Header

Problemas com jogos online


Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?

João H. 1 ano atrás

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

519 Comentários

Reputação 1

Boa noite, gostaria de saber o que se passa com o vosso serviço, visto que durante a noite fica extremamente instável e não consigo jogar nenhum jogo sem ter lag spikes. Durante o dia não tenho problemas nenhuns ( ou pelo menos mais raramente), mas por volta das 19/20h da noite começo a ter bastantes problemas, com o ping nos jogos a chegar acima dos 1000ms. Isto já acontece há alguns dias sem parar e agradecia que fosse resolvido o mais rapidamente possível, porque além de terem modificado as rotas para o servidor onde jogo, obrigando-me a pagar por um VPN para o corrigir, agora nem esse programa resolve este problema porque a internet está cheia de problemas á noite.

Antes que me enviem respostas automáticas para reiniciar isto e aquilo, sim já fiz isso tudo, tenho ligação por cabo e como disse não costumo ter problemas durante o dia, só durante a noite, portanto o problema não é do meu equipamento ou definições, é da vossa parte.

Reputação 7
Crachá +2

A operadora não verifica questões de ping. Notou algum problema relativamente á velocidade?

Quando isso estiver a acontecer pode fazer um teste aqui: speedtest.nos.pt

Para ver se no jogo e nesse speedtest o ping é o mesmo. Porque se for só no jogo nada a fazer.

Reputação 1

A operadora não verifica questões de ping. Notou algum problema relativamente á velocidade?

Quando isso estiver a acontecer pode fazer um teste aqui: speedtest.nos.pt

Para ver se no jogo e nesse speedtest o ping é o mesmo. Porque se for só no jogo nada a fazer.

A operadora tem de garantir a estabilidade do serviço. Já fiz vários testes de ping continuos para outros servidores, e os mesmos apresentam picos que por vezes ultrapassam os 1000ms. A mim não me interessa ter uma velocidade de download/upload decente se o ping for instável, e quando eu pago por um serviço de internet, é para este estar a funcionar a 100%. Esta operadora parece apenas querer saber de velocidades, quando a internet é bem mais complexa do que um simples download. Tal como referi, desde Março do ano passado que a internet da NOS nunca mais foi a mesma, com vários problemas de routing e várias pessoas se queixam do mesmo problema, mas a unica coisa que nos dizem é para reiniciar isto ou aquilo, ou seja, conversa da treta porque o problema não é da nossa parte.

Já ando há quase um ano a pagar por um VPN para resolver um problema da operadora que já devia ter sido resolvido há imenso tempo, e agora ainda tenho de levar com esta instabilidade do serviço durante a noite, com picos de lag, o que é inadmissível. Além disso, é simplesmente ridículo como é que um VPN de 5€ consegue resolver um problema de routing, mas a própria operadora não o consegue... deve ser a piada do século. Algo aconteceu em Março do ano passado e a operadora decidiu olhar para o lado e ignorar este problema, porque ele não existia antes.

Dito isto, já são imensos meses sempre com problemas e nada é resolvido, só enviam respostas automáticas que não ajudam em nada. Começo a pensar que para trabalhar na NOS não é preciso saber muito do assunto, basta saber dizer ao cliente meia duzia de frases pre-definidas ( reiniciar routers e afins… ). 

Portanto, se isto não for resolvido muito em breve, irei fazer de tudo para cancelar o contrato por incumprimento do mesmo, visto não me proporcionarem a estabilidade do serviço.

Reputação 7
Crachá +2

Percebo mas conforme lhe disse, as operadoras não verificam estas questões de ping.

A situação da instabilidade tem de acontecer em todos os equipamentos e não só quando está a jogar em algum especifico. Nesse caso recomendo contactar o apoio técnico.

Reputação 1

Percebo mas conforme lhe disse, as operadoras não verificam estas questões de ping.

