Header
Respondido

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação


Olá,

 

Dirijo-me ao fórum para receber apoio para cancelamento do serviço MBphone.

Já estive neste tópico e não cheguei a nenhuma conclusão até porque a minha situação é ligeiramente diferente.

 

Fui cliente corporate até abril’2020. EM abril’2020 deixei de o ser pois saí da empresa e entreguei tudo o que me pertencia.

Em Março’19 (se não estou em erro) aderi ao serviço MBphone. A partir daí foram sendo cobradas as taxas pelo serviço.

Em Maio’2020 percebo que as taxas foram ainda cobradas em Aril.

Decido então cancelar o serviço mas não me é possível:

-Multibanco não dá

-O serviço de apoio da NOS não tem como o fazer.

 

Decidi então cancelar o débito direto associado à minha conta.

Não sei qual o efeito que surtiu, pois só quando for cobrado pelo mês de Maio (no presente mês de Junho) é que saberei.

 

A minha pergunta é:

Com o cancelamento do débito direto o serviço deverá continuar ativado.
Como desativar? Não tenho mais acesso ao cartão da empresa nem ao email (esta conta online está no entanto relacionada com a conta que tinha).

 

Alguém me pode ajudar?
 

Obrigado!

icon

Melhor resposta por Tiago C. 27 September 2018, 11:41

Ver pergunta inicial

168 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Linho85,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

A desativação do serviço MBPhone é realizada exclusivamente no ATM, onde poderá optar por desativar todas as contas ou apenas uma:

  • Selecione Outras Operações > Serviço MB Phone > Cancelar Serviço MB Phone

Cliente Novo Banco ou Novo Banco Açores:

  • Deve ligar para o número 707247365

Cliente Millenium BCP:

  • Deve ligar para o número 935222424

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1
Gostaria que me informassem, se possível, como acabar com a subscrição semanal do MB phone.
Cumprimentos.
Refere-se ao serviço MB Phone?

O MB Way pode ser cancelado no MULTIBANCO (com qualquer cartão que tenha associado ao MB WAY) ou junto do seu banco.
Reputação 7
Crachá +5


Entrei em contato com o banco e me instruíram a procura a Nos. Mas de qualquer forma, muito obrigada! Vou tentar o multibanco.Creio que por multibanco não consegue cancelar. Pode ativar. Mas pela app identificado o cartão pode cancelar.
Por MB nao se consegue cancelar???
Entao quem perder um dispositivo movel e nao tiver a App instalada em nenhum outro, como cancela, de modo a garantir que ninguem vai usar?

A informação que tive de um bancário foi que Podia ativar no multibanco mas não desativar. Para desativar tem que ser no banco ou pela app. Em caso de perda o que de lê é isto: «O que deve fazer um utilizador em caso de perda ou roubo do smartphone ou tablet com a app MB WAY instalada?
Como medida de precaução deve cancelar o MB WAY no MULTIBANCO (com qualquer cartão que tenha associado ao MB WAY) ou junto do seu banco.
Caso tenha a app MB WAY instalada noutros dispositivos poderá desativar/remover a conta do dispositivo roubado/ perdido através do Menu Mais –> Definições –> Os meus dispositivos.
Como o serviço é fornecido pelo SIBS, nao sei se a NOS poderá cancelar, ou se terá de ir ao seu banco para fazer isso.

Telefone para o apoio ao cliente, 16990>apoio técnico>telemóvel, e pergunte se podem desactivar esse serviço.
Reputação 6
Crachá

Olá, se não veio nesta fatura acredito que não virá mais, acho :blush:

...

Já liguei de novo para o banco, e a história mantém-se:

-devo ligar para a operador NOS porque é lá que têm que cancelar o serviço.

...

Qual serviço?

O cliente contratou à NOS um serviço de Voz Móvel, cujas facturas são pagas por Débito Directo, de acordo com respectivo mandato, assinado e entregue ao operador.

O Cliente activou num terminal MB o serviço MB Phone, tendo associado a esse serviço o número de telemóvel do serviço contratado à NOS, pagando a esta uma taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone na sua rede.

Cenário 1 - O cliente cancela junto da NOS o serviço de Voz Móvel.

  • O débito Directo é automaticamente cancelado por denúncia do contrato associado;
  • A taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone deixa de fazer sentido pois o cliente já não tem como fazer uso do mesmo.

