Se realmente a NOS se preocupa em prestado um bom serviço aos cliente substituía o actual por este sem qualquer custo ou alteração de contrato. Pois o actual é muito fraco. Com os contratos que fazemos e com as mensalidades que pagamos era mais que justo.
Não se esqueçam dos atuais clientes que estão cá à mais tempo, como eu que sou cliente desde a clix.
Na realidade o router 3 não se tem muito sinal nas casas, vamos ver se este com a normal n, se consiga deixar os cabos e trabalhar a 100% com wifi.
Para quando e como se faz para a troca do router?
Obrigado
Posso dizer que com este router passei 100% a wifi e o cabo ethernet colocado na gaveta.
Olá a todos,
Antes de mais, obrigado também pelas vossas partilhas, @AJ67 e @Armindo Mateus. :)
Sobre a restante questão, informamos que o Router Wi-Fi 4.0 está a ser disponibilizado gradualmente, mas, assim que surjam novidades, para atuais clientes, divulgamos nos canais habituais. Fiquem atentos.
Vou dar a minha experiencia pessoal, sem me adiantar muito sobre as características do equipamento em HFC.
Tinha o 3.0 e nao tinha mais que 60Mb em wifi (pacote 200/20) mesmo ao lado do router,quando queria usar toda a lagura dos 200 tinha que ligar por cabo, moro numa casa r/c e primeiro andar, no r/c tinha rede em todo o lado mas no primeiro andar tinha um quarto quase sem rede.
Com o 4.0 tenho os 200/20 em norma AC banda 5Ghz em wifi no mesmo espaço e nos locais ao lado no R/C no primeiro andar só na banda 2.4 Ghz e nao melhorou a cobertura, tenho um extender no primeiro andar (que já tinha com o 3.0).
Resumindo a banda 5 Ghz nao é boa a atravessar paredes,logo vai haver casos em que nao vai notar grandes diferenças, mas quem estiver na mesmo local fisico do router vai ser o dia para a noite.
As redes WiFi é complicado de comparar porque depende de varios factores, tipo de paredes, espessura das paredes, materiais é volta do router, interferencias dos routers vizinhos, que no meu caso nao tenho routers vizinhos nos 5Ghz, mas nos Predios é complicado de gerir com routers por cima, por baixo ,ao lado e por vezes no mesmo canal.
Para já e no meu caso pessoal 100% satisfeito com o 4.0 tenho por vezes 9 dispositivos ligados , com um deles a fazer stream em 4k a cerca de 7 metros com uma parede no meio e sem falhas nem congelamentos .
Moro na zona de Almada , na Caparica numa zona que felizmente tenho os 200 ao longo de todo o dia, se bem que nas horas de ponta por vezes desce para 170/180 mas nada de grave.SOU SORTUDO EU SEI 😃
No que diz respeito a atuais clientes a NOS não troca o router a não ser que mude de pacote!!
Ora como acho que deveria querer manter os atuais clientes , vou trocar de operadora e ter um router moderno e capaz.
Obrigado NOS.
Principalmente para quem precisa do modo Bridge este router continua com graves problemas técnicos.
Lamentavelmente e apesar da minha insistência para falar diretamente com alguém com conhecimentos técnicos sobre este router, tal tem sido ignorado pelo suporte da NOS.
Para terem um noção todas as portas LAN fazem Bridge mesmo que não esteja ativado o modo bridge, e testando individualmente cada uma das portas LAN's obtemos debitos diferentes!
Salvo raras e honrosas excepções por parte do suporte da NOS a indiferença para solucionar o problema é total.
O ideal seria os técnicos no local fazerem uma avaliação exaustiva da situação, mas lamentávelmente os técnicos que instalaram o router apenas tinham conhecimentos técnicos ao nível de ligar os cabos.
Como se isto não fosse já muito aborrecido para mim, estou a pagar mais por um serviço de 200/20, quando a concorrência VDF pratica preço mais competitivo e temos 100/100upload, mas puros...para os que entendem o que digo.
Espero que alguém da NOS leia este post e decidam a solucionar o problema, que dura meses.
