Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
November 21, 2017
Destaque

Novo Router Wi-Fi 4.0

Novo Router Wi-Fi 4.0

A NOS tem um novo Router de última geração Wi-Fi, que tem sido referido nas redes sociais. O Router Wi-Fi 4.0 é o novo equipamento da NOS que representa uma grande evolução tecnológica, e que em conjunto com a página aminhanet.nos.pt permite configurar e gerir o router e ter acesso a funcionalidades avançadas, mesmo à distância.

Para os nossos clientes, são estas as principais vantagens:
  • Mais velocidade última tecnologia Wi-Fi (Wi-Fi ac) e MIMO 3X3 que permite velocidades até 4x superiores!
  • Melhor cobertura dual band, 2.4GHz e 5GHz. Com a utilização da nova banda a 5GHz, não existe sobreposição de canais, o que permite um melhor sinal. A tecnologia Beamforming direciona a intensidade de sinal para um ou mais dispositivos, melhorando também a cobertura.
  • Maior controlo A página Web permite a gestão e configuração do router e funcionalidades avançadas e inovadoras.
Com dual band a 2.4GHz e 5GHz, o utilizador pode optar pela banda que emite o sinal com maior cobertura e mais velocidade (esta tecnologia também está presente no Wi-Fi Extender. Para que saiba sempre qual a banda com melhor sinal, pode criar duas redes com nomes diferentes, para que seja possível diferenciar as duas bandas. O equipamento tem capacidade de transmissão MIMO 3x3 que permite uma maior largura de banda e um aumento das velocidades em Wi-Fi.

Já leu os nossos artigos sobre o Wi-Fi e sobre as Normas e Bandas utilizadas?

No quadro abaixo, pode ver as diferenças entre os routers atuais e o novo 4.0:

Saiba aqui tudo sobre o Router 4.0. Para ler o manual, clique aqui.

Já utilizou o novo router? Partilhe connosco a sua experiência! :)

Glossário:
  • MIMO (Multiple-input and multiple-output) - é uma forma de transmissão através de várias antenas de transmissão e receção no router.

412 Comentários

Armindo Mateus
Super User
Super User
November 29, 2017
Boa Sorte, amigo @Tiago Alho.:$
Kilobyte
November 29, 2017
@Armindo Mateus usas SSID diferentes para as duas bandas? ou tens tudo com o mesmo nome?
Armindo Mateus
Super User
Super User
November 29, 2017
Tenho os 2 SSID com o mesmo nome.Ja usei foi os SSID Guest com nomes diferentes para cada Banda durante uns tempos e funcionou tudo bem.
Kilobyte
November 29, 2017
Tenho os 2 SSID com o mesmo nome.Ja usei foi os SSID Guest com nomes diferentes para cada Banda durante uns tempos e funcionou tudo bem.

Caso se deixe o mesmo nome o router seleciona que banda usar automaticamente? Estou agora a testar com o mm SSID para as 2 bandas. Vamos lá ver.
Armindo Mateus
Super User
Super User
November 29, 2017
O dispositivo que se liga ao router, vai-se ligar sempre pela banda que lhe permitir maior velocidade, se for norma AC dual band , vai ligar-se á dos 5Ghz sempre que estiver presente, se nao tiver sinal dos 5 porque é a que tem menos alcance(mas mais velocidade), vai ligar-se á 2.4 Ghz (menor velocidade mas mais alcance )mas são os dispositivos que gerem a ligação dai que para tirar partido deste router o ideal é ter dispositivos com Norma wifi Ac Dual Band.
Kilobyte
November 29, 2017
Entao nao vejo necessidade de mudar os SSID. Todos os dispositivos que tenho em casa suportam 5GHz. Vamos la ver se aguenta.
Bruno Daniel
Petabyte
December 1, 2017
A confusão que vocês arranjaram com a divulgação de um novo equipamento que não está disponível para novos clientes, sem necessidade.
Obrigado
Kilobyte
December 3, 2017
apagado
Kilobyte
December 4, 2017
Boas.

O Router esta bastante mais estável desde a ultima vez que falei aqui. Continuo a perder a frequencia downstream 2 ou 3 vezes por dia ao inves das 2 ou 3 vezes por hora.
Alguem me sabe explicar se o router ja esta a utilizar a tecnologia de beamforming?

Cumprimentos
Tiago
AJ67
Zettabyte
December 4, 2017
Boas.

O Router esta bastante mais estável desde a ultima vez que falei aqui. Continuo a perder a frequencia downstream 2 ou 3 vezes por dia ao inves das 2 ou 3 vezes por hora.
Alguem me sabe explicar se o router ja esta a utilizar a tecnologia de beamforming?

Cumprimentos
Tiago

se o problema fosse do router isso também me acontecia, aqui a única altura que ele vai abaixo é quando a edp vai abaixo. Isso pode ser problema de sinal.