
Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel.
Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador e pertencer à melhor rede móvel 5G do país de forma gratuita, simples e rápida.
Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.
💢Quer fazer a portabilidade do seu número para a NOS? 💢
Faça a portabilidade de forma rápida e cómoda em my.nos.pt/portabilidade-nos. Saiba como o fazer através do nosso artigo:
O que é a Portabilidade?
É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.
O que preciso para pedir a Portabilidade?
Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:
- número que pretender mudar para a NOS;
- documento de identificação civil;
- Código de Validação da Portabilidade (CVP) do número a transferir.
Como posso fazer a portabilidade?
Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da página online ou da app my NOS.
Saiba como fazer a portabilidade para a NOS na página online em:
Através da página online faça login utilizando o número de contribuinte (NIF) e o número de telemóvel associado à tua conta NOS, em que recebe um SMS com o código de confirmação. Siga a explicação passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.
Saiba também como fazer a portabilidade para a NOS na my NOS em:
Caso o número que pretende substituir é de um tarifário pré-pago (com carregamento de saldo), que não está associado ao seu NIF, pode fazer a portabilidade através da my NOS, . Siga a explicação passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.
No site da NOS pode também fazer o pedido de portabilidade, caso seja residente nas ilhas ou cliente empresarial:
- Cliente Açores ou Madeira:
Caso seja residente nos Açores ou Madeira preencha o formulário de portabilidade disponível no site. O documento é preenchido automaticamente. Depois é só imprimir, assinar e juntar uma cópia do seu documento de identificação, número de contribuinte e fatura do operador atual, e enviar-nos por email ou por carta.
Os documentos podem ser enviados através do email manter@nos.pt, por correio para a morada – Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa – ou entregues numa Loja NOS. - Cliente empresas:
Se é cliente empresarial o formulário de portabilidade disponível no site. O documento é preenchido automaticamente. Posteriormente imprima, assine e anexe os documentos indicados nas instruções. Os documentos podem ser enviados através do email portabilidade.empresas@nosempresas.pt ou por correio para a morada – Apartado 52 111, Loja CTT S. João de Brito, 1721-501 Lisboa.
Como faço para enviar o pedido?
Se optar em my.nos.pt/portabilidade-nos ou na app my NOS não precisa de fazer mais nada. Saiba como em:
O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS
E depois?
Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação por SMS a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.
Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.
Perguntas mais frequentes
Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
- O que é a portabilidade?
A portabilidade é a funcionalidade que o permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.
- Se mudar para a NOS, posso manter o mesmo número?
Sim. Se mudar para a NOS e quiser manter os seus números de telemóvel e de telefone, peça a portabilidade para a NOS.
- Que números podem ser portados?
Ao mudar de operador, pode portar os seguintes números:
- Números móveis (prefixo 9: 9xxxxxxxx);
- Números fixos geográficos (prefixo 2: 2xxxxxxxx);
- Números nómadas (prefixo 3: 3xxxxxxx);
- Números não geográficos, incluindo os números de serviço de valor acrescentado (prefixos 7 e 8, incluíndo: 800 xxxxxxxxx; 808 xxxxxxxxx; 707 xxxxxx; 760 xxxxxx; 761 xxxxxx).
- Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?
Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS ou da página online.
Através da página my.nos.pt/portabilidade-nos faça login utilizando o número de contribuinte (NIF) e o número de telemóvel associado à sua conta NOS, onde recebe um SMS com o código de confirmação. Siga o passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.
Caso o número para que queirafazer o pedido de portabilidade seja de um serviço empresarial, veja aqui como fazer.
Se o número que pretende substituir é de um tarifário pré-pago (com carregamento de saldo), que não está associado ao seu número de contribuinte, por favor, utiliza a app my NOS.
Saiba como o fazer em:
- Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?
Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.
- E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?
Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.
- O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?
O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.
Este código é composto por 12 dígitos e destina-se a ser apresentado ao seu novo operador sempre que pretendas portar o teu número de telefone ou telemóvel. O CVP é atribuído após a ativação ou portabilidade do número.
Clientes Particulares:
(clientes com primeiro dígito do n.º de contribuinte igual a 1 ou 2)
O seu operador pode atribuir um CVP único para todos os seus números ou um CVP diferente a cada número do serviço telefónico fixo ou serviço telefónico móvel.
Clientes Empresariais:
(clientes com primeiro dígito do n.º de contribuinte igual ou superior a 5)
O CVP é comum a todos os números associados ao número de identificação fiscal do Cliente. - Para que serve o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?
Desde 11 de maio de 2019, o CVP passa a ser o principal elemento de validação dos pedidos de portabilidade de numeração, pelo que deve ser obrigatoriamente colocado no pedido de portabilidade. O pedido de portabilidade será rejeitado quando o CVP apresentado não corresponder ao CVP atribuído pelo teu operador atual.
- Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?
Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):
- Na sua área de cliente
- Numa loja do seu operador
- Canal telefónico
- SMS de resposta automática
- Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).
- Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?
Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade do seu número e a necessária mudança de rede, pode ficar impossibilitado de utilizar o serviço por um período máximo de 3 horas (período designado no Regulamento da Portabilidade por janela de portabilidade).
- O que devo confirmar antes de pedir a portabilidade?
Antes de pedir a portabilidade, não te esqueça de confirmar alguns pontos:
- Os seus dados pessoais no teu operador atual (nome, número de identificação e número de contribuinte);
- Se assinou o formulário conforme o seu documento de identificação;
- Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS
- Se utilizou o número no outro operador até há, pelo menos, três meses;
- Se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador;
- O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?
Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.
- Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?
Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS.
Pode ainda consultar o CVP na tua fatura, quando aplicável. A NOS disponibiliza também o número 1242 para obter o CVP associado ao seu número. Contacte este número por chamada telefónica ou enviar um SMS com o texto “CVP ” e o seu número de identificação fiscal (NIF). Se não registou o NIF, coloque o PIN original do cartão associado ao número.
Saiba mais em: - Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?
Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.
Saiba como consulta na my NOS: - Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?
Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.
Saiba como consulta na my NOS:
- Como posso ativar o aviso de número portado?
Sim, pode ligar para o serviço gratuito Infoportabilidade (1242), para ativar ou desativar a audição do anúncio de portabilidade nas chamadas que fazes.
- Quanto tempo demora o processo de portabilidade?
Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade acontece no prazo de:
- 1 dia útil se tiver sido solicitada numa loja;
- 3 dias úteis se tiver sido solicitada através do correio, telefone ou venda porta a porta (nos pedidos recebidos após as 17 horas, o prazo é calculado a partir do dia útil seguinte ao da receção do pedido pela NOS);
- Nos casos em que é necessária a instalação do serviço, com intervenção física na rede, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede (se a instalação ocorrer após as 17 horas, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao 2º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída);
- Se preferir que a portabilidade seja realizada num prazo superior, indique-nos a data pretendida quando entregar o formulário.
Recebe uma SMS com a data prevista para a conclusão da portabilidade. Após informação de Portabilidade concluída, deve substituir o cartão do telemóvel pelo seu novo cartão NOS, ou, se já tiver o cartão NOS inserido, desligar e voltar a ligar o teu telemóvel.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.
Saiba mais sobre a my NOS em: