Header
Respondido

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação


Olá,

 

Dirijo-me ao fórum para receber apoio para cancelamento do serviço MBphone.

Já estive neste tópico e não cheguei a nenhuma conclusão até porque a minha situação é ligeiramente diferente.

 

Fui cliente corporate até abril’2020. EM abril’2020 deixei de o ser pois saí da empresa e entreguei tudo o que me pertencia.

Em Março’19 (se não estou em erro) aderi ao serviço MBphone. A partir daí foram sendo cobradas as taxas pelo serviço.

Em Maio’2020 percebo que as taxas foram ainda cobradas em Aril.

Decido então cancelar o serviço mas não me é possível:

-Multibanco não dá

-O serviço de apoio da NOS não tem como o fazer.

 

Decidi então cancelar o débito direto associado à minha conta.

Não sei qual o efeito que surtiu, pois só quando for cobrado pelo mês de Maio (no presente mês de Junho) é que saberei.

 

A minha pergunta é:

Com o cancelamento do débito direto o serviço deverá continuar ativado.
Como desativar? Não tenho mais acesso ao cartão da empresa nem ao email (esta conta online está no entanto relacionada com a conta que tinha).

 

Alguém me pode ajudar?
 

Obrigado!

icon

Melhor resposta por Tiago C. 27 September 2018, 11:41

Ver pergunta inicial

168 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @RUI Emiliano:slight_smile:

 

O @Jose Rodrigues deu uma óptima ajuda. :sunglasses:

Caso não seja um cliente Novo Banco ou Milennium, a activação e desactivação do serviço MB Phone é feita exclusivamente no terminal Multibanco (ATM). 
Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Muito obrigado

@Mário P.  e quando nos terminais MB não surge a opção “Cancelar serviço MB Phone”?

Se o operador cobra a taxa de utilização do serviço é porque tem informação que o número móvel se encontra associado ao MB Phone através de um cartão bancário, certo? Sabe o operador móvel identificar qual o cartão bancário associado ao serviço MB Phone?

@Mário P. lamento mas não é verdade. DEsde Março que já tinha cancelado no multibanco e a NOS continuava a cobrar. Cansado, hoje voltei a ligar e para surpresa minha, mas agradeço, cancelaram a subscrição. Lamentável perder tanto tempo por algo que bem sabemos bem como funciona. E o problema não é do cliente, pois basta ver os comentários das outras pessoas. 

 

@Mário P. lamento mas não é verdade. DEsde Março que já tinha cancelado no multibanco e a NOS continuava a cobrar. Cansado, hoje voltei a ligar e para surpresa minha, mas agradeço, cancelaram a subscrição. Lamentável perder tanto tempo por algo que bem sabemos bem como funciona. E o problema não é do cliente, pois basta ver os comentários das outras pessoas. 

 

Estão a ver,  @Mário P. e restantes moderadores?

A isto é que a equipa devia responder e esclarecer de uma vez por todas, ainda que em prejuízo de algum do tempo que despendem a classificar óptimas ajudas e melhores respostas…

Também já lhe resolveram a dificuldade, @dituy ?

@dituy , outro utilizador deste fórum reportou no tópico MB Phone - Subscrição e cancelamento que o operador acabou de lhe cancelar o débito relacionado, 3 meses depois do serviço MB Phone ter sido cancelado pelo titular num terminal MB.

@Mário P. lamento mas não é verdade. DEsde Março que já tinha cancelado no multibanco e a NOS continuava a cobrar. Cansado, hoje voltei a ligar e para surpresa minha, mas agradeço, cancelaram a subscrição. Lamentável perder tanto tempo por algo que bem sabemos bem como funciona. E o problema não é do cliente, pois basta ver os comentários das outras pessoas. 

@RUI Emiliano 

Quando diz que cancelou o serviço no multibanco… Como fez? Simplesmente cancelou pelas opções que estavam disponíveis? (outras opções->MBphone)

@C24XXXX201

Obrigado pelo alerta!

 

Estou oficialmente no jogo do empurra.

O banco informou-me que não pode cancelar e só mesmo junto da operadora.

 

Ui, que a agora a situação está a ficar pior…

No banco dizem-me que só na operadora

Na operadora dizem-me que só no banco

No ATM não deixa cancelar

Não acredito que seja assim tão difícil.

@dituy , desconfio que esse jogo do empurra possa resultar de um problema de interepretaçao. Heis a minha teoria…

O que pretende ver cancelado? O debito da taxa do operador pela utilizaçao do serviço MB Phone a partir de um número móvel da sua rede, certo?

