Header
Respondido

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação


Olá,

 

Dirijo-me ao fórum para receber apoio para cancelamento do serviço MBphone.

Já estive neste tópico e não cheguei a nenhuma conclusão até porque a minha situação é ligeiramente diferente.

 

Fui cliente corporate até abril’2020. EM abril’2020 deixei de o ser pois saí da empresa e entreguei tudo o que me pertencia.

Em Março’19 (se não estou em erro) aderi ao serviço MBphone. A partir daí foram sendo cobradas as taxas pelo serviço.

Em Maio’2020 percebo que as taxas foram ainda cobradas em Aril.

Decido então cancelar o serviço mas não me é possível:

-Multibanco não dá

-O serviço de apoio da NOS não tem como o fazer.

 

Decidi então cancelar o débito direto associado à minha conta.

Não sei qual o efeito que surtiu, pois só quando for cobrado pelo mês de Maio (no presente mês de Junho) é que saberei.

 

A minha pergunta é:

Com o cancelamento do débito direto o serviço deverá continuar ativado.
Como desativar? Não tenho mais acesso ao cartão da empresa nem ao email (esta conta online está no entanto relacionada com a conta que tinha).

 

Alguém me pode ajudar?
 

Obrigado!

icon

Melhor resposta por Tiago C. 27 September 2018, 11:41

Ver pergunta inicial

168 Comentários

Boa noite. Estive na Loja da NOS do Oeiras Parque e fui atendido pelo Sr. Tiago o qual me disse que esse serviço tem que ser cancelado pela Vodafone, um absurdo. O app MB Phone não pertence a Vodafone. O funcionário ainda me deu um número da Vodafone para Cancelamento do serviço. Neste fórum vi que outro funcionário da NOS fala para ir até um multibanco para cancelar o serviço. Esclareço que estive na Loja da NOS em setembro/2019 solicitei o cancelamento deste serviço e me foi garantido que isso tinha sido feito, todavia, no factura do mês de outubro/2019 veio novamente a cobrança. Retorno à loja e a solução é falar com a Vodafone? Isso é muita falta de preparo e orientação dos funcionários, pois cada um fala uma coisa. Conclusão: não tenho e nunca tive este app e a cobrança continua. Fiz uma reclamação no livro e até agora ninguém entrou em contato comigo. Em janeiro acaba a fidelização, vou a procura da concorrência. 

Reputação 7
Crachá +5

@rafael de carvalho mendes Boa noite o cartão estáo associado a que banco ?

...Conclusão: não tenho e nunca tive este app e a cobrança continua....

Nao tem necessariamente que ter App nenhuma. O serviço MB Phone funciona nas redes móveis sem necessidade de… basta usar por chamada telefónica ou SMS.

O serviço é ativado a partir dos terminais da rede Multibanco, associando a um cartao bancário um n.° do serviço voz móvel, o operador movel respetivo e definindo um código de acesso.

Ora se diz que nunca teve esta app (entenda-se como nunca usou o serviço) sera que alguma vez o ativou num terminal MB? Tera sido  inadvertidamente ativado por outra pessoa usando o seu n.° móvel? Mesmo nunca tendo sido usado o serviço no seu  n.° movel, sera que mesmo assim o serviço fica ativo no operador?

Na hipótese de ter acontecido algo do género, julgo que o operador poderá identificar o n.° do cartão bancário que tem o serviço MB Phone ativo com o seu n.° móvel. Se o cartao não for de uma conta sua, solicite a devoluçao de todos os valores cobrados pelo serviço.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @rafael de carvalho mendes, @Jose Rodrigues e @C24XXXX201 :) , 

@rafael de carvalho mendes,  para que nos seja possível verificar a situação pedimos que, por favor, nos indique o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 

 

Obrigada 

Boa noite.

Enviei mensagem privada com meu número NOS (Cxxxxxx) mas até agora não tive retorno.

Aguardo.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite.

Enviei mensagem privada com meu número NOS (Cxxxxxx) mas até agora não tive retorno.

Aguardo.

Boa noite, enviou a um moderador ?@Tiago C. ou@Ana P. ? Se sim continue a aguardar.

