Header
Respondido

Packet Loss, como resolver?


Boa noite, desde à 1 semana que a minha internet está com problemas. Em jogos estou sempre a ser disconectado, o meu ping sobe para valores ridiculos (5000) e na linha de comandos aparece varias vezes ''O pedido excedeu o tempo'' quando verifico o ping. Ja reiniciei centenas de vezes o router, ja dei reset no mesmo e ate agora nada. Alguém sabe como resolver isto?
icon

Melhor resposta por Jay6 2 February 2017, 15:00

Ver pergunta inicial

675 Comentários

essa foto era das 18h, a esta hora ja a central meteu agua
😃 estavas a pensar que o pai natal NOS te ia dar uma net novinha 😞, estou mesmo a ver o pessoal da nos a trabalhar no feriado ou na passagem de ano 🆒
tu ainda consegues ter linha telefonia eu as vezes nem isso tenho de desligar o router varias vezes ate ter linha e net e a net andas aos soluços 😞

Hoje estamos assim deve ser da chuva os cabos estão a meter agua

Muito bom!!!!!
Ficava contente se a minha ligação estivesse assim...
Já vou na segunda chamada para o suporte (16991 e 16990)

E este último (16990) foi muito (des)produtivo!!!!
Fiquei a saber que a avaria, que tinha um prazo de resolução até 31/12/2018 às 9:24h passou a ter novo prazo... 1 de Janeiro de 2019 às 0:59h...

ESTAMOS A BRINCAR?!!!!

Nem no Reveillon vou ter net!!!!
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Pedro Meneses.

Queremos ajudá-lo. Se o seu serviço de internet está lento ou com cortes, é muito importante que sejam feitos despistes técnicos e que a situação seja acompanhada por uma equipa especializada, por isso pedimos que nos ligue, por favor. Saiba aqui as linhas de apoio disponíveis.
Aí está --'
Reputação 1
@Pedro Meneses, na minha opinião, não tem de "ficar preso" à NOS por mais 4 meses... qualquer pessoa minimamente entendida em comunicações, percebe que existe um problema de fornecimento de serviço!
Portanto, rescindir por justa causa está incluído na não prestação de serviço contratado!
Mas... atenção... o "português" é um idioma, que, quando no papel, é traiçoeiro e não duvido que a NOS disponha de uma carteira de advogados com conhecimentos e capacidade técnica muito superior aos "operadores de caixa de supermercado" que nos atendem no 16990.
Dá trabalho... pode ser demorado... mas a rescisão é possível...

Pior são os casos como o meu... que, não tendo actualmente qualquer fidelização ao fornecedor, habito num local que não tem alternativa ao nível de fornecedor cabo/fo.

E NÃO, não existe VONTADE para resolver os problemas!
Mais parece uma coisa do tipo "é o serviço que temos para oferecer... aguente-se!!"

Ainda... e verdade seja dita... tenho comentado a minha situação com diversas pessoas e também ouço queixas de outros operadores! Piores no caso da MEO do que na VODAFONE... mas que também as tem.

Em resumo... estamos perante um ROUBO!
Eu sinto-me ROUBADO, pois a facturazinha vem sempre na totalidade como se me fosse prestado o melhor serviço do mundo, conforme me foi afiançado na altura de celebrar o contrato!

Por último, aconselho todos os clientes a "reclamarem" pelo 16990, apesar de não terem qualquer capacidade técnica para um serviço que denominam de SUPORTE!
Aconselho a ligarem para o 16991, que, ao contrário do que já me foi dito pelo 16990, não têm qualquer capacidade de diagnosticar a rede da NOS! (não se esqueçam depois, de reclamar o débito que vos vai aparecer na facturazinha)
Aconselho a divulgarem a fraca qualidade de serviço de internet da NOS a todos quanto possam!
Aconselho a "escreverem" no Livro de Reclamação Online (www.livroreclamacoes.pt) que está incluído numa das medidas do SIMPLEX+2016 e envolve a Direcção-Geral do Consumidor e, neste caso, a ANACOM!

Ahhh... e muito importante... esqueçam os comentários inúteis dos moderadores a pedir que liguem para as linhas de apoio... porque se já estão neste ponto, é porque já estão FARTOS, como eu, de ligar para o 16990, e surpreendidos com a enorme quantidade de simpatia e ignorância de quem atende!!!
Reputação 1
Para que quero isto?!!!



Quando tenho isto!!!!



Vão mas é comer sandes de fiambre da perna extra!!!
Reputação 1
Desisto!!!!
Vou passar a comunicar por sinais de fumo!!!