Ora, em condiçoes normais (estando o serviço MB Phone activo), bastaria cancelar o MB Phone num terminal MB. Nao estando o serviço MB Phone activo , nao ha como cancela-lo num terminal MB! Assim sendo, o debito da taxa pela utilizaçao do serviço ja nao devia existir no operador móvel! E como nao sabem como resolver a trapalhada, dizem para o cliente cancelar o debito directo num terminal MB ou no banco.

Por sua vez, os bancos so podem inactivar os DD. Para os cancelar o devedor deve contactar o credor. Alem disso os DD sao utilizados para pagamento da totalidade da factura e nao apenas de uma taxa especifica. E quando a taxa é debitada no saldo e nao na factura?

 

Eu peço à operadora para me cancelar o serviço, lá dizem que não conseguem…
acho muito muito estranho, de facto.

Eu peço à operadora para me cancelar o serviço, lá dizem que não conseguem…
acho muito muito estranho, de facto.

Lá está! “… cancelar o serviço...”! Vão responder-lhe o que está nos scripts:

Devia era informar já não estar activo o serviço MB Phone (daí não aparecer a opção cancelar nos menus dos terminais MB) e solicitar que terminem os débitos da taxa pela utilização do referido serviço (não se entende porque não ocorre automaticamente).

Liguei para a NOS há uns dias e disseram-me que o serviço havia sido cancelado pelo operador que me atendeu naquela mesma chamada.

 

Pois bem, que o serviço ainda me está a ser cobrado pelas 4 semanas…

Aí vamos nós mais uma vez...

@dituy , reúna os comprovativos necessários e possíveis (serviço MB Phone cancelado, impossibilidade de o cancelar via terminal MB, contactos com os prestadores de serviços, etc) e comunique aos reguladores (ANACOM e BdP) a dificuldade no cancelamento dos débitos relativos à taxa de utilização do serviço MB Phone, através do Livro de Reclamações.

Em 15 dias ambas os prestadores (NOS e Banco) deverão responder com conhecimento ao respectivo regulador

Mais uma chamadinha…

Portanto, acabei de ser informado pelo operador (que por acaso já tinha falado com ele numa data anterior) que o serviço foi cancelado diretamente pela supervisão.

Segundo ele, falou diretamente com a supervisão e o serviço foi cancelado diretamente.

 

Supostamente recebi uma mensagem, mas como não tenho o número ativado… Não recebi…

O operador ficou de entrar em contacto comigo até 2a feira, por forma a indicar se o serviço está canelado ou não.

O pior disto é que só sei se o serviço está cancelado ou não daqui a 1 mês!

 

 

@C24XXXX201 tenho uma pergunta:

quando diz  “ reúna os comprovativos necessários e possíveis (serviço MB Phone cancelado” o que quer dizer com “serviço MB Phone cancelado”? como tenho um comprovativo disso? é que eu próprio não cancelei nada.

E alguma vez activou, @dituy ? Com o mesmo cartão bancário com que agora não consegue cancelar?

Se activou e actualmente não consegue cancelar num terminal MB, não será porque o serviço foi entretanto e de alguma forma desactivado? O cartão bancário não foi entretanto substituído (por perda de validade ou outro motivo)?

A entidade prestadora dos serviços de pagamento (banco), responsável pela emissão do cartão bancário, tem de saber responder quanto aos serviços activos no seu actual cartão bancário!

Não me obrigue a activar o MB Phone com o único propósito de lhe provar que se o serviço estiver activo, a opção de cancelamento estará presente nos terminais MB :grinning::relaxed::wink: … tal como referido em tudo o que é info oficial sobre o MB Phone

O seu objectivo junto do operador NOS, será terminar com o débito da taxa de utilização do serviço MB Phone. Para tal será necessário que o serviço MB Phone tenha sido cancelado. Se não consegue usar o cartão bancário para desactivar o serviço e o banco não lhe presta informação sobre o assunto… tem aqui uma bela pescadinha de rabo na boca… (com arroz de tomate é uma delicia :wink: ) que só vai resolver, forçando as entidades envolvidas a responderem através do Livro de Reclamações, com ou sem comprovativos…

Neste forum e em outras plataformas encontram-se com facilidade queixas de consumidores a quem os operadores móveis cobraram durante anos a tal taxa pela utilização do serviço MB Phone, sem que os clientes o tenham alguma vez activado!!!

E alguma vez activou, @dituy ?

Sim, para o cartão de débito A

 

Com o mesmo cartão bancário com que agora não consegue cancelar?

