Neste artigo explicamos como fazer a portabilidade do seu número de telemóvel para a NOS, através da página online de pedir a portabilidade, caso seja o titular dos dois números ou apenas do número NOS, o pedido é submetido após assinatura do titular ou dos titulares nas situações de titulares diferentes 😊
Aderiu a um tarifário NOS mas não quer mudar o seu número, peça agora a portabilidade. Tenha consigo o NIF e o contacto associado à sua conta NOS, onde vai receber um código de confirmação.
Para fazer a portabilidade de um número do qual é titular, siga os passos abaixo:
Aceda a my.nos.pt/portabilidade-nos através do seu navegador ou SMS que lhe tenha sido enviado e selecione “Pedir portabilidade”;
Insira o número de identificação fiscal associado aos seus serviços. Faça a confirmação de ‘reCaptcha’ e selecione “Continuar”;
Confirme o contacto de cliente e selecione “Continuar”;
Insira o código de confirmação que recebeu via SMS e escolha “Continuar”;
Para avançar com o pedido de portabilidade, tenha consigo o número que quer transferir para a NOS, o seu documento de identificação e o código de validação de portabilidade (CVP) do número que vai ser transferido para a NOS. Caso não seja o titular do número a transferir para a NOS:
O titular desse número tem de:
Estar disponível e com acesso ao telemóvel dentro do prazo disponível para a submissão do pedido de portabilidade (1 hora);
Ter consigo o seu documento de identificação;
Ter consigo o código de validação de portabilidade (CVP) do número que vai ser transferido para a NOS
O titular atual do número vai receber um SMS com um link para validar a sua identidade, introduzir o CVP do número a transferir e assinar digitalmente a autorização de portabilidade.
Se tiver menos de 16 anos:
O pedido de portabilidade tem de ser feito numa loja NOS com um representante legal (pai, mãe ou tutor). É necessário apresentar os documentos de identificação de todos os envolvidos.
Selecione “Continuar” para avançar com a portabilidade;
Tem 1 hora para enviar o pedido de portabilidade. Se o tempo terminar, vai poder começar de novo. Avance em “Compreendi”;
Em seguida, escolha o número NOS que vai ser substituído pelo número que tem no outro operador e selecione “Continuar”;
Se é titular do número que quer transferir escolha “Sim, sou o titular” e de seguida, “Continuar”. Caso não seja o titular do número escolha “Não sou o titular” e siga os passos descritos abaixo, neste artigo, em “Pedir portabilidade de número com 2 titulares”;
Insira o número a transferir para a NOS e escolha uma data para a transferência ser realizada. Em seguida, selecione “Continuar”;
Nos próximos passos é confirmada a sua identidade através do seu documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”.
Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar”;
Escolha o documento de identificação que pretende fotografar para confirmar a identificação. Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento.
De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.
Selecione “Confirmar” para prosseguir. Confirme os dados que recolhemos e selecione “Continuar”;
Insira o seu número de identificação fiscal e selecione “Continuar”;
Insira o código de validação de portabilidade (CVP) e escolha “Continuar”; ❕Atenção❕ Motivos de CVP inválido: O CVP inserido está errado ou escolheu erradamente no passo 8. o mesmo titular na outra operadora.
Confirme os seus dados, selecione a opção em como leu e aceita os termos e condições e escolha “Continuar”;
Para concluir o pedido de portabilidade, assine o documento. Selecione “Receber SMS” e aguarde enquanto abrimos o documento. Depois de assinar, volte a esta página e escolha “Documento assinado”;
Para concluir e assinar o documento escolha “Seguinte” e selecione “Assinar”. Os contactos telefónicos apresentados são referentes aos contactos dos responsáveis pelo pedido de portabilidade e não aos números a portar.
Em seguida, é confirmada a assinatura do documento. Volte à janela anterior para continuar;
Por fim, recebe a confirmação de pedido submetido com sucesso. Selecione “Sair” ou “Descarregar comprovativo” para consultar todos os dados. Nas próximas 24h, vai receber um SMS com a confirmação da data e hora de início e fim da transferência do número.
Fazer a portabilidade de número com 2 titulares
No caso do número que quer portar para a NOS tenha um titular diferente do titular de serviços NOS, siga os passos descritos abaixo. Confirme que o pedidofoi submetido após assinatura dos dois titulares:
Aceda a my.nos.pt/portabilidade-nos através do seu navegador ou SMS que lhe tenha sido enviado e selecione “Pedir portabilidade”.