São 22:25h do dia 2 de Novembro de 2018
(só para ficar registado)
Reputação 1
A TODOS OS UTILIZADORES E CLIENTES DO SERVIÇO DE INTERNET DA NOS

Se apenas precisas do acesso à internet para mandar umas bocas no Facebook ou ver vídeos no Youtube, podes continuar a ser cliente satisfeito da NOS!

Mas se és daqueles que utiliza o acesso à internet para outros fins, esquece!!!
Vão te enrolar com desculpas e testes que de nada valem para resolver o problema assumido de excesso de clientes e manifestado por perda de pacotes!!!
Consulta outro operador e livra-te deste!
Mesmo para clientes que ainda estão em período de fidelização, informem-se bem, porque é impossível qualificar a qualidade deste serviço!
Qualquer advogado, mesmo "maçarico" vos resolve o problema da fidelização!
Que eu saiba, não existe qualquer alínea no contrato que diga que o acesso à internet é só para "browsing" de sites que nada têm de interessante (para mim)!
Basta munirem-se de informação técnica sobre a qualidade da rede e facilmente ser-vos-à reconhecido o direito a rescisão por justa causa!

Vou continuar a espalhar aos 7 ventos que o serviço de internet da NOS é uma bela BOSTA!!!

Não deixem de divulgar este mau serviço! E de reclamar onde puderem!

Para quem não leu os meus posts anteriores, fique a saber que não disponho de fidelização no meu contrato... mas infelizmente, não tenho outro operador no prédio onde habito!
A minha alternativa é ADSL, e estou seriamente a pensar em mudar!

Por último, não se deixem enganar pelos testes de velocidade!!!
Basta ver o meu post anterior para perceberem porquê!!!!
Ora bem.

Tinha prazo de resolução da avaria para 8 de Agosto. Estamos em Novembro e continuo com perda de pacotes. Nesta quarta-feira decidi ligar para o apoio técnico e o assistente que me atendeu, muito surpreendido, disse que a situação se encontrava resolvida! Hilariante. Informei-lhe que não, que a situação persiste e aos fins de semana nem vale a pena tentar fazer alguma coisa com uma conexão estável. Ele reencaminhou para o Backoffice que me enviou uma SMS a dizer que "foi encontrada uma avaria na sua zona e esta irá se encontrar resolvida até dia 2-11-2018, por volta das 18h00".

Pois bem, decidi testar o serviço, hoje, Sábado. E adivinhem o resultado? A situação persiste!
É só encher chouriços!

Ora toca telefonar mais uma vez para o Apoio Técnico. Quantas chamadas faltam até ter um novo prazo de resolução até dia 1 de Janeiro de 2019? Mal posso esperar. Legalmente devo estar protegido para solicitar uma isenção de pagamento das mensalidades até a avaria estar resolvida.
Reputação 1
Mais uma chamada para o 16990... mas desta vez, pelo menos, consegui a deslocação de um técnico ao local para verificação da AVARIA!

Como é que consegui?
Simples... basta ligarem para uma das opções "comerciais" e dizerem que querem retirar o serviço de internet do vosso contrato!
Claro que a proposta para mudar para um pacote UMA veio à conversa... MAS... eu não quero mais velocidade... não quero melhor serviço... APENAS quero que o serviço que tenho contratado actualmente FUNCIONE!!!
Em alternativa, ACEITO a mudança para um pacote UMA desde que... mantenha o preço actual e não tenha qualquer tipo de fidelização! Porque eu só QUERO o serviço a funcionar como esperado e contratado!!!
Ao fim e ao cabo, APENAS quero que resolvam a avaria da NOS!!!

Mais uma vez, impedem uma solução técnica por contingências comerciais!
Não é bonito... mas é o que se pode esperar desta "empresa"!!!

Resta-me aguardar a "visita" do técnico, que está agendada para daqui a 72 horas (sensivelmente).
Reputação 1
OBRIGADO Web Summit!!!

Eu explico...
Ou é uma grande coincidência, ou com o aproximar da Web Summit (moro relativamente perto), hoje não tenho problema de perda de pacotes!
No caso de confirmar esta teoria, não pensem que fiquei contente... pelo contrário... fiquei ainda mais chateado, porque só demonstra um total desrespeito para com os clientes que PAGAM todos os meses!!!
Amanhã (terça-feira), vem cá a casa um técnico da NOS... sempre quero ver o que vai dizer (diagnosticar)!!!
Um serviço que mete nojo..

