Skip to main content
Header

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉

Eh pá e eu estou no inicio da fidelização. Será que com o bridge resolvia o problema? Aproveitava comprava um router asus compatível com a minha NAS TS-431p2.

Sim, com o BRIDGE resolve o problema… mas são 2 equipamentos a gastar… e o “Router 5” fica “morto” a servir de MODEM apenas… mas é uma solução.


OK, boa, pelo menos é uma solução que sempre poderei usar em último recurso. O Router 5 fica para a box e telefone. Obrigado pela dica. Vou ao apoio cliente da NOS “bater em alguém” para saber o que me dizem sobre abrira as portas que mencionei. Confesso que estou curioso...:)


A propósito de colocar o Router da NOS em BRIDGE e instalar um “bom” router… https://www.pcgamer.com/i-built-my-own-super-router-out-of-old-pc-parts-and-ive-never-felt-so-powerful/


Obrigado pelo link. Parece interessante e componentes eu tenho embora me pareça arriscado em função dos meus conhecimentos de redes. O meu maior problema nem é velocidades mas sim config de rede para tráfego bidireccional com o propósito de familiares no estrangeiro acederem à minha NAS sem constrangimentos. Ah a comparação que o/a “Wes Fenlon” faz com o policia de trânsito está demais :)


Obrigado pelo link. Parece interessante e componentes eu tenho embora me pareça arriscado em função dos meus conhecimentos de redes. O meu maior problema nem é velocidades mas sim config de rede para tráfego bidireccional com o propósito de familiares no estrangeiro acederem à minha NAS sem constrangimentos. Ah a comparação que o/a “Wes Fenlon” faz com o policia de trânsito está demais :)

 

No ROUTER 4, esse “polícia de trânsito” é um cadete … e o resultado é este: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/o-power-router-4-0-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191

 

Estive 1 ano e tal a viver uma novela, com 4 ROUTERS 4, todos eles a “parar de responder” sistematicamente… 


Vai lá vai. Li num livro da minha ex., não sei se é plágio, “A desgraça dos outros serve como medidor da nossa felicidade”. Pelo que acabei de ler no teu link, SOU UM GAJO FELIZ :)


Vai lá vai. Li num livro da minha ex., não sei se é plágio, “A desgraça dos outros serve como medidor da nossa felicidade”. Pelo que acabei de ler no teu link, SOU UM GAJO FELIZ :)

 

Eu também queria aceder a serviços na minha rede (daí o uso do DDNS que já deu “barracada” no Router 5 - tendo sido “temporariamente” removido pela NOS!) https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/ddns-router-5-0-giga-14512

 

Sinceramente… vou mas é estar quieto e aceitar as enumeras limitações do hardware da NOS, e esperar que a Vodafone resolva aqui um problema de limitação de ligações fibra, a ver se mudo… até lá… FUNCIONA? Não mexas!!! 😃 (não funciona lá muito bem, porque sempre que o router REINICIA, lá perde a configuração AUTO da WiFi 5, o que causa problemas na minha rede…)

 

Já agora… uma lista de tópicos sobre os problemas do ROUTER 5 (HFC! porque agora há um ROUTER 5 FTTH. A NOS é uma mistela, mas na publicidade é TUDO FIBRA!!! RIJA!!! 😃 ) 

 

Conheça o novo GiGA router https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-o-novo-giga-router-12340
Dúvidas sobre o novo Router 5.0 (DOCSIS 3.1) https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/duvidas-sobre-o-novo-router-5-0-docsis-3-1-10492
Router 5.0 wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-5-0-wi-fi-15121
DDNS router 5.0 giga https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/ddns-router-5-0-giga-14512
Giga Router 5.0 DMZ https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-5-0-dmz-16162
Como habilitar o uPNP no router NOS wifi? https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-habilitar-o-upnp-no-router-nos-wifi-1945
Giga Router 5.0 limitado em modo Bridge https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-5-0-limitado-em-modo-bridge-13150
Troquei para router 5 e fiquei sem o Voip https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/troquei-para-router-5-e-fiquei-sem-o-voip-alguem-sabe-corrigir-14759
Configuração de smart devices com router da NOS https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812
Giga router não deteta dispositivos wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881
Router Wifi - wireless isolation https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605


Apesar de ser um bug do router o Port forwarding é essencial para muitos clientes.

