Problemas com jogos online



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346 Comentários

@Guimas sim é coaxial 🤔

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Boa tarde @JoaoAlves111666, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde outros utilizadores indicam dificuldades semelhantes. 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

@JoaoAlves111666, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos ajudar. 
Obrigado

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@Guimas boas em servidores portugueses aparece-me 12

Liga para o apoio técnico talvez tenham de ir aí a casa ver isso ou então se for coaxial então é sobrecarga 

Apoio técnico não verifica questões de ping, e não existe sobrecarga em coaxial.

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@Guimas boas em servidores portugueses aparece-me 12

12 ms é excelente. Qual o problema?

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@Guimas boas em servidores portugueses aparece-me 12

12 ms é excelente. Qual o problema?

é excelente com velocidade média de 950 mb? 

em servidores portugueses deveria ter de 7 a 8 que é o que dá no speed test, tenho gente em diferentes operadoras a jogar a 5/6

mas o meu maior problema atualmente é em servidores alemães que antigamente jogava entre 48 a 50 ms e desde a semana passada ando com 60 70, dai ter vindo perguntar aqui poderia ser alguma manutenção ou algo parecido mas pelos vistos não, como aqui não consigo resolver o problema so me resta ligar a assistencia amanhã :\

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@Guimas boas em servidores portugueses aparece-me 12

12 ms é excelente. Qual o problema?

é excelente com velocidade média de 950 mb? 

em servidores portugueses deveria ter de 7 a 8 que é o que dá no speed test, tenho gente em diferentes operadoras a jogar a 5/6

mas o meu maior problema atualmente é em servidores alemães que antigamente jogava entre 48 a 50 ms e desde a semana passada ando com 60 70, dai ter vindo perguntar aqui poderia ser alguma manutenção ou algo parecido mas pelos vistos não, como aqui não consigo resolver o problema so me resta ligar a assistencia amanhã :\

A assistência não presta apoio digo-te já. Não dá para melhorar o ping.

@Guimas boas em servidores portugueses aparece-me 12

12 ms é excelente. Qual o problema?

é excelente com velocidade média de 950 mb? 

em servidores portugueses deveria ter de 7 a 8 que é o que dá no speed test, tenho gente em diferentes operadoras a jogar a 5/6

mas o meu maior problema atualmente é em servidores alemães que antigamente jogava entre 48 a 50 ms e desde a semana passada ando com 60 70, dai ter vindo perguntar aqui poderia ser alguma manutenção ou algo parecido mas pelos vistos não, como aqui não consigo resolver o problema so me resta ligar a assistencia amanhã :\

A assistência não presta apoio digo-te já. Não dá para melhorar o ping.

Mas se ele esteve bom como não melhoram? 🤔

Boa tarde, existe alguma previsão quanto à resolução dos problemas de routing no jogo Final Fantasy XIV? 

 

O problema persiste desde há quase 4 meses agora, e infelizmente a diferença de ping é tão elevada que o jogo torna-se impossível de jogar (240-260ms em média). É tão mau que tive que parar de jogar durante uns meses à espera que melhorasse, mas tanto tempo começa a tornar-se um pouco ridículo. 

 

Pior ainda é que não apetece nada pagar por uma subscrição de VPN para apenas ver o problema a ser resolvido no dia seguinte, o que essencialmente seria queimar dinheiro.

 

Compreendo que o problema não pode ser resolvido unilateralmente pela NOS, mas esperava que em 4 meses houvesse pelo menos alguma melhoria ou qualquer feedback para dar aos clientes. Estamos a falar de um jogo que ainda assim é muito popular.

Reputação 2

Somos bastantes na mesma situação que tu..

Boa tarde, existe alguma previsão quanto à resolução dos problemas de routing no jogo Final Fantasy XIV? 

 

O problema persiste desde há quase 4 meses agora, e infelizmente a diferença de ping é tão elevada que o jogo torna-se impossível de jogar (240-260ms em média). É tão mau que tive que parar de jogar durante uns meses à espera que melhorasse, mas tanto tempo começa a tornar-se um pouco ridículo. 