Ping statistics for 212.113.183.252:
Packets: Sent = 100, Received = 26, Lost = 74 (74% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 15ms, Maximum = 24ms, Average = 17ms
Reputação 7
Crachá +6
Olá @CarlosDurães,

Qualquer lentidão ou corte do serviço de internet deve ligar a Linha de Apoio para que sejam feitos despistes técnicos, pois pode ser uma situação que se resolva de imediato ou seja necessário a deslocação de uma equipa técnica.
Reputação 6
Crachá +1
Aguenta coração
Paciência e Persistência

Caso a situação se mantenha depois desse maravilhoso contacto pedido pelo moderador, reporte para Provedor NOS
Reputação 1
Claro que não diagnosticou nada!
Só veio trocar o router... que tinha sido trocado à cerca de 3 semanas...
Hoje, dia 8, e como o problema se mantém... tenho outra troca de router.
Desta vez, um v4.
Não acredito que resolva o problema em definitivo. Por agora estou sem perda de pacotes, mas são 17:40h... mais logo, no período critico das 21h às 24h, quero ver o resultado.
Continuo convencido que a avaria é, e sempre foi... excesso de clientes para a estrutura activa de que dispõem!
Hey! Vou tentar descrever da forma mais simpática o problema e as demais tentativas de resolução da NOS.

Problema
A partir das 21h30 até .... > 23h não consigo manter uma ligação estável
Para o meu trabalho preciso de ter uma ligação constante via "Ambiente Remoto", logo se há quebras, imaginam que se torne impossível fazer o que quer que seja.

Exemplo:

--- nos.pt ping statistics ---
58 packets transmitted, 7 received, 87% packet loss, time 57063ms
rtt min/avg/max/mdev = 8.330/12.660/22.675/5.003 ms


Testes Efectuados:
1 Troca de wifi por cabo e cabo por wifi
- Resultado: Nada de Novo
2 "Roubar" a net do vizinho também NOS
- Resultado: Nada de Novo
3 Mudar de pc/smartphone e efectuar pings pelos mesmos
- Resultado: Nada de Novo
4 Mudar de router com deslocação de técnico
- Resultado: Nada de Novo, mas o router é mais giro.
5 Ligar para a NOS explicar todos os pontos anteriores
- Resultado: Pedem que ligue para uma linha PCMedic(??) de valor acrescentado para que estes parceiros da NOS, emitam um relatório para resolverem um problema que à partida a resolução está à vista e já agora, o cliente pague a mensalidade e esse custo adicional. Acham normal?

Quantas mais coisas querem para perceber que existe congestionamento na rede e é preciso fazerem algo? Ligar para a NOS torna-se insuportável, só perguntam por speedtests, já não há pachorra.

De notar que há vizinhos que se queixam de não ter net na hora de pico, eventualmente não lhes faz tanta falta a eles como me faz a mim. (Reitero o ponto 2).

Um bonus:
Efectuei o mesmo teste do mesmo local, com o mesmo equipamento mas usando a internet móvel por acaso também NOS.

--- nos.pt ping statistics ---
99 packets transmitted, 99 received, 0% packet loss, time 98049ms
rtt min/avg/max/mdev = 0.387/0.525/1.764/0.180 ms
Reputação 6
Crachá +1
Aqui a única solução será mudar de ISP e não cumprir qualquer fidelização por falta de prestação do serviço acordado.
Obviamente irão ripostar e dizer que está tudo bem bla bla bla, mas com persistência e paciência tudo se consegue.

Daqui a instantes vem um super moderador pedir para.... sim acredite: ligar para o apoio técnico

E assim vai o apoio a clientes e o magnífico serviço prestado pela NOS.
Será que quem tem a cargo estas responsabilidades utiliza o serviço que gere?!!

Neste momento e descaradamente a NOS pede que as pessoas sejam reféns de um serviço bem pago mas que não é prestado.

Cancele isso e mude de ISP porque não vai haver NADA que resolva essa porcaria.
Olá Daniel, obrigado pela resposta.
Pois, infelizmente é essa a ideia que tenho e já estou em contacto com outros ISPs para proceder à mudança. Não tenho qualquer fidelização e por incrível que pareça para tentar resolver este problema sugeriram-me mudar de router com uma fidelização de 24 meses. "Nem todos somos lorpas."

Eu fico realmente surpreendido quando num apoio técnico não sabem sequer o que é "ping" e me respondem coisas como "Somos técnicos de call center e não de informática".

Vim a este fórum por falta de alternativa via contacto telefónico, aliás a sugestão partiu mesmo de um supervisor.
Reputação 6
Crachá +1
Infelizmente uma empresa que supostamente devia marcar a diferença no mercado, foi absorvida por métodos que se traduzem numa prática que em nada dignifica a mesma.
Muito marketing mas depois as pessoas cansam-se do mau serviço prestado.
Compreende-se quando não há alternativas, mas mesmo assim lamento que as pessoas fiquem acomodadas como se a empresa é que decidisse a vida delas.

O investimento foi neste modelo de negócio, consequentemente terão de acarretar as consequências daquilo que é decidido.
É preferível orçamentar e cabimentar milhares de euros em marketing do que investir numa rede de telecomunicações fiável e operacional!!! Tanta exigência numas coisas e tanto desleixo noutras.

Eu não consigo prestar um serviço de qualidade, o meu cliente não tem de ser obrigado a gramar. Por muito que eu queira receber dinheiro sem prestar absolutamente nada.
E jamais crio um fórum só porque sim, e que nem capacidade de resposta tem à semelhança daqueles que foram copiados pela NOS. Copiam e mal.
Passou a ser um depósito de reclamações à semelhança das redes sociais. Por isso nem Twitter têm. Era mais um.
Barraca atrás de barraca, mas não se mancam.

Seja persistente e exigente e não se deixe iludir em tretas.
Reputação 6
Crachá +1
Isso não vai ter qualquer solução!
Basta acompanhar este fórum para perceber que o serviço não funciona.
Quem estiver nessas condições, que mude de ISP!!! Não sejam reféns de uma coisa que não funciona!!!
Reputação 1
Ontem, durante o "período critico", não tive problemas de ligação e poucas vezes verifiquei perda de pacotes... e quando verifiquei, era apenas 1 isolado... nada do que tinha anteriormente.
Mas... ontem, ainda foi dia de Web Summit... vamos ver hoje.
E sim, DanielS, tens razão... o serviço não funciona "per si" e gasta muito tempo aos clientes para o fazer funcionar...
Se a "avaria" for resolvida com o V4, vamos ver se a NOS tem capacidade de fornecer este router (sem custos) a todos os clientes.
By the way... não gosto nada, mesmo nada, do tipo de acesso à configuração do router, que apenas "dá" acesso pelo portal "aminhanet.nos.pt".
Não dou o caso por encerrado, ainda, porque estou em período de "monitorização"... já que a NOS não a faz!!!
Update:
Recebi um contacto, como seria de esperar a dizer que nada de mal havia sido detectado que iam monitorizar a minha rede durante 7 dias e para eu os contactar se tiver algum tipo de constrangimento, o grande problema é que o serviço para o qual me mandam ligar (210735827) encerra às 21h30 (Podem ler no meu post inicial a que horas começa o meu constrangimento? Exacto. )
Em Suma... O serviço encerra quando o meu problema começa, ora... continuo sem solução.
Packet loss todos os dias, durante as 18h-24h.
Liga-se para o apoio técnico e o assistente pergunta-me: "O router muda de cor? Não? Fazemos um teste de velocidade. Tudo okay? Então não há avaria nenhuma, não é problema nosso. Podemos é encaminhar para a PCMedic."

Fantástico este "apoio técnico".
Update 2:
Face ao meu pedido de rescisão, recebo um contacto a perguntar o motivo, explico por A+B o que já expliquei anteriormente neste tópico.

Sugerem que eu mude para o novo router, que claro tem uma fidelização de 24 meses.

Ora bem, então o problema é da NOS, eu pago um serviço à NOS e para ter o serviço que pago, tenho que mudar o equipamento, suportando eu esse custo ???? Um bocado de noção, seria interessante.

Mas não pensem que é má vontade, mudaria de router para testar, mas eu já mudei, eu inclusive já testei com a net NOS do vizinho. E nada alterou.

Tal como sugerido aqui no fórum, foi feita uma exposição à provedoria e estou pessoalmente a recolher um grupo de moradores para mudarmos todos de operador.

Irei continuar a manter vos informados, para que situações como estas se mantenham registadas.

Pode me ter passado ou não recebi qualquer informação oficial sobre este tópico, neste fórum?
Vim porque tenho o mesmo problema. Mas estou a ver que a situação não tem solução. Vou mudar pra Vodafone então
Ola JubaJuba,

O problema está no routing utilizado pela NOS, basicamente se tiveres o routing a ir pela telco.com vais ter este problema.

Estive cerca de 2 horas com random DC's do WoW, a partir do momento que o routing começou a ir pela cogent.com o problema ficou resolvido.

Pelo que percebo e estou a entender e uma questão do routing mudar para a Telco em alturas de pico, para eles libertarem o congestionamento eles fazem routing pela Telco, quando o congestionamento acaba passa para a Cogent e tudo fica as mil maravilhas.

Agora a parte frustrante e ir explicar isto na linha tecnica deles, quando eles apenas percebem 2as coisas, teste de velocidade e se o router esta a piscar, e nunca vão perceber o que é routes, prioridades ou congestionamentos.

Sinceramente espero que encaminhem este problema para a vossa equipa de redes e peço que eles verifiquem esta questão.

Comentário