa 500Mbps - 100Mbps”, com o “Router 5.0_v2”.
 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Agradecemos todos os reports que nos ajudam a melhor compreender o que se passa e endereçar para conseguirmos intervir. 

A rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.

Lamentamos o transtornos. Agradecemos a compreensão. 
Obrigado 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @mwon
Movemos o seu comentário para o artigo onde esclarecemos a questão. 
Obrigado

Olá boa tarde @Mário P. 

Pode esclarecer o seu comentário? É que não percebi se me vão apresentar alguma solução. Eu não tinha quaisquer dos problemas que reportei quando usava o serviço MEO. A única coisa que mudou entre os dois cenários foi apenas e unicamente o meu serviço de ISP (agora com a NOS).

Reputação 3

Boa tarde a todos, 

Agradecemos todos os reports que nos ajudam a melhor compreender o que se passa e endereçar para conseguirmos intervir. 

A rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.

Lamentamos o transtornos. Agradecemos a compreensão. 
Obrigado 

E é algo que a NOS têm que contactar a empresa respetiva para arranjar as rotas corretas.

É uma empresa alemã foi o que me foi dito pelo Suporte interno quando contactei tanto que me passaram para a equipa interna.

O serviço da Nos e Networking passa tudo por esta empresa e a Nos respetivamente tem que contactar para tratar de este problema.

Estava tudo bem antes e ouve alguma mudança que provavelmente foi um erro. E esse erro tem de ser revertido.

Vão 6meses com isto.

Há uma rota nova adicionada que direciona a conecção aos Servidores da Square Enix Final Fantasy 14 Europeus (Situados na alemanha) Para Nova York, o que faz toda a gente aqui neste Thread queixar-se de problemas por ter Mais de *205ms* o que é uma experiência horrível. 

Mais uma vez, passem esta informação para as equipas necessárias. Mais de 20 pessoas aqui se queixam do mesmo problema e vocês andam só em circulo com a gente e muitas vezes nem respondem passam dias.

É inaceitável pagar um serviço de 60+ Euros e estar com este problema faz agora 6 meses, e vocês Lamentam-se em vez de tratarem do problema e puxar este problema como PRIORIDADE para os respetivos clientes sendo que somos mais de 20 pessoas aqui já.

Reputação 1

Sublinho o que foi dito pelo Micael João.

 

Nós, como já fomos partilhando ao longo do tópico, já partilhámos o máximo de informação possível.

 

Ao fazer um traceroute, como já vários foram colocados ao longo das catorze páginas, quase todas dedicadas a este assunto, é possível ver que o routing é feito através do data center da Tata Communications e é através daí que está a ser feito um routing desadequado, enviando os pacotes para Nova Iorque, ao contrário do routing normal europeu.

 

Reitero algo mais: isto não acontece em mais NENHUM provedor de internet nacional. Assim sendo, acho que é claro de ver que algo de errado se passa do lado da NOS ou das empresas com quem trabalha.

 

Nós somos clientes da NOS, portanto estas empresas não trabalham para nós e, como tal, também não são muito receptivas a dar informação. Como tal, é a NOS que tem de tratar do problema.

 

Aqui só existem dois caminhos: ou a NOS mostra-se competente e resolve o problema, ou então irá começar a perder clientes. Podem não ser muitos, mas ninguém gosta de perder dinheiro, presumo. Eu, pelo menos, da última vez que perdi uma nota de dez até que fiquei consideravelmente melindrado. Imagino perder centenas de euros.

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