Header
Destaque Tutorial

Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +6

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉


579 Comentários

As regras são criadas sem problemas, mas de nada servem, porque não consigo ter acesso ao meu IP público. De alguma forma forma esse acesso é bloqueado, ou então o IP não é verdadeiramente um IP púbico...

A história da mensagem privada, é para parecer que se preocupam, mas depois nada fazem.

A NOS deve saber muito bem qual é o problema, mas não lhe interessa resolver.

Não lhe interessa que os clientes tenham acesso aos seus equipamentos em casa. Assim sempre conseguem ir vendendo outros produtos.

Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

Boa noite @Bruno Aleixo 

Eu já estou por tudo, para resolver o problema, mesmo ter que gastar mais dinheiro.

Mas explica melhor essa solução.

Eu posso simplesmente descartar o router da NOS e colocar um meu? E qual? 🙄

Ou  referes-te a colocar outro router, “pendurado” no da NOS?

É que eu, sinceramente, não acredito que a NOS vá resolver alguma coisa...

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite @Bruno Aleixo 

Eu já estou por tudo, para resolver o problema, mesmo ter que gastar mais dinheiro.

Mas explica melhor essa solução.

Eu posso simplesmente descartar o router da NOS e colocar um meu? E qual? 🙄

Ou  referes-te a colocar outro router, “pendurado” no da NOS?

É que eu, sinceramente, não acredito que a NOS vá resolver alguma coisa...

 

Colocar o router em BRIDGE (está no menu de configuração), ligar um “verdadeiro” ROUTER na porta LAN específica (geralmente a porta 4)

EDIT: tenho um colega entendido em redes que, claro está, NUNCA conseguiu efectuar um PF com os Routers NOS. Solução? Expor os serviços através da configuração da DMZ (opção do router), o que constitui uma falha de segurança!

Boa noite @Bruno Aleixo 

Eu já estou por tudo, para resolver o problema, mesmo ter que gastar mais dinheiro.

Mas explica melhor essa solução.

Eu posso simplesmente descartar o router da NOS e colocar um meu? E qual? 🙄

Ou  referes-te a colocar outro router, “pendurado” no da NOS?

É que eu, sinceramente, não acredito que a NOS vá resolver alguma coisa...

 

Colocar o router em BRIDGE (está no menu de configuração), ligar um “verdadeiro” ROUTER na porta LAN específica (geralmente a porta 4)

Mas se eu não tenho acesso do exterior ao meu router, como vou ter acesso a um router que está ligado nele?

Reputação 7
Crachá +2

Colocar o router em BRIDGE (está no menu de configuração), ligar um “verdadeiro” ROUTER na porta LAN específica (geralmente a porta 4)

Mas se eu não tenho acesso do exterior ao meu router, como vou ter acesso a um router que está ligado nele?

 

O modem/router da NOS fica apenas com a funcionalidade MODEM… ou seja… transmite os pacotes de dados ao ROUTER e mais nada! Quem trata de toda a gestão de tráfego, PF, Firewall, etc, é o ROUTER.

Desta forma, e CASO o IP não esteja atrás de uma NAT (que por vezes é usada pelos operadores para PARTILHAR UM IP que deveria ser apenas de 1 cliente), e se o Router for “competente”, a solução está encontrada!

 

Qualquer Router de 100 euros (aconselho um ASUS, ex: Asus RT-AX55U https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/redes/routers-modems/router-wi-fi/router-wi-fi-asus-rt-ax55u-dual-band-ax1800-7229940) faz o serviço como deve ser feito.

 

NOTA: Eu recuso-me a usar esta solução porque não tenho urgência no acesso a partir do exterior… (e não quero mais um equipamento a consumir energia, ao lado de um “router” NOS “lobotomizado”) caso contrário seria a única solução possível (basta ver o tamanho deste tópico, onde NINGUÉM consegue abrir uma porta, ou se consegue o PF simplesmente não funciona)

E já agora… com um Router Vodafone (seja ele qual for), não vejo e nunca vi particulares e EMPRESAS a usar outros equipamentos, e correm (sempre correram) serviços dentro de portas sem qualquer constrangimento!

