Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como fazer a portabilidade do seu número para a NOS na página online

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31680 comentários

É mais fácil fazer a portabilidade do seu número de telemóvel, telefone ou internet móvel através da my NOS ou página online – Mude para a NOS sem mudar de número. 😎

Neste artigo explicamos como fazer a portabilidade do seu número de telemóvel para a NOS, através da página online de pedir a portabilidade, caso seja o titular dos dois números ou apenas do número NOS, o pedido é submetido após assinatura do titular ou dos titulares nas situações de titulares diferentes 😊

Aderiu a um tarifário NOS mas não quer mudar o seu número, peça agora a portabilidade. Tenha consigo o NIF e o contacto associado à sua conta NOS, onde vai receber um código de confirmação.

Conheça neste artigo:

Fazer a portabilidade do seu número

Para fazer a portabilidade de um número do qual é titular, siga os passos abaixo:

1. Aceda a my.nos.pt/portabilidade-nos através do seu navegador ou SMS que lhe tenha sido enviado e selecione “Pedir portabilidade”;

2. Insira o número de identificação fiscal associado aos seus serviços.
    Faça a confirmação de ‘reCaptcha’ e selecione “Continuar”;

3. Confirme o contacto de cliente e selecione “Continuar”;

4. Insira o código de confirmação que recebeu via SMS e escolha “Continuar”;

5. Escolha o número NOS que será substituído pelo número que tem no outro operador e selecione “Continuar”;

6. Confirme os dados e documentos necessários para o processo e selecione “Continuar”;

7. Leia as informações importantes sobre o processo e escolha “Compreendi”;

8. Se é titular do número que quer transferir escolha “Sim” e de seguida, “Continuar”;
    Caso não seja o titular do número escolha “Não” e siga os passos descritos abaixo, neste artigo, em “Pedir portabilidade de número com 2 titulares”.

9. Insira o número de telemóvel que quer transferir para a NOS e selecione “Continuar”;

10. Escolha qual o operador em que o número que quer transferir se encontra e selecione “Continuar”;

Nos próximos passos é confirmada a sua identidade através do seu documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”.

Mostre o conteúdo
  1.  Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar”;

2. Escolha o documento de identificação que pretende fotografar para confirmar a identificação.
    Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento.

3. De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.

1. Selecione “Confirmar” para prosseguir. Confirme os dados que recolhemos e selecione “Continuar”;

​​​​​​

1. Insira o seu número de identificação fiscal e selecione “Continuar”;
  1. Insira o código de validação de portabilidade (CVP) e escolha “Continuar”;
❕Atenção❕
Motivos de CVP inválido: O CVP inserido está errado ou escolheu erradamente no passo 8. o mesmo titular na outra operadora.

1. Confirme os seus dados, selecione a opção em como leu e concorda com os termos e condições e escolha “Continuar”;

1. Para concluir e assinar o documento escolha “Continuar para documento” e selecione “Assinar documento”.
-Os contactos telefónicos apresentados são referentes aos contactos dos responsáveis pelo pedido de portabilidade e não aos números a portar.

1. Por fim, escolha “Submeter pedido” e selecione “Sair” ou “Descarregar comprovativo”.

Fazer a portabilidade de número com 2 titulares

No caso do número que quer portar para a NOS tenha um titular diferente do titular de serviços NOS, siga os passos descritos abaixo.
Confirme que o pedido foi submetido após assinatura dos dois titulares:

1.  Aceda a my.nos.pt/portabilidade-nos através do seu navegador ou SMS que lhe tenha sido enviado e selecione “Pedir portabilidade”.

