Header
Destaque Tutorial

Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +6

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉


579 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

@pmAlvesxxxxx

Como indicado anteriormente, não se trata de um bug, infelizmente, de momento, o router que tem não tem a página ou App NOS NET disponível para configurar o equipamento. 

Obrigado

Como abrir ou encaminhar uma porta no novo software do router NOS? No anterior software era fácil, em Configurações Avançadas. Neste novo software não consigo e tenho muita urgência em fazê-lo.

O apoio técnico NOS não conseguiu ajudar. Ao fim de meia hora pediram-me para ligar para a PC Médic que cobra 0,45 eur/minuto. A chamada caiu ao fim de 20 minutos ainda me estavam a fazer perguntas parvas para fazer passar o tempo. Só não perguntaram o que eu tinha almoçado. Vergonha!

Boa tarde @RNUNES,

 

Por favor informe qual é o router em questão.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

nosnet.pt

Boa tarde,

o Router é o 5.0_v2

Por favor aceda à pagina interna do router através do endereço 192.168.1.1, utilizando os dados:

user: admin

pass: admin

Pode efetuar a gestão do seu router, dentro e fora de casa, utilizando a  App NOS NET ainda o nosnet.pt.

Obrigado

Bom dia @RNUNES,

 

Na sequência das nossas conversações, informo o seguinte.

 

Pode remover, se necessitar, algum dos seus serviços NOS, da sua área de cliente.

  1. Aceda à Área de Cliente introduza os seus dados de acesso. Carregue em "Entrar". Se ainda não se registou, veja aqui como o pode fazer.
     

     

  2. Clique no seu avatar e escolha a opção “Perfil”.

     

  3. De seguida, carregue em "Gerir Utilizadores"

     

  4. Selecione a opção “Ações” e, caso tenha mais do que um serviço, deve escolher o que pretende remover, confirme a remoção, carregando em “Remover associação”.

     

Ainda não usa a App NOS? Instale já e tenha todo o controlo dos seus serviços NOS.

A App NOS está disponível através do Google Play, para Android, App Store para iOS e App Gallery para Huawei.

Se tiver alguma questão adicional, partilhe.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 

@RNUNES, pedimos que consulte o comentário em que esclarecemos pontos quanto à configuração que pretende. 
Obrigado

Boa tarde,

Finalmente a app/web NOSNET suporta o router 5.0 e já é possível configurar o Port Forwarding no router!

Já diz o ditado:”água mole em pedra dura….”

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @pmAlvesxxxxx

Agradecemos o seu feedback. 
Recordamos apenas que, de momento, nem todas as funcionalidades do equipamento abaixo encontram-se disponíveis, sendo necessário utilizar os acesso à página local do Router ao invés da página de gestão (App NOS NET ou nosnet.pt). 


Obrigado

Estou já à alguns dias a tentar resolver um problema com o reencaminhamento de portas no router CHITA-Hub5.

Quando acedo à configuração através da nosnet.pt, na secção de port forwarding sempre que tento criar uma regra para um dispositivo em específico (um raspberry pi) recebo a mensagem de que não foi possível e para tentar mais tarde… 

Um problema adicional e paralelo a este, é que sempre que tento editar ou eliminar uma regra, a mesma mensagem é apresentada…

Alguma sugestão em como resolver pelo menos o primeiro problema?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JorgePinto,

Agradecemos o seu testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica ao router e teste novamente, por favor.

Diga-nos se conseguiu resolver.

Obrigado 

Boa tarde @JorgePinto,

Agradecemos o seu testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica ao router e teste novamente, por favor.

Diga-nos se conseguiu resolver.

Obrigado 

Boa tarde, após reset do router, continuei sem sucesso com o port forwarding. Fui tentando várias formas e finalmente tive sucesso na operação. Por alguma razão que não consigo apurar, o router só me permite fazer forwarding para um IP alocado na gama DHCP. Logo, de forma a conseguir abrir a porta para o meu dispositivo e garantir que o mesmo tem um IP estático acabei por deixar o dispositivo tomar um IP na gama de DHCP, abri a porta correspondente no router, converti o IP para dinâmico para estático (no dispositivo), e alterei a gama de DHCP de forma a não considerar esse IP. É um workaround para um problema que honestamente parece-me ser proveniente do software de configuração do router ou do próprio aparelho. Partilho, de forma a poder ser útil a outros utilizadores deste router.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @JorgePinto,

Agradecemos o seu feedback, de certo que pode ajudar outros utilizadores. 