Fiz a alteração esta semana para este router 5.0 e não fui informado.

Julgo ser GRAVISSIMO, pois trabalho com VPN que não tenho forma de contornar. 

O router já foi lançado no mercado há 1 ano, pelo que já deveria estar resolvido esse problema de firmware, por outro lado o cliente deveria ser informado dessas limitações, pois a opção Port forwarding existe e nunca imaginei que não estivesse disponivel para programação. :(

Quando a NOS afirma que estão a trabalhar nesse assunto para o resolver o mais rapidamente possível o que significa em termos temporais? 

Bem-vindo ao Fórum NOS, @João Pereira Quintas.

Continuamos a trabalhar para que a situação fique resolvida o mais rapidamente possível. 

 


Boa Tarde a todos,

 

Possuo também a mesma dificuldade. Despistes efectuados:

  • Criar usando equipamento da lista e seleccionar um dos serviços -  Cria mas ao tentar editar o nat ou criar um segundo, dá erro
  • criar colocando manualmente o IP do equipamento ou manualmente a porta do serviço - Erro
  • Diversas tentativas usando diversas combinações sem sucesso, dando sempre erro ao gravar

 

Mudei recentemente do 3.0 para o 5.0 de forma a ter WIFI com a norma AC (5Ghz) e assim desligar o router que tenho na LAN. Com este problema, terei que manter os 2 routers ligados uma vez que tenho a necessidade de manter os portforward

 

Sendo uma funcionalidade que qualquer router tem, o problema poderá estar na forma como a instrução do site aminhanet.nos.pt está a chegar ao router (fazendo debug no browser, existem uma serie de erros que surgem após executar o comando de Gravar)

 

Sendo uma necessidade cada vez mais recorrente, será importante implementarem uma solução de forma a corrigir esta dificuldade.


Bom dia.

Recebi o meu router 5.0 e estou-me a deparar com um problema. Eu adiciono portas na zona do port forward no entanto de tempos a tempos o router perde essas definições, tendo eu que estar sempre a adicionar as portas.
É possível que saia alguma atualização para resolver este problema? Tenho um NAS em casa e acabo por nunca conseguir aceder-lo por causa deste problema.

Cumprimentos,
Marco

 

Perde a configuração ou NÃO funciona sequer? É que o PF não funciona no Router 5 HFC (modelo redondo)

Como abrir ou encaminhar uma porta no router? https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-abrir-ou-encaminhar-uma-porta-no-router-13802


Olá a todos, :grinning:

O @marcolopes deu uma boa ajuda. :sunglasses:

@Dr_Sildenafill, @dg1984 e @Afonso Filipe,continuamos a trabalhar para que esta dificuldade seja ultrapassada o mais rápido possivel. 
Pedimos desculpa pelo transtorno causado. :disappointed_relieved:

Muito obrigado, 


Instalaram-me o dual router 5, e contratei 500 MBPS, mas a 2,4GHZ, raramente atinge 30 MBPS se estiver abraço ao router, porque a mais de 10m, raramente ultrapassa os 5 MBPS e o 5GHZ, atinge os 400MBPS se estiver abraço ao router. Quase todos os dias ligo para a NOS, e então na 2,4GHZ atinge os 60 MBPS junto ao router, mas depois passadas poucas horas volta a cair. É este o meu folhetim Com o novo router e a NOS.


Instalaram-me o dual router 5, e contratei 500 MBPS, mas a 2,4GHZ, raramente atinge 30 MBPS se estiver abraço ao router, porque a mais de 10m, raramente ultrapassa os 5 MBPS e o 5GHZ, atinge os 400MBPS se estiver abraço ao router. Quase todos os dias ligo para a NOS, e então na 2,4GHZ atinge os 60 MBPS junto ao router, mas depois passadas poucas horas volta a cair. É este o meu folhetim Com o novo router e a NOS.

