Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Chama-se inflação nacional, deu nas notícias e tudo 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @EDUARDO RODRIGUES CARDOSO, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Estamos aqui para ajudar. 
Deste modo, pedimos que nos detalhe a sua questão. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido quanto à atualização de mensalidades. 

@Joao vv, a taxa de inflação é de 7,83% como anunciado pelo Instituto Nacional de Estatística

@João Paula Cartaxo, se pretender podemos endereçar o seu pedido para renegociar o contrato. 

@Joao barroso, todos os clientes foram notificados na fatura de dezembro sobre a atualização. 

Qualquer questão, falem connosco. 
Obrigado

Boa tarde.

Venho por este meio proceder à reclamação da atualização do valor do pacote que tenho contratualizado sem o devido aviso prévio:
"A alteração dos preços será precedida de divulgação com a antecedência mínima de 1 mês em relação à data da sua entrada em vigor, quando se trate de agravamento das condições." .
Apenas tive conhecimento hoje da atualização com consulta à fatura relativa ao mês de fevereiro onde vem mencionado a seguinte informação:
"Esta fatura reflete a atualização das mensalidades de serviço em 7,83% (com base na taxa de inflação anual, variação média do IPC publicada pelo INE), conforme comunicado anteriormente. Restantes tarifas sem alterações. Mais informações em nos.pt/novascond23 \ Tarifa Social Internet: nos.pt/TSI"
Esta menção não corresponde minimamente à verdade uma vez que não recebi nenhuma notificação, quer por sms, quer por email.

Informo que esta falta de notificação é motivo para eventual rescisão de contrato, que não sendo o meu objetivo julgo que é de extrema falta de consideração pelos clientes, que no meu caso é já de longa duração.

Com os melhores cumprimentos.

A minha fatura de DEZ22 refere:

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

Contudo, o meu contrato nas condições gerais não tem cláusula 5.5.!!

 

A cláusula 5.2 do meu contrato refere:

“5.2. Caso o Cliente não aceite as alterações comunicadas nos termos do número anterior, poderá rescindir o Contrato, sem qualquer encargo, devendo para tanto notificar a NOS da sua intenção,
por carta registada com aviso de receção, enviada para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-
501 Lisboa, com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias relativamente à data de entrada
em vigor das alterações. Nos casos previstos no presente número, a rescisão produzirá efeitos na
data de entrada em vigor das alterações que a tiverem determinado.”

No entanto, se os novos preços foram comunicados a 23JAN23 como refere a fatura de DEZ22 e entram em vigor a 01FEV23, a NOS não permitiu que os clientes tivessem 15 dias para comunicar a intenção de rescisão do Contrato, sem qualquer encargo.

 

Para além disso, uma atualização de 7,83% no valor da mensalidade, no meu caso de +5,15€, não é uma “mera atualização de preços” como refere a cláusula 5.3 (i):

“5.3. O Cliente reconhece e aceita que o direito de rescisão sem qualquer encargo previsto no número anterior não se aplica (i) nos casos de mera atualização de preços por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor conforme publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos, nos termos previstos na cláusula 10.1., nem (ii) nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Cliente.”

Mas sim um brutal aumento, devendo por conseguinte se aplicar o direito de rescisão sem encargos previsto na cláusula 5.2.

 

A NOS deveria no mínimo permitir a renegociação dos contratos de forma aos clientes reduzirem os serviços contratualizados para manterem o valor da mensalidade.

E permite, ligue e veja as soluções.

 

Ligar!? E quem paga a chamada? Da última vez que liguei para resolver uma situação criada pela NOS, paguei eu a chamada.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @PFSG35

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
Compreendemos o que refere e lamentamos. A informação quanto à atualização da mensalidade foi dada a conhecer na fatura de dezembro, cumprindo o prazo legal para a notificação, sugerimos que a consulte. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. 
Obrigado

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido quanto à atualização de mensalidades. 

@Joao vv, a taxa de inflação é de 7,83% como anunciado pelo Instituto Nacional de Estatística

@João Paula Cartaxo, se pretender podemos endereçar o seu pedido para renegociar o contrato. 

@Joao barroso, todos os clientes foram notificados na fatura de dezembro sobre a atualização. 

Qualquer questão, falem connosco. 
Obrigado

Agradeço o resposta, solicitando que enderece o meu pedido de renegociação.

