Header
Destaque

Novo Router Wi-Fi 4.0


Reputação 7
Crachá +6
Novo Router Wi-Fi 4.0

A NOS tem um novo Router de última geração Wi-Fi, que tem sido referido nas redes sociais. O Router Wi-Fi 4.0 é o novo equipamento da NOS que representa uma grande evolução tecnológica, e que em conjunto com a página aminhanet.nos.pt permite configurar e gerir o router e ter acesso a funcionalidades avançadas, mesmo à distância.


Para os nossos clientes, são estas as principais vantagens:
  • Mais velocidade última tecnologia Wi-Fi (Wi-Fi ac) e MIMO 3X3 que permite velocidades até 4x superiores!
  • Melhor cobertura dual band, 2.4GHz e 5GHz. Com a utilização da nova banda a 5GHz, não existe sobreposição de canais, o que permite um melhor sinal. A tecnologia Beamforming direciona a intensidade de sinal para um ou mais dispositivos, melhorando também a cobertura.
  • Maior controlo A página Web permite a gestão e configuração do router e funcionalidades avançadas e inovadoras.
Com dual band a 2.4GHz e 5GHz, o utilizador pode optar pela banda que emite o sinal com maior cobertura e mais velocidade (esta tecnologia também está presente no Wi-Fi Extender. Para que saiba sempre qual a banda com melhor sinal, pode criar duas redes com nomes diferentes, para que seja possível diferenciar as duas bandas. O equipamento tem capacidade de transmissão MIMO 3x3 que permite uma maior largura de banda e um aumento das velocidades em Wi-Fi.

Já leu os nossos artigos sobre o Wi-Fi e sobre as Normas e Bandas utilizadas?

No quadro abaixo, pode ver as diferenças entre os routers atuais e o novo 4.0:


Saiba aqui tudo sobre o Router 4.0. Para ler o manual, clique aqui.

Já utilizou o novo router? Partilhe connosco a sua experiência! :)

Glossário:
  • MIMO (Multiple-input and multiple-output) - é uma forma de transmissão através de várias antenas de transmissão e receção no router.

412 Comentários

Reputação 2
Boa tarde.
Instalaram-me o router ontem de manhã. Já tive de reiniciar hoje pelo menos 7 vezes.
Pelo que me disseram é um assunto recorrente. Existe alguem que tenha tido este problema e que o tenha tido resolvido?

Cumprimentos
Tiago
Reputação 7
Crachá +1
Boa tarde.
Instalaram-me o router ontem de manhã. Já tive de reiniciar hoje pelo menos 7 vezes.
Pelo que me disseram é um assunto recorrente. Existe alguem que tenha tido este problema e que o tenha tido resolvido?

Cumprimentos
Tiago


Boas
Recorrente nao é de certeza, ja o tenho á "algum" tempo e nao o desligo , excepto quando á actualizaçoes que reinicializa sozinho.

O meu esta colocado em HFC (200/20), tem que haver algum problema ou no teu router ou na rede.
Reputação 2
Boa tarde.
Instalaram-me o router ontem de manhã. Já tive de reiniciar hoje pelo menos 7 vezes.
Pelo que me disseram é um assunto recorrente. Existe alguem que tenha tido este problema e que o tenha tido resolvido?

Cumprimentos
Tiago


Boas
Recorrente nao é de certeza, ja o tenho á "algum" tempo e nao o desligo , excepto quando á actualizaçoes que reinicializa sozinho.

O meu esta colocado em HFC (200/20), tem que haver algum problema ou no teu router ou na rede.


Quem me disse que era recorrente foi mesmo a pessoa do apoio técnico. E o rapaz que me foi lá instalar o router também me aconselhou a manter o 3.0.
O router é muito porreiro quando está a funcionar.
Será que é de ter net 120mb? acho estranho que seja.

EDIT: A minha ligação é HFC.
Reputação 7
Crachá +1
@Tiago Alho, nao estou a duvidar do que dizes ...:$

Eu no meu caso passar do 3.0 para o 4.0 foi da noite para o dia em termos de velocidade em Wifi, tenho equipamentos com Norma AC.