Aualmente utilizo o cartão de débito B. Ativei o serviço para o cartão de débito A, entretanto já destruído

 

Se activou e actualmente não consegue cancelar num terminal MB, não será porque o serviço foi entretanto e de alguma forma desactivado? O cartão bancário não foi entretanto substituído (por perda de validade ou outro motivo)?

Como é que o serviço é “entretanto de alguma forma desativado”? Quem pode fazer isso a não ser eu, mas eu nunca o fiz?

Atualmente tento cancelar o serviço com o cartão de débito B, mas as opções não aparecem.

Como disse acima, o cartão com o qual ativei o serviço (cartão de débito A) já foi destruído e foi substituído pelo cartão de débito atual, B.

 

@C24XXXX201  Resumindo a minha situação:

  1. Em Março’19 ativei o serviço MBPhone com o cartão de débito A para o cartão NOS Y (eu próprio o fiz numa ATM)
  2. Algures no tempo (final de 2019) o cartão de débito A é substituído pelo cartão de débito B
  3. Em Abril’20 devolvi o cartão NOS Y, e mantive o cartão de débito B e destruí o cartão de débito A
  4. Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito B não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis.

 

 

 

Bolas, ou sou eu que não estou a entender o que tenho que fazer ou então não sei… :smiley:

 

Quem pode cancelar o serviço? Eu nunca cancelei nada, mas quero cancelar.

A quem me dirijo afinal?

 

EDIT:

Apesar de ter destruído o cartão de débito A, o serviço continua ativo...

Exactamente como já disse anteriormente, @dituy . Relativamente ao cartão bancário, a única entidade que lhe pode e DEVE responder a essas questões é o prestador de serviços de pagamento (aka, BANCO). Recordo-me (aka, ainda sou do tempo) que num passado distante, quando os cartões bancários eram substituídos por vetustez, alguns serviços deixavam automaticamente de estar activos no cartão substituto. Recordo-me bem, p.ex., que assim era nos primeiros anos do MB Net. Havia a necessidade de voltar a activar o serviço com o novo cartão. Entretanto as coisas foram evoluindo e inclusivamente os cartões substitutos passaram a usar o mesmo PIN do vetusto, deixando assim de serem enviados em envelopes próprios.

Portanto, o BANCO, melhor do que outra entidade qualquer, DEVE informar o titular do serviço sobre o eventual cancelamento do serviço MB Phone e em que condições (substituição do cartão?) ocorreu o mesmo. Caso se recuse a fazê-lo, deve comunicar essa recusa ao BdP.

Se o serviço MB Phone continua activo, deve também ser o BANCO a explicar ao titular a razão de não ser possível cancela-lo num terminal MB ou aos balcões…

Cancelar o serviço MB Phone é coisa diferente de cancelar o débito da taxa cobrada pelo Operador móvel pela utilização do serviço na sua rede.

@C24XXXX201 

Ora portanto, o serviço não é da NOS mas sim do Banco, correto? (na verdade é da SIBS, e logo estará ligado ao banco), o banco é portanto quem deve cancelar o serviço.

 

Para que serve a NOS? Apenas para facilitar a comunicação com a internet.

 

Então vamos lá ver:

o que tenho que fazer no banco é cancelar o serviço mbphone (porque está associado à conta)

o que tenho que fazer na NOS é  solicitar que terminem os débitos da taxa pela utilização do referido serviço (como já dito anteriormente)

 

É isto, correto?

EXACTAMENTE. Um BANCO, um CARTÃO Multibanco, um OPERADOR MÓVEL e um CARTÃO de Telemóvel. Duas entidades. Numa activa/cancela. Na outra faz uso do serviço e paga pela utilização.

  1. Para activar o serviço necessita de uma conta e um cartão bancário.

Introduza o cartão multibanco da conta que quer associar na caixa multibanco e:

  • escolha Outras operações
  • escolha MB Phone
  • escolha o Operador
  • indique o seu número de telemóvel
  • defina um código pessoal (telecódigo).

  1. Para usar o serviço necessita de um serviço de voz de um Operador móvel que cobrará pela utilização do serviço de acordo com preçário próprio.

MB Phone

Com o serviço MB Phone da NOS pode realizar várias das operações disponíveis no Multibanco, sempre que quiser, a partir do seu telemóvel. O serviço MB Phone tem o preço semanal de €0,54 no qual estão incluídas 20 operações. Na primeira semana, as 20 operações são gratuitas.

Acabei de ligar para o banco.