A situação da instabilidade tem de acontecer em todos os equipamentos e não só quando está a jogar em algum especifico. Nesse caso recomendo contactar o apoio técnico.

Se não verificam questões de ping, então são incompetentes, porque que eu saiba no próprio teste de velocidade da NOS, está lá apresentado o ping. Tal como eu disse antes, este problema verificou-se a fazer um teste de ping para outros servidores sem ser os do jogo. O ping começa normal, por volta dos 40-50ms, mas salta regularmente para valores bem mais altos, causando instabilidade. VIsto que isto só acontece durante a noite, o mais provável é esta zona ficar sobrecarregada durante essas horas, portanto teem de verificar a situação. Eu não ando a pagar um serviço de internet apenas para ver um video no youtube ou fazer um download de um ficheiro, eu pago para ter um serviço de internet estável que não me dê qualquer tipo de problemas. A partir do momento em que não me conseguem assegurar isso, estão em incumprimento de contrato.

Vocês estão sempre a tentar empurrar a responsibilidade para a parte do cliente, quando nós apenas pedimos um serviço em condições, e que parem de mandar areia para os nossos olhos. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rikki,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que efetue um reset ao router e confirme se a situação se mantém.

Caso a dificuldade persista sugerimos que configure as portas dos servidores dos videojogos em causa no router, para uma maior estabilidade de ligação.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @Rikki,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que efetue um reset ao router e confirme se a situação se mantém.

Caso a dificuldade persista sugerimos que configure as portas dos servidores dos videojogos em causa no router, para uma maior estabilidade de ligação.

Obrigado

Continuem com as piadas, em breve já não vou ser vosso cliente. Farto desta palhaçada de empresa.

Tou com o mesmo problema… a jogar na ps5 com cabo, as vezes fico com 150ms de ping… já liguei, já abri as portas do router, ja activei o DMS e nada… enquanto não retirarem os servidores da america e canada da rota, vai dar sempre m***…. a solução é mesmo mudar de operadora..

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @kitsunetsukl, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Editámos o seu comentário por conter um linguajar impróprio, em cumprimento dos Termos e Condições. 

Compreendemos o que refere e lamentamos o transtorno, no entanto, a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @kitsunetsukl, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Editámos o seu comentário por conter um linguajar impróprio, em cumprimento dos Termos e Condições. 

Compreendemos o que refere e lamentamos o transtorno, no entanto, a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Obrigado

Eu sei que escrever estas palavras é infrutífero, dado que o tratamento que a NOS tem dado aos clientes neste tópico roça a falta de respeito e consideração, mas, sendo parcialmente verdade que não depende apenas da NOS, não considera o senhor Mário P., que certamente irá ignorar este post, tal e qual como ignorou tantos outros, incluindo comentários que explicitam ao detalhe o que está a acontecer, por parte de pessoas que trabalham ou trabalharam na área, que é um pouco caricato que este problema se verifique apenas nos clientes NOS?

Como já foi dito e demonstrado anteriormente: a culpa pode não ser implícita da NOS. Ninguém aqui está lá dentro para saber. Mas, avaliando os dados disponíveis, não deixa de ser um problema que uma quantidade de clientes contratualmente vinculados à NOS tem e a NOS já deveria ter agilizado a comunicação com os data centers para resolver a situação ou simplesmente mudado a rota. Sim, isso é algo que a NOS pode fazer, dado que os problemas se verificam sempre na rota através do mesmo data center.

Continuar a vir aqui varrer areia para debaixo do tapete como se a NOS não tivesse qualquer possibilidade de resolver o problema é achar que estamos todos a papar sono em frente à televisão a ver o Você na TV.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu comentário e resposta, @Tarnished
Cabe-nos informá-los em conformidade e ajudar na medida das possibilidades. Esta situação, como referido, não depende unicamente da NOS, pelo que não conseguimos dar mais informação. Podemos, sim, indicar que quando há referencia a esta dificuldade, à semelhança do que aconteceu anteriormente, endereçamos para que seja monitorizada a situação. No entanto, este tema é endereçado e, após confirmado, verificado juntamente com o servidores do destino. 