Manter o 3.0 é ter velocidade em wifi no maximo 60 a 70 Mb
Quanto á estabilidade do sinal, eu nao tenho razão de queixa, no meu caso 100% estavel.Tens que ver também se nao existe interferência de canais com outros routers vizinhos.

Juro que nao trabalho para a Nos, nem sou acionista , com pena minha :D:D:D
Reputação 2
Pois, vamos lá ver se me resolvem o problema. Eu já eliminei tudo o que era cabo e repetidores. Testei tudo ontem a tarde e estava a trabalhar de forma excelente.
Reputação 7
Crachá +1
Boa Sorte, amigo @Tiago Alho.:$
Reputação 2
@Armindo Mateus usas SSID diferentes para as duas bandas? ou tens tudo com o mesmo nome?
Reputação 7
Crachá +1
Tenho os 2 SSID com o mesmo nome.Ja usei foi os SSID Guest com nomes diferentes para cada Banda durante uns tempos e funcionou tudo bem.
Reputação 2
Tenho os 2 SSID com o mesmo nome.Ja usei foi os SSID Guest com nomes diferentes para cada Banda durante uns tempos e funcionou tudo bem.

Caso se deixe o mesmo nome o router seleciona que banda usar automaticamente? Estou agora a testar com o mm SSID para as 2 bandas. Vamos lá ver.
Reputação 7
Crachá +1
O dispositivo que se liga ao router, vai-se ligar sempre pela banda que lhe permitir maior velocidade, se for norma AC dual band , vai ligar-se á dos 5Ghz sempre que estiver presente, se nao tiver sinal dos 5 porque é a que tem menos alcance(mas mais velocidade), vai ligar-se á 2.4 Ghz (menor velocidade mas mais alcance )mas são os dispositivos que gerem a ligação dai que para tirar partido deste router o ideal é ter dispositivos com Norma wifi Ac Dual Band.
Reputação 2
Entao nao vejo necessidade de mudar os SSID. Todos os dispositivos que tenho em casa suportam 5GHz. Vamos la ver se aguenta.
Reputação 4
Crachá +2
A confusão que vocês arranjaram com a divulgação de um novo equipamento que não está disponível para novos clientes, sem necessidade.
apagado
Reputação 2
Boas.

O Router esta bastante mais estável desde a ultima vez que falei aqui. Continuo a perder a frequencia downstream 2 ou 3 vezes por dia ao inves das 2 ou 3 vezes por hora.
Alguem me sabe explicar se o router ja esta a utilizar a tecnologia de beamforming?

Cumprimentos
Tiago
Reputação 7
Crachá +1
Boas.

O Router esta bastante mais estável desde a ultima vez que falei aqui. Continuo a perder a frequencia downstream 2 ou 3 vezes por dia ao inves das 2 ou 3 vezes por hora.
Alguem me sabe explicar se o router ja esta a utilizar a tecnologia de beamforming?

Cumprimentos
Tiago

se o problema fosse do router isso também me acontecia, aqui a única altura que ele vai abaixo é quando a edp vai abaixo. Isso pode ser problema de sinal.
Reputação 7
Crachá +1
Boas.

O Router esta bastante mais estável desde a ultima vez que falei aqui. Continuo a perder a frequencia downstream 2 ou 3 vezes por dia ao inves das 2 ou 3 vezes por hora.
Alguem me sabe explicar se o router ja esta a utilizar a tecnologia de beamforming?

Cumprimentos
Tiago

se o problema fosse do router isso também me acontecia, aqui a única altura que ele vai abaixo é quando a edp vai abaixo. Isso pode ser problema de sinal.


O meu tambem só vai abaixo quando falta EDP,logo concordo com o @AJ67 o problema é outra coisa qualquer e nao do router.
Reputação 2
Hum, isso não explica porque é que só comecei a ter este problema na terça feira passada, curiosamente com a mudança de router... Conseguem me dizer a versao do vosso FW?
Reputação 7
Crachá +1
Hum, isso não explica porque é que só comecei a ter este problema na terça feira passada, curiosamente com a mudança de router... Conseguem me dizer a versao do vosso FW? o meu tem 6.4.60.1.4, as anteriores também não tinha falhas, esta versão é a 4ª que tenho.
Reputação 2
Hum, isso não explica porque é que só comecei a ter este problema na terça feira passada, curiosamente com a mudança de router... Conseguem me dizer a versao do vosso FW? o meu tem 6.4.60.1.4, as anteriores também não tinha falhas, esta versão é a 4ª que tenho.