2. Insira o número de identificação fiscal associado aos seus serviços.
    Faça a confirmação de ‘reCaptcha’ e selecione “Continuar”;

3. Confirme o contacto de cliente e selecione “Confirmar”;

4. Insira o código de confirmação que recebeu via SMS e escolha “Continuar”;

5. Escolha o número NOS que será substituído pelo número que tem no outro operador e selecione “Continuar”;

6. Confirme os dados e documentos necessários para o processo e selecione “Continuar”. 
    É necessário ter consigo o número que quer transferir para a NOS, o documento de identificação e o do titular do número a transferir (caso não seja o próprio) e o CVP (código de Validação de Portabilidade) do número a transferir;

7. Leia as informações importantes sobre o processo e escolha “Compreendi”;

8. Se não é titular do número que quer transferir escolha “Não sou titular” e de seguida, “Continuar”;

9. Insira o nome e contacto do titular no outro operador e, de seguida, escolha “Continuar”;

10. Insira o número de telemóvel que quer transferir para a NOS e selecione “Continuar”;

11. Escolha qual o operador em que o número que quer transferir se encontra, se precisar use o campo “Outro operador” para encontrar o nome do operador, e selecione “Continuar”;

Nos próximos passos é confirmada a sua identidade e do segundo titular através do documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”.

Titular na NOS

1. Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar”;

2. Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação.
    Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento.

3. De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.
  4. Selecione “Continuar” e, de seguida, confirme se os dados que recolhemos estão corretos;
  1. Introduza o seu número de identificação fiscal (NIF) para confirmar a sua identidade e selecione “Continuar”.
    De seguida, é a vez de recolher os dados do titular do contrato da operador atual. Selecione “Enviar SMS” para enviar um SMS para o titular do número poder confirmar a sua identidade;

Titular do número no outro operador de telecomunicações

❕Durante o processo de confirmação do titular do número no outro operado, não feche a sua janela.❕

1. O titular do número no outro operador, acede ao link recebido no SMS para confimar a identidade e validar os dados.

Siga os seguintes passos para confirmar a identidade:

Mostre o conteúdo
  1. Selecione “Confirmar identidade” para confirmar a sua identidade por razões de segurança;
  2. Insira o código de confirmação que recebeu no SMS, e escolha “Continuar”;
  3. Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar” para tirar fotografias do documento de identificação e do rosto para confirmação;
  4. Prepare o seu documento de identificação para tirar uma fotogrtafia ao mesmo.
    Escolha o documento de identificação
    que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação.
    Garante que o documento está legível, sem brilhos ou reflexos;
  1. De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.
    Garanta que a fotografia mostra o seu rosto. Se necessário, retire os óculos;
  1. Selecione “Continuar” e, de seguida, confirme se os dados que recolhemos estão corretos;
  2. Introduza o seu número de identificação fiscal (NIF) para confirmar a identidade e selecione “Continuar”.

Titular na NOS

1. Após a confirmação do titular do número no outro operador, regresse à sua janela e selecione “Continuar”;

2. Insira o código de validação de portabilidade (CVP) do número que quer transferir para a NOS, e escolha “Continuar”;
  1. Defina a data que pretende transferir o número para a NOS, escolha entre “O mais cedo possível” ou “Numa data específica” seleccionando qual. De seguida escolha “Continuar”;
  1. Confirme os dados de ambos os titulares, selecione a opção em como leu e concorda com os termos e condições e escolha “Continuar”;
  1. Selecione “Receber SMS” para que seja enviado um SMS com um Link do formulário de portabilidade para ambos os titulares assinarem.

Assinatura do documento digital de portabilidade

Siga os passos abaixos para ambos os titular assinarem o documento:

Mostre o conteúdo

Titular no outro operador

1. Aceda ao SMS e selecione o Link para o formulário. Leia-o e selecione “Assinar documento”;

Titular na NOS

1. Aceda ao SMS e selecione o Link para o formulário. Leia-o e selecione “Assinar documento”;

1. Após os documentos assinados por ambos os titulares, regresse à sua janela e selecione “Documento assinado”;

1. Por fim, escolha “Submeter pedido” e selecione “Sair” ou “Descarregar comprovativo”.

Perguntas mais frequentes

Ficou com dúvidas sobre o processo de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

1. O que é o código de Validação da Portabilidade (CVP) e onde o encontro?
    Mostre o conteúdo

O CVP é um elemento de identificação com 12 dígitos, usado quando quer transferir um número de telefone ou telemóvel de outro operador, para a NOS, mantendo o seu número atual.
    Pode encontrar o CVP na fatura associada ao número que pretende transferir. Caso não o encontre, contacte o operador atual do número que quer transferir para a NOS.