Colocar o router em BRIDGE (está no menu de configuração), ligar um “verdadeiro” ROUTER na porta LAN específica (geralmente a porta 4)

Mas se eu não tenho acesso do exterior ao meu router, como vou ter acesso a um router que está ligado nele?

 

O modem/router da NOS fica apenas com a funcionalidade MODEM… ou seja… transmite os pacotes de dados ao ROUTER e mais nada! Quem trata de toda a gestão de tráfego, PF, Firewall, etc, é o ROUTER.

Desta forma, e CASO o IP não esteja atrás de uma NAT (que por vezes é usada pelos operadores para PARTILHAR UM IP que deveria ser apenas de 1 cliente), e se o Router for “competente”, a solução está encontrada!

 

Qualquer Router de 100 euros (aconselho um ASUS, ex: Asus RT-AX55U https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/redes/routers-modems/router-wi-fi/router-wi-fi-asus-rt-ax55u-dual-band-ax1800-7229940) faz o serviço como deve ser feito.

 

NOTA: Eu recuso-me a usar esta solução porque não tenho urgência no acesso a partir do exterior… (e não quero mais um equipamento a consumir energia, ao lado de um “router” NOS “lobotomizado”) caso contrário seria a única solução possível (basta ver o tamanho deste tópico, onde NINGUÉM consegue abrir uma porta, ou se consegue o PF simplesmente não funciona)

E já agora… com um Router Vodafone (seja ele qual for), não vejo e nunca vi particulares e EMPRESAS a usar outros equipamentos, e correm (sempre correram) serviços dentro de portas sem qualquer constrangimento!

O problema é que pelos testes que já fiz, e pelas opiniões que já me deram, o IP está mesmo numa NAT. Mas a NOS não o admite, nem o nega.

Tenho um terreno, onde tenho um acesso por internet móvel para controlar a rega e outras coisas. No inicio também não tinha acesso ao router, porque o IP não era publico. Liguei para o apoio, pedi para alterarem para IP publico, e ficou resolvido sem problemas.

No caso da internet fixa, não consigo resolver. Não admitem nem negam que o IP não é publico. Dizem sempre o mesmo. Que não têm conhecimento de problemas, e vão analisar. Duvido muito que não saibam…

Eu antes tinha um router da MEO, e também nunca tive problemas.

Reputação 7
Crachá +2

O problema é que pelos testes que já fiz, e pelas opiniões que já me deram, o IP está mesmo numa NAT. Mas a NOS não o admite, nem o nega.

Tenho um terreno, onde tenho um acesso por internet móvel para controlar a rega e outras coisas. No inicio também não tinha acesso ao router, porque o IP não era publico. Liguei para o apoio, pedi para alterarem para IP publico, e ficou resolvido sem problemas.

No caso da internet fixa, não consigo resolver. Não admitem nem negam que o IP não é publico. Dizem sempre o mesmo. Que não têm conhecimento de problemas, e vão analisar. Duvido muito que não saibam…

Eu antes tinha um router da MEO, e também nunca tive problemas.

 

Sim… a questão da NAT já aqui foi discutida.

Penso que é usado na infraestrutura CABO. Se for esse o caso, não há Router em BRIDGE que nos valha!

É por essas e por outras que não me quero voltar a fidelizar na NOS!

Quando precisar realmente de acesso fora de portas, terei de me virar para Vodafone.

Manter-me-ia na NOS se todas estas questões fossem cabalmente explicadas!

Mas a NOS limita-se a remeter os clientes para a PCMEDIC, como se fossemos ignorantes!

Preciso de configurar um DNS, de modo a que o router faça o encaminhamento para um IP local. Não é permitido fazer isso. Necessito também que o router faça NAV Loop Back. Como poderão ajudar nisto? Outras operadoras permitem que o utilizador faça tais configurações no router.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

@marcolopes, a dificuldade que encontra, de momento, é destinta do que reportado pelo @RuiBarroco e @Axzanaeb. Uma vez que pelo que partilha não será dificuldade da funcionalidade.  Assim, se possível, pedimos que, por favor, faça um reset ao Router NOS e volte novamente a realizar a configuração. 

