Header

Internet lenta


Reputação 4
desde do dia que me instalarão o serviço até agora que a internet tem estado miserável, super lenta e ás vezes nem funciona o que interfere muito no dia a dia pois numa casa com 4 elementos que a usam têm as suas ações comprometidas. Já começo a ficar farto disto visto que já não é a primeira vez que acontece e depois ligam com conversas da treta e demoram muito a resolver o problema que depois acaba por voltar. Só vejo as faturas a aumentar e o serviço a diminuir começo a ficar farto deste contrato e desta operadora.

2093 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Para ver as redes 5Ghz os equipamentos têm mesmo de suportar AC.
Reputação 2
Não há por aqui nenhum moderador que me possa responder ao resto?
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo à comunidade, @André Tiago.

O @Oscar7 deu uma boa ajuda.

Em relação às velocidades, como é uma situação que necessita de despistes técnicos para que possa ser ultrapassada, precisamos que nos ligue, por favor. Saiba aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Boa noite, tenho contratados 200megas e estou com falhas constantes
Reputação 7
Crachá +2
Acho isto estranho. Antes com um router inferior e apenas 120, andava perto dos 90 e tal. Agora com 200/20 e o 4.0, não passo dos 50 e tal, de vez em quando 60. Para já não tem nada de power. Estes valores de download foram sempre a partir do portátil e por cabo. Tanto com o router 3.0 como com o 4.0.

Já vi que estás a fazer os testes por CABO (e é dessa forma que devem ser feitos). O que me aconteceu a mim, com o SEGUNDO ROUTER 4 que tive foi que, por alguma razão o handshake da ligação LAN estava a ser feito a 100Mbps!!!! Isso muda tudo!

Por favor faz esse despiste... vê as propriedades da ligação e verifica se a ligação está feita a 1Gbps!!! Eu tive de trocar o cabo e também actualizei os drivers (no entanto TUDO estava a funcionar bem com o router anterior até ter avariado - e APENAS foi trocado o ROUTER - como tal, tudo deveria funcionar como anteriormente!).

Reputação 7
Crachá +2
Está a fazer os testes ligado por CABO ao router?

A ligação ETHERNET (LAN) está a ser feita a 1Gbps?

Os teste são por Wi-Fi mas por cabo também falha na ps4
Reputação 7
Crachá +2
Os teste são por Wi-Fi mas por cabo também falha na ps4

Por WIFI estão perfeitos! Não se pode pedir mais da wireless 5Ghz!
Reputação 2
Ya. Confirmo. A 100Mbps! Tenho um cat5 (tinha ideia que era capaz de ir além de 100 megas). Achas que pode ser do cabo? Cabo e Power Router? Ou cabo, router e mais alguma coisa? Obrigado pela dica. Que deveria ser de alguém da Nos... mas já vi que não sabem mais. Volta e meia, liguem para aqui e liguem para ali...
Reputação 7
Crachá +2
Ya. Confirmo. A 100Mbps! Tenho um cat5 (tinha ideia que era capaz de ir além de 100 megas). Achas que pode ser do cabo? Cabo e Power Router? Ou cabo, router e mais alguma coisa? Obrigado pela dica. Que deveria ser de alguém da Nos... mas já vi que não sabem mais. Volta e meia, liguem para aqui e liguem para ali...

O cabo tem de ser CAT 5E (os CAT 5 apenas atingem 100Mbps). Mas a questão aqui é que EU tinha um cabo CAT 5E ligado ao Router 4! Tive-o 1 ANO! e no momento em que fui obrigado a trocar de router (wireless avariou) para um mesmo modelo ROUTER 4, começaram os problemas!

Sempre que estabelecia ligação, sabia lá eu que estava a ligar a 100!! Por vezes ligava a 100, por vezes ligava a 1Gbps... ora era depois do resume do windows, ora durante a sessão de trabalho (reduzia a velocidade, tal como acontece na wireless quando o sinal é fraco). Só descobri isto depois de muito debug e ajuda, diga-se, do apoio técnico de segunda linha da NOS (duas cabeças pensam melhor que uma!). Tantos anos de informática, e por vezes escapa-nos o básico... (assumimos que lá por funcionar com o hardware anterior, e por ser o mesmo modelo, tudo se mantém!)