2.  O que preciso para fazer a portabilidade?

Mostre o conteúdo

Para fazer a portabilidade do seu número do anterior operador para a NOS necessita de:

• Código CVP do seu atual operador;
    • Um tarifário NOS pré-pago ou pós-pago ativo;
  3. O que significa estar em meu nome (em nome do cliente)?
    Mostre o conteúdo

Significa que o NIF associado ao número do outro operador que quer transferir tem de ser o mesmo NIF que está associado à conta NOS.

4. O número que quero transferir não está em meu nome. O que tenho de fazer?
    Mostre o conteúdo

Se o titular do número que quer transferir é outra pessoa, ambos têm de preencher e assinar o formulário de portabilidade. Saiba como o fazer neste artigo em “Fazer a portabilidade de número com 2 titulares”.

5. Porque é necessária uma fotografia de rosto (selfie) e uma fotografia do documento de identificação?
    Mostre o conteúdo

Solicitamos uma fotografia do documento de identificação e uma selfie para termos uma validação robusta da identidade do cliente.
    A selfie é necessária para comparar com a fotografia do documento de identificação e garantir a validação legitima do titular, e todos os trâmites legais.
    As fotografias só são utilizadas para validar a identidade e não são guardadas pela NOS.

6. Como funciona a assinatura digital?
    Mostre o conteúdo

O documento surge preenchido e apenas tem de selecionar o botão de assinar documento e o documento fica automaticamente assinado digitalmente.

Saiba ainda como fazer a portabilidade do seu número na my NOS em:

Descubra mais sobre a portabilidade:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a my NOS em:

Mude para a NOS sem mudar de número é fácil. 😎
Partilhe connosco qualquer questão ou dificuldade que possa surgir.

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
81% acharam o tópico útil

128 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31680 comentários
  • 22 de outubro de 2022

Boa tarde a todos, 

A App NOS continua a evoluir e, por isso, disponibilizámos a nova funcionalidade que assegura a facilidade, comodidade e simplicidade no seu pedido de portabilidade. Saiba como pode fazer o portabilidade do seu número de telemóvel, fixo ou internet móvel:

Se tiver alguma questão, fale connosco.

Obrigado

• Megabyte
  • 5 comentários
  • 26 de outubro de 2022

Boa noite,

Mudámos a nossa  operadora de telecomunicação da MEO para a NOS, após um contacto telefónico da vossa parte.

Depois de várias peripécias (que incluíram uma falsificação de assinatura por parte do vosso colaborador), temos finalmente o processo em andamento. No entanto:

1. Os pedidos de portabilidade de dois números foram (re)submetidos no dia 19 de Outubro, através do email manter@nos.pt. Um deles já mudou o outro não. Tendo em conta os prazos legais, como devo pedir a compensação pelo atraso, como indicado pela ANACOM
  2. Na nossa área de cliente, ainda está o contrato feito inicialmente (com falsificação de assinatura) e com apenas 1 número associado.  Quando devo esperar que a informação seja actualizada?

Obrigado,

Jenifer Duarte

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12612 comentários
  • 26 de outubro de 2022

Se tem apenas 1 numero associado, acho que está ai a demora na portabilidade.

De resto se for elegivel para compensação o atraso é proativamente dado em fatura e deverá verificar o valor em 2 faturas seguintes.

• Megabyte
  • 5 comentários
  • 26 de outubro de 2022

De acordo com o novo contrato (legal), feito por telefone no dia 19, teríamos os dois telemóveis associados. Não será então necessário uma “chamada de atenção”?