@RuiBarroco e @Axzanaeb, lamentamos a demora, no entanto, ainda nos encontramos a verificar a situação internamente. Mas logo que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Eu faço (mais) em RESET ao Router quando alguém afectado pelo problema do PF venha a este tópico dizer que conseguiu resolver o problema já com as regras activas… porque até hoje, eu nunca consegui (mesmo com Routers NOS que aceitam as regras)

Reputação 7
Crachá +6

Assim sendo, ficamos a aguardar o seu feedback, @marcolopes

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Assim sendo, ficamos a aguardar o seu feedback, @marcolopes

Obrigado

 

Eu fico também a aguardar o vosso feedback sobre a sugestão de despiste que dei aqui: 

 

gostava de saber se alguém consegue obter resultados, seja qual for o router!

Boa tarde a todos, 

@marcolopes, a dificuldade que encontra, de momento, é destinta do que reportado pelo @RuiBarroco e @Axzanaeb. Uma vez que pelo que partilha não será dificuldade da funcionalidade.  Assim, se possível, pedimos que, por favor, faça um reset ao Router NOS e volte novamente a realizar a configuração. 

@RuiBarroco e @Axzanaeb, lamentamos a demora, no entanto, ainda nos encontramos a verificar a situação internamente. Mas logo que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado

Também aguardo solução para o port forwarding. No meu caso à 2 ou 3 semanas tudo funcionava perfeitamente, pois tenho alguns equipamentos a usar isto. Pensei que era passageiro até que hoje resolvi me dedicar a este assunto. Já percebi que não sou o único com este problema. No meu caso tudo estava a funcionar e de repente deixou de funcionar. Lá me fizeram o reset ao router e continua a não funcionar. Espero mesmo que a NOS resolva esta situação de outra forma terei de mudar de operadora.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde a todos, 

@marcolopes, a dificuldade que encontra, de momento, é destinta do que reportado pelo @RuiBarroco e @Axzanaeb. Uma vez que pelo que partilha não será dificuldade da funcionalidade.  Assim, se possível, pedimos que, por favor, faça um reset ao Router NOS e volte novamente a realizar a configuração. 

@RuiBarroco e @Axzanaeb, lamentamos a demora, no entanto, ainda nos encontramos a verificar a situação internamente. Mas logo que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado

 

Um RESET ao Router não resolve absolutamente nada… 

A solução apresentada nesse tópico também não (o meu DHCP sempre esteve ligado)

De qualquer forma, comprova-se que é um BUG do ROUTER 5v2 (HFC)

Reputação 7
Crachá +2

Também aguardo solução para o port forwarding. No meu caso à 2 ou 3 semanas tudo funcionava perfeitamente, pois tenho alguns equipamentos a usar isto. Pensei que era passageiro até que hoje resolvi me dedicar a este assunto. Já percebi que não sou o único com este problema. No meu caso tudo estava a funcionar e de repente deixou de funcionar. Lá me fizeram o reset ao router e continua a não funcionar. Espero mesmo que a NOS resolva esta situação de outra forma terei de mudar de operadora.

 

A primeira coisa que a NOS sugere é um RESET (nos últimos fiz dezenas de resets aos routers NOS)

A segunda é que os clientes PAGUEM pelo suporte através da PC MEDIC!

A NOS raramente aceita que os equipamentos têm BUGS, mesmo quando os clientes claramente provam esses BUGS por A + B.

Reputação 7
Crachá +2

EUREKA!

Ao contrário do que é dito neste tópico:

o BUG do ROUTER 5v2 HFC no que toca ao abrir REGRAS de PF, NÃO tem apenas a ver com o facto DHCP estar ligado ou não (testei ambos os cenários)

Tem sim a ver com o facto do PF não aceitar um HOST que não esteja compreendido no INTERVALO DEFINIDO no DHCP!!