Cenário 2 - O cliente cancela a Autorização de Débito Directo.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, sendo agora utilizado outro meio de pagamento das facturas;
  • Continua a ser debitada a taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone pois este serviço não foi cancelado e o cliente pode continuar a usa-lo na rede do operador.

Cenário 3 - O cliente cancela o serviço MB Phone junto do banco ou num terminal MB.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, continuando as respectivas facturas a ser pagas por DD;
  • O operador NOS deixa de debitar a conta do cliente pela utilização do serviço MB Phone na sua rede. Mesmo que não exista automatismo que termine com os débitos, estes devem cessar após o cliente informar o Operador.
Reputação 7
Crachá +5
Entrei em contato com o banco e me instruíram a procura a Nos. Mas de qualquer forma, muito obrigada! Vou tentar o multibanco.
Creio que por multibanco não consegue cancelar. Pode ativar. Mas pela app identificado o cartão pode cancelar.
Muito obrigado! Vou tentar.

Entrei em contato com o banco e me instruíram a procura a Nos. Mas de qualquer forma, muito obrigada! Vou tentar o multibanco.Creio que por multibanco não consegue cancelar. Pode ativar. Mas pela app identificado o cartão pode cancelar.

Por MB nao se consegue cancelar???
Entao quem perder um dispositivo movel e nao tiver a App instalada em nenhum outro, como cancela, de modo a garantir que ninguem vai usar?
Reputação 7
Crachá +6

Olá @Polyanna do Carmo

Quando tenta fazer a desativação pelo multibanco surge alguma mensagem de erro? Ou não consegue aceder a essa opção?

Obrigada 

Entao se leu e compreerndeu a mensagem porque escreveu...

Entrei em contato com o banco e me instruíram a procura a Nos. Mas de qualquer forma, muito obrigada! Vou tentar o multibanco.Creio que por multibanco não consegue cancelar. Pode ativar. Mas pela app identificado o cartão pode cancelar.

Reputação 7
Crachá +5
Entao se leu e compreerndeu a mensagem porque escreveu...


Entrei em contato com o banco e me instruíram a procura a Nos. Mas de qualquer forma, muito obrigada! Vou tentar o multibanco.Creio que por multibanco não consegue cancelar. Pode ativar. Mas pela app identificado o cartão pode cancelar.

É a informação que recolhi. O @SERGIO FERNANDES dirá se conseguiu ou não desativar na app.
Não consegui na app. Estou aguardando contato do Millennium para resolver. Vou tentar via SAC, se não conseguir vou até o banco .
Obrigado a todos pela atenção e também pelas informações.


A que App se refere? Nao conseguiu na App Millennium ou na App MB Way?

Afinal quem é que lhe disse que era com o Operador que devia falar? Compreendia-se se fosse em relaçao ao MB Phone, pois os Operadores cobram pela sua utilizaçao e mesmo desativando a associaçao do serviço com o cartao num terminal MB, ja tem acontecido os Operadores continuarem a cobrar (taxa semanal na NOS)... E o Millenium tem regras proprias, diferentes da maioria dos bancos, para a ativaçao deste serviço.

Relativamente ao serviço MB Way, nao estou a ver o que teem os Operadores a ver com isso... O serviço ate pode ser usado em equipamentos apenas com Wi-Fi...
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @SERGIO FERNANDES.

A comunidade tem dado uma boa ajuda.

Quer desativar o serviço MB Phone ou a App MB Way?
Reputação 7
Crachá +5
Não consegui na app. Estou aguardando contato do Millennium para resolver. Vou tentar via SAC, se não conseguir vou até o banco .
Obrigado a todos pela atenção e também pelas informações.

Bom dia, a informação dada pelo Millennium bcp é que toda a gestão do cartão MB WAY millennium é feita através da APP.

@dituy , o que mais irrita é a falta de conhecimentos de toda esta gente que tem nos operadores e nos prestadores de serviços de pagamento o seu ganha-pão.