Fica então a esclarecer o facto do novo contrato não estar ainda visível na área de cliente e ter associado o número de telemóvel do cartão para o qual foi efectuada a portabilidade.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31821 comentários
  • 27 de outubro de 2022

Boa tarde @Jenifer Duarte,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente e número que ainda aguarda portabilidade.

Obrigado

• Megabyte
  • 5 comentários
  • 30 de outubro de 2022

Boa noite,

Uma hora depois do meu  último comentário, a portabilidade foi feita.

E já confirmei que o contrato na Área de Cliente foi actualizado.

Obrigado pela ajuda!

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 30 de outubro de 2022

Boa noite,também aguardo portabilidade para 2 números de telemóvel. Inicialmente dirigime a uma loja e disseram me que seria mais rápido fazelo por email,2 dias e estaria resolvido.enviei por e-mail toda a documentação dia 23 de outubro, passado 4 dias sem nada resolvido liguei para a linha de apoio ao qual me disseram que não tinham recebido qualquer email da minha parte,reenviei de novo o email e continuo à espera. Visto não estar a usar os cartões novos e continuar a pagar à antiga operadora o serviço móvel, reclamei com a linha de apoio que não achava o valor da fatura deste mês justo ao qual me fizeram um desconto de 10€,até aí tudo muito bem mas para meu espanto o pack de canais que me ofereceram por 12 meses quando fiz o contrato deixou de estar disponivel.assim sendo não me fizeram desconto nenhum e ainda me retiraram um pack que me tinham oferecido. Estou um bocado descontente com a situação e espero que se resolva para breve.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31821 comentários
  • 31 de outubro de 2022

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Jenifer Duarte.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui no fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve @CTEXEIRA. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de contribuinte e números de telemóvel a portar.

Obrigado

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 3 de novembro de 2022
João H. escreveu:

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Jenifer Duarte.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui no fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve @CTEXEIRA. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de contribuinte e números de telemóvel a portar.

Obrigado

Boa noite,continuo a aguardar que sejam feitas as portabilidades e a manter os custos à antiga operadora. Amanhã irei ligar para a linha de apoio novamente.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31680 comentários
  • 3 de novembro de 2022

Bom dia @CTEXEIRA
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Vamos verificar o estado do seu pedido e responder à sua mensagem. 
Obrigado 

• Megabyte
  • 6 comentários
  • 27 de dezembro de 2022

Boa noite fiz todos os passos, conforme explica, fiz isso a 27/11/2022. Até agora nem sms nem email, apenas diz que o pedido foi feito e nem está em tratamento nem previsão. Já liguei para o apoio não me deram uma resposta concreta e para aguardar. Isto não é profissionalismo da parte da nos. Evolução?  Sim mas respostas a quem é de direito.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31680 comentários
  • 28 de dezembro de 2022

Bom dia @Antonio Braga

Diga-nos, por favor, se descarregou o comprovativo de envio? Adicionalmente, sugerimos que consulte “Os meus pedidos” e que nos indique o número do assunto que surge saiba como em: 

Obrigado

• Megabyte
  • 6 comentários
  • 28 de dezembro de 2022

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4423 comentários
  • 28 de dezembro de 2022

Tem aí o comprovativo de como o pedido foi entregue. Mas foi feito em novembro?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31680 comentários
  • 28 de dezembro de 2022

Boa tarde @Antonio Braga
Agradecemos o seu feedback. 

Pedimos desculpa pela situação. No entanto, chegou a terminar o processo de portabilidade? Isto porque, os documentos não se encontram anexados ao pedido que nos mostra. 😥

Obrigado

Maria Clara Nunes Graça

Bom dia. 

Isto dá portabilidade é uma grande treta.. E os serviços nos estão no seu pior!!