Insira o número de identificação fiscal associado aos seus serviços. Faça a confirmação de ‘reCaptcha’ e selecione “Continuar”;
Confirme o contacto de cliente e selecione “Confirmar”;
Insira o código de confirmação que recebeu via SMS e escolha “Continuar”;
Para avançar com o pedido de portabilidade, tenha consigo o número que quer transferir para a NOS, o seu documento de identificação e o código de validação de portabilidade (CVP) do número que vai ser transferido para a NOS. Caso não seja o titular do número a transferir para a NOS:
O titular desse número tem de:
Estar disponível e com acesso ao telemóvel dentro do prazo disponível para a submissão do pedido de portabilidade (1 hora);
Ter consigo o seu documento de identificação;
Ter consigo o código de validação de portabilidade (CVP) do número que vai ser transferido para a NOS
O titular atual do número vai receber um SMS com um link para validar a sua identidade, introduzir o CVP do número a transferir e assinar digitalmente a autorização de portabilidade.
Se tiver menos de 16 anos:
O pedido de portabilidade tem de ser feito numa loja NOS com um representante legal (pai, mãe ou tutor). É necessário apresentar os documentos de identificação de todos os envolvidos.
Selecione “Continuar” para avançar com a portabilidade;
Tem 1 hora para enviar o pedido de portabilidade. Se o tempo terminar, vai poder começar de novo. Avance em “Compreendi”;
Em seguida, escolha o número NOS que vai ser substituído pelo número que tem no outro operador e selecione “Continuar”;
Se não é titular do número que quer transferir, escolha “Nãosoutitular” e, de seguida, “Continuar”;
Insira o nome e contacto do titular no outro operador e, de seguida, escolha “Continuar”;
Insira o número a transferir para a NOS e escolha uma data para a transferência ser realizada. Em seguida, selecione “Continuar”;
Nos próximos passos é confirmada a sua identidade e do segundo titular através do documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”.
Titular na NOS
Introduza o seu nome completo, o número do documento de identificação e o número de identificação fiscal (NIF) para confirmar a sua identidade e selecione “Continuar”;
De seguida, é a vez de recolher os dados do titular atual do número a transferir para a NOS. Selecione “Enviar SMS” para enviar um SMS para o titular do número poder confirmar a sua identidade;
Titular do número no outro operador de telecomunicações
❕Durante o processo de confirmação do titular do número no outro operado, não feche a sua janela.❕
O titular do número no outro operador, acede ao link recebido no SMS para confimar a identidade e validar os dados;
Siga os seguintes passos para confirmar a identidade:
Selecione “Iniciar” para validar a sua identidade por razões de segurança;
Insira o código de confirmação que recebeu no SMS, e selecione “Continuar”;
Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar” para tirar fotografias do documento de identificação e do rosto para confirmação;
Prepare o seu documento de identificação para tirar uma fotogrtafia ao mesmo. Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação. Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento. Garanta que o documento está legível, sem brilhos ou reflexos;
De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”. Garanta que a fotografia mostra o seu rosto. Se necessário, retire os óculos;
Selecione “Continuar” e, de seguida, confirme se os dados que recolhemos estão corretos;
Introduza o seu número de identificação fiscal (NIF) para confirmar a identidade e selecione “Continuar”. Aguarde que o titular NOS continue o processo de portabilidade;
Após a confirmação do titular do número no outro operador, regresse à sua janela e insira o código de validação de portabilidade (CVP) do número que quer transferir para a NOS, e escolha “Continuar”;
Para concluir o processo de autorização de portabilidade, aguarde enquanto é aberto o documento para que possa consultar e assinar. Depois de assinar, volte a esta página e escolha “Documento assinado” para confirmar;
Para assinar o documento escolha “Seguinte” e selecione “Assinar”; Os contactos telefónicos apresentados são referentes aos contactos dos responsáveis pelo pedido de portabilidade e não aos números a portar.
Em seguida, é confirmada a assinatura do documento. Volte à janela anterior para continuar;
Por fim, recebe a confirmação em como autorizou o pedido de portabilidade. Selecione “Fechar” para avançar com o pedido;
Titular na NOS
Recebe a confirmação em como o titular atual autorizou o pedido de transferência do número para a NOS. Selecione “Compreendi” para confirmar todos os dados e assinar o documento;
Para concluir o pedido de portabilidade, aguarde enquanto é aberto o documento para que possa consultar e assinar. Depois de assinar, volte a esta página e escolha “Documento assinado” para confirmar;
Para assinar o documento escolha “Seguinte” e selecione “Assinar”; Os contactos telefónicos apresentados são referentes aos contactos dos responsáveis pelo pedido de portabilidade e não aos números a portar.
Por fim, recebe a confirmação de pedido submetido com sucesso. Selecione “Sair” ou “Descarregarcomprovativo” para consultar todos os dados. Nas próximas 24h, vai receber um SMS com a confirmação da data e hora de início e fim da transferência do número.
Perguntas mais frequentes
Ficou com dúvidas sobre o processo de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
O que é o código de Validação da Portabilidade (CVP) e onde o encontro?
O CVP é um elemento de identificação com 12 dígitos, usado quando quer transferir um número de telefone ou telemóvel de outro operador, para a NOS, mantendo o seu número atual. Pode encontrar o CVP na fatura associada ao número que pretende transferir. Caso não o encontre, contacte o operador atual do número que quer transferir para a NOS.