Em resumo: ainda não sei se existe aqui alguma novidade a nível de HARDWARE do router, mas este menino deve ser mais recente, e as portas de rede são mais esquisitas... só pode!!!
Reputação 2
Mas como tinha dito anteriormente, é estranho com este router não ir além dos 50 e tal, 60 Mbps. Partindo do princípio que este é melhor que o 3.0, e com esse conseguia quase (90 e picos) os 100 Mbps... não deixa de ser estranho. Portanto, aquilo que me dizes é que a ligação tem de ser feita a 1Gbps? É isso? Se a ligação não é feira a 1 Gbps, isso é problema do router? Ou é pelo cabo? É normal virem trocar de equipamento e não darem uma vista de olhos nas velocidades? Se estão corretas ou não? O tipo que veio cá, desligou um e ligou o outro, e ala que se faz tarde.
Boa Tarde,
Hoje liguei para apoio ao cliente da NÓS para tentar resolver o problema de lentidão da internet que dura há muito tempo, segundo o que me disseram é que[b] baixaram a velocidade de internet porque estamos a usar em demasia. Em uma casa de estudantes é a primeiro vez que ouça esta barbaridade.
Agora pergunto se é legal fazerem isto ou estão apenas a gozar com a nossa cara??
Reputação 7
Crachá +2
Mas como tinha dito anteriormente, é estranho com este router não ir além dos 50 e tal, 60 Mbps. Partindo do princípio que este é melhor que o 3.0, e com esse conseguia quase (90 e picos) os 100 Mbps... não deixa de ser estranho. Portanto, aquilo que me dizes é que a ligação tem de ser feita a 1Gbps? É isso? Se a ligação não é feira a 1 Gbps, isso é problema do router? Ou é pelo cabo? É normal virem trocar de equipamento e não darem uma vista de olhos nas velocidades? Se estão corretas ou não? O tipo que veio cá, desligou um e ligou o outro, e ala que se faz tarde.

Técnicamente, uma ligação a 100Mbps deveria dar velocidades máximas de 80/90... mas este router é estranho! Eu tinha valores que oscilavam entre os 60 e os 80... como tal.

É normal as velocidades nunca baterem no máximo da ligação estabelecida pelo hardware. Existem dados de controle, perdas, o upload e o download trabalham AO MESMO TEMPO (mesmo quando apenas se faz download - as pessoas pensam que o UPLOAD só é necessário para fazer upload, mas existe informação a ser ENVIADA mesmo quando estamos a fazer download!)

SIM, a ligação FISICA tem de ser bastante superior à velocidade da NET par que a mesma possa ser aproveitada na sua plenitude.

Fico sem saber se esse cabo é CAT 5 ou CAT 5E?, qual é afinal? Está escrito em todos os cabos! Ao longo do cabo existe uma classificação (fabricante, CATEGORIA, etc). Qual é a CAT?

Qual é a velocidade de placa de REDE? É 100Mbps ou 1Gbps?

Gostava de saber para perceber se estás na mesma situação que eu.
Reputação 2
Este cabo é Cat 5. E a velocidade da placa de rede deve estar limitada a 100 Mbps. É Fast Ethernet: 10/100 Mbps - penso que seja isto.

Não posso exigir mais de 100 devido à limitação do hardware, mas posso exigir quase os 100. Se antes aproximava-se muito dos 100, e com uma router teoricamente inferior, agora não pode haver desculpa. A não ser que este router por ser recente e mais exigente, e o hardware por estar datado, não consiga fazer melhor que isto... é uma possibilidade, mas custa-me a crer.

Uma pergunta: a ligação LAN a ser feita por 100 Mbps poderá ser por limitação da placa de rede, ou não tem nada a ver? Independentemente da placa, tem de aparecer lá uma ligação até 1 Gbps?

A tua situação deve ser diferente da minha. Acredito que tenhas equipamento mais recente.

Aquilo que posso vir a fazer no futuro, e já tinha pensado nisso, é comprar um daqueles adaptadores USB e um cabo superior ao meu e, caso não consiga velocidades superiores a 100, e com um adaptador é garantido que consiga pelo menos os 100 ou até mais (alguns estão preparados para 1 Gbps) - é dar um toque a eles e pedir-lhes que resolvam a situação.