Aguardo a portabilidade do número de telemóvel desde o dia 22 de Dezembro, já contactei 4 vezes os serviços nos tanto telefonicamente, como presencialmente na loja, como até por escrito... Ate hoje não tenho a portabilidade 😒

Estou sem poder fazer nem receber chamadas pelo meu numero, já que a outra operadora mo desligou, e toda a gente me diz que vai pedir urgência e nada acontece. 

Estou com problemas de saúde, vivo sozinha, e estou incontactável, acham isto normal?!

Ja passei o Natal sem telemóvel, será que o Ano Novo vai ser assim?!

Que vergonha!!!

Até para o serviço de contencioso já me passaram a chamada, onde o sr. Que falou comigo foi muito desagradável pois pensou que tinha sido eu a ligar para lá e diz que não tinha nada a ver com o assunto!!

Isto deixa me perplexa!! 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31680 comentários
  • 29 de dezembro de 2022

Bom dia @Maria Clara Nunes Graça
Lamentamos a situação.

Queremos ajudar. Deste modo, para o podermos fazer, diga-nos, por favor, se fez o pedido de portabilidade pela App NOS ou de outra forma. 
Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigado 

Maria Clara Nunes Graça

Bom dia. 

Fiz o pedido de portabilidade na loja Nos, conforme indicação que me foi dada pelo telefone.

Disseram me que no dia seguinte receberia uma SMS. Ja fiz vários telefonemas, onde o pedido foi reforçado como urgente, desde dia 26. Ontem voltei à loja, dizem que está em análise ou algo assim... Hoje são 29!!!

Maria Clara Nunes Graça

Já agora, estou sem contacto telefónico. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31680 comentários
  • 29 de dezembro de 2022

Muito obrigado pela sua resposta, @Maria Clara Nunes Graça
Diga-nos, por favor, qual a data que escolheu para a portabilidade, ou seja, no formulário escolheu um dia especifico ou até 10 dias?

Obrigado

Maria Clara Nunes Graça

Escolhi a partir do próprio dia. 

Disseram me que no dia seguinte receberia SMS ou email. E nada... 

Maria Clara Nunes Graça

Já agora, a única coisa que fiz no formulário foi assinar, a sra. Na Nós disse que estava tudo feito, só faltava eu assinar e tirar uma cópia do Cartão de cidadão, como foi feito. Disse me que iria solicitar urgência. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31680 comentários
  • 29 de dezembro de 2022

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, @Maria Clara Nunes Graça
Vamos verificar a situação. 
Obrigado

• Kilobyte
  • 17 comentários
  • 7 de fevereiro de 2023

olá viva

este forum é EXTREMAMENTE CONFUSO, não permite qualquer esclarecimento, tentei somente portabilizar numero e não consegui devido á EXTREMA confusão do apoio e do forum nem se fala, sei que o intuino do forum não é esclarecer mas sim usar o telefone 16990 a pagar. os links não funcionam.

vou ter de deslocar a uma loja pois aqui nos forum não encontrei SOLUÇÃO, e não estou para pagar no 16990, 

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 22177 comentários
  • 7 de fevereiro de 2023
PJCorreia escreveu:

olá viva

este forum é EXTREMAMENTE CONFUSO, não permite qualquer esclarecimento, tentei somente portabilizar numero e não consegui devido á EXTREMA confusão do apoio e do forum nem se fala, sei que o intuino do forum não é esclarecer mas sim usar o telefone 16990 a pagar. os links não funcionam.

vou ter de deslocar a uma loja pois aqui nos forum não encontrei SOLUÇÃO, e não estou para pagar no 16990, 

Boa noite, tem informação sobre a portabilidade neste site 

https://www.nos.pt/empresas/ajuda/equipamentos-e-servicos/voz/Pages/portabilidade.aspx

Ao entrar no Fórum tem à sua direita um distico Precisa de ajuda ? Basta que escreva na busca o que pretende e tem centenas de Tópicos falando do mesmo assunto.