O que preciso para fazer a portabilidade?
Para fazer a portabilidade do seu número do anterior operador para a NOS necessita de:
Código CVP do seu atual operador;
Um tarifário NOS pré-pago ou pós-pago ativo;
O que significa estar em meu nome (em nome do cliente)?
Significa que o NIF associado ao número do outro operador que quer transferir tem de ser o mesmo NIF que está associado à conta NOS.
O número que quero transferir não está em meu nome. O que tenho de fazer?
Se o titular do número que quer transferir é outra pessoa, ambos têm de preencher e assinar o formulário de portabilidade. Saiba como o fazer neste artigo em “Fazer a portabilidade de número com 2 titulares”.
Porque é necessária uma fotografia de rosto (selfie) e uma fotografia do documento de identificação?
Solicitamos uma fotografia do documento de identificação e uma selfie para termos uma validação robusta da identidade do cliente. A selfie é necessária para comparar com a fotografia do documento de identificação e garantir a validação legitima do titular, e todos os trâmites legais. As fotografias só são utilizadas para validar a identidade e não são guardadas pela NOS.
Como funciona a assinatura digital?
O documento surge preenchido e apenas tem de selecionar o botão de assinar documento e o documento fica automaticamente assinado digitalmente.
Saiba ainda como fazer a portabilidade do seu número na my NOS em:
Descubra mais sobre a portabilidade e como consultar o documento de portabilidade e cópia de dados na my NOS:
Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.
Saiba mais sobre a my NOS em:
Mude para a NOS sem mudar de número é fácil. 😎 Partilhe connosco qualquer questão ou dificuldade que possa surgir.
No calendário selecionei a primeira data que me era possível escolher. Já não me recordo o dia, mas sim escolhi uma data.
Não recebi SMS nenhum, para onde é suposto ir esse SMS? O meu número antigo entretanto já nem recebe mensagens pois o serviço foi cortado pela antiga operadora.
No calendário selecionei a primeira data que me era possível escolher. Já não me recordo o dia, mas sim escolhi uma data.
Não recebi SMS nenhum, para onde é suposto ir esse SMS? O meu número antigo entretanto já nem recebe mensagens pois o serviço foi cortado pela antiga operadora.
Boa noite @joao95,
Depois de entregares o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade acontece no prazo de:
1 dia útil se tiver sido solicitada numa loja;
3 dias úteis se tiver sido solicitada através do correio, telefone ou venda porta a porta (nos pedidos recebidos após as 17 horas, o prazo é calculado a partir do dia útil seguinte ao da receção do pedido pela NOS);
Nos casos em que é necessária a instalação do serviço, com intervenção física na rede, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede (se a instalação ocorrer após as 17 horas, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao 2º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída);
Se preferires que a portabilidade seja realizada num prazo superior, indique-nos a data pretendida quando entregares o formulário.
Eu pretendo fazer o pedido de portabilidade através da App Nos, por ser mais simples.
Mas tenho uma duvida, o meu cartão atual é um pré-pago da UZO. Posso fazer o pedido na App? Onde pergunta se sou o titular respondo sim? Porque como disse é um pré-pago, sem qulquer contrato com a UZO.
Na escolha do operador seleciono MEO ou escolho outro?
Muito obrigado pelo seu feedback, @Fernanda L. Ficamos contentes que, de forma fácil e rápida, tenha conseguido concluir o seu pedido de portabilidade.
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. Obrigado
Atualmente tenho um pacto NOS com televisão, telefone e internet. Ontem acrescentei 3 números de telefone sendo que 2 deles serão para fazer a portabilidade da operadora atual para a NOS. Após receber os cartões como devo proceder para fazer a portabilidade? Dado que ainda tenho uns meses de fidelização com a operadora atual preciso de fazer alguma coisa ou a NOS trata de todo o processo (sei que tenho de pagar uma indemnização no final de contracto)?
Muito obrigado pelo seu feedback, @MJRod. Assim que for agendado com o outro operador a data da portabilidade, iremos comunicar para o número adicionado ao formulário.
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. Obrigado
Na nova app Android My NOS ou na Área de Cliente online, onde está a opção que permite pedir a portabilidade de um número para a NOS, desde que o cliente tenha um número NOS já registado nas mesmas? Alguém me ajuda?
Na nova app Android My NOS ou na Área de Cliente online, onde está a opção que permite pedir a portabilidade de um número para a NOS, desde que o cliente tenha um número NOS já registado nas mesmas? Alguém me ajuda?
O atalho conduz-me a uma página onde aparece o CVP do meu número apenas.
Na aplicação anterior, havia a opção de selecionar o número NOS para o qual se pretendia pedir a portabilidade de um número da outra rede, salvo erro, em "ações com o número". Já não existe?
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.