Exmos, Senhores


Na sequência do vosso contato do serviço de apoio ao cliente a 21-02-2020, solicitei o cancelamento da subscrição MB Phone do tarifário do meu número 933280***, de que não me recordo ter subscrito, tendo a NOS informado estar ativo desde 2012. Este meu pedido, deve-se ao facto de estarem a ser cobrados/retirados valores ao saldo do meu cartão do telemóvel  (de proveniência que desconhecia até à data), nomeadamente a taxa cobrada semanalmente de 0,50€ relativo ao MB Phone.

O vosso funcionário e/ou colega, referiu que o cancelamento não podia ser concretizado pela operadora, tendo o cliente de o fazer numa caixa de multibanco, seguindo os passos infra:

1.º Outras Operações

2.º Serviço MB Phone

4.º Cancelar Serviço.

Porém, acontece que nas diversas tentativas realizadas em várias caixas multibanco, é inexistente a opção “Serviço MB Phone” que permita realizar o devido cancelamento.

A minha conta bancária é, e sempre foi até à data, a Caixa Geral de Depósitos, tendo sido utilizado o cartão multibanco da mesma entidade.

Gostaria da vossa parte, esclarecimentos sobre este assunto e o cancelamento/barramento do serviço em epígrafe, assim como a devolução em saldo do cartão dos valores de todas as taxas cobradas.

Obrigado.

Atentamente,

Raul Franco

 

@RAUL FRANCO , tem registo dos valores cobrados pelo serviço MB Phone desde 2012, tal como lhe foi comunicado?

Ha quanto tempo é titular do número móvel associado? Desde 2012?

Exmo. C24XXXX201

Gostaria de lhe poder dar acertadamente o valor total cobrado, uma vez que o meu tarifário é livre e não tem faturação associada. Penso que só o operador pode dar essa informação concreta e em detalhe. No entanto, em conformidade com o serviço de apoio ao cliente, tem sido retirado semanalmente a taxa MB Phone desde uma adesão realizada em 2012, que de todo não me recordo.

Atualmente a taxa é de 0,50€ semanalmente e desconheço se sempre teve o mesmo valor. Tendo em consideração o valor da taxa atual, serão aproximadamente 7 anos x 52 semanas, ou seja, 7 X 25€ = 182€ aproximadamente.

Como a taxa é debitada no saldo do cartão de forma automática sem prévia aceitação, apenas fui notando que o saldo diminuía, pensando que teria a ver com chamadas e SMS realizados. Como atualmente tenho menos necessidade de uso do telemóvel e como pretendo manter o número ativo, vou efetuando carregamentos para cobrir o saldo necessário ao serviço. Assim, neste último carregamento apercebi-me que algo de errado acontecia, porque efetuei um carregamento de 7, 50€ e o saldo desapareceu. Ao contatar a NOS, fui informado das razões do sucedido, entre as quais, está presente a cobrança ativa da Taxa MB Phone e a taxa de utilização de dados no saldo do cartão.

Quanto à questão que coloca do tempo em que sou titular do número móvel associado, sei dizer que este número foi adquirido no início do atividade da operadora Optimus em 1998. 

Atentamente,

Raul Franco

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RAUL FRANCO e @C24XXXX201

@RAUL FRANCO, queremos ajudá-lo! Para que nos seja possível verificar o que se passa, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

@RAUL FRANCO , por favor, o Exmo é desnecessário. 

Vou abster-me de comentar o tempo que esteve a pagar por um serviço que não ativou.

Quanto aos terminais MB... ainda hoje confirmei, usando um cartão CGD, que a opção "Serviço MB Phone" está disponivel. Procure em "Outras Operações".

Sr. C24XXXX201

Uma vez que não estou a conseguir encontrar o MB Phone no MB, talvez esteja a fazer os passos incorretos para cancelar o serviço. Peço-lhe por favor, se possível, que me envie imagens comprovatiivas do procedimento e da existência da função MB Phone que fez e/ou fez.

 

Obrigado.

A opção de desativação do serviço MB Phone está disponivel apenas para quem tem o serviço ativo e associado a um cartão bancário aceite na rede MB. Se nunca aderiu ao serviço na rede MB é natural não ter acesso a essa opção.

Solicite aos vários prestadores de serviços (NOS, CGD, SIBS) comprovativo da adesao ao serviço MB Phone com um seu cartão bancário associado ao seu número móvel.