Contudo, gostaria que me esclarecem quanto ao incumprimento da NOS da cláusula 5.2, pois desde a data de comunicação do novo preço (23JAN23) à sua aplicação (01FEV23) não foram dados 15 dias para o cliente rescindir o Contrato, sem qualquer encargo. 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @João Paula Cartaxo
Muito obrigado pela sua questão e mensagem. Confirmámos a recepção da mesma e vamos responder o mais rápido possível.

Obrigado 

Boa Tarde,

Agradecia que tivessem cuidado extra ao aumento que vão efetuar, no pacote NOS que na qual eu tenho.

Se na eventualidade não vir que fizeram qualquer ajuste terei que procurar Alternativas/Concorrência ou ter um pacote de serviços mínimos mas com boa Internet.

Obg

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Sergio Queiros, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

A informação sobre a atualização da mensalidade é comunicada através da fatura com uma antecedência minima de 30 dias. Sugerimos a consulta do link www.nos.pt/tlv, onde poderão saber exatamente se serão afetados e obter mais informações e esclarecimentos.

Obrigado

Boa noite,

 

Eu, Sérgio António Nunes Cardoso, cliente da NOS com Nº Cxxxxxx desde de Dezembro de 2021. 

Assinei um contrato com a NOS, para um valor fixo de 58,99€ por mês durante os 24 meses. 

Passando poucos meses, Abril de 2022, aumentaram para 59,74€. 

Fevereiro 2023, vão aumentar para 64,41€. 

Em pouco meses, nem um ano, aumentaram-me duas vezes.

Como o vosso anúncio "Ganharam o prémio como a melhor internet, 2 vezes, mas em cada ano".

Eu ganhei 2 vezes aumentos de factura menos de 1 ano.

Venho por este meio, informar que quando terminar o contrato, dezembro 2023, não vou renovar o contrato com a NOS. 

 

 

 

Sem outro assunto

Melhores cumprimentos

Sérgio Cardoso

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @Serge, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 

Editámos, também, o seu comentário por conter o seu número de cliente, pedimos que não partilhe os seus dados pessoais. 

A informação sobre a atualização de mensalidades é comunicada através da fatura com uma antecedência mínima de 30 dias. No seu caso, foi informado da atualização na fatura número FT 202290/3044348

Obrigado

Boa noite @Serge, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 

Editámos, também, o seu comentário por conter o seu número de cliente, pedimos que não partilhe os seus dados pessoais. 

A informação sobre a atualização de mensalidades é comunicada através da fatura com uma antecedência mínima de 30 dias. No seu caso, foi informado da atualização na fatura número FT 202290/3044348

Obrigado

Boa noite,

Não referi que não tinha sido informado.

Refiro que menos de um ano, fui aumentando duas vezes.

Obrigado 

Boa noite,

Como eliminar a minha conta no fórum e que a mensagem que coloquei fique também eliminada.

 

Fico a aguardar vossa resposta.

 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Como eliminar a minha conta no fórum e que a mensagem que coloquei fique também eliminada.

 

Fico a aguardar vossa resposta.

 

Obrigado 

Bom dia, faça o pedido à moderação por mensagem privada enviada para o perfil @Fórum 

E lá veio o aumento de 8% fazendo ainda mais aumentar os preços mais ELEVADOS DA EUROPA! As operadoras portuguesas funcionam combinadas e fazem o que querem porque os políticos e entidades reguladoras são um bando de incompetentes, que alegadamente fazem jeitinhos às empresas talvez para lá colocarem um político qualquer num qualquer tacho. No que me diz respeito vou deixar a NOS nem que seja para chatear logo que acabe a fidelizacão, até porque não é o melhor serviço conforme a propaganda. Testei em diferentes zonas do país o péssimo serviço em comparação a outra grande operadora. Não tenho qualquer consideração por empresas oportunistas. 

Como o compreendo! As empresas de telecomunicação em Portugal, as mais CARAS DA EUROPA, fazem combinadas o que bem entendem, daí os milhões extorquidos aos consumidores que viram grandes lucros. No final da fidelização faça guerra e tente ganhar e mude nem que seja para alterar o número de clientes. 

Reputação 7
Crachá +2

Não vale a pena culpar a NOS, ou a Vodafone, ou a MEO.

Pelo menos aumentaram de acordo com o índice de inflacção, e não o vão poder fazer sistematicamente quando lhes apetece, como está a acontecer com quase todos os outros sectores!!

Culpem os BANCOS CENTRAIS e os GOVERNOS que estiveram uma DÉCADA a preparar esta mega crise! Taxas de juro NEGATIVAS! Injecções absurdas de $ na economia! (qualquer pessoa com dois dedos de testa saberia qual o resultado destas políticas)

Reputação 7
Crachá

Não vale a pena culpar a NOS, ou a Vodafone, ou a MEO.