Obg
https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/servico-200-20-mbps-nos-uma-modo-bridge-com-melhores-velocidades-401?sort=dateline.desc#comments

Com o preço que pagamos todos os meses e já há muitos anos, daria para trocar de router mais que uma vez. Em vez de utilizarem o novo router para angariar mais clientes à concorrência e a poucos clientes novos, usem o mesmo para manter os clientes que já têm, senão à primeira hipótese estes deixaram de o ser.
Espero que este tenha um comportamento mais estável que o anterior! @Tiago C. Temos que o requisitar no Apoio a Clientes!?
Informaçao disponibilizada no pplware:
"Contactada, a operadora referiu ao pplware que ainda não tem data prevista para começar a disponibilizar o novo equipamento, contudo serão os novos clientes os primeiros a receber este novo equipamento."
Fonte: https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/cliente-nos-entao-conheca-novo-router-wi-fi-4-0/
😉...
Novo Router Wi-Fi 4.0
A NOS tem um novo Router de última geração Wi-Fi, que tem sido referido nas redes sociais. O Router Wi-Fi 4.0 é o novo equipamento da NOS que representa uma grande evolução tecnológica, e que em conjunto com a página aminhanet.nos.pt permite configurar e gerir o router e ter acesso a funcionalidades avançadas, mesmo à distância.

Para os nossos clientes, são estas as principais vantagens:
- Mais velocidade última tecnologia Wi-Fi (Wi-Fi ac) e MIMO 3X3 que permite velocidades até 4x superiores!
- Melhor cobertura dual band, 2.4GHz e 5GHz. Com a utilização da nova banda a 5GHz, não existe sobreposição de canais, o que permite um melhor sinal. A tecnologia Beamforming direciona a intensidade de sinal para um ou mais dispositivos, melhorando também a cobertura.
- Maior controlo A página Web permite a gestão e configuração do router e funcionalidades avançadas e inovadoras.
Com dual band a 2.4GHz e 5GHz, o utilizador pode optar pela banda que emite o sinal com maior cobertura e mais velocidade (esta tecnologia também está presente no Wi-Fi Extender. Para que saiba sempre qual a banda com melhor sinal, pode criar duas redes com nomes diferentes, para que seja possível diferenciar as duas bandas. O equipamento tem capacidade de transmissão MIMO 3x3 que permite uma maior largura de banda e um aumento das velocidades em Wi-Fi.
Já leu os nossos artigos sobre o Wi-Fi e sobre as Normas e Bandas utilizadas?
No quadro abaixo, pode ver as diferenças entre os routers atuais e o novo 4.0:

Saiba aqui tudo sobre o Router 4.0. Para ler o manual, clique aqui.
Já utilizou o novo router? Partilhe connosco a sua experiência! :)
Glossário:
- MIMO (Multiple-input and multiple-output) - é uma forma de transmissão através de várias antenas de transmissão e receção no router.
O Sr. Tiago C. só vem contar mentiras aqui no fórum, acabei de falar com a linha técnica, e disseram que o router 4 ainda não está a ser distribuido, só para os clientes piloto.
Como é possível virem para aqui contar mentiras, isto é estar a gozar com os clientes.:@:@
Liguei para o Apoio e info. dada como foi dito apenas para novos clientes o que me parece no mínimo um pouco injusto, quando ainda para mais se tem problemas de Wifi em casa.
Aguardo da vossa parte (NOS) que me façam a substituição por este equipamento novo de forma a que possa usar os aparelhos que tenho em casa convenientemente sem perder sinal e sem de vez em quando ter de ir desligar o cabo power do router para o reiniciar pois fica pendurado(bloqueado).:@
ou seja. basicamente este equipamento será fornecido aos novos clientes. Os clientes antigos ficam para o fim da lista.. e se solicitarem troca ainda vão ter que pagar né?
Não vejam esta solução como remédio para todos os males, numa casa com vários quartos, com uma sala de estar e entertenimento num lado da planta da casa e os quartos no outro, o que faz sentido é uma solução completa para ter internet sem fios em todos os equipamentos. Nenhum router por si só vai dar ligação satisfatória a consolas e smartv na sala, tablets na cozinha, pcs de secretária e telemóveis nos quartos mais computadores portáteis pela casa. A menos que seja uma casa muito pequenina e o router esteja numa posição equidistante das extremidades da casa.
Sempre tive problemas em casa com o router NOS.
Soube de um novo router mais potente o V4, telefonei para a NOS a possibilidade de o instalar aqui em casa e troca do antigo e até coloquei a hipotese de acordar a mudança de contrato de fidelização.
Mas foi recusado, tenho que ficar com o antigo, este novo router é para os novos clientes.
A MEO já está a trocar para os novos routers em casas ( como vivendas ) para aumentar o sinal.
A NOS não troca...ERRADO, depois queixam-se que os clientes vao para outras operadoras. Também vou pensar no assunto.
Boa tarde.
Instalaram-me o router ontem de manhã. Já tive de reiniciar hoje pelo menos 7 vezes.
Pelo que me disseram é um assunto recorrente. Existe alguem que tenha tido este problema e que o tenha tido resolvido?
Cumprimentos
Tiago
Boas
Recorrente nao é de certeza, ja o tenho á "algum" tempo e nao o desligo , excepto quando á actualizaçoes que reinicializa sozinho.
O meu esta colocado em HFC (200/20), tem que haver algum problema ou no teu router ou na rede.
Quem me disse que era recorrente foi mesmo a pessoa do apoio técnico. E o rapaz que me foi lá instalar o router também me aconselhou a manter o 3.0.
O router é muito porreiro quando está a funcionar.
Será que é de ter net 120mb? acho estranho que seja.
EDIT: A minha ligação é HFC.
@Tiago Alho, nao estou a duvidar do que dizes ...:$
Eu no meu caso passar do 3.0 para o 4.0 foi da noite para o dia em termos de velocidade em Wifi, tenho equipamentos com Norma AC.
Manter o 3.0 é ter velocidade em wifi no maximo 60 a 70 Mb
Quanto á estabilidade do sinal, eu nao tenho razão de queixa, no meu caso 100% estavel.Tens que ver também se nao existe interferência de canais com outros routers vizinhos.
Juro que nao trabalho para a Nos, nem sou acionista , com pena minha :D:D:D
Boa Sorte, amigo @Tiago Alho.:$
Tenho os 2 SSID com o mesmo nome.Ja usei foi os SSID Guest com nomes diferentes para cada Banda durante uns tempos e funcionou tudo bem.
Caso se deixe o mesmo nome o router seleciona que banda usar automaticamente? Estou agora a testar com o mm SSID para as 2 bandas. Vamos lá ver.
Entao nao vejo necessidade de mudar os SSID. Todos os dispositivos que tenho em casa suportam 5GHz. Vamos la ver se aguenta.
I have been a customer for over 3 years. I am currently out of contract with nos. They will not allow me to get the new router 4 if i renew because it is only for new customers. I feel there is no reward for loyalty. Disappointed...Take advantage of being out of contract and start the process of cancelling your service, new possibilities suddenly become available 😉
@Tiago Alho, são pequenos constrangimentos que vão sendo resolvidos à medida que vão surgindo. A sua situação, pode ter alguma característica diferente dos casos já identificados e, por isso, só o Apoio Técnico poderá ajudar.
Já detectei qual é o problema do meu router... O DHCP funciona de forma lastimável. Não sei quantos equipamentos vocês têm ligados em simultaneo, mas eu aqui em casa chego a ter 7 ou 8 dispositivos ligados ao mesmo tempo. Às vezes, o telemóvel sai da cobertura momentaneamente, quando volta o router tenta atribuir o mesmo IP que tinha anteriormente, mas entretanto liguei a minha Playstation e foi lhe atribuido o IP que era do telemóvel, estão a perceber o que acontece? Aquilo faz ali algum tilt no WIFI e começa por aparecer o erro de Falha de Optimização do WIFI, quando já não aguenta desliga tudo e só mm reiniciando. O que me chamou atenção para isso foi o facto da minha box android perder ligação, mesmo com sinal no máximo. Quando isto acontecia um restauro as definições de fábrica era mesmo a unica forma de conseguir que a box acedesse a internet. Solução... IP estático para tudo e problema remendado.