 

Sr. C24XXXX201

 

Voltei hoje a verificar no multibanco de duas entidades bancárias e não aparece o MB Phone conforme as imagens que enviou. 

 

Acreditando no que me está a dizer, então se o MB Phone não está ativo e, por essa razão, não aparece a função nas caixas MB, continuo sem entender, a razão de ser cobrada a taxa MB Phone, conforme me foi confirmado pelo operador NOS.

Segundo o que me foi transmitido pelo apoio ao cliente, tenho de desativar no MB. 

Não estando ativo, então porque me é cobrado pelo operador NOS em 7 anos a respetiva taxa?

 

Obrigado.

Atentamente,

Raul Franco

@RAUL FRANCO , tal como escrevi antes, terá de questionar as entidades envolvidas.

Apenas esclarecer que a opção MB Phone está disponível nos terminais MB (tal como mostram as fotos). Poderá não estar disponível em todos os terminais? Talvez…

O que poderá não estar disponível é a opção “Cancelar”, no caso do cartão bancário em uso não ter aderido ao serviço.

Salvo algumas excepções (alguns bancos não permitem a adesão via MB) a adesão ao serviço MB Phone implica:

  1. a existência de um cartão bancário aceite pela rede MB;
  2. a adesão ao serviço num terminal MB usando um cartão referido em 1;
  3. a associação de um n.º móvel na operação referida em 2;
  4. acesso às operações disponibilizas pelo serviço a partir de um terminal móvel com o cartão do serviço móvel com n.º associado em 3;
  5. pagamento da taxa de acesso ao serviço MB Phone ao operador da rede móvel onde está registado o n.º associado em 3.

Será possível alguém ter associado por “engano” o seu n.º móvel na adesão ao serviço MB Phone?

Tal como tem vindo ultimamente a acontecer com o MB Way, há alguns anos também aconteceram muitas burlas como o MB Phone. Ainda se podem consultar alguns relatos disso na net...

Não faço ideia como é o processo de confirmação do n,º móvel que se associa no ato da adesão…

Mas se nunca aderiu ao MB Phone usando um cartão bancário associado à uma sua conta bancária, nenhum operador móvel lhe pode cobrar qualquer taxa de acesso ao serviço.

Os 7 anos a pagar sem questionar por um serviço que nem sabia estar ativo só vão complicar a obtenção de esclarecimentos dos diversos prestadores de serviços...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RAUL FRANCO e @C24XXXX201

@RAUL FRANCO, pedimos que nos envie os dados solicitados para o podermos ajudar, por favor. 

Obrigada 

Olá Ana!

 

Enviei-lhe ontem os dados que me pediu, por mensagem privada.

 

Necessita que lhe envie novamente?

 

Obrigado.

 

Atentamente,

Raul Franco

@RAUL FRANCO , tal como escrevi antes, terá de questionar as entidades envolvidas.

Apenas esclarecer que a opção MB Phone está disponível nos terminais MB (tal como mostram as fotos). Poderá não estar disponível em todos os terminais? Talvez…

O que poderá não estar disponível é a opção “Cancelar”, no caso do cartão bancário em uso não ter aderido ao serviço.

Salvo algumas excepções (alguns bancos não permitem a adesão via MB) a adesão ao serviço MB Phone implica:

  1. a existência de um cartão bancário aceite pela rede MB;
  2. a adesão ao serviço num terminal MB usando um cartão referido em 1;
  3. a associação de um n.º móvel na operação referida em 2;
  4. acesso às operações disponibilizas pelo serviço a partir de um terminal móvel com o cartão do serviço móvel com n.º associado em 3;
  5. pagamento da taxa de acesso ao serviço MB Phone ao operador da rede móvel onde está registado o n.º associado em 3.

Será possível alguém ter associado por “engano” o seu n.º móvel na adesão ao serviço MB Phone?

Tal como tem vindo ultimamente a acontecer com o MB Way, há alguns anos também aconteceram muitas burlas como o MB Phone. Ainda se podem consultar alguns relatos disso na net...

Não faço ideia como é o processo de confirmação do n,º móvel que se associa no ato da adesão…

Mas se nunca aderiu ao MB Phone usando um cartão bancário associado à uma sua conta bancária, nenhum operador móvel lhe pode cobrar qualquer taxa de acesso ao serviço.