De lá disseram que o serviço foi cancelado no dia 1/junho, data em que foi cancelado o débito direto. Para o banco, cancelar o débito direto é cancelar o serviço segundo me informaram. Disseram ainda que tenho que entrar em contacto com a NOS para os débitos pararem de ser cobrados, pois o serviço não está ativo.

Vou esperar até 2a feira para ver o que me dizem da NOS.

O que diz disto @C24XXXX201 ?

(A mim parece-me que estou numa pescadinha de rabo na boca. Não como pescadinha de rabo na boca há anos,  mas lembro-me que da última vez que comi tive muito mais prazer do que esta….)

Caro @dituy , se o banco diz que esta cancelado que o ateste atraves de documento para apresentar no Operador NOS.

Excepto o facto de ter sido eventualmente cancelado no mesmo dia,  o Debito Directo nada mais tem a ver com o cancelamento do serviço MB Phone.

Temo no entanto que a pescadinha se enrole de novo, porque me parece que alguem esta a confundir o que foi realmente cancelado...

Se o titular do serviço diz...

"...Quem pode cancelar o serviço? Eu nunca cancelei nada, mas quero cancelar...."

... porque que o banco cancelou o serviço MB Phone sem o cliente o solicitar??

Cancelar um meio de pagamento como o DD nao cancela mais nada por simpatia, nem mesmo o serviço da NOS que era pago por aquela via.

Repito: se o banco diz que o MB Phone esta cancelado que emita declaraçao para o tiular entregar no Operador NOS.

Ora muito bem…

Até já liguei para a SIBS !!!! 😂😂😂😂😂

 

Voltei a ligar para a NOS:

Surpresa…….. Foi-me emitida uma nota de crédito porque a operador entendeu que fui cobrado indevidamente no mês de junho, uma vez que o serviço foi cancelado no dia 23/junho e conseguiu perceber que é assunto recorrente e ainda sem solução.

 

Já liguei de novo para o banco, e a história mantém-se:

-devo ligar para a operador NOS porque é lá que têm que cancelar o serviço.

 

AH! da SIBS dizem que o serviço é do banco porque foi aderido através de uma ATM.

 

Tento sempre encontrar algum ponto para me motivar com isto, e até rir… Porque não se pode chorar nesta vida quando não é preciso.

 

Se é um assunto que me consome energia? É, e não é pouca! Bastante, até!

 

Próximo passo:

Esperar por um telefone do rapaz até 2a feira (ontem o operador disse que me ia ligar até 2a para confirmar a desativação do serviço por parte da supervisão)

E depois terei que me dirigir a um balcão do banco para poder pedir um comprovativo.

Pelo sim pelo não, o melhor é recuperar energias para o início do próximo mês.

 

Já fiz um pedido online através da minha conta à NOS. Disseram que dentro de 48h me ligam.

 

Talvez esteja a disparar em todas as direções, mas não consigo conceber o quão difícil é cancelar este serviço...

...

Já liguei de novo para o banco, e a história mantém-se:

-devo ligar para a operador NOS porque é lá que têm que cancelar o serviço.

...

Qual serviço?

O cliente contratou à NOS um serviço de Voz Móvel, cujas facturas são pagas por Débito Directo, de acordo com respectivo mandato, assinado e entregue ao operador.

O Cliente activou num terminal MB o serviço MB Phone, tendo associado a esse serviço o número de telemóvel do serviço contratado à NOS, pagando a esta uma taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone na sua rede.

Cenário 1 - O cliente cancela junto da NOS o serviço de Voz Móvel.

  • O débito Directo é automaticamente cancelado por denúncia do contrato associado;
  • A taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone deixa de fazer sentido pois o cliente já não tem como fazer uso do mesmo.

Cenário 2 - O cliente cancela a Autorização de Débito Directo.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, sendo agora utilizado outro meio de pagamento das facturas;
  • Continua a ser debitada a taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone pois este serviço não foi cancelado e o cliente pode continuar a usa-lo na rede do operador.

Cenário 3 - O cliente cancela o serviço MB Phone junto do banco ou num terminal MB.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, continuando as respectivas facturas a ser pagas por DD;
  • O operador NOS deixa de debitar a conta do cliente pela utilização do serviço MB Phone na sua rede. Mesmo que não exista automatismo que termine com os débitos, estes devem cessar após o cliente informar o Operador.
Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

@dituy, o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! 

@dituy, já respondemos à sua mensagem privada.

Obrigada 

 

...

Já liguei de novo para o banco, e a história mantém-se:

-devo ligar para a operador NOS porque é lá que têm que cancelar o serviço.

...

Qual serviço?

O do MBPhone. Segundo eles o serviço é da NOS e só eles poderão cancelar o serviço.