SOLUÇÃO?

  • LIGAR o DHCP
  • Definir um intervalo onde o IP do host esteja incluído
  • CRIAR a regra do PF
  • Voltar a colocar o intervalo “correcto” no DHCP

 

Espero que a NOS tome nota de mais este BUG para o mesmo ser corrigido…

  1. O PF não deve depender do DHCP estar ligado ou não
  2. O PF não deve depender do INTERVALO definido no DHCP

Agora vou tentar analisar se o PF foi realmente aberto e o tráfego passa...

Reputação 7
Crachá +2

Firewall do windows desligada… PORTA ABERTA. Bom sinal…

 

Reputação 7
Crachá +2

Serviço FTP testado com sucesso!

E mais 2 BUGS do Router 5V2 HFC

  1. Não é possível EDITAR UMA REGRA PF - a edição de uma regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!
  2. Não é possível DESLIGAR (e/ou ligar?) UMA REGRA PF - a mudança de estado da regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!

Como é que a NOS tem produtos destes no mercado é que não entendo… talvez estejam a precisar de melhorar a qualidade dos PILOTOS que aceitam para o referido programa… e já agora, valorizem quem realmente vos ajuda! (eu desisti de ser piloto, pois era um calvário diário, sem qualquer retorno ou reconhecimento)

Fazer dos clientes umas COBAIAS também é muito feio, para não dizer mais.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @marcolopes,

Agradecemos a sua mensagem e partilha sobre este tema.

Iremos endereçar a informação que nos transmite internamente para que seja analisada. 

Agradecemos novamente o seu testemunho.

 

Boa noite,

criei um port forwording http, no entanto a porta 80 continua bloqueada pela firewall. como posso aceder à firewall?

o meu router é um CHITA HUB5 com a versão 7.2.4.7.1b4

Obrigado,

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @pmlourenco,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Neste tópico poderá encontrar mais informações sobre a realização de port forwarding e algumas sugestões da comunidade para ultrapassar dificuldades.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Viva!

Teoricamente consegui resolver, vou colocar fotos da configuração antes, e que funcionava à 3 semana atrás, e que deixou de funcionar. E a configuração que tive de fazer para voltar a funcionar. Espero que ajude alguém. Pelo que percebi TCP e UDP tem de estar em regras diferentes, e mesmo que seja só uma porta a considerar, tem de ter um intervalo sempre separado por menos -. Espero que as imagens consigam ser explicativas o suficiente. Se conseguirem aceder ao nosnet.pt e fazer a configuração por lá teoricamente ele colocas as coisas corretamente.

Configuração antiga:

Nova configuração:

 

Reputação 7
Crachá +2

Viva!

Teoricamente consegui resolver, vou colocar fotos da configuração antes, e que funcionava à 3 semana atrás, e que deixou de funcionar. E a configuração que tive de fazer para voltar a funcionar. Espero que ajude alguém. Pelo que percebi TCP e UDP tem de estar em regras diferentes, e mesmo que seja só uma porta a considerar, tem de ter um intervalo sempre separado por menos -. Espero que as imagens consigam ser explicativas o suficiente. Se conseguirem aceder ao nosnet.pt e fazer a configuração por lá teoricamente ele colocas as coisas corretamente.

Que router é esse?

Lá está… é o problema da NOS ter uma parafernália de equipamentos…

Uns têm uns problemas, outros têm outros…

Uns (os CABO) obrigam ao interface remoto de configuração… outros (FIBRA) nem por isso!

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite a todos, 

Agradecemos a partilha que, de certo, ajudará outros utilizadores. 

@Serafim Campos da Silva, confirme-nos, por favor, qual o router que tem instalado. É o Router 5.0 Sagem? 

Recordamos que a App NOS NET disponibiliza funcionalidades ou inibe-as, dependendo do equipamento que está instalado. Existem configurações que não estão disponibilizadas. 

@pmlourenco, não conseguirá aceder à firewall do Router, estando vedada, e sendo de exclusiva configuração da NOS. 