De momento, apenas é possível criar regras PortForward para IPs que estejam a ser distribuídos pelo Router em tempo real. 

Obrigado

Bom dia @JorgePinto,

Agradecemos o seu feedback, de certo que pode ajudar outros utilizadores. 

De momento, apenas é possível criar regras PortForward para IPs que estejam a ser distribuídos pelo Router em tempo real. 

Obrigado

^^
Ola ja tenho configurado mais para mim não funciona, parece-me que permanece bloqueado.

Testado porta de serviço com o ip local funciona bem, mas pelo público não consigo.estarei a fazer algo mal?
CHITA-Hub5
^^ model

Alteração feita pelo nosnet.pt
 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @stepahead
Muito obrigado pela partilha. 
Sim, de momento, o funcionamento é apenas o encaminhamento de porto para o IP Local. 
Obrigado

Mais alguém tem problemas em criar regras de Port Forwarding no Giga router?
Desapareceram funcionalidades básicas: reserva de IPs e dá erro ao criar regras para IPs que não são fornecidos pelo dhcp do router.
Está jeitoso para não renovar serviços no final do ano... 

Mais alguém tem problemas em criar regras de Port Forwarding no Giga router?
Desapareceram funcionalidades básicas: reserva de IPs e dá erro ao criar regras para IPs que não são fornecidos pelo dhcp do router.
Está jeitoso para não renovar serviços no final do ano... 

 

Boa noite @Filipe Miranda,

 

Parece que a única opção é atribuir diretamente nos dispositivos, se eles o permitirem.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Filipe Miranda,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda.

Detalhe-nos, por favor, que tipo de anomalias sente ao efetuar configurações de portos no router.

Obrigado 

Boa tarde,

não estou a conseguir abrir portas no router Chita-Hub5 com o firmware 7.2.4.7.1b4.

É algum defeito? Troquei para este router por fornecer wi-fi 5G e o antigo que tinha funcionava bem em abrir portas mas só funcionava com 2.4G.

Trabalho com servidores em casa e nunca tive problemas e agora não consigo fazer nada.

Existe alguma maneira de resolver ou vou ter que pedir o antigo de volta ou um que funcione que forneça wi-fi 5G?!

Reputação 7
Crachá

Aparentemente existe este tópico que permite de certa forma resolver o problema:

https://forum.nos.pt/internet-nos-4/nao-consigo-criar-port-forwarding-35845

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

@Helena Raimundo, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo com o atual processo de configuração de regras de Port Forward do router NOS em nosnet.pt. 😉

Saiba ainda como fazer a configuração através da App NOS Net:

 

Reputação 1

Tenho um “Router Wi-Fi 5.0” (Modelo HW: CHITA-Hub5) e não estou a conseguir encaminhar portas (“port forwarding”) para IP estáticos.

 

Tenho este router há dois dias em substituição do router anterior, com mais de 10 anos, que não estava a funcionar bem. O router anterior permitia encaminhar portas para IP estáticos.

 

Quando tento configurar em https://nosnet.pt/port-forward o encaminhamento duma porta para um equipamento com IP estático o resultado é um erro não descritivo (ver imagem).

 

Eu preciso disto para, entre outras coisas, configurar uma VPN para trabalhar.

 

Já passeis horas ao telefone (vamos ver quanto me vai custar) com o “apoio” técnico que, como deverá ser óbvio, nada resolveu. Será que alguém aqui sabe como resolver esta situação ou será que tenho que mudar de router e de operadora?

Reputação 1

Como abrir ou encaminhar uma porta no novo software do router NOS? No anterior software era fácil, em Configurações Avançadas. Neste novo software não consigo e tenho muita urgência em fazê-lo.

O apoio técnico NOS não conseguiu ajudar. Ao fim de meia hora pediram-me para ligar para a PC Médic que cobra 0,45 eur/minuto. A chamada caiu ao fim de 20 minutos ainda me estavam a fazer perguntas parvas para fazer passar o tempo. Só não perguntaram o que eu tinha almoçado. Vergonha!

 

Também me encaminharam para o “PC Médic que cobra 0,45 eur/minuto” e foi uma perda de tempo mas mesmo assim foi melhor que o brasileiro do des“apoio técnico” da NOS que chegou a sugerir que eu não precisava de IPv6 porque ainda não era utilizado na internet (estou mais-ou-menos a parafrasear).

 

Estou cá com uma vontade de mandar a NOS para um certo sítio...

Comentário