Header

Problemas com jogos online


Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?

João H. 1 ano atrás

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

519 Comentários

Reputação 1

Não precisam ter pressa em resolver este assunto, ainda só passaram uns 6 meses, nada de mais...

Reputação 2

Mas estas pessoas estão a comentar sem saber o problema que estamos aqui a levantar? Desde quando é que pagar mais por outro serviço é uma “boa Solução”?

Reputação 2

Boa noite, estou com problemas em jogar um jogo específico desde a ultima sexta-feira ( Final Fantasy XIV ), em que o meu ping passou dos 40ms para 210ms constantemente, independentemente da parte do dia. A ligação é feita por cabo de rede e já realizei vários testes, a própria Square Enix forneceu-me várias soluções, incluindo abrir portas especificas no router, nada funcionou. Tenho pessoas conhecidas que também teem NOS e estão com o mesmo problema, sendo as mesmas de locais diferentes do país ( Lisboa, Algarve, etc.. ), portanto a meu ver, Sexta-Feira alguma coisa vocês alteraram no vosso sistema que provocou este problema e gostaria de saber quando o tencionam resolver. Como podem ver nas imagens abaixo, realizei vários testes de ping para o servidor do jogo, em que podem comprovar que o ping está demasiado alto ( servidores na Alemanha );

 

 

Dá-me a entender que criaram um problema de routing ao servidor do jogo, o que está a criar um lag tremendo. Neste momento tenho de estar a pagar uma aplicação para resolver esse problema de routing, algo que eu não deveria necessitar de fazer visto ser um problema da vossa parte.

 

Tentei ligar para o vosso apoio ao cliente, mas como esperado não me conseguiram ajudar em nada porque apenas resolvem problemas básicos, portanto venho expor aqui o meu problema na esperança de repararem nele e fazerem alguma coisa em relação a isso.

 

De mencionar que a própria internet tem várias falhas durante o dia, por vezes fico sem internet e tenho de reiniciar o router. O router que tenho foi adquirido recentemente na esperança de resolver alguns dos problemas de internet que tinha anteriormente, mas pelos vistos ainda ficou pior…. O equipamento é o seguinte:

 

Aguardo resposta.

 

Cumprimentos

Reputação 3


Sinceramente pergunto-me se mais vale ligar as empresas em si destacadas.

Sendo que a NOS não faz nada.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

Reputação 2

 A questão é mesmo no routeamento, se repararem está a ser enviada para PT-Uk-Nova york-Uk-FR-GER, quando o normal em qualquer outro servidor de dusseldorf seria PT-ES-FR-GR

 

Reputação 2

@Mário P.  Peço desculpa mas pelos vistos não têm acompanhado os posts que as pessoas têm colocado por aqui.

“ Da parte da PCmedic não me conseguiram ajudar e escalaram a situação para a parte técnica da NOS”. @Micael João 

“ Obrigado, mas não resolve o problema, não existe qualquer problema ao nível do router, a questão é mesmo no routeamento dentro do datacenter da NOS, o problema só pode ser resolvido pelos vossos administradores de redes, eu trabalho nessa área numa grande empresa em Portugal, e só não consigo resolver o problema, porque como é óbvio não trabalho para vocês logo não tenho forma de resolver o problema, esta questão tem de ser mesmo encaminhada para a vossa equipa de gestão de redes, o bottleneck está mesmo do vosso lado.” @Bruno Pereira_82 

Aqui está a solução, eu venho da Meo onde no site podemos fazer tickets e expor os nossos problemas e dai são reencaminhados para quem de direito para os solucionar, vocês não podem fazer o mesmo?

Reputação 2

Se realmente nada mudar durante estes próximos dias, também vou ser obrigado a mudar de operadora. É completamente rídiculo que tenham esta informação toda disponibilizada pelos clientes, sabem exatamente o dia e hora em que isto começou a acontecer A TODOS OS CLIENTES NOS, e mesmo assim são incapazes de sequer dar-se ao trabalho de verificar o problema... veem sempre com a história que o problema é do equipamento do cliente e que somos nós que temos de resolver isto.

Não dá para entender como é que uma empresa de telecomunicações não consegue sequer gerir o próprio sistema e verificar problemas mais detalhados, só sabem enviar respostas pré-feitas que não resolvem nada. Ridículo. Tanto mexem nas coisas que acabam por estragar mais do que melhorar, e os clientes que se lixem.