Lamentamos não conseguir dar uma informação mais detalhadamente. 😥

Qualquer dificuldade com o serviço NOS, partilhem connsoco. Estamos aqui para ajudar e, se necessário, endereçar para quem o possa fazer. 

Alguns meses depois do primeiro pedido de ajuda, não só meu mas de vários utilizadores da internet NOS que não conseguem ter uma boa experiência em jogos online porque o problema de routing da internet não é resolvido, está na hora de dizer chega e cancelar qualquer tipo de contrato por incumprimento, não é possível estar a pagar por um serviço 1000/200mb receber a respectiva velocidade mas não conseguir usufruir devido a problemas de routing. 

ja sei que vêm ai mais uma resposta automática e a única solução é todos apresentarem uma queixa na anacom, possivelmente ai resolvem o problema.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Diogo Miguel Mota Domingos

Lamentamos o transtorno. 
A dificuldade que nota na utilização do serviço é apenas na utilização de jogos online? Isto porque, a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Ficamos a aguardar a sua confirmação que apenas ocorre ao jogar para conseguirmos adicionar a sua questão ao pedido endereçado. 

Muito obrigado

O serviço tem estado assim desde sábado, super instável, com muitos “spikes” de latência constantemente, impossivel jogar qualquer coisa online, ja falei com a assistencia mas nada feito, disseram que se calhar era um problema de hardware, fiz testes em todos os equipamentos em casa, 3 pcs e 5 telefones, todos tem o mesmo resultado com spikes constantes, certamente acho que o problema não é do meu lado, algum solução?

 

Reputação 7
Crachá +2

Faça um teste no site da NOS

Faça um teste no site da NOS

O site da NOS não dispõe de testes para identificar “spikes” na rede, não é uma questão de a internet estar lentar, o problema é que por exemplo, num momento tenho 20ms e passados 10 segundos tem um aumento muito significante, de 20ms pula pra 150-1000, constantemente causando lag, stuttering, e freezing quando tento jogar algum jogo online, se fosse uma vez a cada 30 mins ou 1 hora, ok, mas quando ocorre a cada alguns segundos torna-se impossivel de se jogar

Faça um teste no site da NOS

Torna-se dificil quando a cada 10-15 segundos sobe e trava tudo

 

Reputação 7
Crachá +2

Mas eles vão pedir lhe para fazer para verem se há ou não problemas eles só ligam ao site deles

Mas eles vão pedir lhe para fazer para verem se há ou não problemas eles só ligam ao site deles

Infelizmente ja fiz, com a linha de apoio ao telefone, testei em todos os dispositivos e PCs em casa, todos tem o mesmo resultado com os “spikes”, infelizmente me passaram para a PC medic que tenho que pagar ainda por cima caso entre em contato com eles, tenho que pagar ainda mais ja que nao resolvem o problema de estabilidade na rede, triste, acho que agora só resta mudar o provedor de internet.

Reputação 7
Crachá +2

Mas eles vão pedir lhe para fazer para verem se há ou não problemas eles só ligam ao site deles

Infelizmente ja fiz, com a linha de apoio ao telefone, testei em todos os dispositivos e PCs em casa, todos tem o mesmo resultado com os “spikes”, infelizmente me passaram para a PC medic que tenho que pagar ainda por cima caso entre em contato com eles, tenho que pagar ainda mais ja que nao resolvem o problema de estabilidade na rede, triste, acho que agora só resta mudar o provedor de internet.

O apoio ao cliente não verifica situações de ping. É sempre com a pcmedic.

Boa noite, estou há algum tempo com problemas de ligação com os servidores europeus (em Frankfurt) do jogo Final Fantasy XIV. Tenho constantemente ping acima de 200 ms, o que torna o jogo impossível de se jogar em alguns aspetos.