Os 7 anos a pagar sem questionar por um serviço que nem sabia estar ativo só vão complicar a obtenção de esclarecimentos dos diversos prestadores de serviços...

 

Olá C24XXXX201

A Taxa  cobrada relativamente ao MB Phone, é efetuada sob o crédito do cartão e não debitada na minha conta bancária associada ao cartão MB.

Conforme expliquei, o tarifário do meu cartão de telemóvel é livre, inclusive livre de fatura. É sob o saldo existente que é feita a cobrança porque não tenho qualquer cobrança de taxas do serviço MB Phone na conta bancária CGD, a única que sempre tive.

Continuo a não entender a razão do operador NOS retirar a taxa do MB Phone no meu saldo de cartão.

 

Segundo entendi nas diversas pesquisas que efetuei aqui no Fórum, sobre o MB PHONE, há imensas queixas sobre esta situação de cobrança do serviço MB Phone e, que as pessoas reclamam não ter solicitado pedindo o cancelamento e estorno dos valoers cobrados inadevertidamente.

 

Obrigado.

 

Atentamente,

Raul Franco

 

....

 

 

Olá C24XXXX201

A Taxa  cobrada relativamente ao MB Phone, é efetuada sob o crédito do cartão e não debitada na minha conta bancária associada ao cartão MB.

Conforme expliquei, o tarifário do meu cartão de telemóvel é livre, inclusive livre de fatura. É sob o saldo existente que é feita a cobrança porque não tenho qualquer cobrança de taxas do serviço MB Phone na conta bancária CGD, a única que sempre tive.

Continuo a não entender a razão do operador NOS retirar a taxa do MB Phone no meu saldo de cartão.

...

Obrigado.

 

Atentamente,

Raul Franco

 

Alguem lhe disse o contrario? Eu nao, certamente. Para o operador poder debitar a taxa de utilizaçao do MB Phone na conta bancaria associada ao serviço teria de existir uma autorizaçao de debito assinada pelo titular da conta e entregue ao credor NOS.

Tratando-se de um serviço por carregamentos, sem fatura, a unica forma de debitar quaisquer valores sera atraves do saldo.

A nao existencia de fatura nao invalida que o consumidor controle os debitos efetuados atraves de outros meios.

Ja experimentou demonstrar aos serviços do operador se o seu n.° movel esta ou nao autorizado a efetuar operaçoes bancarias e em que conta? Tente fazer uma consulta de saldo por MB Phone a partir do seu telemovel. Consegue? E a que conta tem acesso?

....

 

 

Olá C24XXXX201

A Taxa  cobrada relativamente ao MB Phone, é efetuada sob o crédito do cartão e não debitada na minha conta bancária associada ao cartão MB.

Conforme expliquei, o tarifário do meu cartão de telemóvel é livre, inclusive livre de fatura. É sob o saldo existente que é feita a cobrança porque não tenho qualquer cobrança de taxas do serviço MB Phone na conta bancária CGD, a única que sempre tive.

Continuo a não entender a razão do operador NOS retirar a taxa do MB Phone no meu saldo de cartão.

...

Obrigado.

 

Atentamente,

Raul Franco

 

Alguem lhe disse o contrario? Eu nao, certamente. Para o operador poder debitar a taxa de utilizaçao do MB Phone na conta bancaria associada ao serviço teria de existir uma autorizaçao de debito assinada pelo titular da conta e entregue ao credor NOS.

Tratando-se de um serviço por carregamentos, sem fatura, a unica forma de debitar quaisquer valores sera atraves do saldo.

A nao existencia de fatura nao invalida que o consumidor controle os debitos efetuados atraves de outros meios.

Ja experimentou demonstrar aos serviços do operador se o seu n.° movel esta ou nao autorizado a efetuar operaçoes bancarias e em que conta? Tente fazer uma consulta de saldo por MB Phone a partir do seu telemovel. Consegue? E a que conta tem acesso?

 

Caro C24XXXX201

Não tenho instalada a aplicação MB Phone, para consultar o saldo no meu telemóvel, por isso penso que não me seja possível fazê-lo a não ser que haja outro procedimento que desconheço.