 

WiFi é assim mesmo! Faça o seguinte e depois não mexa mais!

 

  1. Configurar os CANAIS WiFi em AUTO (tanto 2.4 como 5Ghz)
  2. Definir um SSID DIFERENTE para cada WiFi (ex: xxx2 e xxx5, onde xxx é o nome que quer dar à sua rede, seguido por 2 ou 5 caso se trate da rede 2.4 ou 5ghz). Desta forma saberá sempre a que rede se ligam e até pode forçar ligar a uma das redes.

O resto faz mesmo parte das limitações (2.4 tem mais alcance mas menos velocidade, 5 tem menos alcance e mais velocidade!)

NOTA: Já existem muitos tópicos sobre o assunto: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-5-0-wi-fi-15121

 

 


Olá @POM,

Sugerimos que siga os conselhos que temos neste tópico. 


 

Olá a todos, :grinning:

@marcolopes deu uma boa ajuda. :sunglasses:

@Dr_Sildenafill@dg1984 e @Afonso Filipe,continuamos a trabalhar para que esta dificuldade seja ultrapassada o mais rápido possivel. 
Pedimos desculpa pelo transtorno causado. :disappointed_relieved:

Muito obrigado, 

 

Boa tarde,

Alguma previsão para resolução desta dificuldade? Possuo também o Router V5.0. A funcionalidade de Port Forwarding já funcionou no início, mas deixou de funcionar entranto.

Obrigado.


Boa noite,

tenho um router 4.0 e preciso de fazer port forwarding nas portas 8081 e 9060.

Fiz as seguintes configurações na secção de port forwarding do router:

 

 

Alterei o modo de firewall para mínimo e desliguei a firewall do windows e todas as portas continuam a aparecer como fechadas, há alguma coisa que possa fazer ou simplesmente aceito que se trata de mais uma limitação do router?


Olá, está a usar o passo-a-passo deste tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-abrir-ou-encaminhar-uma-porta-no-router-13802 ?


Olá, está a usar o passo-a-passo deste tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-abrir-ou-encaminhar-uma-porta-no-router-13802 ?

Sim, fiz tudo exatamente como mostrado no tópico.


Experimente fazer um factory reset e volte novamente a criar. É como começa-se a fazer tudo do 0, pode ajudar. Se bem que à portas que não conseguirá abrir, a menos que contacte a PC Medic.


Experimente fazer um factory reset e volte novamente a criar. É como começa-se a fazer tudo do 0, pode ajudar. Se bem que à portas que não conseguirá abrir, a menos que contacte a PC Medic.

Fazendo o reset de fábrica e não resultando, o contacto com a PCMedic deve ser feito através da NOS ou tenho de contactá-los diretamente com custos?


Experimente fazer um factory reset e volte novamente a criar. É como começa-se a fazer tudo do 0, pode ajudar. Se bem que à portas que não conseguirá abrir, a menos que contacte a PC Medic.

Fazendo o reset de fábrica e não resultando, o contacto com a PCMedic deve ser feito através da NOS ou tenho de contactá-los diretamente com custos?


Diretamente com custos 16991 34.9 cent / min


Bem-vinda ao Fórum NOS @Lucilia Goncalves:grinning:

Para podermos ajudar, sugerimos que experimente, novamente, fazer o encaminhamento de portas que deseja. 

Pedimos apenas que garanta que tem equipamentos ligados para a realização desse encaminhamento, por favor. 
Obrigado,

 


Boa Tarde

 

Desde que tenho o Gigarouter 5.0 é impossivel adicionar port forwarding

 

Dá sempre erro independentemente da configuração

 

Tenho um equipamento com o Ip Interno

 

192.168.0.3

 

 

quando faço gravar dá este erro 

 

 


@joaoccc , qual das versøes? FTTH?

Como abrir ou encaminhar uma porta no router?


@joaoccc , qual das versøes? FTTH?

Como abrir ou encaminhar uma porta no router?

 

è a de cabo coaxial, cilindrica


Comentário