O meu número de cliente é C827880656 e tenho internet de 1Gbps.

 

Estive à procura de alguma solução e parece ser um problema de routing. Não há indicações de packet loss quando faço ping para o servidor mas o routing tem problemas.

 

Fiz um traceroute ao servidor 80.239.145.101 e obtive isto:

 

Tracing route to 80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.1.1
  2     *        *        *     Request timed out.
  3     7 ms     6 ms     6 ms  10.137.200.177
  4     8 ms     8 ms     7 ms  10.255.48.86
  5     7 ms     7 ms     7 ms  ix-ae-3-0.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.185.29]
  6   109 ms   106 ms   107 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  7   117 ms   113 ms   118 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  8   109 ms   109 ms   118 ms  if-ae-18-2.tcore1.l78-london.as6453.net [80.231.130.4]
  9   110 ms   107 ms   107 ms  if-ae-66-2.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.106]
 10   118 ms   120 ms   106 ms  63.243.186.19
 11   118 ms   114 ms   116 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 12   184 ms   182 ms   180 ms  ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.112.245]
 13   202 ms   205 ms   201 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 14   209 ms   209 ms   211 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.139]
 15   209 ms   215 ms   211 ms  ffm-b11-link.ip.twelve99.net [62.115.124.119]
 16   212 ms   212 ms   211 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 17     *        *        *     Request timed out.
 18   215 ms   211 ms   210 ms  80-239-145-101.teliacarrier-cust.com [80.239.145.101]

Trace complete.

 

Pelos vistos há problemas na rota escolhida. Entre o ponto 5 e 6, ambos em Lisboa, o ping pula 100 ms. Depois entre o ponto 11, 12 e 13, por alguma razão, a rota vai para os Estados Unidos, o que acaba num acréscimo de mais 100 ms no ping.

 

Já enviei tickets para a Square Enix sobre este problema mas foi pedido para entrar em contato com o meu ISP do meu lado porque pode ser um problema do ISP.

Reputação 7
Crachá +2

A situação por acaso já foi reportada por aqui. Para já, sem soluções.

Mas eles vão pedir lhe para fazer para verem se há ou não problemas eles só ligam ao site deles

Infelizmente ja fiz, com a linha de apoio ao telefone, testei em todos os dispositivos e PCs em casa, todos tem o mesmo resultado com os “spikes”, infelizmente me passaram para a PC medic que tenho que pagar ainda por cima caso entre em contato com eles, tenho que pagar ainda mais ja que nao resolvem o problema de estabilidade na rede, triste, acho que agora só resta mudar o provedor de internet.

O apoio ao cliente não verifica situações de ping. É sempre com a pcmedic.

Quer dizer se a minha rede estiver super instável e tiver imensos spikes a cada 10-20 segundos o apoio ao cliente não pode fazer nada? Palhaçada 🤡

Reputação 7
Crachá +2

Mas eles vão pedir lhe para fazer para verem se há ou não problemas eles só ligam ao site deles

Infelizmente ja fiz, com a linha de apoio ao telefone, testei em todos os dispositivos e PCs em casa, todos tem o mesmo resultado com os “spikes”, infelizmente me passaram para a PC medic que tenho que pagar ainda por cima caso entre em contato com eles, tenho que pagar ainda mais ja que nao resolvem o problema de estabilidade na rede, triste, acho que agora só resta mudar o provedor de internet.

O apoio ao cliente não verifica situações de ping. É sempre com a pcmedic.

Quer dizer se a minha rede estiver super instável e tiver imensos spikes a cada 10-20 segundos o apoio ao cliente não pode fazer nada? Palhaçada 🤡

Eles verificam a rede na mesma mas se estiver tudo certo, e se for só um problema de ping, não têm maneira de verificar mais.

Obrigado pela informação

Comentário