 

Pior ainda é que não apetece nada pagar por uma subscrição de VPN para apenas ver o problema a ser resolvido no dia seguinte, o que essencialmente seria queimar dinheiro.

 

Compreendo que o problema não pode ser resolvido unilateralmente pela NOS, mas esperava que em 4 meses houvesse pelo menos alguma melhoria ou qualquer feedback para dar aos clientes. Estamos a falar de um jogo que ainda assim é muito popular.

 

Reputação 6
Crachá

Altere os DNS para o da google

Como o @chopin359 disse acima, estes problemas arrastam-se há meses. Estava por volta dos 140ms de ping e disparou para os 220ms assim que os servidores europeus tiveram a sua expansão e mudaram de IP.
Já andei de trás para a frente quer com o apoio ao cliente da Square Enix, que indicam que a culpa é do ISP e que não conseguem fazer nada.
Aqui está um trace route efetuado hoje pelas 22:00 para o servidor europeu Light do FFXIV.

Tracing route to 80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  NOSDRIVE [192.168.1.1]
  2     6 ms     7 ms     7 ms  10.20.127.254
  3     7 ms     6 ms     7 ms  10.137.200.17
  4     9 ms     6 ms     9 ms  10.255.48.82
  5     6 ms     7 ms     6 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   107 ms   106 ms   106 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   107 ms   105 ms   107 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   111 ms   111 ms   111 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   112 ms   112 ms   112 ms  if-ae-66-9.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.20]
 11   103 ms   104 ms   103 ms  63.243.186.19
 12   102 ms   102 ms   102 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 13   221 ms   222 ms   222 ms  rest-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.141.244]
 14   220 ms   232 ms   220 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.158]
 15     *      183 ms     *     ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.133.238]
 16   208 ms   208 ms   207 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 17   234 ms   237 ms   234 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.114.99]
 18     *        *        *     Request timed out.
 19   223 ms   219 ms   219 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 20   220 ms     *      220 ms  80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241]
 21   219 ms   222 ms   218 ms  80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]

Trace complete.

 

Como podem ver, cerca de 220ms de ping, está a passar por Nova Iorque para chegar a um servidor localizado na Alemanha.
 @Olaf como sugeriste já tentei vários DNS (Google, OpenDNS, Cloudflare DNS, o DNS default da NOS) e todos dão o mesmo resultado.

Já tentei de tudo. NOS eu entendo que o problema possa ser por causa de uma empresa externa responsável pelo routing como tinham dito anteriormente. Existe alguma atualização sobre o assunto?
 

Adivinhem quem é o unico utilizador da nos? 

ridiculo isto -1 cliente nos proximos dias 

Reputação 2

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

@Mário P.@João H. O problema foi reportando em Abril e isto foi dito há quase 2 meses e as coisas estão pior do que nunca, há de facto algum update sobre a situação porque as coisas não estão de facto a ser resolvidas.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Certo, mas isto já tinha sido dito há 1 mês e meio atrás, correcto? E no entanto na minha FC (guild) tuga, os 4 jogadores que usam NOS continuam com o mesmo problema, sendo de cidades diferentes. O quão gradual se prevê esta solução?

Reputação 2

@João H.

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Certo, mas isto já tinha sido dito há 1 mês e meio atrás, correcto? E no entanto na minha FC (guild) tuga, os 4 jogadores que usam NOS continuam com o mesmo problema, sendo de cidades diferentes. O quão gradual se prevê esta solução?

