Skip to main content
Header
Kilobyte
March 5, 2018

Problemas com jogos online

Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?
    Resposta afixada por João H.

Bom dia a todos, 
    Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

551 Comentários

Kilobyte
    November 29, 2020

Aqui também está assim…

Mesmo assim com WTFast ligado consigo ter uma redução para metade mas torna-se injogavel com o aumento do packet loss 

oTonyStark
    Kilobyte
    November 30, 2020

Olá, hoje continua igual?

Kilobyte
    December 1, 2020

Olá, hoje continua igual?

sim, 

https://www.reddit.com/r/VALORANT/comments/k1cnpc/madrid_server_just_disappeared_and_i_have_70ms_on/

Byte
    December 1, 2020

ainda está com problemas.

Byte
    December 1, 2020

O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.

E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918

Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.

Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis. 

E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante. 

Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.

Guimas
    Super User
    Super User
    December 1, 2020

E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918

Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.

Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis. 

E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante. 

Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.

O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.

Byte
    December 2, 2020

Seria bom ter pelo menos uma resposta de alguem da NOS acerca deste problema mas ja estou a ver que por este andar vai estar complicado

Kilobyte
    December 3, 2020

O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.

RIOT usa os serviços da cloudflare é normal.

O problema tem haver com o que chama-se “routing issues”, já aconteceu anteriormente.

https://twitter.com/RiotZiegler/status/1262849284010938368?s=20

Abres um ticket no suporte do valorant, explicas o caso (com informações do teu provedor e IP).

Byte
    December 5, 2020

Passa-se o mesmo aqui deste lado também. Sempre com ping de 100 para cima nos servidores de Madrid mas com ping estável nos servidores de Paris, Frankfurt 1 e Londres...isto só começou desde a semana passada.

Tenho andado a investigar e em contacto e parece-me que o melhor mesmo é abrir ticket para o Valorant e esperar que eles entrem em contacto com a NOS para se ver este problema resolvido. 

Mário P.
    Gestor da comunidade
    December 5, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS @João Filipe Estrela
    Indique-nos, por favor, nota alguma dificuldade com o serviço de internet sem ser a jogar?

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.