Pelo menos aumentaram de acordo com o índice de inflacção, e não o vão poder fazer sistematicamente quando lhes apetece, como está a acontecer com quase todos os outros sectores!!

Culpem os BANCOS CENTRAIS e os GOVERNOS que estiveram uma DÉCADA a preparar esta mega crise! Taxas de juro NEGATIVAS! Injecções absurdas de $ na economia! (qualquer pessoa com dois dedos de testa saberia qual o resultado destas políticas)

Eu acho que no caso do aumento da NOS devemos mesmo culpar a NOS. Não há qualquer sentido em contratar um serviço por 24 meses e depois o valor contratado ser alterado a meio desses 24 meses. Com ou sem alínea no contrato estes aumentos são abusivos, em qualquer outro sector se os produtos aumentarem ainda posso ir a outro supermercado, aqui mesmo aumentando os preços os clientes não podem ir para outra operadora livremente, qualquer aumento deve dar direito aos clientes de irem para outra operadora. 

Minha fatura de janeiro ja veio com reajuste de 7%, nao seria apenas apartir de fevereiro?

Boa noite @José Paulo Nóbrega Paixão,

Compreendemos o que nos diz.
O setor de comunicações tem vindo a ser pressionado por um forte agravamento dos custos, ao mesmo tempo que continuamos a investir para garantir a expansão, melhoria e qualidade do nosso serviço de rede fixa e móvel.
À semelhança do que decorre em muitos sectores de atividade, a NOS atualiza o preço dos seus produtos e serviços, com base na taxa média de inflação divulgada pelo INE. A comunicação relativa a este tema é realizada através dos meios disponíveis com antecedência, cumprindo assim o prazo estabelecido.
Esta atualização incide apenas sobre as mensalidades dos serviços, mantendo-se inalteradas quaisquer outras tarifas dos serviços.
Em simultâneo, criámos um conjunto de soluções para apoiar os clientes mais vulneráveis durante a atual conjuntura económica extraordinária. 
Mais informação disponível em https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

Obrigado

Após consulta no site do valor da atualização de preços verifiquei que no meu caso a mensalidade que vou pagar em fevereiro é superior ao que esta mencionado no site. Será que é assim que se cativam os clientes?

 

Estou completamente de acordo com quem discorda do aumento. Mesmo que a lei o permita, os contratos o permitam, e que seja o da inflação. Primeiro porque os ordenados, as reformas não tem o aumento da inflação, e segundo porque não terminam com a fidelização dos contratos. Aumentam, muito bem, mas devemos ter direito a escolher outra operadora e ou outro serviço! Já coloquei o pedido para me contatarem. Se não me propuserem nada de interessante, em Novembro faço eu a minha escolha sem ter que ir para tribunais ou afins! Estive muitos anos na MEO, sempre que me trataram como gente, estive lá. Quando me ignoraram como cliente, quando davam melhores condições aos novos contratos que aos fiéis clientes, saí! E agora cá estou há alguns anos, mas estou a ver que se fizesse um novo contrato tinha melhores preços do que o que vou ter agora a partir deste mês, inclusive………!!! Por isso, se não for agora com uma oferta boa, em Novembro escolho eu!

Bom dia

Tenho um contrato celebrado em 2022 com um montante de 71,89 €, e por incrível que pareça este mês sem aviso prévio apareceu 77,51 €.

Pergunto se o contrato de fidelização não se aplica também ao preço?

Em caso negativo o contrato de fidelização não se vai aplicar igualmente ao consumidor, devendo assim o consumidor escolher outra operadora!

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia

Tenho um contrato celebrado em 2022 com um montante de 71,89 €, e por incrível que pareça este mês sem aviso prévio apareceu 77,51 €.

Pergunto se o contrato de fidelização não se aplica também ao preço?

Em caso negativo o contrato de fidelização não se vai aplicar igualmente ao consumidor, devendo assim o consumidor escolher outra operadora!

Bom dia, na questão dos aumentos anuais derivados da inflação, os mesmos estão previstos nas condições gerais dos contratos, todos os cliente que foram atingidos por esse aumento de 7,83% foram alvo de uma comunicação por parte da Operadora feita nas faturas de Dezembro com 30 ou mais dias de antecedência. 

No seu caso as contas estão certissimas 71,89 x 107,83 = 77,51.

Não concordo se existe um contrato de fidelização é para tudo.

Se eu quebrar o contrato posso?

Comentário