Outra dúvida: o router 3.0 suporta velocidades de download até quanto? 120; 200 ou mais?
Reputação 7
Crachá +2
Este cabo é Cat 5. E a velocidade da placa de rede deve estar limitada a 100 Mbps. É Fast Ethernet: 10/100 Mbps - penso que seja isto.

Não posso exigir mais de 100 devido à limitação do hardware, mas posso exigir quase os 100. Se antes aproximava-se muito dos 100, e com uma router teoricamente inferior, agora não pode haver desculpa. A não ser que este router por ser recente e mais exigente, e o hardware por estar datado, não consiga fazer melhor que isto... é uma possibilidade, mas custa-me a crer.

Uma pergunta: a ligação LAN a ser feita por 100 Mbps poderá ser por limitação da placa de rede, ou não tem nada a ver? Independentemente da placa, tem de aparecer lá uma ligação até 1 Gbps?

A tua situação deve ser diferente da minha. Acredito que tenhas equipamento mais recente.

Aquilo que posso vir a fazer no futuro, e já tinha pensado nisso, é comprar um daqueles adaptadores USB e um cabo superior ao meu e, caso não consiga velocidades superiores a 100, e com um adaptador é garantido que consiga pelo menos os 100 ou até mais (alguns estão preparados para 1 Gbps) - é dar um toque a eles e pedir-lhes que resolvam a situação.

Outra dúvida: o router 3.0 suporta velocidades de download até quanto? 120; 200 ou mais?


Vamos então por partes!

1) Primeiro verifica se a tua PLACA de REDE é 100Mbps ou 1Gbps! No windows será algo como My Computer -> Device Manager -> Network Adapters -> Provávelmente REALTEK controller -> Advanced -> Speed & Duplex (nas opções está lá 1Gbps?)

2) Se a placa for de 1Gbps, precisas de um CABO CAT 5E (o cabo CAT 5, mesmo ligado a uma placa de 1Gbps deverá dar apenas 100Mbps)

3) As velocidades nunca são, como expliquei, COLADAS ao máximo teórico!!! O download exige UPLOAD (simultâneamente)... mas 80Mbps de download deverias conseguir no http://www.speedtest.net/

4) Um UPGRADE (caso a placa seja de 100Mbps) seria meteres uma placa de 1Gbps (aconselhável!) mas como é um portátil... bem... sinceramente, deixaria estar as coisas como estão! A velocidade TOTAL será sempre PARTILHADA pela rede, ou seja, se tiveres 2 ou mais equipamentos a efectuar acesso à net, mesmo que ambos estejam limitados à velocidade da wireless / cabo 100Mbps, o ROUTER DARÁ SEMPRE a velocidade contratada... e irá partilhar a mesma pelo acessos da rede!

portanto, este teste é educativo, e serve para ter a certeza que o operador ESTÁ a cumprir com o acordado (ou seja, não estamos a pagar um pacote de 200/20 ou mais, e temos apenas 50/10, por exemplo).

Podes sempre fazer 2 TESTES simultâneos em equipamentos diferentes! (dependendo da ligação usada até pode nem ser suficiente para esgotar os recursos de DOWNLOAD a 200Mbps. Quanto ao UPLOAD, coitado... é tão baixo na NOS que qualquer equipamento - excepto uma wireless muito fraca - terá de obter o valor total de 20Mbps)
Reputação 2
Como te tinha dito, é uma fast Ethernet, logo é de 100 Mbps. Com este router e sempre por cabo, não vou além dos 40 ou 50... raramente 60. Com o 3.0 nunca abaixo dos 80. Muitas vezes 90 e picos.

Já sinto falta do 3.0. 😛 A nível de wi-fi nunca tive problemas e por cabo conseguia velocidades superiores... Este continua longe de me convencer.
Reputação 7
Crachá +2
Como te tinha dito, é uma fast Ethernet, logo é de 100 Mbps. Com este router e sempre por cabo, não vou além dos 40 ou 50... raramente 60. Com o 3.0 nunca abaixo dos 80. Muitas vezes 90 e picos.

Já sinto falta do 3.0. 😛 A nível de wi-fi nunca tive problemas e por cabo conseguia velocidades superiores... Este continua longe de me convencer.