Também não entendo como é que teem aqui mais que provas que toda a gente que tem NOS está a sofrer do mesmo problema, e veem dizer que não encontraram problemas de latência aos servidores da Square Enix. Pergunto-me que raio de testes foram feitos e faz-me pensar que usaram um routeamento diferente do que os clientes teem...

Reputação 6
Crachá +2
Boas Nyx, pode partilhar um speedtest?
Reputação 5
Crachá +2
Calculo que já tenham ligado para o suporte técnico, tiveram alguma resposta deles?
Reputação 2

Boa tarde @Eira,

Agradecemos a sua mensagem. 

Detalhe-nos, por favor, de que forma podemos ajudar.

Obrigado 

De que forma podem ajudar? Talvez lerem os posts e repararem que o problema é igual para todos e que teem de resolver o problema de routeamento que o vosso servidor tem? Eu acho incrível como é que não há ninguém aqui da parte da NOS que se dê ao trabalho de passar isto para o departamento competente, andam aqui apenas a mandar areia para os olhos das pessoas…. Já passaram praticamente duas semanas e ainda nada foi resolvido, pelo que me dá a entender que a NOS não quer saber se perde clientes. Se fosse para aderir a um dos vossos serviços, de certeza que moviam mundos fundos para agarrar o cliente, mas depois para resolverem algum problema é só incompetência.

Reputação 1

FFXIV refere que existe problemas com perdas de pacotes, mas problema é com os ISP’s

Reputação 3

Eles estão a pedir que as pessoas enviem um ticket com o nome dos ISP’s e Copiar um TRACERT no ticket para eles contactarem os ISPS e resolver a situação. 

Sigam as instruções e mandem um ticket.

Reputação 2

Então quer dizer, até á duas semanas atrás estava tudo normal, e de repente todos começamos a ter o mesmo problema a fazer a ligação a esse servidor porque a NOS se lembrou de alterar alguma coisa, e o cliente é que se lixa? E adoro que digam que o VPN resolve, não devem saber que é pago. Realmente faz todo o sentido, pagar um programa para resolver um problema da operadora. Muito bom. Gente que vem aqui comentar e só falam de velocidades de internet, como se fosse esse o problema. O serviço não está a ser garantido a partir do momento em que existe um problema ÓBVIO da parte da operadora. Eu não quero saber da opinião de gente que vem aqui comentar e que se calhar nem sabe o que é o “ping” ou “routeamento”, quero é que alguem da NOS verifique este problema. De que me serve ter a velocidade contratada se depois não consigo ter uma ligação estável a outros servidores por problemas de routeamento? E a culpa é minha que esse problema exista? Tal como disse, joguei durante mais de 9 meses sem qualquer tipo de problema, e agora a NOS lembra-se de fazer alterações manhosas e o cliente é que se lixa.

 

Para estar a pagar por um VPN, mudo de operadora visto que só a NOS é que está com este problema e provavelmente até fico a pagar menos. Serviço vergonhoso...

Reputação 2

Falamos com a NOS, dizem que não há problema do lado deles, falamos com a Square, dizem que o Problema não é deles e para falarmos com o nosso ISP.

E é isto que temos, um Routing que era suposto ir PT-ES-FR-GER como é normal está a ir PT-UK-NY-UK-FR-GER .. Reino Unido e Nova York para Servidores na Alemanha.
No fim de contas a culpa não é de Ninguém mas nós é que andamos a pagar aos dois, e depois há recomendações para gastar ainda mais dinheiro em algo extra. Enfim

Reputação 3

Boa tarde a todos, 

Agradecemos todos os reports que nos ajudam a melhor compreender o que se passa e endereçar para conseguirmos intervir. 

A rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.

Lamentamos o transtornos. Agradecemos a compreensão. 
Obrigado 

E é algo que a NOS têm que contactar a empresa respetiva para arranjar as rotas corretas.

É uma empresa alemã foi o que me foi dito pelo Suporte interno quando contactei tanto que me passaram para a equipa interna.

O serviço da Nos e Networking passa tudo por esta empresa e a Nos respetivamente tem que contactar para tratar de este problema.

Estava tudo bem antes e ouve alguma mudança que provavelmente foi um erro. E esse erro tem de ser revertido.

Vão 6meses com isto.

Há uma rota nova adicionada que direciona a conecção aos Servidores da Square Enix Final Fantasy 14 Europeus (Situados na alemanha) Para Nova York, o que faz toda a gente aqui neste Thread queixar-se de problemas por ter Mais de *205ms* o que é uma experiência horrível. 