Desculpe a minha ignorãncia, mas como posso eu demonstrar aos serviços do operador se o meu telemóvel está, ou não, autorizado a efetuar operações bancárias?

Ha alguns anos nao era necessaria a Aplicaçao. Podia utilizar-se o serviço por SMS ou chamada de voz.

Alias, continua disponivel essa mesma informaçao no site Multibanco - MB Phone ... embora atualmente alguns operadores ja nao disponibilizem alguns meios (12980 nao atribuido; SMS p/ 1700 nao testado).

"…

A qualquer hora e em qualquer lugar estas operações podem ser realizadas através da aplicação Java ou por serviços de voz ou SMS.

..."

"...

UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE CHAMADA TELEFÓNICA
Contacte o seu operador móvel ligando para o número abaixo indicado e siga as instruções que lhe forem sendo dadas:
NOS – 12980; MEO – 12900; Vodafone – 12980.

UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE SMS
Envie um SMS para o número indicado, consoante o seu operador móvel:
NOS – 1700; MEO – 12900; Vodafone – 62980.
Esse SMS deve ter o seguinte formato:
[telecódigo] [cod. da operação] [n.º de seq. da conta] [outros]
Posteriormente, receberá uma mensagem escrita com a informação solicitada ou de confirmação de operação realizada.

..."

 

No site da NOS- Gestão de saldo existe informaçao sobre como utilizar o serviço MB Phone. Continua a nao ser necessaria a Aplicaçao, bastando aceder atraves da rede 3/4G ao site http://l.nos.pt/mbphone

Mesmo nao tendo o codigo de acesso (telecodigo), o sistema tera que efetuar varias verificaçoes, entre elas:

  • o n.° movel ja aderiu ao serviço?
  • o n.° movel esta a aceder por dados moveis (3/4G)?

Caso nao se verifique alguma dessas condiçoes ser-lhe-a apresentada uma mensagem do tipo:

"Caro utilizador, de momento o acesso ao serviço MB Phone está indisponível. Se está a aceder através de outras redes móveis ou de Wi-Fi, o acesso não é possível. Actualmente o serviço está apenas disponível através da rede NOS. Agradecemos a sua compreensão."

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RAUL FRANCO e @C24XXXX201

@RAUL FRANCO, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta :disappointed_relieved: .

Já respondemos à sua mensagem privada. 

Obrigada 

@RAUL FRANCO , por favor, o Exmo é desnecessário. 

Vou abster-me de comentar o tempo que esteve a pagar por um serviço que não ativou.

Quanto aos terminais MB... ainda hoje confirmei, usando um cartão CGD, que a opção "Serviço MB Phone" está disponivel. Procure em "Outras Operações".

Eu também já tentei cancelar numa caixa multibanco e não aparece a opção Mb Phone nrm para ativar nem para cancelar. O ano passado fui cancelar esse serviço num balcão NOS e o funcionário nem sabia isso o que era. andou a falar com todos os colegas e no fim vem me dizer que esyava cancelado, mas não me deu nenhuma prova disso. Até hoje continuo a pagar por um serviço que não uso e já não sei que fazer pois já fui ao meu banco Millenium e dizem que esse serviço não é do banco porque não é cobrado pelo banco mas sim pela NOS. Alguém pode me ajudar? A verdade é que nem sei o que é o mb Phone….

@sussytattoo , penso que já foi aqui referido por mais do que uma vez que o Millenium é uma das excepções quanto à utilização dos terminais MB para operações relacionadas com o serviço MB Phone.

No site do Multibanco pode ler-se na secção PERGUNTAS FREQUENTES

:

“O que devo fazer para aderir ao serviço MB PHONE?

...

No caso de ser cliente do Millennium BCP e ActivoBank7, a associação ao serviço via MULTIBANCO não está disponível, pelo que, deverá ser ativado através do call center dos respetivos bancos.
Consulte a página do seu Operador Móvel para mais detalhes.

...”

Já quanto à resposta obtida aos balcões das instituições que referiu, só me ocorre dizer que maus funcionários existem em todo o lado, aliás, acho mesmo que é um dos grandes defeitos da gente da minha terra...o ordenado ao fim do mês e pouco mais.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @sussytattoo e @C24XXXX201

@sussytattoo, para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Comentário