O router 4 está longe de ser perfeito... também preferia o router 3... mas pior do que o Router 4 é a vergonhosa velocidade de UPLOAD da NOS... isso é que é!
Reputação 2
Ya. Tens razão. Tomem lá 10 ou 20, quando a concorrência te dá pelo menos 100. E eles (nos) continuam convencidos que as pessoas não ligam ou não querem saber de upload para nada. Em conversa com alguém da nos, via telefone, na altura que renegociava, foi-me dito que ninguém queria saber de upload para nada... LOL Nem noção das coisas parecem ter. Eu não resisti e comecei a rir... não tenho por hábito ter este tipo de comportamento, fazer troça de ninguém, até porque falávamos tranquilamente, mas quando me foi dito aquilo, não resisti e comecei a rir. Os tempos mudaram, o upload hoje é de grande importância. Ainda hoje penso naquilo: como é que é possível dizer-se aquilo - e por alguém que parece estar dentro do assunto... ao mesmo tempo ajuda um pouco a perceber o porquê das velocidades de upload serem tão baixas. Há menos em Nos. 😳
A NOS é a pior operadora de internet que eu conheço.
Reputação 7
Crachá +2
Ya. Tens razão. Tomem lá 10 ou 20, quando a concorrência te dá pelo menos 100. E eles (nos) continuam convencidos que as pessoas não ligam ou não querem saber de upload para nada. Em conversa com alguém da nos, via telefone, na altura que renegociava, foi-me dito que ninguém queria saber de upload para nada... LOL Nem noção das coisas parecem ter. Eu não resisti e comecei a rir... não tenho por hábito ter este tipo de comportamento, fazer troça de ninguém, até porque falávamos tranquilamente, mas quando me foi dito aquilo, não resisti e comecei a rir. Os tempos mudaram, o upload hoje é de grande importância. Ainda hoje penso naquilo: como é que é possível dizer-se aquilo - e por alguém que parece estar dentro do assunto... ao mesmo tempo ajuda um pouco a perceber o porquê das velocidades de upload serem tão baixas. Há menos em Nos. :$

Técnica comercial! Apenas isso. Menorizar os defeitos, enaltecer as qualidades!

Se NINGUÉM dá importância ao UPLOAD, porque é que a NOS o ESCONDE??? NOS - Ausência de informação detalhada nos tarifários de internet prejudica o consumidor!

E porque é que está a fazer UPGRADES em determinadas zonas?? (não podia deixar os clientes com 10Mbps??) NOS - A discriminação de clientes no que toca a velocidades de upload!
Reputação 7
Crachá +2
Legal é, tá nas condições do serviço.
Legal é, tá nas condições do serviço. Problema é que desde o dia da instalação esta a acontecer esse problema. As outras operadoras também fazem isso?
Boa Tarde,
Hoje liguei para apoio ao cliente da NÓS para tentar resolver o problema de lentidão da internet que dura há muito tempo, segundo o que me disseram é que[b] baixaram a velocidade de internet porque estamos a usar em demasia. Em uma casa de estudantes é a primeiro vez que ouça esta barbaridade.
Agora pergunto se é legal fazerem isto ou estão apenas a gozar com a nossa cara??
Boa Tarde,
Hoje liguei para apoio ao cliente da NÓS para tentar resolver o problema de lentidão da internet que dura há muito tempo, segundo o que me disseram é que[b] baixaram a velocidade de internet porque estamos a usar em demasia. Em uma casa de estudantes é a primeiro vez que ouça esta barbaridade.
Agora pergunto se é legal fazerem isto ou estão apenas a gozar com a nossa cara??


Tudo depende do que tens contratado, se tens tráfego ilimitado ou não, mas se tens algo ilimitado não te podem baixar nada que não esteja em contrato, agora define problema de lentidão a rede está mesmo lenta? ou tens máquinas e equipamento mal configuradas?
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @BrunoMendes.

Queremos ajudar, no entanto, para percebermos o que se passa precisamos que nos dê mais detalhes sobre a situação. Caso seja um tema geral, a comunidade e a moderação estão disponíveis para esclarecer. 🙂
Se for um assunto específico da sua conta, pedimos que contacte as nossas linhas de apoio, por favor.
Reputação 2
Concordo totalmente. É o pior ISP em Portugal.
Atendimento ao cliente, péssimo, rede péssima, hardware péssimo...

Comentário