@João H.  Exacto, quando é que isso foi feito? Para mim e suponho que para os restantes continua tudo igual. Tracert feito agora 13.08.2022

Tracing route to 80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.1.1
  2     *        *        *     Request timed out.
  3     3 ms     3 ms     2 ms  10.137.240.190
  4     4 ms     4 ms     3 ms  10.255.48.82
  5     3 ms     3 ms     3 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   118 ms   115 ms   112 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   120 ms   120 ms   119 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   122 ms   126 ms   125 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   118 ms   115 ms   119 ms  if-ae-66-9.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.20]
 11   122 ms   123 ms   123 ms  63.243.186.19
 12   119 ms   120 ms   121 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 13     *      191 ms     *     ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.112.245]
 14   198 ms   198 ms   198 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 15   204 ms   204 ms   204 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.139]
 16     *        *        *     Request timed out.
 17   207 ms   207 ms   207 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 18   206 ms     *      206 ms  80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241]
 19   205 ms   204 ms   205 ms  80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101]

Enquanto o Routing for até ao Reino unido, Nova York para chegar ao destino final na Alemanha não há grande optimização a fazer.

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Obrigado por esta comunicação, das partes mais frsutrantes desta situação inteira foi a falta de comunicação na parte da NOS.

Mas por favor entendão que isto é uma situação que já acontece há 4 mêses. Eu pessoalmente estou a pagar por um VPN para poder jogar este jogo, e não quero pagar mais mêses para continuar a jogar um jogo que pessoas de outras companihas têm zero problemas a jogar.

Por isso como os outros utilizadores perguntaram têm alguma ideia de quando iisto vai começar a afetar todos os utilizadores e se há alguma maneira de sabermos se já foi feita essa optimização para cada cliente em especifico? 

Boa tarde a todos, 

Lamentamos o transtorno. 

Foi reaizada otimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Continuamos a acompanhar este tema internamente.

Obrigado

Obrigado, @João H. pela atualização relativamente à situação. Mas de facto, como outros utilizadores já disseram, a situação continua igual. Deixo mais um trace route efetuado às 14:35 de 16/08/2022, onde se verifica a situação do costume.

Tracing route to 80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  NOSDRIVE [192.168.1.1]
  2     6 ms     6 ms     7 ms  10.20.127.254
  3     7 ms     6 ms     6 ms  10.137.200.17
  4     8 ms     8 ms     8 ms  10.255.48.82
  5     8 ms     6 ms     6 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   112 ms   116 ms   111 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   101 ms   102 ms   102 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   112 ms   112 ms   112 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   102 ms   102 ms   103 ms  if-ae-66-9.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.20]
 11   106 ms   106 ms   109 ms  63.243.186.19
 12   111 ms   107 ms   106 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 13   218 ms   220 ms   218 ms  rest-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.141.244]
 14   219 ms   219 ms   219 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.158]
 15     *      181 ms     *     ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.133.238]
 16   210 ms   210 ms   210 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 17   220 ms     *      218 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.114.99]
 18     *        *        *     Request timed out.
 19   227 ms   220 ms   220 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 20   220 ms   220 ms     *     80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241]
 21   217 ms   218 ms   218 ms  80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]

Trace complete.

Existe alguma previsão de quão gradual esta atualização vai ser?

Reputação 2

19.08.2022 Tudo na mesma.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Compreendemos o que nos indicam. 

No entanto, infelizmente, a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS. Estamos a verificar a situação, internamente. 

Se tivermos novidades, partilharemos convosco. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +4

Bom dia a todos, 

Compreendemos o que nos indicam. 

No entanto, infelizmente, a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS. Estamos a verificar a situação, internamente. 

Se tivermos novidades, partilharemos convosco. 
Obrigado

é um mistério isso, deveriam verificar porque só acontece este problema na NOS e nos outros operadores não há estas limitações.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos, @dxnog

Sim, estamos a verificar a questão levantada. Assim que tínhamos novidades, partilharemos. 😀

Obrigado

Reputação 1

Reparei que a situação voltou ao infeliz normal, do routing aberrante. Reparei também que, novamente, este routing está a ser feito através dos data centers da Tata Communications, algo que parou de ser feito quando o problema aparentou estar resolvido ou consideravelmente melhor.

Reputação 1

Agradecemos, @dxnog

Sim, estamos a verificar a questão levantada. Assim que tínhamos novidades, partilharemos. 😀

Obrigado

Nenhuma novidade?

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