O que tem a ver uma Autorização de Débito Directo com a activação/desactivação do serviço MB Phone?! Oh santa Ignorância…

A cobrança desta taxa pela utilização do serviço MB Phone é algo de escabroso que acontece nos nossos operadores de comunicações móveis e que merecia uma séria investigação pela entidade reguladora - ANACOM, pela ASAE e pela Direcção-Geral do Consumidor. Os procedimentos relacionados com a activação/desactivação revelam um aproveitamento inqualificável dos operadores, com clientes a quem foi debitada a tal taxa durante anos a fio sem que alguma vez tenham activado o que quer que fosse e uma vez detectada a situação têm-se repetido as cenas de novo relatadas neste tópico, com o já habitual jogo do empurra entre operadores e prestadores de serviços de pagamento, aproveitando-se da ausência de legislação específica (parece aplicar-se a directiva dos serviços de pagamento)

Por isso, repito o que já disse anteriormente: exponha a dificuldade com o cancelamento nos Livros de Reclamações (ANACOM - dificuldade em cancelar o débito da taxa junto do operador móvel; BdP -dificuldade em cancelar o serviço MB Phone).

Reputação 7
Crachá +6

Olá @sussytattoo e @C24XXXX201

@sussytattoo, para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

@dituy , outro utilizador deste fórum reportou no tópico MB Phone - Subscrição e cancelamento que o operador acabou de lhe cancelar o débito relacionado, 3 meses depois do serviço MB Phone ter sido cancelado pelo titular num terminal MB.

Está sendo cobrado em conta a movimentação bancária MB Way do Millenium, quero desativar o serviço. Como devo proceder? Já contatei o banco e lá me informaram que tem que ser feito pela operadora.
Obrigado. Espero retorno breve.
Marcolopes, boa noite.
cancelei o MB phone pq tinha uma cobrança de 2,54 por mês.
NAO o MB Way.
obrigado
Tendo o mesmo problema, cancelei no banco, desinstalei aplicação, enviei e-mail e liguei à NOS (último contacto a 28.Agosto.2017), e a Taxa continua a ser cobrada.
À data (09.10.2017), há mais de 2 meses que solicitei, por diversas vezes e diversas vias (mail, 16993, etc.), esclarecimentos sobre a Taxa Semanal de 0,54 Euros de desconto no meu saldo do telemóvel. Foi me garantido que tal serviço, a existir, seria bloqueado e assim a taxa eliminada.
É apenas um de muitos exemplos de uso, abuso e impunidade das operadores, em particular da NOS/Optimus, que já teve os seus melhores dias.
Aguardo ainda poder vir a ser ressarcido antes de tomar a decisão final de cancelar todos os serviços (Net e telefones e telemóveis).

@dituy , nos terminais MB as Autorizaçoes de Debito Directo sao apenas inactivadas!

 

"Pode cancelar ou inativar autorizações de débito em conta a qualquer momento.
Se é consumidor e pretende cancelar uma autorização de débito em conta, tem de o fazer junto do credor. 
Também pode inativar, a qualquer momento, a autorização de débito em conta junto do seu prestador de serviços de pagamento ou na rede Multibanco. A inativação não cancela a autorização: por essa razão, deve comunicar esse facto ao credor, sob pena de incumprir o contrato estabelecido entre ambos
."

In Débitos diretos: sete informações que vai querer saber

 

Alem de nao cancelar a ADD (pode ser reactivada) tambem nao cancela o serviço móvel da NOS nem qualquer taxa pela utilizaçao do serviço MB Phone.

Se o banco informa nao existir nenhuma ADD para o credor NOS associada a sua conta, podera ter sido cancelada a pedido do titular do serviço móvel (antiga empresa) e eventualmente terem tambem cancelado a associaçao daquele número móvel ao serviço MB Phone. 

@dituy , quer um conselho? Informe a antiga empresa:

  • das taxas que continuam a ser debitadas na conta do cartao Y;
  • das diiculdades em cancelar a associaçao do número Y ao serviço MB Phone da sua conta X

e eles que decidam o que fazer com o serviço movel (cancelar, pedir portabilidade, etc).

Outro conseho ainda:  mude de conta! Eu nao me sentiria seguro a utilizar uma conta bancaria que podera ter ainda um número móvel associado a um serviço que podera ter acesso a mesma.

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @CDMJ77.

Para cancelar o serviço MB Phone, deve ir a uma caixa multibanco e seguir estes passos:
  1. "Outras operações"
  2. “Serviço MB Phone"
  3. “Cancelar Serviço MB Phone"

Caso seja cliente Novo Banco ou Millennium deve fazer o cancelamento através da linha de apoio ao cliente do seu banco.

Comentário