Mais uma vez, passem esta informação para as equipas necessárias. Mais de 20 pessoas aqui se queixam do mesmo problema e vocês andam só em circulo com a gente e muitas vezes nem respondem passam dias.

É inaceitável pagar um serviço de 60+ Euros e estar com este problema faz agora 6 meses, e vocês Lamentam-se em vez de tratarem do problema e puxar este problema como PRIORIDADE para os respetivos clientes sendo que somos mais de 20 pessoas aqui já.

Reputação 1

Sublinho o que foi dito pelo Micael João.

 

Nós, como já fomos partilhando ao longo do tópico, já partilhámos o máximo de informação possível.

 

Ao fazer um traceroute, como já vários foram colocados ao longo das catorze páginas, quase todas dedicadas a este assunto, é possível ver que o routing é feito através do data center da Tata Communications e é através daí que está a ser feito um routing desadequado, enviando os pacotes para Nova Iorque, ao contrário do routing normal europeu.

 

Reitero algo mais: isto não acontece em mais NENHUM provedor de internet nacional. Assim sendo, acho que é claro de ver que algo de errado se passa do lado da NOS ou das empresas com quem trabalha.

 

Nós somos clientes da NOS, portanto estas empresas não trabalham para nós e, como tal, também não são muito receptivas a dar informação. Como tal, é a NOS que tem de tratar do problema.

 

Aqui só existem dois caminhos: ou a NOS mostra-se competente e resolve o problema, ou então irá começar a perder clientes. Podem não ser muitos, mas ninguém gosta de perder dinheiro, presumo. Eu, pelo menos, da última vez que perdi uma nota de dez até que fiquei consideravelmente melindrado. Imagino perder centenas de euros.

Reputação 1

Agradecemos a vossa cooperação e partilha de informação quando sentem esta dificuldade e devem fazê-lo para que consigamos partilhar com a equipa e atuar, @Tarnished

Os vossos comentários, quando específicos, são endereçados para que seja analisada a situação, uma vez que a rota não é gerida apenas pela NOS. 

Lamentamos o transtorno. 

Obrigado

O Micael João acabou de expor muito bem a situação.

Para que conste, Mário P., este problema é persistente, ou seja, acontece sempre. Não é uma questão que aconteça numa determinada altura do dia, estamos a falar de algo que persiste 24/7.

Mais específicos não podemos ser. Ao longo do tópico as questões têm sido severamente detalhadas e inclusive indicando qual é o problema de forma técnica. É do vosso lado que sentimos que há falta de cooperação e recusa de providenciar justificações para esta situação.

Recomendo a leitura do que o Micael João escreveu, que no geral está muito bom:

Deixar só a nota que a rota correta não é necessariamente aquela, pode até ser simplesmente Espanha > França > Alemanha.


Sinceramente pergunto-me se mais vale ligar as empresas em si destacadas.

Sendo que a NOS não faz nada.

Infelizmente não serve de nada, já o tentei.

Boa tarde, existe alguma previsão quanto à resolução dos problemas de routing no jogo Final Fantasy XIV? 

 

O problema persiste desde há quase 4 meses agora, e infelizmente a diferença de ping é tão elevada que o jogo torna-se impossível de jogar (240-260ms em média). É tão mau que tive que parar de jogar durante uns meses à espera que melhorasse, mas tanto tempo começa a tornar-se um pouco ridículo. 

 

Pior ainda é que não apetece nada pagar por uma subscrição de VPN para apenas ver o problema a ser resolvido no dia seguinte, o que essencialmente seria queimar dinheiro.

 

Compreendo que o problema não pode ser resolvido unilateralmente pela NOS, mas esperava que em 4 meses houvesse pelo menos alguma melhoria ou qualquer feedback para dar aos clientes. Estamos a falar de um jogo que ainda assim é muito popular.

Reputação 3

Não teria bem a certeza da rota certa mas tentei expor o mais correto possível.

A imagem/Leitura também não é a melhor ou mais bonita mas é basicamente o que está acontecer.

Está manha já liguei para a NOS denovo e constei o problema completo, a Sra. que me prestou serviço na chamada foi bastante prestável e passou a minha situação denovo para uma equipa interna, no dia 23 de Setembro as 13:35 vou ser contactado para esclarecer a situação e ver se consigo tratar do problema.

Darei um update assim que for contactado e tentar o maior dos possíveis do meu lado.