@marcolopes, compreendemos o que nos refere, no entanto, há configurações de microinformática, que pela natureza das mesmas, não são garantidas pelo fornecedor. Assim, ajudamos na medida dos possíveis e temos a parceria com a PCMedic que ajuda no âmbito das questões que refere e se a responsabilidade for da NOS o custo da chamada é creditado, após consulta de relatório emitido pelos mesmos. 

Quanto à impossibilidade de criar PortForward com range de IP diferente da default e por IP, já se encontra identificada e em fase de resolução no Router 5.0v2: 
 

Recordamos também que qualquer input que venha dos nossos clientes é bem-vindo e endereçado para que seja analisado. 

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite a todos, 

Agradecemos a partilha que, de certo, ajudará outros utilizadores. 

Quanto à impossibilidade de criar PortForward com range de IP diferente da default e por IP, já se encontra identificada e em faze e resolução no Router 5.0v2: 
Recordamos também que qualquer input que venha dos nossos clientes é bem-vindo e endereçado para que seja analisado. 

Muito obrigado

 

Atenção que os problemas são diversos… volto a fazer um resumo para que fique mais claro:

BUGS na configuração do Port Forwarding no Router 5V2 HFC

  1. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP desligado (Port Forwarding não deve depender do DHCP estar ligado ou não - são serviços totalmente distintos)
  2. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP ligado caso o IP do HOST não esteja no intervalo definido na gestão do DHCP (deve ser ao contrário!!! O Port Forwarding deve ser evitado a todo o custo caso o HOST esteja dentro do intervalo de gestão do DHCP,  uma vez que o IP será dinâmico, e a sua atribuição poderá ser diferente após o lease time ser ultrapassado)
  3. Não é possível EDITAR UMA regra Port Forwarding - a edição de uma regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!
  4. Não é possível DESLIGAR (e/ou ligar?) uma regra Port Forwarding - a mudança de estado da regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!

E já agora… o UI remoto não está a devolver os valores correctos no que toca à informação dos CANAIS DE UPSTREAM!

Esta informação é errônea! Achei estranho, porque estou numa zona DOCSIS 3.1, e o canal 6 de UPLOAD deveria ser OFDMA (e acontece que é, uma vez que a informação devolvida pelo interface local - apenas consulta - confirma isso mesmo)

Canais Upstream

ID Canal Estado Modulação Frequência (MHz) Potência (dBm V)
6 Fechado OFDMA 20.32 MHz 42.74 dBmV 
1 Fechado 64 QAM 55.10 MHz 34.02 dBmV
2 Fechado 64 QAM 61.50 MHz 32.52 dBmV

Portanto, as informações mostradas no UI remoto estão erradas.

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos o que refere, no entanto, alguns dos pontos que refere não se tratam de bugs, @marcolopes

Por exemplo, não é pressuposto que aceda à UI (192.168.1.1) com o router que tem, ou seja, é intencional. Esse acesso não é atualizado, uma vez que o seu equipamento é compatível com a NOS NET e apenas garantimos essa utilização. 

Relativamente ao 1.º ponto, compreendemos o que nos refere, no entanto, apenas é possível criar regras PortForward para IPs que estejam a ser distribuídos pelo Router em tempo real. 

No que diz respeito ao 2.º ponto já esclarecemos acima, está identificado e em resolução.

Quanto ao 3.º ponto, infelizmente, não replicamos. Confirme-nos, por favor, que está a seguir os passos abaixo: 

  1. Criar a regra, de seguida selecionar sobre a mesma em “As suas regras”;
  1. Escolha “Alterar”;

     

  2. Edite a regra que escolheu e, para finalizar, selecione “Editar regra”;

 

Quanto ao 4.º ponto, essa opção, de facto, não está a ser possível ligar e desligar a regra e, por isso, vamos endereçar para que seja verificado, uma vez que testámos com o mesmo modelo que o seu, e replicámos a dificuldade que refere: 

 

Recordo que os testes que estamos a realizar é com o Router 5.0v2.

Muito obrigado

Comentário