Cenário 1 - O cliente cancela junto da NOS o serviço de Voz Móvel.

  • O débito Directo é automaticamente cancelado por denúncia do contrato associado;
  • A taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone deixa de fazer sentido pois o cliente já não tem como fazer uso do mesmo.

Aqui só a empresa poderá cancelar o serviço de Voz Móvel, e não sei se aceitariam. Embora fosse a solução mais radical e que acabaria por cortar o mal pela raíz, não me parece que a empresa queria Além disso, como seria caso o serviço fosse de novo ativado? Será que as taxas semanais do MBphone voltariam?

 

Cenário 2 - O cliente cancela a Autorização de Débito Directo.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, sendo agora utilizado outro meio de pagamento das facturas;
  • Continua a ser debitada a taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone pois este serviço não foi cancelado e o cliente pode continuar a usa-lo na rede do operador.

Cenário atual. Cancelei o débito direto, mas continuo a te que pagar pelas taxas de utilização do serviço MBPhone.

 

Cenário 3 - O cliente cancela o serviço MB Phone junto do banco ou num terminal MB.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, continuando as respectivas facturas a ser pagas por DD;
  • O operador NOS deixa de debitar a conta do cliente pela utilização do serviço MB Phone na sua rede. Mesmo que não exista automatismo que termine com os débitos, estes devem cessar após o cliente informar o Operador.

É isto que procuro.

O serviço voz móvel está ok porque o cartão não está a ser utilizado de maneira alguma, por isso, digamos que não há problema.

O que pretendo é mesmo o 2o ponto:

-Eu quero deixar de ser cobrado pela taxa de utilização do serviço MB.

É que o mais incrível é que do lado do banco dizem que está tudo bem, pois se o débito direto está cancelado, então o serviço está cancelado. NINGUÉM no banco, me consegue cancelar o serviço pois só olham para o débito direto.

 

@C24XXXX201 no site da Vodafone encontrei isto para a data atual (10 julho 2020):

Quem presta o serviço

O Vodafone MB Phone é um serviço prestado pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (continua...)

 

Será que para a NOS teríamos algo semelhante,  e logo o serviço é prestado pela NOS e não pela entidade bancária?

 

 

 

@Ana P. , eu gostava de pagar um almoço ao(à) @C24XXXX201 por toda a ajuda. Esta pessoa é que tem dado “a ajuda”! Incansável mesmo! 

Caro @dituy ,

...Segundo eles o serviço é da NOS e só eles poderão cancelar o serviço…

ERRADO! Santa ignorancia e Incompetencia… sem autorizaçao dos bancos nenhum dos operadores móveis presta o serviço. O acesso as contas é autorizado/cancelado pelo titular de um cartao bancario.

Os operadores móveis participam no processo, OBVIAMENTE!

Esta dificuldade resume-se ao seguinte:

  • em condiçoes normais, um cliente CGD, efectua a adesao ao serviço MB Phone a partir de um terminal MB, associando um número de telemóvel ao seu cartao bancario;
  • em condições normais o serviço MB Phone deve ser cancelado a partir de um terminal MB, usando o cartao bancario onde o número de telemóvel foi associado;
  • em condições anomalas (por causas ainda desconhecidas) quando o titular de um cartao bancario com o serviço MB Phone activo (número de telemóvel associado) deixa de ter acesso ao menu de cancelamento nos terminais MB, só a entidade prestadora dos serviços de pagamento (BANCO) pode apoiar o cliente a ultrapassar a dificuldade. 

 

"...O Vodafone MB Phone é um serviço prestado pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (continua...)..."

Tambem consta nessa mesma pagina, que…

"Para utilizar o serviço o Utilizador deve associar o seu número de telemóvel a um cartão bancário, numa caixa Multibanco (até um máximo de 5 contas bancárias por telemóvel). "

E ainda…

"Condições de oferta do serviço

O MB Phone é prestado em parceria com a SIBS. As informações bancárias, enviadas ou mostradas, são da responsabilidade dos bancos...."

Portanto, quando o titular do cartao bancario pretender cancelar a associaçao desse cartao a um número de telemóvel (aka, deixar de autorizar o acesso a sua conta bancaria a partir de um número de telemóvel), deve faze-lo num terminal da rede gerida pela SIBS. Nao estando essa funcionalidade disponivel, o BANCO é a unica entidade que pode apoiar o cliente, ja que a SIBS só responde aos seus clientes - os bancos.

 

Ja comunicou esta dificuldade a ANACOM e BdP atraves do Livro de Reclamações

Comentário