Já estou nessa versão. Sei que me fizeram uma atualização ao FW durante a sexta feira passada que me melhorou bastante o problema. Hoje como estive a trabalhar não sei dizer se houve alguma interrupção nos downloads. Tens net fibra? hibrido? 120? 200?
Reputação 7
Crachá +1
Hum, isso não explica porque é que só comecei a ter este problema na terça feira passada, curiosamente com a mudança de router... Conseguem me dizer a versao do vosso FW? o meu tem 6.4.60.1.4, as anteriores também não tinha falhas, esta versão é a 4ª que tenho.

Já estou nessa versão. Sei que me fizeram uma atualização ao FW durante a sexta feira passada que me melhorou bastante o problema. Hoje como estive a trabalhar não sei dizer se houve alguma interrupção nos downloads. Tens net fibra? hibrido? 120? 200?
HFC. 120
Reputação 2
Hum, isso não explica porque é que só comecei a ter este problema na terça feira passada, curiosamente com a mudança de router... Conseguem me dizer a versao do vosso FW? o meu tem 6.4.60.1.4, as anteriores também não tinha falhas, esta versão é a 4ª que tenho.

Já estou nessa versão. Sei que me fizeram uma atualização ao FW durante a sexta feira passada que me melhorou bastante o problema. Hoje como estive a trabalhar não sei dizer se houve alguma interrupção nos downloads. Tens net fibra? hibrido? 120? 200?
HFC. 120


Tão é o mesmo que eu. Estou aqui a fazer pings a ver se tenho algum packet loss ou se ja normalizou. Vou ligar a pedir para saber quando foi feita esta atualização.
Reputação 7
Crachá +1
Hum, isso não explica porque é que só comecei a ter este problema na terça feira passada, curiosamente com a mudança de router... Conseguem me dizer a versao do vosso FW? o meu tem 6.4.60.1.4, as anteriores também não tinha falhas, esta versão é a 4ª que tenho.

Já estou nessa versão. Sei que me fizeram uma atualização ao FW durante a sexta feira passada que me melhorou bastante o problema. Hoje como estive a trabalhar não sei dizer se houve alguma interrupção nos downloads. Tens net fibra? hibrido? 120? 200?
HFC. 120


Tão é o mesmo que eu. Estou aqui a fazer pings a ver se tenho algum packet loss ou se ja normalizou. Vou ligar a pedir para saber quando foi feita esta atualização.
O. 6.4.60.1.4 foi disponibilizado dia 16 Setembro 2017. 😉
Reputação 2
Hum, isso não explica porque é que só comecei a ter este problema na terça feira passada, curiosamente com a mudança de router... Conseguem me dizer a versao do vosso FW? o meu tem 6.4.60.1.4, as anteriores também não tinha falhas, esta versão é a 4ª que tenho.

Já estou nessa versão. Sei que me fizeram uma atualização ao FW durante a sexta feira passada que me melhorou bastante o problema. Hoje como estive a trabalhar não sei dizer se houve alguma interrupção nos downloads. Tens net fibra? hibrido? 120? 200?
HFC. 120


Tão é o mesmo que eu. Estou aqui a fazer pings a ver se tenho algum packet loss ou se ja normalizou. Vou ligar a pedir para saber quando foi feita esta atualização.
O. 6.4.60.1.4 foi disponibilizado dia 16 Setembro 2017. ;-)


Mas o router poderia não vir com essa versão, tendo sido atualizado posteriormente.
Reputação 7
Crachá +1
Todos routers são atualizados quando são instalados, raramente vem com o firmware mais recente.
Reputação 2
Bom vou testar isto. Em relação ao beamforming? Está a funcionar? é configuravel?

Comentário