 

Reputação 3

Update: Fiz mais uma chamada para a PCmedic

Para toda a gente a ter problemas com o final fantasy etc. 

Da parte da PCmedic não me conseguiram ajudar e escalaram a situação para a parte técnica da NOS.

O colega que me atendeu da parte Técnica fez-me umas perguntas e então escalou a situação para a parte da Rede se bem entendi.

É so esperar agora e ver o que me dizem que vão me contactar.

Isto é fazer pessão, toda a gente que têm este problem. Façam-me um favor e liguem para o apoio técnico e façam pressão a eles.

Só assim é que vamos lá que eles não fazem nada.

@Mário P. Desculpe a pergunta. Mas vocês lêm o vosso próprio forúm? 

Já contactei a PCmedic 2 vezes, um gasto enorme de dinheiro para nada. Eles escalaram a situação para vocês. 

Por amor de deus que serviço é este. Nem os moderadores lêm o que os clientes escrevem. 

E ainda não foi devolvida a chamada que me foi prometida da situalão que foi escalada.

Isto é um problema da DataCenter da NOS. Porfavor ESCALEM esta situação. Umas quantas pessoas aqui neste forúm se estão a queixar disto. Para não falar das pessoas que nêm vêm ao forúm, sabe-se lá quantos.

Mais uma vez, porfavor. Falem com a administração. Não sei o que têm de fazer. Isto tem de ser resolvido. a PCmedic não consegue arranjar este problema. 

Passa-se o mesmo aqui deste lado também. Sempre com ping de 100 para cima nos servidores de Madrid mas com ping estável nos servidores de Paris, Frankfurt 1 e Londres...isto só começou desde a semana passada.

Tenho andado a investigar e em contacto e parece-me que o melhor mesmo é abrir ticket para o Valorant e esperar que eles entrem em contacto com a NOS para se ver este problema resolvido. 

Reputação 1

Mais um cliente aqui com o mesmo problema.

seja no PC,seja na consola.

tudo com elevadas latencias nos jogos.

já liguei,nada fizeram,encaminham para a pc medic(risada)

o isp da NOS tem algum problema e não venham dizer que é equipamentos eletronicos que estão ao lado,distância de ser servidores etc…

as latencias estão grandes e é vosso problema.

voces aumentarem as mensalidades pela famosa inflamação sabem fazer rapidinho e se não pagar a factura a horas,sai mais 1 eurinho,mas resolver o vosso problema está quieto,mandam sempre as culpas para os servidores Online 

 

tive horas ao telefone,reset ao router,reboot…NADA

sao 10 da noite e ca ando…com 120 de pings,quando sempre tive 40 a 45.

 

 

Boas eu tenho o router ligado por cabo e até uma semana atrás jogava Valorant com ping de aproximadamente 20ms no servidor de Madrid, no entanto nos últimos dias este disparou para 100+ ms. Chegou ao ponto de ter um ping mais baixo no servidor em Varsóvia do que em Madrid. Um dos meus amigos que usa a NOS teve exatamente o mesmo problema enquanto um outro colega nosso cliente da MEO tem 16ms de ping no servidor de Madrid. Gostava de saber se mais alguém teve esse problema e se é possível arranjar uma solução. Deixo abaixo um screeshot para demosntrar a situação. Muito obrigado pela atenção.

 

Reputação 3

Boas.

Pequeno update da Chamada que tive com a equipa interna.

; Depois de 40minutos a explicar a situação toda e a relatar todas as provas necessárias, o assistente que falou comigo teve que falar com outro colega e tentar perceber a situação para me ajudarem, o departamento com que falei não é especializado na questão e foi marcado uma chamada com outro departamento especializado na questão e que porém não saber se a questão vai ser resolvida sendo que outras empresas estão no caminho de este problema, o colega com que falei garantiu-me que este departamento seria o responsável e poderiam ajudar tanto a mim como toda a gente nesta correção de problema que está acontecer nos últimos 6 meses.

Também fiz questão que o colega com que falei desse uma olhadela neste MegaThread para entender que já vai há meio ano e muita gente está com o mesmo problema.

Serei contactado pelo departamento especializado na questão na Segunda-feira e mais uma vez, farei questão de explicar tudo a detalhe e dar todas a provas necessárias para este problema ser resolvido de uma vez por todas, ou tentar por assim dizer.

Fiz um DOC e apontei todos os problemas e detalhes. Andar mais em círculos com os clientes chega.

Seija o que for, não posso fazer milagres mas vou fazer o que posso.

Comentário